Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.520
Total de tópicos
26.929
  • Como evitar distracções na oração
    Iniciado por oculto
    Lido 1.558 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Interessante. Quando as distracções  nos afectam e queremos concentrar-nos para rezar.



Santo Inácio de Loyola aconselha fazer o contrário do que a tentação sugere
Quem se propõe a orar é constantemente tentado a adiar, recortar, tornar rotina e – o pior de tudo – suprimir sua oração.
O diabo costuma sussurrar ao ouvido de quem quer orar: "Não, agora você tem muitas coisas para fazer, deixe isso para depois" (um depois que nunca chega). Ou se, por exemplo, a pessoa se propôs a orar meia hora, sente-se tentada a abandonar a oração depois de dez minutos, achando que já orou suficientemente, mais do que muitas outras pessoas.
Também surgem as distrações, a recordação do que se deixou pendente, ou se sente sono, a pessoa pode ser chamada, interrompida, o telefone pode tocar... Muitas coisas podem interromper a oração.
Cuidado: são tentações. Mas o que fazer nestes casos? Santo Inácio de Loyola aconselhava fazer o contrário do que a tentação sugere.
Por exemplo, se você decidiu orar meia hora, mas, depois de 15 minutos, já se vê tentado a terminar, proponha-se a orar não somente a meia hora, e sim 15 minuto a mais.
Ao agir assim, você conseguirá superar a tentação de recortar a oração e o tentador provavelmente não voltará a lhe apresentar este tipo de proposta.
Nunca se esqueça de que, em seu propósito de fazer oração, não basta enfrentar as circunstâncias do mundo e suas próprias emoções, mas também o demônio, que está muito interessado em fazer você deixar de orar, já que a oração traz muitos bons frutos.
São Pedro nos recorda: "Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar" (1 Pedro 5, 8).
Diante da tentação, procure afiançar seu "sim" ao Senhor e dizer "não" àtentação.
Leve em consideração que, com a oração, acontece como com os alimentos: quando deixa de comer, a pessoa vai perdendo a fome, até morrer de inanição. Quando deixa a oração de lado, a pessoa vai perdendo a vontade de orar, até morrer espiritualmente.
Por isso, é importante superar esta tentação. Peça a Deus ajuda para orar e para lutar contra tudo o que atrapalha ou dificulta a sua oração.
Peça-lhe que o ajude a encontrar tempo; que lhe dê um coração bem disposto; que o livre do desânimo; enfim, que o ajude a defender seus momentos de encontro íntimo com Ele.
E confie em que Ele o ajudará!


"Bendito seja o Senhor, que ouviu a voz de minha súplica;
nele confiou meu coração e fui socorrido.
O Senhor é a minha força e o meu escudo!
Por isso meu coração exulta e o louvo com meu cântico."


(Salmo 27, 6-7)
(Artigo publicado originalmente por Desde la Fe)

Muito curioso este texto, sem dúvida.

Eu tenho a prática de rezar todos os dias. Não conto o tempo porque a oração flui naturalmente. Aliás, eu não consigo adormecer sem fazer a minha oração de gratidão a Deus pelo dia que ele me ofereceu. Acho que é uma questão de hábito mesmo, mas já faço isto desde que me conheço. Creio que devem ser as boas recordações ou memórias que ficaram do tempo em que eu era catequista :)

A minha bebé, apesar de ter 2 anos, já reza o Anjo da Guarda antes de dormir. E quando não o faço logo, ela é a primeira a perguntar: E o Jesus? :)

Obrigada pela partilha!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Eu distraio-me às vezes. E ralho comigo mesma na hora! Digo mentalmente "estás parva? não vais pensar nisso agora! concentra-te!" E lá continuo, outras vezes recomeço. Mas distraio-me com facilidade. :P

Bom tópico!

sofiagov
não faço da oração uma especificação obrigatória diária... e geralmente a oração não tem que ser longa...

Citação de: cepticooucrente em 28 abril, 2015, 14:05
Eu distraio-me às vezes. E ralho comigo mesma na hora! Digo mentalmente "estás parva? não vais pensar nisso agora! concentra-te!" E lá continuo, outras vezes recomeço. Mas distraio-me com facilidade. :P

Bom tópico!

estarás a orar com o coração ?? com o sentimento de alguma humildade interior??

Citação de: sofiagov em 28 abril, 2015, 14:20
estarás a orar com o coração ?? com o sentimento de alguma humildade interior??

Eu acho que sim, pelo menos tenho intenção disso. Mas às vezes acontece, começam a surgir outras ideias na minha mente (trabalho, família, etc). Então paro, concentro-me e recomeço. Às vezes também peço desculpa a Deus por me ter distraído. Não faço por mal... mas também tenho a dizer que tem vindo a diminuir essa distracção, principalmente desde que comecei a participar aqui. Talvez por reflectir mais sobre as coisas, sinto que aumentei a minha concentração. Vou melhorando. ;D

sofiagov
Citação de: cepticooucrente em 28 abril, 2015, 14:40
Eu acho que sim, pelo menos tenho intenção disso. Mas às vezes acontece, começam a surgir outras ideias na minha mente (trabalho, família, etc). Então paro, concentro-me e recomeço. Às vezes também peço desculpa a Deus por me ter distraído. Não faço por mal... mas também tenho a dizer que tem vindo a diminuir essa distracção, principalmente desde que comecei a participar aqui. Talvez por reflectir mais sobre as coisas, sinto que aumentei a minha concentração. Vou melhorando. ;D

espero que não tenhas levado a mal a forma como te perguntei  :)...mas por vezes a cabeça tem que primeiro ficar "vazia" para que a oração saia em paz...é apenas isso..
tudo de bom para ti.

Citação de: sofiagov em 28 abril, 2015, 14:45
espero que não tenhas levado a mal a forma como te perguntei  :)...mas por vezes a cabeça tem que primeiro ficar "vazia" para que a oração saia em paz...é apenas isso..
tudo de bom para ti.

Nada disso, claro que não levei. :) Aliás acho que tens toda a razão, limpar a cabeça para falar com o coração. ;)