Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.452
Total de mensagens
369.528
Total de tópicos
26.929
  • Inveja e Recalque - Reflexão
    Iniciado por Puca
    Lido 1.819 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Puca
Um artigo que propõe uma introspecção em relação á inveja que achamos que recebemos por parte de outros.

Se todos nós somos invejados, quem são os invejosos?

Recalque. Eis uma palavra que tem sido muito usada nos dias de hoje, porém, acredito que pouca gente saiba da abrangência do seu significado. Dentro da psicanálise, recalque é sinônimo de repressão e é um dos conceitos fundamentais desenvolvidos por Sigmund Freud em sua obra. Significa rejeitar uma ideia, pensamento, desejo ou mesmo lembrança. Atualmente, as pessoas têm se referido ao recalque como um manifesto de pessoas invejosas. O indivíduo em questão, ao sentir inveja, seria então um recalcado, assim o recalque viria do impulso agressivo que toda inveja esconde.

Vocês também já devem ter visto aos montes, assim como eu, as manifestações nas redes sociais, nas quais as pessoas confessam ser alvo de invejosos e recalcados. O que eu nunca descobri de fato é quem são esses indivíduos, visto que nós todos somos sempre as vítimas. Nunca vi um invejoso ou recalcado confesso, mas se vocês ainda não sabem todos nós carregamos repressões, recalques e talvez alguma inveja. São impulsos que fazem parte da estrutura da nossa mente e que precisam vir à consciência para serem trabalhados e superados.

Se você se preocupa muito com a inveja e o recalque alheio e acredita que ele seja sempre canalizado para você, é preciso criar um pouco mais de consciência da sua insignificância. Nenhum de nós é o centro do universo. Será que você é tão invejado assim? Será que alguém vai de fato lhe fazer tanto mal? Talvez um pouco de humildade possa acalmar seus ânimos.

Um segundo ponto- e este é muito importante – é: pessoas muito preocupadas com a inveja são pessoas invejosas. Tudo que lhe preocupa no outro faz parte de você. Se você tem muito medo da inveja e acha que todas as pessoas são recalcadas e que você as incomoda, é porque o seu foco é esse, ou seja, você se defende de um impulso que sabe que existe – exatamente porque o tem.


O terceiro ponto é uma pergunta que quero fazer: Será que você não age de modo a provocar a inveja e o recalque? Será que os olhares invejosos não estão lhe dando algum tipo de prazer? As redes sociais têm promovido possibilidades de exibirmos principalmente o que temos e que os outros não podem ter. Seja o corpo, o local, ou até mesmo a comida; pessoas fazem questão de mostrarem-se. Será que o que queremos de fato não é chamar a atenção? Será que no fundo, mas bem lá no fundo a nossa mente não grite assim: "Morram de inveja, seus recalcados!"

Somos feitos de dois impulsos: o amor e a agressividade. Amamos o que temos e, muitas vezes, agredimos o que não podemos ter. Desejar o que é do outro é o manifesto da insatisfação consigo mesmo – e cá entre nós – como é difícil contentar-se com o que se tem em um mundo que se tornou uma vitrine de fotos fabricadas e de gente idealizada. Eu, particularmente não acredito que a inveja tenha esse poder avassalador de destruir que muitos acham que tem. Penso que ela faz mal sim, mas somente para quem a sente – o invejoso é um infeliz. Invejar é querer ter o que não se tem, é querer ser o que não se é. Invejar é acreditar que o que está fora é melhor, é se negar a olhar para dentro, a se relacionar consigo mesmo. O recalque, a repressão são impulsos que adoecem.

Não existem vítimas nem vilões, somos apenas seres da mesma espécie, caminhando em busca do conhecer-se – ou seja, deixe a inveja e o recalque – digo – os seus e o dos outros para lá.


Escrito por Viviane Battistella – Via Obvious


Excelente artigo!

Obrigado pela partilha!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: Puca em 03 julho, 2015, 22:37
O terceiro ponto é uma pergunta que quero fazer: Será que você não age de modo a provocar a inveja e o recalque? Será que os olhares invejosos não estão lhe dando algum tipo de prazer? As redes sociais têm promovido possibilidades de exibirmos principalmente o que temos e que os outros não podem ter. Seja o corpo, o local, ou até mesmo a comida; pessoas fazem questão de mostrarem-se. Será que o que queremos de fato não é chamar a atenção? Será que no fundo, mas bem lá no fundo a nossa mente não grite assim: "Morram de inveja, seus recalcados!"

Triste, mas verídico.

O vazio que impera por essa humanidade fora está cada vez maior. Andam a estudar buracos negros no espaço com tanto buraco negro que há por aí, na alma de tantas pessoas...
É evidente que os buracos negros não podem permanecer vazios, é preciso enchê-los com qualquer coisa. Nem que seja com a falsa perspectiva de que se é invejado.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Toda a energia negativa enviada aos nosso irmão volta para nós, a inveja e o mau-olhado realmente existe e afeta a pessoas, principalmente a que estão com a vibração baixa. Agora não se pode usar isso como desculpa e dizer que a vida não corre por causa da inveja. Todas as coisas da nossa vida são consequências  dos nossos atos sejam eles bons ou maus. Toda a causa tem um efeito e todo o efeito uma causa.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Excelente Puca!

E onde estão os "perpetradores"? Só há vítimas?

Muito bom mesmo!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 05 julho, 2015, 20:39
Excelente Puca!

E onde estão os "perpetradores"? Só há vítimas?

Muito bom mesmo!

Claro que não, só nos afeta porque temos o mesmo sentimento pelos outros. E não são os opostos que se atraem, são os iguais.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Pois é isso mesmo que acredito. Só nos afeta quando há "sintonia". Se estivermos numa vibração diferente, a inveja e afins não farão qualquer eco dentro de nós.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: misticopt28 em 05 julho, 2015, 14:11
Toda a energia negativa enviada aos nosso irmão volta para nós, a inveja e o mau-olhado realmente existe e afeta a pessoas, principalmente a que estão com a vibração baixa. Agora não se pode usar isso como desculpa e dizer que a vida não corre por causa da inveja. Todas as coisas da nossa vida são consequências  dos nossos atos sejam eles bons ou maus. Toda a causa tem um efeito e todo o efeito uma causa.

Concordo. Temos de tomar as rédeas da nossa vida e não culpar tanto os outros. Por vezes a inveja e o ódio existem e manifestam-se, mas não será em todos os casos.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

sofiagov
Citação de: misticopt28 em 05 julho, 2015, 14:11
Toda a energia negativa enviada aos nosso irmão volta para nós, a inveja e o mau-olhado realmente existe e afeta a pessoas, principalmente a que estão com a vibração baixa. Agora não se pode usar isso como desculpa e dizer que a vida não corre por causa da inveja. Todas as coisas da nossa vida são consequências  dos nossos atos sejam eles bons ou maus. Toda a causa tem um efeito e todo o efeito uma causa.
;)

Excelente Puca!

Posso partilhar um relato que corrobora os comentários anteriores: conheço duas pessoas que são literalmente a definição do invejoso. Quando descobri/confirmei que não gostam de mim e me invejam, os primeiros tempos ficava a pensar nisso, eu também nunca simpatizei com elas (vá-se lá saber porquê ;D) mas daí a ter inveja das carreiras, bens materiais, vai uma enorme distância. Bem, mas elas já fizeram cada uma... que se contasse aqui tudo, além de ser extremamente longo acho que muita gente ia dizer que estava a inventar tudo. Há coisas que só visto, mesmo! Se soubessem a energia que estas pessoas gastam só para tentar prejudicar outras pessoas... é do arco da velha!

Bom, mas isto para dizer que, além de não lhes devolver inveja nenhuma, não lhes ligo nenhum e mudei a minha frequência. Se elas estão em AM, estou em FM e vice-versa. SEMPRE. Sigo a minha vida, de preferência com a maior distância possível delas. Quando penso nelas, olhem.. rio-me! Eu sei que tentam bloquear a minha vida, mas sabem que nunca conseguiram? Nem nas minhas piores fases!

Inveja? Que vá morrer bem longe daqui! :D


#10
Ora deixo aqui um poço de sapiência como banda sonora :laugh: ;D

https://youtu.be/73sbW7gjBeo

sofiagov