Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Reflectindo O PAI NOSSO...
    Iniciado por César Pedrosa
    Lido 3.986 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Pequena introdução:
onde se lê Igreja deve ler-se comunidade de pessoas que ama a Deus e que se reúne para O louvar. É este o verdadeiro sentido da palavra igreja e ao que chamamos Igreja devemos chamar Templo ou Casa de Oração.
Eu não faço distinção entre o Cristão católico ou protestante, entre o Judeu Messiânico ou Místico, nem entre os Muçulmano xiita ou sunita ou qualquer outro homem de Deus. As religiões, nomeadamente, estas três grandes religiões, mas também as outras Hindus, Budistas, etc.-já sei que ai vem polémica-são religiões ou estados de alma proselíticas, isto é, tendo o mundo inteiro como campo de acção e tendo como grandes diferenças não as verdades de Deus mas os orgulhos dos homens que as constituem, tendo muitos deles já perdido o verdadeiro sentido daquilo em que dizem acreditar ou seja: o amor incondicional de Deus sobre todos os homens e não só daqueles que professam certo ritual.
Tendo dito isto, aqui vai a oração na vida Cristã, naquele que acredita em Cristo, mas também naquele que por exemplo acredita em Buda porque a essência e finalidade são o amor e a consecução das nossas caminhadas neste mundo.
:) :) :) :) :)

1. A ORAÇÃO NA VIDA CRISTÃ
A oração, segundo São João Damasceno, é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes. Deus chama incansavelmente toda pessoa ao encontro misterioso com Ele. A oração acompanha toda a história da salvação como um apelo recíproco entre Deus e o homem; assim vemos com Abraão, Jacob, Moisés, Davi, os profetas... A obra-prima da oração no Antigo Testamento são os Salmos: rezados e realizados em Cristo, são um elemento essencial e permanente da oração de sua Igreja, adequados aos homens de qualquer condição e tempo.
2. NA PLENITUDE DO TEMPO...
No Novo Testamento, o modelo perfeito da oração consiste na oração filial de Jesus: implica uma adesão amorosa à vontade do Pai até a Cruz e uma confiança absoluta de ser ouvida. Jesus ensina seus discípulos a orar com o coração purificado, com fé viva e perseverante, com audácia filial, apresentando seus pedidos a Deus em seu Nome.
3. NO TEMPO DA IGREJA
O Espírito Santo, que ensina a Igreja e lhe recorda tudo o que Jesus disse, a educa também para a vida de oração. Oramos a todo momento, por todos os motivos: "Por tudo dai graças" (1Ts 5,18). Oramos para bendizer, para suplicar, para interceder, para louvar e em acção de graças.
4. A TRADIÇÃO DA ORAÇÃO
São fontes da oração a Palavra de Deus, a liturgia, as virtudes da fé, a esperança e a caridade. É o Espírito Santo que ensina os filhos de Deus a orar. Em geral, dirigimos a oração ao Pai ou a Jesus, sobretudo invocando seu Santo Nome; também invocamos o Espírito Santo como Mestre interior da oração, pois "ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor a não ser no Espírito Santo" (1Cor 12,3). A Igreja também reza em comunhão com a Virgem Maria, em virtude de sua cooperação singular com a acção do Espírito Santo. Na oração a Igreja peregrina associa-se aos santos, cuja intercessão solicita. Os lugares mais favoráveis para a oração são o oratório pessoal ou da família, os mosteiros, os santuários e, sobretudo, a igreja, que é o lugar próprio da oração litúrgica para a comunidade paroquial e o lugar privilegiado da adoração eucarística.
5. AS EXPRESSÕES DA ORAÇÃO
A Igreja convida os fiéis a uma oração regular: orações diárias, liturgia das horas, Eucaristia dominical, festas do ano litúrgico... Pela oração vocal, associamos o corpo à oração interior do coração, assim como Jesus fez ao ensinar o "Pai-Nosso" a seus discípulos; pela meditação, o orante põe em acção o pensamento, a emoção, o desejo, para se apropriar do assunto meditado confrontando-o com a realidade de sua vida; pela oração mental, participamos do Mistério de Cristo, unindo-nos à sua oração, como expressão simples e silenciosa do mistério da oração.
6. O COMBATE DA ORAÇÃO
A oração supõe um esforço e uma luta contra nós mesmos e contra as armadilhas do Tentador, sendo inseparável do combate espiritual. Várias tentações se lançam contra os momentos de oração: a distração, a aridez, a experiência dos nossos fracassos, as concepções erróneas, a falta de fé, o desânimo, as diversas correntes da mentalidade... Mas o remédio está na fé, na conversão e na vigilância do coração. Devemos rezar sempre que possível, por ser uma necessidade vital. "Orai sem cessar" (1Ts 5,17): oração e vida cristã são inseparáveis!
7. A ORAÇÃO DO PAI-NOSSO
É o resumo de todo o Evangelho, a mais perfeita das orações. É, assim, a oração da Igreja por excelência, sendo parte integrante das grandes horas do Ofício Divino e dos sacramentos de iniciação cristã: baptismo, confirmação e Eucaristia.
8. "PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU"
Podemos invocar a Deus como Pai porque assim nos revelou seu Filho e já que, pelo baptismo, passamos a ser filhos de Deus. A expressão "que estais nos céus" não designa um lugar, mas a majestade de Deus e sua presença no coração dos justos. O céu, a Casa do Pai, constitui a verdadeira pátria para onde nos dirigimos e à qual já pertencemos. Seguem-se os sete pedidos: três que glorificam o Pai e quatro que Lhe apresentam nossos pedidos:
9. "SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME"
Com este pedido, entramos no plano de Deus, a santificação de seu Nome (revelado a Moisés, depois em Jesus), por nós e em nós, bem como em toda nação e em cada ser humano.
10. "VENHA A NÓS O VOSSO REINO"
Com este pedido, a Igreja tem em vista, principalmente, a volta de Cristo e a vinda final do Reino de Deus, rezando também pelo crescimento do Reino de Deus no "hoje" de nossas vidas.
11. "SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM DA TERRA COMO NO CÉU"
Com este pedido, rezamos ao nosso Pai para que una nossa vontade à do seu Filho, a fim de realizar seu plano de salvação na vida do mundo.
12. "O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE"
Ao dizermos "nos dai", exprimimos, em comunhão com nossos irmãos, nossa confiança filial em nosso Pai do céu. O "pão nosso" designa o alimento terrestre necessário à subsistência de todos nós e também o Pão da Vida: a Palavra de Deus e o Corpo de Cristo. É recebido no "hoje" de Deus, como alimento indispensável, super essencial do Banquete do Reino que a Eucaristia antecipa.
13. "PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO"
Este pedido implora a misericórdia de Deus para nossas ofensas, misericórdia que só pode penetrar em nosso coração se soubermos perdoar os nossos inimigos, a exemplo e com a ajuda de Cristo.
14. "E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"
Aqui, pedimos a Deus que não nos permita trilhar o caminho que conduz ao pecado. Este pedido implora o Espírito de discernimento e de fortaleza, e solicita a graça da vigilância e a perseverança final.
15. "MAS LIVRAI-NOS DO MAL"
Neste último pedido, solicitamos a Deus, junto com a Igreja, que manifeste a vitória já alcançada por Cristo sobre o "Príncipe deste Mundo", Satanás, o anjo que pessoalmente se opõe a Deus e ao seu plano de salvação.
16. "AMÉM"
Pelo amem, exprimimos nosso "faça-se" em relação aos sete pedidos anteriores: "que assim seja!"
:) :) :) :) :)

Fontes CIC, Bíblia, Escritores evangélicos, Padres da Igreja.
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

AndreiaLi
Sim, poucos se questionam acerca do que significa a palavra "amen".

Embora eu normalmente reze com este Pai Nosso que conhecemos, tenho um especial carinho por este:

PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS,
NAS MATAS, NOS MARES E EM TODOS
OS MUNDOS HABITADOS.
SANTIFICADO SEJA O TEU NOME,
PELOS TEUS FILHOS, PELA NATUREZA,
PELAS ÁGUAS, PELA LUZ E PELO AR
QUE RESPIRAMOS.
QUE O TEU REINO, REINO DO BEM,
DO AMOR E DA FRATERNIDADE,
NOS UNA À TODOS E A TUDO QUE
CRIASTES, EM TORNO DA SAGRADA
CRUZ, AOS PÉS DO DIVINO SALVADOR
E REDENTOR.
QUE A TUA VONTADE NOS
CONDUZA SEMPRE PARA O CULTO DO
AMOR E DA CARIDADE.
DAI-NOS HOJE E SEMPRE A
VONTADE FIRME PARA SERMOS
VIRTUOSOS E ÚTEIS AOS NOSSOS
SEMELHANTES.
DAI-NOS HOJE O PÃO DO CORPO,
O FRUTO DAS MATAS E A ÁGUA
DAS FONTES PARA O NOSSO SUSTENTO
MATERIAL E ESPIRITUAL.
PERDOA, SE MERECERMOS,
AS NOSSAS FALTAS E DÁ O SUBLIME
SENTIMENTO DO PERDÃO PARA OS
QUE NOS OFENDAM.
NÃO NOS DEIXEIS SUCUMBIR,
ANTE A LUTA, DISSABORES, INGRATIDÕES,
TENTAÇÕES DOS MAUS ESPÍRITOS E
ILUSÕES PECAMINOSAS DA MATÉRIA.
ENVIAI-NOS, PAI, UM RAIO DE
TUA DIVINA COMPLACÊNCIA, LUZ E
MISERICÓRDIA PARA OS TEUS FILHOS
PECADORES QUE AQUI HABITAM,
PELO BEM DA HUMANIDADE, NOSSA IRMÃ.
ASSIM SEJA.

:)
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

Legan

Eu cá adorei a oração da Lilicas. É muito ligada à Natureza e parece trazer muita energia positiva. Por acaso gosto da oração do Credo. é uma das mais fortes que conheço, apesar de um pouco maçuda.
Não querendo troçar da Salvé Rainha, pois respeito o catolicismo e sou uma crente pelo menos na teoria, vou citar o que meu irmão dizia na sua adaptação da dita oração:
« Salvé Rainha, fui à vinha buscar uma enxada para plantar couvinha».

Estou plenamente de acordo com os que dizem que a maior parte das pessoas reza uma oração como uma lengalenga. A verdade é que a forma como se reza na Igreja - durante o culto - leva a que isso aconteça.
Rezar um só Pai Nosso, interiorizando o seu conteúdo, na minha opinião, é bem mais importante que rezar vários sem sequer pensar nas palavras que se pronunciam. Rezar é falar com O Senhor e certamente que O Senhor não gosta que alguém fale com ele apenas por falar.

Peço desculpa, mas aquilo não é o meu Pai Nosso. Eu simpatizo com aquele Pai Nosso que me foi dado a conhecer num templo de Umbanda.
Normalmente, quando faço as minhas orações digo o Pai Nosso normal. Mas quando estou assim triste e mais negativa, gosto de pensar naquela oração. Acho que me diz mais...
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

O que muita gente se esquece é que não se deve orar apenas quando se necessita de auxílio. Também devemos orar para agradecer as benesses de cada dia.

Lilicas ia dizer exactamente isso, que esse é o conhecido Pai Nosso Umbandista.
As palavras diferem do Pai Nosso "tradicional" mas a essencia é a mesma.

O Pai Nosso "normal  e as outras orações são momentos lindos de reflexão. Se forem bem interiorizadas o dia fica "completo", pois a ligação com o Divino está feita.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem