Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Perigo: Pessoas Tóxicas. Mantenha Distância
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 6.922 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sim, Faty, quando li este texto foi exactamente o que me lembrei: completava muito o anterior, por isso quis partilhar. :)

E ainda mais concordo com os pontos que focaste: acho que são os que mais completam o texto! A crítica para mim também deve ser construtiva. Quando não é, concordo que não vale a pena tentar mostrá-lo, apenas "desligo a ficha". ;D
Os que não têm compaixão ou empatia, muito honestamente, se não me puder afastar, também desligo, e quando são parvos, narcisistas e egoístas demais, oro a Deus que me "dê muita paciência, mas que não me dê força"... :P

No fundo, "desligar a ficha" ajuda a impedir que fiquemos sugados, como já falado noutros tópicos. ;)

Citação de: Faty Lee em 03 março, 2015, 12:18
Eu creio que quando é alguém fora das relações de família é mais "aceite" por nós. Quando é alguém da família, muito próxima, as coisas ficam bem mais complicadas... imaginem que seja a vossa mãe??? Bolas! Mas há, na verdade, mães tóxicas... :-\

É verdade, existem muitas mães tóxicas, a minha é uma delas.

Já abordei esse tema noutros tópicos. A minha mãe passou, de um dia para o outro, a insinuar que a pessoa com quem vivo (que nunca lhe faltou ao respeito e sempre quis conviver com ela) elaborou bruxarias para me afastar da família, algo que sei que não é verdade porque já a apanhei a contradizer-se e colocar os pés pelas mãos quando lhes fiz algumas perguntas diretas. A minha mãe recusa-se a conviver com a minha companheira, eu já mostrei que não me deixo controlar mas ela não cede, e já estamos há dois anos nisto.

Na altura, ela literalmente "ordenou-me" a não ter filhos e que se caso os tivesse, não os ia aceitar como os filhos da irmã. A justificação, é que os filhos são sempre mais ligados às famílias das mães, e que por isso netos de um filho homem e netos de uma filha mulher não são a mesma coisa. Ela só aceitaria os meus filhos se ela os pudesse acompanhar de perto, ou seja, para poder controlar e opinar a seu belo prazer conforme faz com a minha irmã e o meu sobrinho. Para mim é inconcebível que a minha mãe só aceite um neto se puder ter controlo sobre ele, pondo de parte os outros avós da parte da mãe (que ela não conhece nem se quer dignar a conhecer, mas que nem por isso se coíbe de falar cobras e lagartos a seu respeito).

E se fosse convosco? Cortariam relações com a vossa mãe ou pai devido a uma postura destas? Na minha óptica, se o meu filho não serve para neto, eu também não sirvo para filho. Não concebo que uma avó só possa amar um neto se lhe derem carta verde para exercer um controle obsessivo a seu belo prazer.

Muito cuidado com a típica figura da «mãe castradora».

Recentemente ficou popular um homem que participou num reallity show da SIC, natural de Trás-os-Montes, com uma mãe super controladora. Solteiro, perto de 40 anos, obediente...

Conheço um caso que vou relatar. Um homem com quase 50 anos, nunca lhe conheci namorada. A mãe recentemente foi para um lar e deixou de viver com o filho, e surpresa, ao fim de uns meses afastado da mãe, arranja uma namorada, e leva-a ao lar a conhecer a mãe, que lhe diz coisas do género: «agora arranjaste essa e já não gostas de mim», «abandonaste-me por causa dela», «não me vens a ver por causa dessa mulher», etc...

Conheço mais casos de homens a viver com as mães, solteiros... com frequência, mães «castradoras», que exercem uma espécie de controlo psíquico nos filhos, que passam a ser sua posse, e não conseguem ter relações estáveis com uma mulher... alguns acabam até por tornar-se homossexuais. De qualquer das formas não precisam «odiar» a vossa mãe se for este o vosso caso. Têm sim de saber sair do controlo dela, saber ser independentes, e saber também perdoar e aprender a lidar com a vossa mãe sem a tratarem mal. Por vezes nestes casos elas nem percebem o mal que fazem e pensam na verdade que estão a proteger...
C'est dans l'air.