Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Até que ponto a bruxaria influencia a mente?
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 3.360 vezes
Venho partilhar um episódio que, quando me foi relatado, deu origem a horas de debate sobre o assunto:

Há uns anos, na noite das bruxas, dois adolescentes lembraram-se de pregar uma partida a um amigo que dizia ter medo dessas coisas.
"Roubaram" uma galinha à avó, mataram-na e puseram-na à porta de casa dele. Fizeram uma cruzes com o sangue, puseram umas velas, etc., e foram-se embora.
Depois dessa noite, estiveram vários dias sem verem o amigo.
Ao fim de cerca de duas semanas, viram-no, a entrar no café do costume, de muletas, costas arqueadas, voz trémula e baixa. Os amigos foram logo ter com ele, perguntando se tinha tido algum acidente ou se estava doente. Ele responde que não era nada disso, quer foi uma grande bruxaria que lhe fizeram na noite das bruxas e que ele estava a deixar de andar e a perder as forças no corpo. Os outros, incrédulos com o resultado da "brincadeirinha", não se "descoseram" logo e ainda fizeram mais algumas perguntas. Ele dizia que já tinha ido a todos os bruxos que lhe falaram, e lhe disseram que a feitiçaria era poderosa demais. Uns diziam que não tinham poder para o curar, outros pediam mais tempo (e dinheiro) para estudar melhor o caso e arranjar soluções. No fundo, ele estava deprimido, em casa de baixa, e sentia que estava à espera para morrer.

Os amigos, ao aperceberem-se daquela realidade, contaram-lhe a verdade. Quiseram sossegá-lo, acalmá-lo que não era nada de mal, apenas uma partida.
O rapaz levanta-se, larga as muletas e começa a insultá-los e querer bater-lhes. Ficou furioso, exigindo que lhe pagassem os balúrdios que tinha gastos em bruxos e os dias de trabalho que tinha faltado. Furioso, sai porta fora. Recto, sem muletas e cheio de força. Foi trabalhar no dia seguinte. Ainda hoje não lhes dirige a palavra.  :-[

Isto foi verdade. Não conheço a "vítima" mas conheço, e bem, o malandros que engendraram aquela brincadeira e foram eles que me contaram. Eu dei-lhes bem na cabeça... E eles arrependeram-se, mas já estava feito...

Até que ponto nos influenciamos e até que ponto o impacto psicológico de vermos um "cenário de bruxaria", faz com que cheguemos a ter até sintomas físicos?
Opiniões?

sofiagov
 ;D ;D ;D ;D tive que rir com esta história...

é o efeito placebo da feitiçaria.... a mente prega cada partida....

se sentimos uma dor achamos que é logo uma doença e tudo parece que fica pior....

o cérebro é capaz de criar cada "fantasma".

Se tu te riste, imagina eu...  ;D ;D ;D mas ralhei com eles na mesma! Ainda por cima era a última galinha do capoeiro. Quando a avó deu por falta dela... é que adivinhou logo quem foi!!

Estou plenamente de acordo: existem efeitos placebos. E há muita gente que relaciona tudo o que lhes acontece na vida a bruxarias e invejas de A, B ou C. Nem 8 nem 80!  :o

Saudações.

Será que dá vontade de rir? Com o devido respeito meus caros, coloquem-se na mesma situação.

Vocês falaram do efeito placebo, etc, etc, concordo, mas, todas as histórias têm um mas.....esqueceram-se que "cada acção tem uma reacção". E a intenção colocada nessa partida de tolos originou vibrações, que por sua vez atingiram o destinatário.

Meus caros, cada palavras, cada sentimento, cada acção gera vibrações no astral e se por sua vez tiverem um destinatário irá sempre atingi-lo. Qual a sua força? Depende de muitos factores.

Pode ter sido uma partida sem importância, mas se olhada de um outro prisma, pode ser encarada de uma outra forma. Até porque teve uma intenção e para acumular teve um animal morto.......

Deu para entender? >:D

Puca
Pois o efeito é claramente placebo, a mente induz uma resposta física ás crença e aos medos. Aliás acho que o efeito das "bruxarias" é na maioria das vezes isto mesmo. Daí que o meu conselho para quem se sente vitima de bruxarias do género, é simplesmente não ligar. Seguir a sua vidinha sem dar importância ao facto, não procurar "contra-bruxaria" nem nada, limpar o que é de limpar, para o lixo com o que for lixo e pronto.

Agora que foi uma "brincadeira" de muito mau gosto não há duvida. Que houve 2 vitimas desta brincadeira não há duvida, uma delas mortal, tudo isto se paga caro. A lei do Karma não se distrai.

Citação de: Puca em 09 janeiro, 2015, 21:19
Pois o efeito é claramente placebo, a mente induz uma resposta física ás crença e aos medos. Aliás acho que o efeito das "bruxarias" é na maioria das vezes isto mesmo.

Saudações.

Fico imensamente feliz que pense dessa forma. O não saber, o não conhecer é uma boa forma de defesa. É sinal que dificilmente irá usar a magia para fins menos próprios. E se o fizer será por desconhecimento. Todos temos essa oportunidade.

Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

Não acredito na estória que eles contaram para você.
Primeiro se tivessem feito isto não iriam esperar tanto tempo, estariam esperando para verificar a reação quando ele tivesse visto a galinha.
Segundo, se eles são malandro e não confiáveis como pode confiar nesta estória, sem no mínimo ver a outra parte.
Terceiro, se eles estavam se vangloriando sobre o ocorrido, eles teriam mostrado a sua vítima.
Quarto, duvido que teriam coragem de fazer o que disseram, pois nem comentaram como mataram a galinha para assustar sua vítima.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Concordo com o Bachor. Quem arma uma "brincadeira" destas não espera 2 semanas para saber o resultado. Todavia, é evidente que a bruxaria pode influenciar a mente.Embora concorde que estra seja apenas mais uma história, há histórias verdadeiras onde esta influência acontece.

Citação de: Puca em 09 janeiro, 2015, 21:19
Pois o efeito é claramente placebo, a mente induz uma resposta física ás crença e aos medos. Aliás acho que o efeito das "bruxarias" é na maioria das vezes isto mesmo. Daí que o meu conselho para quem se sente vitima de bruxarias do género, é simplesmente não ligar. Seguir a sua vidinha sem dar importância ao facto, não procurar "contra-bruxaria" nem nada, limpar o que é de limpar, para o lixo com o que for lixo e pronto.

Agora que foi uma "brincadeira" de muito mau gosto não há duvida. Que houve 2 vitimas desta brincadeira não há duvida, uma delas mortal, tudo isto se paga caro. A lei do Karma não se distrai.

Pois é isto que eu acho também! :)
Re:Até que ponto a bruxaria influencia a mente?
» Resposta #10 em: Hoje às 10:33:30 Citar Modificar Apagar Dividir  

--------------------------------------------------------------------------------

Sim, é verdade que se fosse eu também não esperaria tanto tempo para ver as reacções. Mas também é verdade que não faria uma partida destas!  
Mas não sei, se eu fosse rapaz, de 17 ou 18 anos, com algum álcool, se calhar nos dias seguintes também não pensaria muito nisso.

Lamento que haja quem não acredite no episódio. Paciência.

No entanto, quis contá-la para lançar o tema, e concordo com a opinião da Puca e Sofiagov. Placebo sem dúvida alguma!
Ver Regras do Fórum. Não pode colocar 2 mensagens consecutivas.

Saudações.

Penso que devemos aqui fazer uma correcção. Até porque o tópico seguiu um caminho paralelo à questão inicial. Penso que a questão deveria ser reformulada.

"Será que o facto de saber que foi alvo de magia influência nossa mente?"

Está reformulação deve-se ao facto de não originar interpretações erradas. Porque quem conhece um pouco que seja de magia tem uma ideia dos campos de actuação de determinada magia e sabe bem o que quer afectar. E convenhamos dizer que existem campos bem mais fáceis de atingir que o mental. E se por ventura é o campo mental a atingir, começando pelo campo emocional ou pelo campo físico depressa se chega ao mental.

O efeito placebo é algo que se enxerga em todo lado, principalmente quando se quer influencionar ou direccionar alguém numa determinada direcção. Mas isso é de comum conhecimento. Convém salientar que muitos "profissionais" do ramo( espiritual) se serve deste efeito para obter os seus fins, muitos deles de ordem menos própria ou negativada.

Quem realiza algo do género é porque pouco conhece ou quer simplesmente fazer medo ou pavor ao indivíduo.

Porque quem quer realizar, independente do fim, decerto não mostra  e nem dá a conhecer o que fez e como fez. E convenhamos dizer que a distância não é barreira. Poderíamos estar na Austrália e atingir alguém em Portugal sem a mínima dificuldade.

Saudações.

CitaçãoPenso que a questão deveria ser reformulada.

"Será que o facto de saber que foi alvo de magia influência nossa mente?"

tou nessa...  ;)
a minha religião é a verdade...

Sim, Lancelot, concordo com a reformulação do assunto. Porque realmente era onde queria chegar.
Reiterando a veracidade do que contei, o jovem enquanto acreditou que lhe quiseram fazer mal através da bruxaria sentiu tudo o que "bruxos" lhe disseram. A partir do momento em que soube que tudo não passou de uma brincadeira (de mau gosto, com toda a certeza), tudo passou. E momentaneamente. Ou seja, enquanto ele interiorizou que lhe tinham feito bruxaria, ele sentiu mesmo os sintomas físicos do suposto feitiço que lhe fizeram.
Portanto acho que sim, influenciou a mente e muito.

sofiagov
Citação de: Lancelot em 09 janeiro, 2015, 18:26
Saudações.

Será que dá vontade de rir? Com o devido respeito meus caros, coloquem-se na mesma situação.

Vocês falaram do efeito placebo, etc, etc, concordo, mas, todas as histórias têm um mas.....esqueceram-se que "cada acção tem uma reacção". E a intenção colocada nessa partida de tolos originou vibrações, que por sua vez atingiram o destinatário.

Meus caros, cada palavras, cada sentimento, cada acção gera vibrações no astral e se por sua vez tiverem um destinatário irá sempre atingi-lo. Qual a sua força? Depende de muitos factores.

Pode ter sido uma partida sem importância, mas se olhada de um outro prisma, pode ser encarada de uma outra forma. Até porque teve uma intenção e para acumular teve um animal morto.......

Deu para entender? >:D

Olá Lancelot...apenas me ri pela partida que foi feita. No fundo é Humor e não querer complicar de todo a situação em si.
Tem bastante razão no que diz... mas talvez se o destinatário relativizar, digamos amenizar a situação o assunto quebraria essa corrente vibratória e tudo ficaria por ai mesmo.

E foi realmente uma brincadeira de mau gosto, com a presença de um animal morto, mas infelizmente e esperando não estar a induzir em erro, não houve nenhum ritual em volta desta partida, no entanto concordo com o pensamento e acções nos possam atingir apesar de não ter passado de uma partida.

infelizmente, o jovem ficou com essa sensação de bruxaria, muito (acho eu?!) por ser uma pessoa provavelmente influenciável...não sei!