Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.461
Total de tópicos
26.917
  • Primeira filmagem de um ectoplasma
    Iniciado por MissTiny
    Lido 4.957 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
First film of Ectoplasm


Essa é a primeira filmagem feita de uma ectoplasmia. O barão Schrenk-Notzing filmou a substância no momento em que ele entrava no corpo da médium Stanislawa P, em 1913. Esse é um registro histórico, que foi inclusive mencionado por Conan Doyle no seu História do Espiritismo.
Antes de mais nada, vamos creditar esse trecho de filme. Quem primeiro publicou os quadros da primeira filmagem foi o nosso amigo K.M. do excelente blog The Felix Physical Seance Circle, com os informes que aparecem no texto inicial do pequeno filme. Se não fosse a publicação desses quadros (pois a filmagem foi feita num aparelho muito antigo) por ele, com certeza não poderíamos ter tido a experiência de rever como foi a filmagem produzida pelo pesquisador alemão.

Animar os quadros, para tentar reproduzir o movimento captado por Schrenk-Notzing nas primeiras décadas do Século XX, foi obra de Wilton Pontes. Designer, desenhista e ilustrador, Wilton é criador de uma série de quadrinhos sobre o lado irônico do espiritismo, que tem feito um bom sucesso no movimento espírita brasileiro, conhecidas como "Espitirinhas". Sem o seu auxílio, não teríamos conseguido colocar os quadros em movimento.

Graças ao trabalho desses dois grandes colaboradores, conseguimos "reanimar" uma filmagem considerada perdida há décadas.

#1
Duvido muito deste filme.
Primeiro, porque nada garante que que a animação do ectoplasma não tenha sido "feita".

Segundo, não é possível, acho eu, dizer se o filme foi feito do primeiro quadro para o último, ou do último para o primeiro. Ou seja, a senhora pode muito bem ter cuspido alguma espécie de massa de bolo e depois o filme (não o antigo, mas este que junta os "quadros") ter sido filmado em "reverse", do último quadro para o primeiro, dando a sensação que a senhora está a engolir aquilo.

Terceiro, admitindo previamente que não percebo nada destas manifestações de ectoplasma, acho muito estranho que a senhora esteja a "engolir" tamanha quantidade de muco e a sua expressão permaneça inalterável. Também acho estranho que, partindo do princípio que o muco lhe está a entrar na boca (yuhhk!!!) o vídeo não mostre a boca da senhora aberta, aliás, num dos últimos "quadros", acho que é possível ver que a senhora tem a boca fechada.

Quarto, acho até que nem é uma senhora...Arrisco dizer que é uma fotografia com algo gelatinoso a escorrer...

Seja como for, bom post Nita  :up:
Cumps ;)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

a medium parece um boneco ou e impressão minha???

Parece que ela tava a fumar qualquer cena e depois colocaram o filme a dar ao contrário!