Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.488
Total de mensagens
369.594
Total de tópicos
26.957
  • Maria e João no TOP
    Iniciado por oculto
    Lido 3.978 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Em 2014 as meninas continuaram a responder por Maria, os rapazes por João

Quem entrou numa maternidade portuguesa durante o ano passado e perguntou pelo bebé João teve 1809 oportunidades de ver o pedido acedido. Mesmo assim, o valor é modesto ao lado das 4809 Marias que nasceram em 2014. Estes foram, tal como já tinha acontecido em 2013, os nomes mais escolhidos pelos pais, segundo os dados avançados ao PÚBLICO pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

No caso das meninas o "top" três manteve-se inalterado, com o nome Matilde em segundo lugar, registado 2062 vezes, e Leonor em terceiro, com 1859 bebés. Já nos rapazes, o segundo lugar foi para 1783 Rodrigos, mas os 1663 Martim não foram suficientes para manter o bronze e caíram para o quarto lugar, dando a vez aos 1718 Franciscos – um nome que, coincidência ou não, tem sido dado a cada vez mais crianças com o novo Papa.
Entre os 25 nomes mais utilizados num ano em que a natalidade em Portugal parece ter estabilizado, contrariando a tendência verificada nos últimos três anos de abruptas quedas que trouxeram o declínio demográfico para o centro do debate político, é possível encontrar várias escolhas tradicionais portuguesas, como Beatriz, Mariana, Margarida ou Madalena, lado a lado com opções como Luana, Bianca ou Íris. No caso dos bebés rapazes, os primeiros 25 lugares, indicam os dados do IRN, são ocupados por nomes como Santiago, Tomás, Afonso, Guilherme, Pedro, Salvador ou Vicente, surgindo apenas mais abaixo na tabela nomes como Diego, Leandro ou Enzo.

O ano de 2014 foi também um ano em que as Carminhos se afirmaram definitivamente em relação às Carmos. O tradicional nome português só foi escolhido 18 vezes, contra as 107 da versão que era conhecida como diminutivo e que agora pode ser registada. O mesmo acontece com as três Rosários, mas que neste caso apenas encontram seis Rosarinhos. Alguns nomes como Fernanda, Elisabete, Natália ou Graça estão praticamente no fundo da tabela, tal como acontece com o Augusto, o Domingos, o Alberto.

Os registos mostram ainda que na altura de chamar dois nomes, a Maria Inês continua a ser a combinação mais provável nas meninas, registada por 603 pais, seguida por Maria Leonor, Maria Francisca, Maria Clara e Maria Carolina. O primeiro nome composto que não começa com Maria aparece em sexto lugar, com 161 registos de Ana Carolina. Sem ser com a conjugação mais comum com o nome Ana e Maria, é preciso avançar para o 9.º lugar e encontrar 130 Laras Sofias. À semelhança de 2013, não houve nenhuma Cátia/Katia Vanessa, parecendo a famosa combinação estar extinta, mas ainda foram registadas 36 bebés Sofias Alexandras, 32 meninas Yaras Filipas e 29 crianças com o nome Letícia Sofia.

No caso dos rapazes, a escolha foi ainda mais variada, com o nome João Pedro a ser escolhido 343 vezes, seguido por Rodrigo Miguel (204), Pedro Miguel (174), Afonso Miguel (140) e João Miguel (138). A primeira combinação com "Maria" surge apenas no 7.º lugar, com 127 meninos chamados João Maria. Há também combinações mais originais, como 47 Santiagos Alexandres, ou 50 meninos Diego Miguel.

Em relação a 2015, o ano ainda só agora começou, mas sabe-se já que o primeiro bebé a nascer foi a Maria Constança, no Centro Materno Infantil do Norte. A manter-se a tendência de 2014 ainda deveriam nascer mais 420 Constanças, ou 47 na versão composta de Maria Constança.

TOP 10 Meninas

Maria   4809

Matilde           2062

Leonor            1859

Beatriz            1378

Mariana           1330

Carolina          1295

Ana     1120

Inês     1062

Maria Inês e João Pedro foram as escolhas para nomes compostos© Fornecido por Publico Maria Inês e João Pedro foram as escolhas para nomes compostos
Sofia   980

Margarida       930

TOP 10 Meninos

João     1809

Rodrigo          1783

Francisco        1718

Martim            1663

Santiago          1428

Tomás             1400

Afonso            1378

Duarte             1244

Miguel            1207

Guilherme       1206




Fonte:MSN

As modas estão muitas vezes dependentes dos nomes mais sonantes dos personagens das novelas, dos nomes dos principes e princesas. No entanto Portugal sempre foi o país das Marias.
AS modas nos nomes são de tal ordem que se formos a uma sala de aulas com crianças da mesma faixa etária, acabamos por verificar que uma grande percentagem tem o mesmo nome próprio.

Citação de: oculto em 07 janeiro, 2015, 10:03
As modas estão muitas vezes dependentes dos nomes mais sonantes dos personagens das novelas, dos nomes dos principes e princesas. No entanto Portugal sempre foi o país das Marias.
AS modas nos nomes são de tal ordem que se formos a uma sala de aulas com crianças da mesma faixa etária, acabamos por verificar que uma grande percentagem tem o mesmo nome próprio.


Isso revela falta de imaginação.
Gosto dos nomes, mas escolheria outros que não vêm na lista. Enfim, são gostos.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Concordo, também prefiro nomes menos comuns  :laugh: Mas dentro do bom senso.
Ter nomes iguais a quase toda a gente não tem muita piada

Na minha família tem sido tradição mantermos o nome João no filho mais velho.

Eu sou João, assim como o meu filho e o meu pai.
Do lado materno, o meu avô é João, que também tem um filho João (meu tio) que por sua vez também tem um filho João (meu primo). O marido de uma tia-avó também é João.
Do lado paterno, o meu falecido avô era João que também tem outro neto de nome João (meu primo)

Só o segundo nome é que nunca repete  ;D
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Aqui em casa há Pedro, Marta e Bernardo. A minha Mãe chamava-se Victoria e o meu pai chamava-se Richard (alemão).
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

só a titulo de curiosidade...

antigamente as pessoas (tecnicamente) so tinham um nome... tipo...

um fulano chamado Henrriques teve um filho a quem chamou de Afonso. Automáticamente ele passou a ser Afonso filho de Henrriques ou Afonso Henrriques...
a minha religião é a verdade...

Ou então nome proprio + nome da terra...como Leonardo Da Vinci .

sofiagov
opá !!! Maria é tão bonito e simples.....é um nome singelo. :angel: :angel:

a minha mãe é Maria a minha filha também....está no TOP....

Citação de: incertus em 08 janeiro, 2015, 02:58
só a titulo de curiosidade...

antigamente as pessoas (tecnicamente) so tinham um nome... tipo...

um fulano chamado Henrriques teve um filho a quem chamou de Afonso. Automáticamente ele passou a ser Afonso filho de Henrriques ou Afonso Henrriques...

por acaso não herdou do avô o "Dom".... ;D ;D ;D.

mas é verdade o que diz incertus.


#9
Bem eu nem vou falar de nomes porque desde o meu ao que coloquei ao meu filho(Enzo) são mesmo fora do normal ihihih mas Maria é dos meus favoritos para menina se tiver uma menina é com pena minha que o meu companheiro não gosta de Maria mas será uma Vivian  ;D :D
Morgaine Le Fay

Enzo soa um pouco estranho mas Vivian é um nome bonito.

#11
Citação de: duka_87 em 08 janeiro, 2015, 11:55
Digam me que vocês que tem dois nomes só são chamados por um e odeiam o outro...looool

Sério eu as vezes até me esqueço do meu primeiro nome! So mesmo en casos raros me lembro dele

A mim acontece com o 2º nome que além de ser feio, era ( e ás vezes ainda é lol) utilizado pela minha mãe para ralhar comigo lol.

Citação de: oculto em 08 janeiro, 2015, 11:03
Enzo soa um pouco estranho mas Vivian é um nome bonito.

Enzo é diferente mas ele era para ser Lorenzo,mas como estupidamente não deixaram Lorenzo ficou Enzo que é um diminuitivo de Lorenzo...tal como Enzo Ferrari lol
Morgaine Le Fay

Eu também tenho 2 nomes próprios e os meus filhos todos têm 2 nomes próprios. Eu gosto de chamar os meus filhos pelos 2 nomes, em especial, quando estamos a falar de coisas sérias. Quando eram pequenitos também tinham diminutivos que eu penso ser uma forma carinhosa de chamar as crianças.

Citação de: duka_87 em 08 janeiro, 2015, 11:55
Digam me que vocês que tem dois nomes só são chamados por um e odeiam o outro...looool

Sério eu as vezes até me esqueço do meu primeiro nome! So mesmo en casos raros me lembro dele

pois...  ::) ...principalmente pelos motivos que apresentaram anteriormente... quando me chamavam pelo segundo nome o melhor era fingir de morto...  ::)

engraçado... acabei por dar esse nome (segundo) ao meu filho (também como segundo nome)...  ;D

também porque cresci e percebi que não tinha motivos para não gostar do meu nome...  ::)

mas porque escolhemos o nome de uma forma facil... o nome do avô paterno e o nome do avô materno...  ;)
a minha religião é a verdade...

O mesmo aqui, quando me chamam pelo segundo nome custo-mo espumar-me todo de raiva. Mas acho que aos poucos vou começando a engraçar com o nome.  ;)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"