Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.452
Total de mensagens
369.528
Total de tópicos
26.929
  • Felicidade, o que é para si?
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 1.545 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Felicidade, o que é para si?

Embora todos aspiremos à felicidade nem sempre sabemos como defini-la. O erro mais comum consiste em confundi-la com prazer, reduzindo-a assim a algo de muito limitado e instável pois o prazer acaba depressa – no melhor dos casos com o tédio e no pior com a dor.

Então, o que nos torna felizes? Num primeiro nível há momentos de felicidade. Um almoço em boa companhia, um bom filme, um passeio agradável. É um pouco mais do que o mero prazer porque já indicia um certo grau de consciência e de capacidade de apreciação. São os tais bons instantes, plenamente apreciados, que todos temos na vida e que não são vividos como escape ou alienação. Embebedar-se para esquecer os problemas ou perder-se na televisão não contam.

Por um lado, o que distingue os momentos de felicidade do prazer é, talvez, o grau de consciência e de apreciação, livre dos clichés. Muita gente acha que beber champanhe numa banheira de jacúzi, num hotel cinco estrelas num destino exótico, é felicidade. Mas tudo depende do nosso grau de apreciação. Essa situação pode ser entediante ou até dolorosa consoante o nosso estado de espírito.

Por outro lado, a maioria das pessoas não consegue, realmente sentir o prazer que pode retirar das coisas, porque vive através de uma estrutura mental feita de clichés e de ideias pré-concebidas. Na verdade, bebe a "ideia" do champanhe francês – e do preço que ele custa – mais do que o próprio vinho e sem deveras o desfrutar. Tira uma foto, coloca-a nas redes sociais para fazer inveja aos amigos e acha que tirou partido do momento.

Assim, mesmo para sentir os momentos de felicidade que a vida nos oferece, é preciso estar presente e aberto. Um dia de sol – completamente gratuito – pode dar-nos muito mais felicidade do que uma estadia num resort cinco estrelas. É por isso que não basta ter dinheiro para ter momentos de felicidade, é preciso ter capacidade para os apreciar.

E para si, o que é a felicidade?


Fonte: Tsering Paldron
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Excelente tópico!

Acho que para mim a felicidade é de facto constituída por momentos. Posso relatar alguns exemplos pessoais: ver um bebé acabado de nascer, acompanhar o seu crescimento e as pequenas vitórias do dia-a-dia, reunir com amigos/família e gargalhar até doer o corpo todo, os olhares dos noivos quando se encontram no altar, sentar à beira-mar contemplando o horizonte e sentindo o cheiro da maresia, a noite de Natal com a mesa cheia (de gente), o braço protector da pessoa amada ao nosso redor enquanto dormimos, sentir o frenesim da dança no corpo...

São só alguns exemplos de que temos momentos de felicidade, a custo zero :), e que o importante é mesmo saborear aquele instante e gravá-lo no coração. E assim vamos construindo um caminho feliz. :)

sofiagov
Para mim a felicidade é subjectiva...pois o que para mim é felicidade para outros poderá não ser...

mas o facto é que por vezes não se dar valor ao que se tem e logo não se consegue ser feliz...quando seria muito mais facil saber esse valor e sentir essa felicidade que está  tão perto .

Puca
Felicidade é sentir a gratidão por ter a possibilidade de viver, de nos surpreendermos com pequenas coisa, de partilhar momentos e torna-los especiais, de estarmos satisfeitos com o que alcançamos. Não é um fim é o caminho. :)

#4
Boas,

Parabéns pela escolha do tema.

No meu ponto de vista, a Felicidade para ser efetiva, tem de ser prática. O conceito é muito subjetivo e depende das vivências de cada individuo:

Seria, entre outras coisas a capacidade de adaptação a novas situações,
buscar novos objetivos de vida, relacionamentos humanos de qualidade
receber apoio da família, não dar importância a mais aos próprios defeitos
ser autoconfiante e independente.
Resumindo, viver bem adaptado ao meio envolvente e ter equilíbrio interior.

:)
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cepticooucrente em 23 junho, 2015, 13:43
Excelente tópico!

Acho que para mim a felicidade é de facto constituída por momentos. Posso relatar alguns exemplos pessoais: ver um bebé acabado de nascer, acompanhar o seu crescimento e as pequenas vitórias do dia-a-dia, reunir com amigos/família e gargalhar até doer o corpo todo, os olhares dos noivos quando se encontram no altar, sentar à beira-mar contemplando o horizonte e sentindo o cheiro da maresia, a noite de Natal com a mesa cheia (de gente), o braço protector da pessoa amada ao nosso redor enquanto dormimos, sentir o frenesim da dança no corpo...

São só alguns exemplos de que temos momentos de felicidade, a custo zero :), e que o importante é mesmo saborear aquele instante e gravá-lo no coração. E assim vamos construindo um caminho feliz. :)

Sublinho, isto e cozinhar todos os fins-de-semana.