Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • O Bem e o Mal
    Iniciado por marypaulla
    Lido 1.529 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Uma das minhas preces é que Deus me ajude a ser uma pessoa melhor. Que me indique o caminho do BEM de maneira a que eu possa evoluir como ser humano. Lá vou tentando... :)
Mas afinal como distinguir?  Será que prejudicar alguém pelo caminho para fazer o Bem, não é fazer Mal?
Quando protegemos um colega de trabalho, consequentemente prejudicamos o patrão.
Por exemplo as "mentirinhas piedosas", os "paninhos quentes", a "omissão", enfim tantas outras situações que se nos deparam no dia a dia e que depois de noite surgem na nossa almofada e nos deixam as dúvidas que nos tiram a Paz.
Gostava de algumas opiniões.
:-\

Tu és humana, claro que vais errar muitas vezes, mas o que interessa é a intenção. De que te serve pedires a Deus, que te oriente pelo caminho do Bem, se nada fazes para que isso aconteça, se continuas a seguir o caminho mais fácil das mentiras piedosas e dos jeitinhos?
Se a cada passo, ouvires o teu coração, seguirás o Teu caminho, aquele que a vida te mostrou ser o teu, a tua verdade, aí estarás com certeza no caminho certo. Sempre sem atropelar o caminho dos outros " Porque a liberdade de uns começa onde a dos outros acaba".
Tudo de bom
Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

#2
As questões são sempre mais complexas que um simples catalogar de "bem" ou "mal". Há coisas que são sempre más e outras que são sempre boas, independentemente do contexto: por exemplo, matar. À primeira vista, parece que matar é um acto sempre mau. Em si o acto é SEMPRE mau, mas pode ser tolerado por um bem. De facto, matar voluntariamente uma pessoa inocente é sempre mau. Mas, em legítima defesa, poderá ser lícito provocar a morte do agressor, se disso depender a sobrevivência própria ou alheia que estjam inocentes. O mesmo se aplica numa guerra contra inimigos agressores.

Nos casos mais habituais e práticos do dia-a-dia, muitas vezes aplicamos os princípios éticos inconscientemente. Por exemplo: ao defender um colega que fez asneira podemos estar a prejudicar o patrão. A questão central, nestas coisas, é: o dano é proporcional, superior ou inferior ao benefício?

E quando se toma uma atitude em consciência, ainda que depois vejamos que não foi a melhor escolha, não nos devemos estar a recriminar... Devemos sossegar a consciência, percebendo que NAQUELE MOMENTO, foi o melhor que nos pareceu fazer.

:)
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Isisgaia
O texto que postei não refere a minha conduta, mas sim as minhas dúvidas. Tento sempre agir da melhor forma e seguir a minha intuição. É claro que não sou Santa nem pretendo ser, mas apesar dos meus quase 49 anos ainda não encontrei a verdade absoluta, se é que alguém já a encontrou...

Eu também não, aqui para nós, acho que não existe verdades absolutas ;)
Desculpa se interpretei mal o que escreveste... mas penso que espelhou bem o que sinto em relação ao assunto que abordaste. Existem tantas verdades, quanto pessoas.
Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

sofiagov
Citação de: João Luís Aguiar em 26 fevereiro, 2015, 14:55
... A questão central, nestas coisas, é: o dano é proporcional, superior ou inferior ao benefício?

E quando se toma uma atitude em consciência, ainda que depois vejamos que não foi a melhor escolha, não nos devemos estar a recriminar... Devemos sossegar a consciência, percebendo que NAQUELE MOMENTO, foi o melhor que nos pareceu fazer.


exactamente...