Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • Como se Amar a Si Mesmo
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 3.504 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Como se amar a si mesmo

Perdemos tanto tempo da nossa vida à espera de sermos amados, que o amor nos encontre... acabando por viver uma vida perdida... vazia e sem amor. Procurar alguém para nos dar amor e nos completar... é caminhar num sombrio e vago corredor... porque não é assim que a vida funciona. Amar-se a si mesmo é ter autoestima, é encher-se de tanto amor... que já não é possível contê-lo mais dentro de nós... e por isso é preciso partilhar com os outros.

O amor exterior não preenche todos os vazios... não preenche todas as fantasias e às vezes, faz-nos sentir ainda pior. Entender os efeitos de se amar a si mesmo só irá potenciar a sua capacidade de amar os outros. Ao se amar a si mesmo você possibilita a entrada de energia positiva e permite que novos acontecimentos surjam em sua vida. Este tópico vai ajudá-lo a amar-se a si mesmo. A sua vida depende unicamente de si... apesar de muitas vezes poder sentir que a sua vida depende mais de outras pessoas ou de outra pessoa... mas isso é apenas uma ilusão!

Vou deixar aqui 24 passos para que você se ame a si mesmo.

1º passo – Trate os outros com amor e respeito – isto irá atrair amor e respeito na sua vida. Quem você tratar assim, certamente retribuirá.

2º passo – Tenha boa vontade e gratidão praticando atos de bondade – compartilhe a sua existência com os outros de forma diversas, partilhe o seu conhecimento, a sua experiência, ajude pessoas que precisam ou crianças infelizes.

3º passo – Expresse-se por meio de um diário, de um poema, de uma história – mesmo que não partilhe com os outros, faça-o para si próprio, para compreender as suas emoções e sentimentos.

4º passo – Aprenda a deixar para trás os eventos do passado – você merece começar a sua vida! Não se feche na dor, no medo, na deceção e no sofrimento... admita os seus sentimentos, mas trabalhe para eles se transformarem. Olhe para todas as situações como um desafio e veja o seu lado positivo, o que aprendeu com elas.

5º passo – Perdoe-se - não se auto-torture com nada! Pois nada vale a pena. Você conhece alguém que seja perfeito? Não se humilhe nem se desvalorize. Você gostaria de humilhar e desvalorizar os outros? Então não faça isso consigo mesmo.

6º passo – Escreva afirmações positivas em todos os locais que você possa ler todos os dias – afirmações como "sou bonito", "tenho coragem", "amo-me", "sou um vencedor"... escreva todas as afirmações que considere pertinente. Quando olhar para elas, leia-as em voz alta todos os dias. Espalhe-as pela casa, em todos os lugares, na sua carteira, no seu carro... onde quiser.


7º passo – Sente-se à frente de um espelho – imagine que alguém lhe diz coisas desagradáveis, rudes, maldosas... e simplesmente sorria para o espelho. Responda "eu não me importo", "nada disso me afeta", "está bem, eu perdoo-te"... sempre sorrindo. Pratique até que você realmente acredite que a situação é verdadeira. No espelho irá aparecer aquilo que você gosta ou não gosta em si, por isso... não deixe que nada disso o afeto... sorria simplesmente e responda firme e convincentemente.

8º passo -  Tente deixar para trás o materialismo e o sentimentalismo – procure coisas concretizáveis, tangíveis, encontre o seu verdadeiro querer de forma objetiva. Não se esconda por trás da religião ou da fé... não se esconda simplesmente. Valorize a sua essência, aquilo que na verdade você é e não aquilo que a vida o obriga a ser. Sem dramas! Sem mágoas!.

9º passo – Escreva – escreva tudo sobre as suas experiências, boas ou más. Quando você escreve, você sente e quando você sente o que escreve, você liberta a emoção. Se o sentir não é muito positivo... permita-se ter auto-compaixão por si mesmo. Não é auto-piedade! É aceitar a dor e o pesar de uma realidade sua... ao fazê-lo, ela simplesmente se afasta!

10º passo -  Seja persistente – trabalhe constantemente em como você se pode amar, em como você se pode aceitar a si mesmo. Grande parte do amor é aceitar o "outro", tal como ele é... faça o mesmo para si. Ame-se tal como você é. Aceite todas as suas caraterísticas, mesmo aquelas de que não gosta.

11º passo – Trabalhe primeiro em como e o que você quer ser e fazer – faça-o com uma atitude positiva... em direção aos seus objetivos. Valorize os seus problemas como forma de encontrar novas e melhores soluções. Seja entusiasta e alegre com a sua própria vida.

12º passo – Não se defina pelo que você fez ou faz – comemore todas as suas conquistas, por mais pequenas que tenham sido... Sucesso não é um destino... é uma progressão diária que se realiza passo a passo. Você não é as suas ações, a sua aparência ou a sua conta bancária... você é muito mais do que isso.


13º passo – Abrace-se – demonstre o seu amor através de um abraço apertado, verdadeiro em si mesmo.

14º passo – Seja quem você realmente é – expresse-se, ria, brinque, cante... não tenha medo do que os outros possam pensar ou dizer... eles pensam da mesma forma e ainda não tiveram coragem para o fazer. Dê o exemplo e incite-os a fazê-lo.

15º passo – Confie em si mesmo – não siga cegamente as sugestões alheias. Aprenda a confiar em si e naquilo que o seu coração lhe diz.

16º passo – Pense em cinco palavras positivas que o descrevem – não use termos como "muito" ou "bom"... tente variar...

17º passo – Pense sobre o que você realmente quer em alguém para estar num relacionamento – pense nas caraterísticas da pessoa desejada e repare se essas não são as suas verdadeiras caraterísticas interiores.

18º passo – Pratique receber amor – para amar verdadeiramente é preciso estar preparado para receber amor, até nas mais pequenas coisas. Se alguém lhe disser "amo-te"... responda dizendo "também te amo".


19º passo – Aprenda a dizer "não" – quando não quer fazer algo, saiba dizer não. Dizer não, por vezes, ajuda-nos a marcar a nossa personalidade. Não precisa de o fazer de forma agressiva... treine a assertividade de dizer não! Aprender a dizer não é uma arte. Pratique-a!

20º passo – Faça aquilo que você ama – o que é que você verdadeiramente ama? Quando você faz aquilo que ama, você sente amor, alegria e felicidade em seu coração. Como resultado, você se sentirá mais feliz e amoroso.

21º passo – Trate-se como você trata o seu melhor amigo – supostamente a este você trata-o bem, com bondade, confiança, aceitação e respeito. Pois faça o mesmo consigo. Trate-se da mesma forma. Elogie-se. Conheça os seus limites e aprofunde as suas necessidades. Seja gentil e amoroso consigo mesmo.

22º passo – Cuide de si mesmo – fique algum tempo sozinho, apenas para si mesmo. Faça algo que lhe dê paz e alegre-se consigo mesmo. Cuide fisicamente de si, coma alimentos saudáveis, faça desporto, yoga, meditação... oiça canções de amor, pinte, escreva, dance... ou simplesmente leia um dos seus livros favoritos. Cuidar de si alimenta o seu espírito de forma positiva.

23º passo – Pare de se comparar com os outros – todos somos seres únicos, diferentes... e quando você se compara... você ficará mal consigo mesmo. Descubra qual é o seu verdadeiro dom e se a comparação surgir, ancore-se nele! Você conhece alguém perfeito? Seja feliz com aquilo que você tem e com aquilo que você é! Sinta-se grato por tudo o que tem. Gratidão é uma forma excelente de manter o seu coração aberto para amar.

24º passo – Pare de tentar ser perfeito – não se critique, pois a perfeição não existe. Faça sempre o seu melhor... não a perfeição, porque esta é uma ilusão. Siga todos os passos que aqui foram colocados e não deixe que nenhuma pressão exerça poder sobre si. Não interessa como, mas você será sempre único e especial do jeito que você é, com tudo aquilo que tem de bom e tudo aquilo que é em si menos perfeito!


Fonte: Adaptado de WikiHow
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

O 23 e o 24 são difíceis para mim..
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

É tudo uma questão de treino. Quando você identifica uma caraterística positiva em si, tem que enaltecê-la e quando se comparar com os outros, procure colocar essa sua caraterística como base, ou seja, será que fulano/a tem isto que eu tenho? Há certamente coisas lindíssimas em si. Encontre-as e utilize-as na comparação com os outros.

A perfeição é uma ilusão. Demorei muito tempo da minha vida a perceber isso. Mas consegui chegar lá. Eu tenho aquela sensação terrível que ainda sou capaz de fazer melhor... o que me ensinou a relevar a perfeição foi o facto de fazer coisas muito boas e ser muito elogiada... mesmo interiormente sentindo que poderia fazer mais, o elogio mostrava-me que os outros gostaram... por isso, bastaria... pouco a pouco, deixei de ser tão exigente comigo e comecei a interiorizar a ideia de que vou dar "sempre o meu melhor"... está bem que poderia fazer melhor sempre, mas o que está tem o meu esforço, dedicação, amor... pelo que está bem!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Tento todos estes mas há apenas que por mais que tente não consigo. Perdoar-me....
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Excelente tópico  Faty :)

Serve quase como que uma biblia de bolso para lermos diariamente Lol


Bem haja
A verdade doi, mas liberta

Gostei da metáfora - uma Bíblia - hehehe

Parece difícil, mas se procurarem fazer dois apenas de cada vez... quando estiver já rotinizado avançam mais dois... Tudo é uma questão de treino.

A nossa sociedade, infelizmente, sublinha sempre as coisas negativas que fazemos... desde crianças e por isso termos os adultos com os problemas que têm... está na hora de dar a volta a tudo...

Amar-nos não poderia nunca ser pecado, nem uma força do ego. Amar-nos significa valorizarmo-nos... e isso ninguém pode fazer por nós! ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
#7
lindo...lindo faty...adorei este topico...

deixo a minha inspiração  ao topico....

"O amor antigo vive de si mesmo, não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede.
Nada espera, mas do destino vão nega a sentença.
O amor antigo tem raízes fundas, feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito, e por estas suplanta a natureza.
Se em toda parte o tempo desmorona aquilo que foi grande e deslumbrante, a antigo amor, porém, nunca fenece e a cada dia surge mais amante.
Mais ardente, mas pobre de esperança. Mais triste? Não.
Ele venceu a dor, e resplandece no seu canto obscuro, tanto mais velho quanto mais amor."
Carlos Drummond de Andrade
:-* :-*

Lindo Sofia, obrigada, já fazias falta :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Tópicos como este fazem falta... Bem haja! Adorei! :)

#10
Muito bom. Excelente tópico. Parabéns mais uma vez, Faty.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Espero que vos seja útil! :)

Bem-hajam!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Vai ser com certeza. :)

Embora neste momento, no trabalho, esteja com grande dificuldade em cumprir o 1º passo, quando não há respeito, profissionalismo e trabalho em equipa, não há paciênicia!! Que Deus me ajude, que raiva!!! :(

Desculpem o desabafo. :(

Obrigada pela partilha! Embora a 7º seja particularmente difìcil para mim. Mas tentemos pois :laugh:
Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

#14
Tudo é uma questão de treino... cepticooucrente, comece com uma abordagem mais "cínica" (sorrindo, por exemplo), depois transforme o cinismo em verdade (sinta realmente vontade de sorrir a essas pessoas) e quando der conta... já não consegue tratar ninguém sem amor e sem respeito :)

Isisgaia, o espelho é mais complicado, mas não impossível. Sugiro que comece pelos outros todos. Se conseguir todos os outros, este passo ficará bem mais fácil de ser concretizado ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334