Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.502
Total de mensagens
369.615
Total de tópicos
26.962
  • Síndrome de Down na visão Espírita
    Iniciado por misticopt28
    Lido 2.491 vezes

Todo efeito tem uma causa. Logo, deduzimos haver uma causa para que esses espíritos vivam tal experiência, causa justa, levando-se em consideração a infinita bondade e justiça de Deus.

Todos os obstáculos que não resultem de ações na vida atual procedem de atitudes nas reencarnações passadas.

A Providência Divina permite que determinados espíritos reencarnem nesta condição, para aprenderem uma grande lição a que ficam sujeitos, totalmente impossibilitados de se manifestarem normalmente.

Os amigos espirituais alertam: a imensa maioria dos casos de crianças portadoras de deficiência física e/ou mental são aqueles que se voltaram contra si mesmos, buscando o fim de dificuldades, na porta ilusória do suicídio.

Ou então, são indivíduos que em encarnação passada abusaram da inteligência, de seu saber, para o mal, para enganar os outros, explorando-lhes a ignorância ou a boa-fé, inventores de engenhos de morte ou os que estragaram seus corpos carnais cultivando o vício.

O remorso, aliado aos prejuízos causados pelo ato infeliz, faz que o espírito não disponha de condições nem de méritos para reencarnar num corpo físico isento de quaisquer lesões.

Sabemos que o perispírito é um arquivo minucioso e implacável de nossos menores atos bons e maus. Os excepcionais, quando reencarnam, trazem gravados em seus cérebros espirituais o mal que maquinaram contra seu próximo e, pela lei da causa e do efeito, contra si mesmos. Porque, todo mal que praticarmos contra o próximo, somos nós os primeiros lesados.

Pois bem, para tirarem essa crosta maléfica que os perispírito deles guardam, só há um meio: "reencarnarem".

E o corpo de carne funciona então como um filtro através do qual se escoará aquele lodo moral que ali se formou; esse lodo só deixará a inteligência do excepcional funcionar normalmente depois de se ter escoado por completo, ou seja, limpado o perispírito porque, enquanto houver um resquício desse lodo moral ali depositado, a inteligência não funcionará direito embaraçada por ele.

"QUAL A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA DÍVIDA?"

Os pais, como em qualquer ambiente doméstico, trazem vínculos profundos com seus filhos, carregando uma parte dos motivos que ocasionaram a queda desses espíritos, e, como tal, devem lutar e sofrer com eles. Por outro lado, podem ser espíritos com grande capacidade de amar que voltaram a Terra, para amparar essas criaturas em tão difícil experiência reparatória.

"QUAL A PERCEPÇÃO DA CRIANÇA EXCEPCIONAL?

Não pensemos que a existência como excepcional seja perdida em termos de aprendizado. O espírito sofre não poder manifestar-se, contudo mantém todas as suas faculdades e gradativamente aprenderá a não utilizá-las mal. Crianças excepcionais significam, muitas vezes, o retorno de grandes intelectuais, gênios que caíram no orgulho e no abuso. Os mentores da vida maior elucidaram a Kardec: "A superioridade moral nem sempre guarda proporção com a superioridade intelectual". Sobretudo, quando fora do corpo, tem - de acordo com o grau evolutivo de cada um - percepção da situação e da prova a que estão submetidos. Chico Xavier elucida como se sentem e como são tratadas: "Sentem e ouvem, registram e sabem de que modo é tratado; elas são profundamente lúcidas na intimidade do próprio ser".

E QUANDO HÁ REJEIÇÃO DOS PAIS?

Infelizmente, existem pessoas que se julgam despreparadas para superarem determinados testes, passando a agir de maneira irresponsável, fugindo às próprias obrigações para com os mecanismos da lei de causa e efeito. Semelhante fuga ocasiona o agravamento do problema, comprometendo toda a programação reencarnatória, adiando, não raro, para muito longe, a reparação e a retomada do crescimento espiritual. Quando Deus nos confiar semelhante tarefa, utilizemos o recurso incondicional do Evangelho, a nos preparar e auxiliar em quaisquer testes, superando, desde os menores obstáculos, até as montanhas das grandes provas. Não fujamos dos testes que nos apresentam. Pais espíritas, toda prova no lar é bafejo da confiança que desce dos "Céus", gravando em nossos corações - à custa de lutas e alegrias, sofrimentos e satisfação - a legenda divina do amor e da justiça, da bondade e da misericórdia, que, proferida pelo meigo Rabi da Galiléia, ainda ecoa na acústica de nossas almas: "Todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes".

Compilação de Rudymara
hiperligação removida
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Bonito tópico este misticopt28!

Um tema um pouco controverso para quem não aceita as reencarnações.

Consigo entender que nascer com síndrome de Down, segundo o espiritismo é uma escolha realizada pelo próprio espírito devido a aprendizagens que ainda não foram realizadas. Por isso, também não é por acaso que estas crianças nascem em determinados seios familiares, pois os pais foram, de alguma forma os vínculos responsáveis pela queda destes espíritos. Efetivamente, quando os pais não possuem esta compreensão acabam por "rejeitar" a oportunidade que lhes foi concedida para transmutarem o carma acumulado.

A mim, apenas me faz alguma confusão compreender de que forma é que estas crianças poderão efetivamente resgatar as suas dívidas passadas, já que muitas vezes o processamento cognitivo que leva à compreensão das coisas e à consciência, não se encontra muito presente neste quadro clínico. Ou será que a presença da síndrome, por si só, será a forma de resgate das dívidas?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 22 março, 2015, 08:18
Bonito tópico este misticopt28!

Um tema um pouco controverso para quem não aceita as reencarnações.

Consigo entender que nascer com síndrome de Down, segundo o espiritismo é uma escolha realizada pelo próprio espírito devido a aprendizagens que ainda não foram realizadas. Por isso, também não é por acaso que estas crianças nascem em determinados seios familiares, pois os pais foram, de alguma forma os vínculos responsáveis pela queda destes espíritos. Efetivamente, quando os pais não possuem esta compreensão acabam por "rejeitar" a oportunidade que lhes foi concedida para transmutarem o carma acumulado.

A mim, apenas me faz alguma confusão compreender de que forma é que estas crianças poderão efetivamente resgatar as suas dívidas passadas, já que muitas vezes o processamento cognitivo que leva à compreensão das coisas e à consciência, não se encontra muito presente neste quadro clínico. Ou será que a presença da síndrome, por si só, será a forma de resgate das dívidas?

Bom, Faty, pelo que percebi do texto, e esta é a minha interpretação, não se trata bem duma escolha, mas mais duma "imposição", devido aos actos que a alma terá tido na encarnação anterior. A minha visão nestes casos em que há uma carma a resgatar é mais relacionada com "consequências". Julgo que uma escolha se daria no caso duma alma mais evoluída, sem grandes carmas a resgatar, desejar encarnar num corpo com limitações, no sentido de experimentar algum tipo de desafio/aprendizagem para a sua alma. Fiz-me entender?

Bom tópico, novamente.  :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Bom dia!

Concordo consigo, quando me refiro a uma "escolha" é sempre com base na consciência, ou seja, na dimensão espiritual, o espírito entende (através da análise que realiza) que para resgatar determinados processos, só o conseguirá daquela forma (devido ao peso das consequências)... é como se a "escolha" lhe surgisse de forma "impositiva"... já que não me acredito em alguma "imposição externa" no mundo espiritual ;)

Só para lembrar, ontem dia 21, foi o Dia internacional da Síndrome de Down :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Bom dia!!

Ok, compreendi. Estes termos tão "terrenos" às vezes confundem-me quando tentamos explicar/compreender um pouco o que se passa no mundo espiritual.

No meu ponto de vista, o espirito tem sempre a ultima palavra, embora tenha que passar pela provação, acho que são eles que decidem quando aceitam a prova. Quando encarnam no meio de uma familia com este problema e os pais o rejeitam, mas tarde ou mais cedo terão que passar esta provação.
Lembro me agora de uma historia de Chico Xavier que foi chamado por uma familia para os ajudar já que o seu filho tinha tido um problema nos braços que tiveram que ser amputados, agora acontecia o mesmo com as pernas. Chico ao chegar a casa do casal e pelo desespero do casal o seu benfeitor disse a Chico que aquela criança tinha se suicidado na vida passada, como tinha o mesmo pensamento nesta vida ficou sem os braços. Visto que sem braços não se podia suicidar o porque das pernas agora? Chico explicou que ele como não se podia enforcar estava a pensar atirar-se de uma ponte.
Isto é um ato de Amor pelo Criador, para que esse espirito consiga terminar a sua expiação, já que levava varias encarnações a suicidar-se

Bem, não conhecia essa história do Chico Xavier e achei-a interessante. Explica a razão do que achamos muitas vezes serem sofrimentos injustos, quando na verdade acabam por ser vidas e experiências voltadas para uma evolução que foi anteriormente interrompida.

Obrigada pela partilha, misticopt28.

As vezes o desespero é tanto que as pessoas pensam que a unica saida é por termo a vida. Falta de informação juntamente com o desespero e a influencia dos espiritos inferiores cometem o suicidio.
Quanto a questão do topico realmente seria dificil lidar com uma situação destas, mas sabendo que Deus na sua infinita vondade não nos iria dar uma tarefa tão dificil se não a pudessemos completar.Há tambem aqueles casos  em que as pessoas portadoras de deficiencia sofrem abusos, são abandonadas tudo isto são extras do Karma que pediram pra expiar ao mesmo tempo, mas são situações realmente complicadas ao qual não podemos compreender

Citação de: Faty Lee em 22 março, 2015, 08:18

Olá Faty,

"Não pensemos que a existência como excepcional seja perdida em termos de aprendizado. O espírito sofre não poder manifestar-se, contudo mantém todas as suas faculdades e gradativamente aprenderá a não utilizá-las mal.
(...)Sobretudo, quando fora do corpo, tem - de acordo com o grau evolutivo de cada um - percepção da situação e da prova a que estão submetidos. Chico Xavier elucida como se sentem e como são tratadas: "Sentem e ouvem, registram e sabem de que modo é tratado; elas são profundamente lúcidas na intimidade do próprio ser".
"

Abraço,

Este é um bom tópico e lembrei-me de um outro que foi discutido aqui sobre o aborto.

A minha questão é quando a mãe decide interromper a gravidez ao descobrir que o bebé tem esta síndrome? O espírito não reencarna ali. Ou chega a reencarnar? Ou vai reencarnar noutro corpo?
O que acham?

Citação de: cepticooucrente em 23 março, 2015, 09:59
Este é um bom tópico e lembrei-me de um outro que foi discutido aqui sobre o aborto.

A minha questão é quando a mãe decide interromper a gravidez ao descobrir que o bebé tem esta síndrome? O espírito não reencarna ali. Ou chega a reencarnar? Ou vai reencarnar noutro corpo?
O que acham?

Olá cepticooucrente,

É igual, como em todas as outras situações onde é efectuado um aborto. Terá a oportunidade mais tarde. E tambem é tido em conta como falta, a atitude da mãe, seja de um ser saudável ou de um com deficiência.
   Deus não lhe deixará de lhe dar uma oportunidade.

Abraço,

Aí está o ponto essencial da questão, as pessoas abortam porque pensam que essas crianças vão sofrer, vão ser uns "coitadinhos" e na realidade não é assim, eles tem completamente noção de tudo o que se passa a volta deles, só não se conseguem manisfestar devido a sua incapacidade motora