Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.485
Total de mensagens
369.589
Total de tópicos
26.954
  • Os mistérios da Popota
    Iniciado por Cassandra
    Lido 4.173 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Eu vivo há anos com uma dúvida que me consome e não me deixa dormir durante esta altura do ano.
Vou partilhar convosco esta minha dúvida, pode ser que outras perspectivas ajudem a resolver este mistério:
- Para que é que serve a Popota?! Não me falem de Natal, a minha dúvida é em relação a isto:





Para esclarecer um pouco mais as minhas más impressões, fiquei um pouco mais desconfortável com os contornos obscuros de Popota quando a querida, fofinha e solidária Leopoldina teve de "lutar" por um lugar dentro da empresa e foi "obrigada" a vestir-se de forma mais reveladora e a colocar implantes...




Se alguém me quiser/ puder auxiliar nesta minha inquietação, eu agradeço!   ::)
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

KBTA
Podes dizer me quais são os contornos obscuros da popota ?

Olá, como já a falou em outro tópico por cá, e tudo uma questão de materialismo puro.
A Leopoldina era um animal puro que voava pelos sonhos e mostrava a chegada do Natal também ligada a solidariedade... Depois que surgiu a popota fez lipoaspiração o corpinho e colocou implantes mamário para dar um up ao look.
Apesar de a proposta ser mais roliça, já vestiu roupas reduzidas e apelativas para chamar todas as atenções pro consumo.
Sou do tempo em que eu e os meus primos recebíamos um brinquedo cada ,baratinho,e brincávamos todos juntos e duravam anos, pois não destruímos...era espetacular.
Infelizmente hoje, não vejo isso...

KBTA
É tudo devido ao consumo. Por exemplo cds da Leopoldina no natal, todos os anos é mais do mesmo. Tem de haver novidade. A Leopoldina é mais fofinha a popota desperta mais para a vaidade, é mais enérgica. Daqui a um ano ou dois certamente haverá outra.

É tudo com o intuito de vender.

Citação de: Cassandra em 22 novembro, 2015, 14:31
Se alguém me quiser/ puder auxiliar nesta minha inquietação, eu agradeço!   ::)

Se quiseres aceitar que vives numa sociedade de consumo desenfreado tens as respostas todas.

Citação de: KBTA em 22 novembro, 2015, 14:53
Podes dizer me quais são os contornos obscuros da popota ?

É claro que a ideia é apelar para o consumo, mas nem é esse o meu problema. Apelo ao consumo sempre existiu nesta época, a Leopoldina fazia apelo ao consumo mas era uma personagem que se apresentava como estando pronta para brincar, para partir em aventuras.

A Popota? Não me faz sentido, nem pela perspectiva da energia nem pelo querer fazer do Natal uma "festa" (como se o Natal não fosse uma festa...). 
Trata-se de publicidade dirigida a crianças. Tem mesmo de ser feita com uma fêmea vestida de forma sexy, a rebolar-se ao som de música em pequenos filmes animados que às vezes parecem saídos do Moulin Rouge?!


Não fiquem a pensar que sou bota-de-elástico, ou púdica. Nasci e cresci nos anos 80, havia corpor nus por todo o lado (alguém se lembra da apresentação da novela Tieta do Agreste, por exemplo?), e a minha heroína era a She-Ra, que era uma jovem loira de olhos azuis e lábios vermelhos que lutava contra a bandidagem vestida só com um vestidinho branco sem alças e com uma saia que mais parecia um cinto, e de botas de salto alto!

Apesar de os corpos aparecerem por todo o lado, não havia a sexualização que há hoje em dia, que é o que é preocupante.

Escrevi o post inicial em tom de brincadeira, mas há um lado mais sério (e obscuro...) nisto tudo. Porquê sensualizar/ sexualizar o Natal? Aliás, porquê fazer anúncios dirigidos a crianças nesse formato?

Não basta o que eles vêem na televisão, feito por pessoas de carne e osso?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

KBTA
Os tempos mudam.

Na minha infância os desenhos animados que davam nada tem a ver com os que dão agora, atualmente não estou muito a par, mas sei que em muitos incita a violência.

A popota tem um ar mais sexy, mais divertido, e é mais cheiinha, já pensaste no que pode significar ? Não ha tantas criancas obesas, e o facto de usar roupas mais curtas pode ser para os complexos, ou para motivar a vaidade,  usarem as coisas que ela usa, ha que analisar sempre o que está por de trás do boneco, porque nada é por acaso, tudo é pensado ao pormenor .

Felizmente, este assunto não me tira o sono.

O que eu vejo sempre na publicidade, é alegria, é movimento...

Cassandra, quem compra os brinquedos para os miudos são os adultos, logo a publicidade é mais dirigido para os adultos comprarem lá, embora seja um boneco ( numa especie de, vamos fingir que isto é para a pequenada, mas na verdade é dirigido para os adultos), a publicidade tem assente que o ser humano " é por natureza tarado", e que quase tudo tem uma conotação sexual. Já alguem dizia que o sexo vende.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

KBTA
Eu sinceramente não vou para essa conotação sexual. Há muito mais por detrás de um anúncio publicitário.

Acredita, um colega meu que estudou publicidade, diz que maioritariamente dos anuncios de hoje em dia direta ou indiretamente tem conotação sexual, por exemplo a mitica garrafa de coca-cola foi copiada das curvas da antiga atriz Mae West. E repara, porque motivo puseram a leopoldina mais curvilinea e com seios, se fosse apenas para os miudos não lhe faziam uma extreme makeover...
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

#10
Citação de: moonchild em 22 novembro, 2015, 21:56
Acredita, um colega meu que estudou publicidade, diz que maioritariamente dos anuncios de hoje em dia direta ou indiretamente tem conotação sexual, por exemplo a mitica garrafa de coca-cola foi copiada das curvas da antiga atriz Mae West. E repara, porque motivo puseram a leopoldina mais curvilinea e com seios, se fosse apenas para os miudos não lhe faziam uma extreme makeover...
Isto.

É preciso roupas curtas e bamboleares de ancas para passar a ideia de festa, alegria e movimento?
O "Mundo encantado dos brinquedos da Leopoldina", a primeira versão, tinha alegria e movimento, e não havia nada disto. Não é preciso nada disto.
E sim, é capaz de ser um sinal dos tempos, mas isso não quer dizer que esta abordagem seja adequada (no que diz respeito às crianças, entenda-se).

Não há boas intenções na publicidade. Trata-se de vender, vender e vender.

Eu sinceramente acho que isto é uma tentativa de chegar aos dois públicos, adultos (a sensualizaçãoda boneca) e crianças (uso de desenhos animados).

O problema é que as crianças não têm discernimento para perceberem o que são mensagens publicitárias e que estas têm como objectivo manipular para vender, e portanto, todas as mensagens são absorvidas na mesma proporção: as que procuram cativar os miúdos a pedinchar este ou aquele brinquedo e as outras mensagens, as do Moulin Rouge.


Edit: vi no outro dia um Direito de Antena de uma organização de defesa dos consumidores, direccionada para a publicidade. Um dos avisos deles era relativo ao facto de cada vez mais a publicidade tentar manipular as crianças para influenciar os padrões de consumo dos adultos.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

KBTA
Claro que a publicidade é para vender. E é certo que tentam influenciar as crianças para elas pedirem aos pais. Sao tudo técnicas. É marketing.

As chicletes à beira das caixas é uma estratégia. Por quantas prateleiras tem de passar num hipermercado até chegar aos bens essenciais ? É tudo para vender.

#12
Eu lembro-me de em miuda ver a publicidade da leopoldina e ficar com inveja, porque em braga na altura não havia o continente, só havia o feira nova e mais tarde o carrefour, ainda hoje tenho a lenga-lenga da leopoldina...acho que de lá para cá se perdeu a inocência  em relação a muita coisa, a publicidade é uma delas, naquele tempo as coisas eram simples e directas e ficavam no nosso imaginário infantil.😕

Citação de: KBTA em 22 novembro, 2015, 22:52
Claro que a publicidade é para vender. E é certo que tentam influenciar as crianças para elas pedirem aos pais. Sao tudo técnicas. É marketing.

As chicletes à beira das caixas é uma estratégia. Por quantas prateleiras tem de passar num hipermercado até chegar aos bens essenciais ? É tudo para vender.

Tocas-te no meu ponto fraco...as chicletes...raramente lhes resisto😆
Mas sim esse é o objectivo vender, até a disposição do hipermercado em U não é inocente...assim como os cartões de fidelização...tudo serve para nos chuparem até aos ossinhos.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

É marketing... Mudam se os tempos mudam se as vontades. E os ícones tem de se adaptar às massas para continuar a empatia com os consumidores. É simples..

Se fosse só a Popota... Quem é bombardeado com o Canal Panda o dia todo, certamente saberá a publicidade agressiva que fazem para os putos.
Os putos, hoje em dia, estão cada vez mais exigentes e uma pequena frustração torna-se um género de "Apocalipse" dentro de casa. Os acessos de raiva dos putos, com discursos em aramaico pelo meio, é um "must".  ;D
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein