Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Coincidência, Psicografia (Pictografia) ou Imaginação Fértil?
    Iniciado por Fausto Matos
    Lido 1.832 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Fausto Matos
Eu fiz este desenho em 2012 (a segunda imagem mais abaixo), mas só o pintei e acabei este ano (2015).
Entretanto, há um ano atrás sonhei com a palavra "Pure Sirius", e achei muito estranho porque até gosto de Astronomia, mas sou pouco leigo no assunto e na altura em que sonhei com essa palavra lembro-me de ter ficado com esse conjunto de palavras na cabeça, mas passado uns dias já as tinha esquecido. Eu apenas sabia que havia uma estrela Sirius e nada mais.
Mas hoje numa meditação que fiz (costumo meditar quase todos os dias, não de forma regrada mas de forma regular) cheguei á palavra Andrómeda (quando a mente se aquieta a tendência é para a mente se expandir e a fonte de conhecimento voltar a fluir naturalmente) e depois de fazer uma pesquisa curiosa na Internet cheguei a este nome - *Nommo. *Nome dado aos Deuses pela tribo Dogon, no Mali.
Fonte: Wikipédia - Os dogons acreditam que deuses (nommos) vieram de um planeta do sistema Sirius, há 5 ou 6 mil anos. Na linguagem dogons, Nommos significa "associado à água" ; "bebendo o essencial". Segundo as lendas, os anfíbios Nommos viviam na água e os Dogons referem-se a eles como "senhores da água". A arte dogon, sempre mostra os Nommos parte humanos, parte répteis. Lembram o semideus anfíbio Oannes dos relatos babilônicos e o seu equivalente sumério Enki. Os textos religiosos de muitos povos antigos referem-se aos pais de suas civilizações com seres procedentes de algum lugar diferente da Terra. Coletivamente, isso é interpretado por algumas pessoas como a prova da existência de vida extraterrestre que estabeleceu contato com o nosso planeta em um passado distante... e por ai fora ... O que achei curioso na pesquisa que fiz foi o desenho que fiz á uns anos, ter algumas semelhanças com as descrições desses seres Nommos (desenhado por eles, tribo Dogons), mas se calhar tenho uma IMAGINAÇÃO MUITO FÉRTIL, sem ser pretensioso é claro... Aqui fica o desenho retratando um Nommo (retirado dos estudos feitos á tribo Dogon, de  fonte desconhecida), e outro desenho que eu fiz em 2012.  Vejam lá se existem algumas semelhanças, ou então sou eu que estou a ficar maluco  ::), se tiverem mais curiosidade pesquisem sobre as estrelas Sirius, paz ...






Sirius é um planeta que fica numa  constelação bastante distante da nossa, onde a vida é muito mais avançada e é um mundo muito melhor. Andromeda está mais perto mas pelos calculos que fizeram precisamos de 40 anos acho pra lá chegar. Não me aprofundei muito sobre esse assunto. Há uma palestra no youtube um bocado larga mas vale a pena ver Apocalipse- Haroldo Dutra Dias
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

adorei o seu relato...  :)

e acho que esta a ficar maluco...  ;D

mas reconheço algumas similaridades entre as imagens... têm vários pontos em comum...

além o rabo do peixe, obviamente...  ::) ...os raios de luz... o caminho que leva ao interior da montanha e a linha que leva ao ponto no centro do corpo... as "barbatanas" ondulantes... os círculos... os peitos que entendo como alegoria ao "renascimento" e à "fertilidade"... sem dúvida que ambas as imagens são parecidas...

e pelo seu relato não acho que tenha desenhado isso por "coincidência"...  ;)
a minha religião é a verdade...

Confesso que a primeira vez que olhei para a foto, parecia-me um falo (com saias) :P De qualquer maneira, pelo teu relato é uma coincidência muito interessante

Gostei das imagens, na minha opinião é o coração que faz o filtro se é real ou fruto da imaginação.

Poder até ser uma mistura dos dois...
Deus, concede-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, Coragem para modificar aquelas que posso, e Sabedoria para distinguir umas das outras.

A interpretação dos desenhos é um mundo fabuloso, ainda por explorar, muito embora existam já muitas investigações que se debruçam sobre a mesma.

Sem qualquer intenção de julgar a veracidade ou imaginação do desenho do Fausto Matos, deixo aqui algumas ideias interessantes sobre os desenhos em crianças e adolescentes:

- O uso do desenho para aferir a realidade interior do sujeito é uma técnica utilizada frequentemente em Psicologia. Através dela encontramos elementos do mundo interior, seus conflitos, dissonâncias, problemas, estados de espírito, traços da personalidade e inclusivamente indicadores de maturidade ou Q.I.

- Assim, por exemplo, através do desenho da família, somos capazes de saber o que a criança sente relativamente às relações familiares, conflitos existentes, posicionamentos relacionais, etc... através do desenho da casa-árvore-pessoa as relações de proximidade da família nuclear... através do teste da figura humana podemos chegar a um Q.I e/ou maturidade da criança.

- Os desenhos são um agrupamento de grafismos traçados de forma inconsciente e por isso constituírem uma técnica projetiva, ou seja, qualquer informação que esteja inconsciente e a pulsar interiormente (dota de uma certa energia), poderá ser reproduzida através do desenho, de forma clara. Veja-se os exemplos de desenhos de crianças que foram abusadas sexualmente ou que se suicidaram... todos os elementos destas situações de vida se encontram presentes nos desenhos destas crianças. E, curiosamente, também as crianças que têm lembranças de vidas passadas desenham esses mesmos elementos, sendo que algumas delas não conseguem, de forma consciente, explicar porque razão o desenharam... algumas, por outro lado, contam "a história" que se encontra por detrás do desenho....  :-\

O seu relato, não deixa de ser, por isso, "interessante"...
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Pedia aos admimistradores para apagarem este tópico visto eu (autor deste tópico - Fausto Matos -) já ter apagado a conta que continha este tópico, e estou a escrever com uma conta nova - Fausto 78 -. Se o autor apaga a sua conta no forum, todas as suas acções são apagadas ( pelo menos deveria ser assim), mas isso não aconteceu, por isso pedia para apagarem toda a informação em relação ao autor deste tópico ( que sou eu). Agradecia que tivessem em conta o meu pedido, até porque supostamente este "utilizador já não existe" , ou tento aceder com a outra conta ( Fausto Matos ) e não me é possivel ( por isso pressupoe-se que todos os registos foram apagados). E só pretendo usar esta nova conta Fausto 78, cumprimentos e paz ..