Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.485
Total de mensagens
369.589
Total de tópicos
26.954
  • Meditação - A prática de tonglen
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 1.884 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Meditação - A prática de tonglen

A meditação de tonglen é um método que nos permite conectarmos com o sofrimento (nosso e dos outros), e que nos leva a superar o nosso medo da dor e a dissolver a rigidez do nosso coração. Acima de tudo, faz despertar a compaixão que existe dentro de nós próprios e permite termos uma visão muito mais ampla da realidade.

Para sentirmos compaixão pelos outros, temos que sentir primeiro compaixão por nós mesmos. Ter compaixão por nós, significa aceitarmos que temos medo, raiva, inveja, vícios, arrogância, orgulho, mesquinhez, egoísmo, etc... e olhar para tudo isto com carinho e sem julgamentos.

Podemos usar esta prática para alguém que sabemos que sofre e que desejamos ajudar. Se sabemos que há alguém que sofre, inspiramos essa dor e desejamos que essa pessoa se liberte totalmente deste pesar e deste medo. Quando expiramos, enviamos felicidade, alegria e alívio a essa pessoa. Esta é a verdadeira essência desta prática. Esta prática é muito idêntica a outras práticas xamânicas, cujo objetivo é idêntico: ajudar-se a si próprio e ao outro.

O que acontece é que muitas vezes não conseguimos fazer esta prática porque deparamo-nos com o nosso próprio medo, a nossa própria resistência, raiva ou qualquer outro sofrimento pessoal. Se isso acontecer, podemos mudar o foco e começar a praticar tonglen por aquilo que estamos a sentir e por milhares de pessoas que, tal como nós, naquele momento, sentem precisamente a mesma impotência e angústia. Muitas vezes, não seremos capazes de dar um nome a essa "dor", mas não faz mal. Basta entrarmos em contacto com aquilo que estamos a sentir e inspirarmos, trazendo-o para dentro de nós e fazendo isso por todos os seres. Depois, enviamos expirando, o alívio para todos.

Pense bem se realmente se quer ajudar a si mesmo ou ajudar o outro, antes de iniciar a prática.

Para iniciar, deve fazer o seguinte:

• Sente-se confortavelmente e deixe a sua mente descansar. Tente não ter pensamentos dispersos. Focalize-se apenas num estado de abertura e de quietude. Este é o estado de bodhichitta absoluto ou de súbita abertura à amplitude e clareza fundamentais.

• Trabalhe com a textura... inspire o calor, a escuridão, o peso, a sensação de claustrofobia... e expire serenidade, claridade e leveza. Inspire profundamente por todos os poros e expire, irradiando completamente, usando todos os poros do seu corpo. Faça isso até que todas as suas sensações estejam sincronizadas com a sua expiração e inspiração.

• Trabalhe agora uma situação pessoal, uma situação que seja dolorosa para si, mas real. É importante fazer este trabalho para si primeiro, para que não haja impedimentos ou obstáculos posteriores. Pense nesse sofrimento e inspire profundamente o sentimento dele decorrente. Dentro do seu coração, sinta uma luz branca transformadora, que se projeta de dentro para fora, através dos seus poros... expire através desses raios, compaixão, ternura, alívio, amor... O trabalho de transformação do sofrimento é feito no seio do seu coração, de dentro para fora.

• Agora sim, torne tonglen mais abrangente e faça esta prática para alguém que ama, para alguém que sofre. Pode fazê-lo por alguém que você viu na rua, na televisão, alguém conhecido... mas não se esqueça de incluir também todos os outros seres que partilham de um sofrimento semelhante. Não limite a prática a apenas um ser. Pode praticar tonglen por aqueles seres que você considera ser seus inimigos, que o ferem ou que mexem de alguma forma consigo. Inspire o sentimento deles e expire alivio!

À medida que for praticando tonglen, ficará surpreendido ao perceber que cada vez mais é capaz de se ajudar a si mesmo e aos outros, mesmo em situações que pareciam difíceis.

Tonglen desfaz os muros que construímos ao redor do nosso coração, as camadas de autoproteção que lutamos tanto para criar! Esta prática dissolve a fixação e o apego do ego.


Fonte: adaptado de Upaya.org
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Vou tentar, não prometo que consiga, mas o que interessa é que vou tentar!

Depois digo como correu :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Mais uma que não conhecia.
Faty, trazes grandes conhecimentos a esta comunidade.
Parabéns pela partilha.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Esta prática budista é muito interessante e muito funcional para apaziguar sofrimento interior e do outro... Falo por experiência, ela resulta mas tem que ser contínua :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Também vou experimentar. Obrigada pela partilha, Faty!

Uma pergunta, e perdão pelo ligeiro off-topic, mas tem disponível mais meditações em áudio? Como estive ausente, não percebi se disponibilizou mais alguma ou não...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Eu senti a sua ausência e espero que esteja tudo bem consigo.

A última meditação foi a do Escudo Protetor, que já a tem. :)

Ainda não gravei mais nenhuma... o meu tempo não chega para tudo, mas brevemente vou gravar outras. Está prometido :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Sim, está tudo bem, obrigada. Ainda não a 100%, mas quase... :)

Ah, ok. Esclarecida. Era só para saber. Obrigada! :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Sky
Muito bom, Faty

Gosto de aprender algo novo todos os dias.
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Eu ainda não fiz a do escudo protector. :-\
Esta também seria muito boa para mim,  vou ter de experimentar.

Obrigada pela partilha. :)