Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Porque muitos humanos têm medo de aranhas?
    Iniciado por Vasp04
    Lido 8.821 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Conhecem a experiência científica com o Pequeno Albert?

Watson, um comportamentalista muito famoso pelas suas teorias (que ainda hoje estão na base da psicologia comportamental) realizou, em 1920, uma experiência com uma criança que gerou muita controvérsia relativamente aos princípios éticos. Nesta experiência que foi filmada, o autor implantou uma fobia num bebé, associando um estímulo inicial neutro (peluche) a um estímulo aversivo (som alto) e a apresentação simultânea dos dois estímulos por várias vezes, fez com que o bebé desenvolvesse um medo de animais peludos. Ele refere que apesar de ser possível condicionar o ser humano ao medo, também é possível "desondicioná-lo", o que significa que o medo é um comportamento condicionado e poderão ser realizadas intervenções comportamentais para associá-lo a algo mais positivo, cessando o medo.

Não sei se vocês se lembram do filme dos Dálmatas, o 2º ou o 3º (já não me recordo), a Cruela Deville foi submetida a um tratamento, com o médico Ian Pavlov (cuja teoria foi seguida por Watson) para deixar de ser obcecada pelas pintas. O que é certo é que o tratamento funcionou por algum tempo, mas depois, com o toque o sino do relógio, ela volta novamente a ter a sua obsessão (descondicionando-se).

Esta é a minha questão, se o medo, mesmo ancestral é algo "condicionado" supostamente em outras vidas, identificando a raiz do medo, será possível descondicioná-lo? Ou tal como diz o Indigo faz parte da natureza humana como um sinal de alerta para o perigo e portanto não é possível "apaga-lo" dos registos humanos?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov

Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

Pois, epah, admito, se falarmos das pequenitas com um certo pelito, essas ainda passam, agora se me presentearem com uma tarantula pelas fuças, aí sim, podem esperar uma reacçao pouco pensada da minha parte. Um berro afemininado e 2 saltos ligeiros para o lado e dar uma de usain bolt dali para fora.
Odeio as grandes e tenho bastante medo. :))

Nunca tinha pensado nisto desta forma, apesar de não acreditar muito em informação pre-gravada no ADN. Senão seria algo comum a muito mais gente e não só relativo a este animal. Temos cobras e rãs altamente venenosas e quando vemos uma só dizemos (ohh que gira), eu por exemplo adoro dragões do komodo e aquilo é um terror com pernas :P
"Light thinks it travels faster than anything but it is wrong. No matter how fast light travels, it finds the darkness has always got there first, and is waiting for it."

sofiagov


eh eh eh!!! tão bonitinhas em desenho animado...mas na vida real, longe de mim...bem longe....


Apesar de não ter mdedo, não é bichinho que me atraia.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#51
Citação de: Faty Lee em 09 abril, 2015, 09:20

Esta é a minha questão, se o medo, mesmo ancestral é algo "condicionado" supostamente em outras vidas, identificando a raiz do medo, será possível descondicioná-lo? Ou tal como diz o Indigo faz parte da natureza humana como um sinal de alerta para o perigo e portanto não é possível "apaga-lo" dos registos humanos?

Penso que faz parte da natureza humana, mas tambem pode haver casos em que há uma forte influencia de vidas passadas.
E penso que é sempre possivel "apaga-lo", através da hipnoterapia por exemplo.

Indigo , nunca na vida arranjaria uma coruja, porque desde bébé que tenho medo delas, não me perguntem porquê

Citação de: SaraRS em 09 abril, 2015, 12:26
Penso que faz parte da natureza humana, mas tambem pode haver casos em que há uma forte influencia de vidas passadas.
E penso que é sempre possivel "apaga-lo", através da hipnoterapia por exemplo.

Indigo , nunca na vida arranjaria uma coruja, porque desde bébé que tenho medo delas, não me perguntem porquê

Quando vou de férias para a zona de Santarém é muito comum ouvi-las a "cantar" de noite :)
Muitas vezes têm ninhos lá perto de casa e já por algumas vezes que apanhei lá corujas pequenas no chão...
Relativamente ao assunto "Medo" o mesmo pode ser eliminado através de frequências de sons binaurais.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Sky
O medo é implantado desde muito cedo. A maior parte dos insectos não causa "simpatia". Uma centopeia é um dos que tem esse efeito. O único "bebé" que não tem medo de cobras é o humano, os outros agem com cautela ou medo. Em locais onde povos que vivem em contacto com a natureza e sabem quais os perigosos este receio não existe. Somos influenciados pelo medo dos outros e assim sucessivamente, mas não creio que faça parte do nosso ADN.
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Tenho aqui algo sobre a aranha, talvez possa elucidar as mentes assustadas  ;)

Aranha (mitologia)

Tecedeira da sua casa, que é ao mesmo tempo armadilha e armazém, a aranha tem uma misteriosa ligação com a Lua. Apesar da sua grande fragilidade, nas mitologias antigas a sua teia é associada ao cosmos e a aranha é assim uma criadora do Mundo em muitas tradições. Para algumas culturas, ela é responsável por tecer a realidade, para outras é ela que tece a aparência ilusória dessa mesma realidade.
Ao tecer a realidade, a aranha é também aquela que faz o destino do Homem. Nesse sentido, são-lhe atribuídas propriedades adivinhatórias em culturas africanas que colocam junto das casas das aranhas, feitas em covas no chão, pequenos objetos com determinados significados que são mexidos pelas aranhas que criam assim uma mensagem decifrada pelo adivinho. Estas práticas de adivinhar o futuro com aranhas eram também comuns entre os índios do Peru. Entre os índios da Colômbia, as aranhas são responsáveis por transportar as almas para o outro mundo. No Vietname, a aranha é uma alma deambulante pelo mundo, durante o sono de algum ser humano, e por essa razão não devem ser mortas, acreditando-se que causariam a morte do corpo físico. Na África ocidental, a aranha é responsável pela criação do Sol, da Lua e das estrelas e depois ficou como intermediária do Homem e do Deus do céu que lhe deu vida. Em algumas ilhas do Pacífico, a aranha é um Deus criador que está no princípio de todas as coisas. Este conceito é também comum às tradições do Mali, que a vêem como uma divindade masculina conselheira do Deus supremo ou como a representação de seres humanos evoluídos e iniciados em práticas mágicas. No budismo, a teia da aranha simboliza o mundo das aparências que oculta a realidade da verdade divina suprema. No hinduísmo, pelo contrário, a teia de aranha representa a beleza do mundo real. Esta realidade está patente nos antigos textos dos Vedas, no mito do véu da deusa Maya que representa também a beleza da criação do Mundo. Na Grécia e nas culturas do Médio Oriente e do Mediterrâneo, temos o mito de Aracne, a jovem exímia nas artes da tecelagem que desafia a deusa Atena. Sentadas frente a frente em torneio confrontam-se, bordando Atena os deuses do Olimpo e os castigos que os humanos merecem por os desafiar, enquanto que Aracne borda o amor entre os mortais e os deuses, como resposta à superioridade de Atena. Em resposta à afronta, Atena bate em Aracne, que decide enforcar-se, mas é transformada em aranha por Atena e condenada para sempre a fiar para existir. A aranha simboliza assim a arrogância castigada pelos deuses.


Fonte: infopedia.pt/$aranha-(mitologia)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Bastante interessante, Indigo. Não conhecia a mitologia das aranhas. Elas não me metem medo. Agora não apareça aqui é com mitologias sobre centopeias... Arghhh... ;D ::)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

sofiagov
continuo com a mesma opinião....não gosto delas.... >:D

Sky
Citação de: sofiagov em 10 abril, 2015, 08:27
continuo com a mesma opinião....não gosto delas.... >:D

sofiagov, são seres extraordinários. se tiveres a oportunidade e tempo para observar alguns episódios da vida de algumas espécies... podes continuar a não gostar, mas vais vê-las de outra maneira.
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Citação de: sofiagov em 10 abril, 2015, 08:27
continuo com a mesma opinião....não gosto delas.... >:D

Sofia, talvez elas também não gostem de ti, quem sabe se ancestralmente vocês não têm um karma para resolver?? ;D ;D

Bem eu conheço uma pessoa, já grandita, que quando vê uma aranha começa a entrar em pânico e ninguém a consegue calar mesmo!! Não sobe para cima das mesas e tal, mas "panica" mesmo!! ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
#59
Citação de: Faty Lee em 10 abril, 2015, 09:51
Sofia, talvez elas também não gostem de ti, quem sabe se ancestralmente vocês não têm um karma para resolver?? ;D ;D

Bem eu conheço uma pessoa, já grandita, que quando vê uma aranha começa a entrar em pânico e ninguém a consegue calar mesmo!! Não sobe para cima das mesas e tal, mas "panica" mesmo!! ;D

então melhor assim, não gosto delas elas também não, não falamos...cada uma no seu lugar... ;D ;D eu nem as chateio...mas que elas aproximam-se do meu perímetro ...bem isso já é outra conversa... ;D ;D

então tenho que resolver o meu karma com vários animais rastejantes e esvoaçantes que não gosto ....isto vai dar cá um trabalhão.... ::)