Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Medo
    Iniciado por Fingarfan
    Lido 1.209 vezes
CitaçãoQualquer situação que seja percebida como ameaçadora. Esta ameaça pode ser física, moral ou de qualquer outra ordem. Alguns exemplos: Ansiedade ao participar de entrevistas ou reuniões; Perder o sono pela expectativa dos resultados de exames médicos; pensamentos referentes a possibilidade de rompimento do relacionamento, etc.

Algumas vezes damos nomes diferentes à mesma sensação como: apreensão, preocupação, ansiedade, angustia, mas são termos que podem estar se referindo ao medo .  Às vezes a pessoa pode não estar consciente do medo, não percebe inseguranças,  mas mesmo assim eles podem impedir situações novas como por exemplo um relacionamento satisfatório ou um emprego interessante.  Alguns ficam ansiosos quando tem uma entrevista de emprego, sente medo , e algumas vezes mentem para si mesmos dizendo que não querem este emprego, e podem evitar a entrevista por medo de uma possível  reprovação. O medo pode ser manifestar como uma "voz"  dizendo que as coisa darão erradas.

Algumas vezes o medo pode se parecer com vozes críticas que dizem que você não consegue, que não é tão bom quanto aquela outra pessoa, não é tão bonita como gostaria, etc.

O medo pode abranger todas as intensidades, desde uma insegurança leve até o terror total.  O medo pode estar presente em: insegurança , preocupação, ansiedade, fobias, ataques de pânico e TSTP, transtorno do estresse pós traumático.

Fonte: Wikipédia

O que é o medo? O que é sentir medo?

(fonte: http://blog.cancaonova.com/padresostenes/files/2012/04/medo.png)

O medo é sempre constante nas nossas vidas. Seja na tomada de decisões, seja quando olhamos para o mundo, seja quando olhamos para nós próprios. Tememos o que sentimos, tememos o que nos vai acontecer e vivemos situações antes delas acontecerem.

Mas porque será este um sentimento tão complexo? Tão poderoso? E porque será que o sentimos como ninguém?

Olhamos para os nossos exemplos e pensamos que nunca sentiram medo. Pelas decisões que tomaram, pela vontade, pela persistência, pela tenacidade. Mas sabemos muito bem que o sentiram, sabemos muito bem que o medo lhes ocupou a cabeça e a mente e lhes toldou muitas vezes o raciocínio.

Porquê? Que condição intrínseca ao ser humano é esta que nos faz temer tanto perante o desconhecido?

Olho para tudo o que aprendi e admiro-me até da minha capacidade. Relaciono-me com o que encontro, vejo razões para ter fé e que me dão força para aguentar as dores deste mundo. Mas mesmo assim tenho medo. Tenho medo de morrer, tenho medo de sofrer, tenho medo de cair e não ter forças de me levantar. Mas sei que me vou levantar, porque afinal, este é o caminho que escolhi.

Porquê o medo?

Porque afinal, não sou ingénuo. Nenhum de nós a partir de certo ponto continua ingénuo. Aprendemos a dureza do mundo, a injustiça social, racial e económica. Aprendemos a dor que é viver aqui e ver atrocidades serem cometidas e só podermos ficar a observar enquanto o outro morre e sofre.

Sentimos então o medo que isso nos aconteça. Tememos que um dia seja a nossa vez. Afinal, nenhum de nós escapa às teias e enleios do mundo. Só nos resta a fé e a força de vontade para continuarmos em frente. Mas ela não apaga o medo, o medo de certa forma vem dela também.

Resta então uma solução. Viver com o medo, aceitar o medo. Mas nunca parar.

Porém como poderemos nunca parar? Com tanto a que nos propomos, grande parte do tempo só queremos deixar tudo para trás e desistir. Faz-nos isto mais fracos que os outros que ultrapassaram? Ou mais fortes que os que nunca tentaram? Não sei responder. Não estive do outro lado, não conheci outra face minha ainda. Só o tempo dirá.

Enfim, encontro muitas vezes a motivação na forma como muitos acabam por me olhar. Afinal de contas, penso que se fizer alguma coisa por alguém, então aí já terá valido a pena a minha existência. E só por isso valerá a pena enfrentar todos os medos e permanecer forte e resistente durante a provação. Mas nunca apagarei o medo. E é isso que me dá mais medo: o saber que tenho medo e que irei ter mais. É um processo, é uma evolução.

Assim se faz a vida, assim se aprende. A juventude nem sempre é um marco de inconsciência e a velhice nem sempre é um marco de consciência. Já muitos me ensinaram isso, já a minha experiência o mostrou. Eu temo, e sei que temerei. Mas aceito e continuarei a caminhar, à minha maneira, aos passos que sentir serem os melhores. Só os anos dirão se foram os acertados. E na altura certa aprenderei. A sofrer, ou sem sofrer.

E vocês meus amigos. Também sentem o medo? Também cedem? Também lutam? O que é o medo?
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Excelente tópico.
Medos todos temos, em maior ou menor grau.
O importante é saber dosear o medo, impedindo de se tornar grande e dirigi-lo para a solução de um problema. Racionalizar, quando possível, pode ajudar, a encontrar soluções. .
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem