Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Espiritismo Doutrinario.
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 2.954 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Espiritismo Doutrinario.

1)O Espiritismo ou Doutrina Espírita não tem nenhuma ligação com cartomantes, umbanda, candomblé, magias, misticismo.
O Mestre Allan Kardec em suas Obras não manda ninguém usar velas, incenso, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos, fazer despachos, muito menos sacrificar pobres animais, nada disso representa a Doutrina Espirita.
Uma questão muito importante, Kardec não manda ninguém evocar espíritos para tratar de assuntos matérias terra a terra, assuntos vulgares como, volta da pessoa amada, sorte com o dinheiro, sorte com as mulheres, predizer o futuro, revelar tesouros perdidos, revelar formulas para ficar rico, fazer trabalhos de magia para prejudicar desafetos etc...
O intercambio com o mundo espiritual ou plano astral é para instruir, esclarecer e moralizar os espíritos humanos.
Nunca para tratar de assuntos vulgares, matérias e mesquinhos sem elevação Moral.
Quem pratica essas coisas vai atrair pela Sintonia vibratória dos pensamentos os espíritos inferiores, perturbadores, embusteiros e obsessores do plano astral.
O intercambio mediúnico com o mundo espiritual é algo muito serio e nobre e também perigoso, a mediunidade tem que ser praticada com disciplina, elevação moral, responsabilidade, ordem e critérios doutrinários.
Tudo no mundo espiritual ou plano astral é regulado pela Lei de Sintonia Vibratória dos Pensamentos ou Afinidade Moral.
Os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem.
O Bem tem sintonia com o Bem.
A Virtude tem sintonia com a virtude.
A Verdade tem sintonia com a Verdade.
O mal tem sintonia com o mal.
O vicio tem sintonia com o vicio.
A mentira tem sintonia com a mentira.
Tudo é sintonia e atração no plano espiritual.
Cada pessoa conforme seus pensamentos, sentimentos e atitudes vai atrair Bons ou maus espíritos, tudo depende do Padrão Moral dos pensamentos das pessoas.

2)Não adianta usar roupas brancas, amuletos, talismã, velas, incenso, exorcismos, imagens de santos, para afastar os maus espíritos.
Temos que cultivar pensamentos elevados e nobres e praticar o Bem e as Virtudes, dessa forma a pessoa consegue elevar seu Padrão Vibratório e repele as vibrações pesadas e negativas dos espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral.
Não havendo sintonia vibratória os maus espíritos não conseguem influenciar as pessoas.
O Bem repele o mal.
Uma outra questão muito importante no Espiritismo é que esses espíritos desencarnados que se apresentam nas reuniões mediúnicas pedindo cigarros, farofa, charutos, cachaça, velas, despachos e sacrifícios de pobres animais, são espíritos moralmente atrasados apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, somente espíritos inferiores podem pedir tais coisas.
Os Espiritos Superiores e os Bons Espiritos já estão com seus pensamentos e  sentimentos moralmente depurados, eles não tem necessidades matérias.
Quem pede essas coisas são espíritos inferiores que possuem um perispirito denso, grosseiro, eles sentem ainda as necessidades matérias que eles tinham quando estavam encarnados, como eles não possuem mais o corpo físico para saciar tais desejos e vícios terrenos, eles vão se servir dos encarnados que possuem esses desejos e vícios.
Eles vão encostar o seu perispirito no perispirito do encarnado que esta bebendo ou fumando e vão sugar fluidicamente os fluidos da nicotina e do álcool num processo chamado de Vampirismo psíquico, eles são tipo parasitas espirituais.
É por isso que esses médiuns que usam cachaça e charutos são Vampirizados por espíritos inferiores do plano astral.

3) Perguntamos.
Vocês acham que um Espírito Superior um Espírito de Luz vai necessitar de velas, cachaça, cigarros, charutos e despachos???
Vocês acham que um Espírito Elevado vai pedir sacrifícios de pobres animais????
Procurem raciocinar.
Quem pede essas coisas são espíritos que ainda estão presos as necessidades matérias, são espíritos moralmente atrasados.
E muitos desses espíritos podem ser maldosos e vingativos, cuidado!!
Os despachos são usados para esses espíritos sugarem as emanações fluídicas dos alimentos que são colocados ali.
É um bando de Vampiros, isso que eles são.
E muitas pessoas acham que são Espíritos Elevados que pedem essas coisas, isso é deplorável.
Esses espíritos que se apresentam como caboclos, índios, pretos velhos, orixás, são espíritos desencarnados que ainda estão com seus pensamentos e sentimentos apegados as coisas matérias, eles precisam se depurar moralmente e se esclarecerem.

4) O Espiritismo tem por finalidade básica instruir, esclarecer, educar, moralizar e espiritualizar as pessoas, incentivando elas a seguirem o caminho do Bem, da caridade e das virtudes.
O Espiritismo é uma Escola de esclarecimentos espirituais, um dos seus ensinamentos básicos é desenvolver a Fé raciocinada na mente das pessoas.
O Espiritismo nas Obras do Mestre Allan Kardec esclarece que não existem milagres e nem fatos sobrenaturais no Universo, todos os fenômenos espíritas e mediúnicos são fenômenos NATURAIS regulados por Leis naturas, eternas e imutáveis.
O Deus bíblico que realiza milagres, que castiga, que perdoa, que distribui favores não existe, esse é o Deus criado pelos homens.
Deus criou o homem e o homem criou vários Deuses.
O Deus bíblico é uma criação humana.
Esse Deus que sente ira, cólera, raiva, pede sacrifícios de animais, manda exterminar povos estrangeiros, é uma fantasia.
Deus não faz milagres, Jesus nunca fez milagres, as curas realizadas pelo grande Mestre Jesus eram fenômenos psíquicos Naturais.
O Mestre Kardec fala em seus livros, que é a falta de conhecimentos das Leis naturais que regem o mundo espiritual que criou a idéia do milagre e do sobrenatural.
É por isso que a fé no Espiritismo é Racional e não mística.

5) Existe muitas pessoas que se dizem espíritas e quando começam a falar do Espiritismo, falam de banho de ervas, banho de sal grosso, velas, amuletos, roupas brancas, imagens de santos, vamos ver claramente que não são Espíritas, por que, o Espiritismo ou Doutrina Espírita não prega essas coisas.
O Mestre Kardec em seus livros não manda ninguém usar velas, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos ou anjos, nem fazer despachos ou sacrificar pobres animais, nada disso existe na Doutrina Espírita.
Portanto, temos que estudar as Obras de Allan Kardec para podermos ter uma visão clara e segura do Espiritismo.
Sem Kardec não existe Doutrina Espírita.
Uma outra questão importante, a Umbanda não é Espiritismo.
A umbanda trabalha com fenômenos mediúnicos, ou seja, a mediunidade, eles entram em contato com os espíritos desencarnados para certos trabalhos.
Porem, as diferenças entre Espiritismo e Umbanda é muito grande, repetimos, o Mestre Allan Kardec em seus Livros não orienta ninguém a usar velas, amuletos, roupas brancas, imagens de santos, fazer despachos e sacrificar covardemente animais inocentes, isso não tem nada haver com os princípios Doutrinários do Espiritismo.
Não estou discriminando nada só estou definindo questões Doutrinarias.
Não podemos misturar coisas diferentes.

6) Como reconhecer a elevação dos espíritos desencarnados que se apresentam nos trabalhos mediúnicos???
A Linguagem e os ensinamentos é o ponto chave.
Os Espíritos Superiores e os Bons Espíritos possuem sempre uma Linguagem moralmente LIMPA, sua linguagem é elevada, nobre, pura, digna, lógica, e sublime de moralidade e seus Ensinamentos possuem sempre um teor Moral elevado e digno, eles pregam sempre em suas comunicações ou mensagens, a Caridade, o Amor, as Virtudes, a Disciplina, a Ordem, a Justiça, a Humildade, a Elevação Moral.
Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.
De um Espírito Elevado só pode vim Virtudes, Luz e Amor.

Os espíritos inferiores apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada e maliciosa.
Eles possuem uma Linguagem grosseira, pesada, vulgar, violenta, agressiva, chula, sem lógica e sem elevação moral.
Desses espíritos só podem vim vícios, mentiras, vulgaridades e grosserias.
A Linguagem é o ponto chave que devemos analisar sempre nas comunicações mediúnicas.
Portanto, nas comunicações e mensagens que venha dos espíritos desencarnados temos que analisar com muito cuidado a Linguagem e os ensinamentos dos Espíritos.

Os espíritos inferiores também gostam de se impor e dar ordens, querem ser obedecidos, não podemos questionar nada, temos que aceitar as suas orientações.
Esse é um sinal claro de embuste.
Os espíritos elevados jamais se impõem e nem dão ordens, eles dão conselhos e orientações visando sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas, uma outra questão importante, os Espíritos Elevados nunca vão tratar de assuntos matérias como, volta da pessoa amada, sorte no jogo, sorte com o dinheiro, predizer o futuro, revelar tesouros escondidos, revelar formulas para ficar rico etc...
Somente espíritos apegados a matéria é que tratam dessas coisas e muitos desses espíritos podem ser obsessores.
Outra questão importante, os Espíritos de Luz ou Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades matérias, eles não precisam de velas, charutos, cigarros, cachaça, farofa etc...
Quem precisa dessas coisas são espíritos apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, somente isso.
Vocês acham que os Espíritos de Luz vão pedir essas coisas????
Procurem pensar.

7)Existe no mundo espiritual ou plano extra físico muitos espíritos embusteiros, mentirosos, hipócritas, sedutores e mistificadores, o Mestre Allan Kardec chama esses espíritos de os falsos profetas da erraticidade, Kardec explica que esses espíritos embusteiros tomam nomes falsos e usam uma Linguagem melosa e sedutora para enganar as pessoas.
Como evitar os espíritos mistificadores???
Primeiro, não podemos aceitar nada que venha dos espíritos desencarnados sem rigoroso exame.
Segundo, todos os ensinamentos que venham dos espíritos desencarnados têm que passar pelo crivo severo da Razão e da Lógica mais rigorosa possível para poder ser aceito.
Qualquer ensinamento que choque a lógica, a razão e a moral elevada, deve ser rejeitado, essas são as recomendações DOUTRINARIAS do Mestre Allan Kardec.
É por isso, que eu procuro raciocinar muito nessas questões, por que, a Fé no Espiritismo tem que ser Racional e não mística.
Tudo isso que eu coloquei esta nas Obras do Mestre Kardec.

Wilson Moreno na busca da Verdade.


Sem duvida Allan Kardec foi um grande mestre, muitas coisas que ele ensinou ainda se aplicam na actualidade, mas assim como Moises teve de ser duro com o seu povo para que aceitasse a verdade aplicável aquele tempo também  Jesus teve necessidade de falar por parábolas porque as pessoas do seu tempo não estavam preparadas para ouvir palavras directas. Kardec  usou para o seu tempo a maneira mais correcta de aplicar a palavra para desmistificar as confusões e os medos que as pessoas criaram á volta da magia, espíritos e tudo isso que falaste. Mas não deves tomar tudo, ou só, o que Kardec ensinou, como verdade absoluta, afinal o nosso planeta esta em evolução e nós, habitantes (humanos e animais) estamos em evolução também, e aquilo que era verdade ontem, hoje é pouco... assim como diziam que a terra era plana, e foi uma verdade ate que alguém a seguir provou que afinal era redonda...
Sem duvida que uma chave muito importante para o nosso progresso espiritual e manter o nosso pensamento elevado e sintonizarmo-nos em energias superiores afim de afastar espíritos menos bons.
Sem duvida que sacrificar animais inocentes nada tem a ver com espíritos elevados. Uma das coisas mais importantes que Jesus nos ensinou foi:  "amai-vos uns aos outros como eu vos amei"  isso inclui todos os seres vivos assim como: "não faças aos outros o que não gostas que te façam"
Não podes afirmar que apenas o espiritismo ensinado por Kardec é o correcto porque em todas as crenças e religiões existem pontos comuns e divergentes e neste momento muitos espíritos de luz estão empenhados na evolução do planeta e eles não se preocupam com a aparência com que se apresentam, ou com a forma que falam quando têm que passar uma mensagem. Aquele que vês como santo na igreja católica, a falar de uma forma muito angelical e doce pode muito bem, num outro dia, aparecer num terreiro de umbanda "disfarçado" de preto velho, a falar de uma forma totalmente diferente, mas na realidade, se ouvires bem a mensagem e lhe retirares o sumo, ela é exactamente a mesma...
Os espíritos de luz manifestam-se da forma como as pessoas estão preparadas para os ouvir.
Espíritos de luz manifestam-se onde as pessoas se reúnem com amor, com caridade ao próximo.
Espíritos inferiores manifestam-se quando as intenções são de vingança e ódio. 

Desculpa a minha opinião mas eu tento ver as coisas de uma forma universalista...
Paz e luz a todos!

Nossa você é muito inteligente até que fim uma pessoa mentalmente elevada, concordo em tudo, eu também estudo o Racionalismo Cristão que é O Espiritismo Racional e Cientifico Cristão fundado pelo Mestre maçom Luiz de Mattos em 1910, hoje com o nome de Racionalismo Cristão.

Podemos concluir o seguinte.
Vamos reconhecer a elevação dos espíritos desencarnados pela sua Linguagem e pelos seus ensinamentos.
Os Espíritos de Luz ou Espíritos Elevados possuem sempre uma Linguagem moralmente limpa e elevada.
Os Espíritos Elevados possuem uma Linguagem pura, digna, nobre, lógica, isenta de vulgaridades e expressões grosseiras, sua Linguagem é sempre Moralizadora incentivando as pessoas a seguirem o Caminho do Bem e das Virtudes.
Os espíritos inferiores possuem uma Linguagem moralmente pesada e grosseira, sua linguagem reflete as paixões e vícios humanos, como, o ódio, a revolta, o rancor, o medo, o fanatismo, desejos de vingança, apego aos vícios de beber e fumar e outros vícios como a gula, o jogo e as drogas, esses espíritos inferiores estão na atmosfera terrena tentando viver entre os encarnados.
Os encarnados que possuem maus pensamentos, maus desejos, vícios, e tem uma vontade fraca, são os mais visados por esses espíritos inferiores e obsessores da atmosfera terrena, eles procuram intuir ou inspirar maus pensamentos e vícios na mente das pessoas.
Para afastar esses maus espíritos, temos que cultivar uma vida terrena digna, correta, honesta, com pensamentos elevados e positivos e procurar sempre combater os maus pensamentos, os maus desejos, os vícios.
A nossa Conduta Moral tem que ser Reta no Cristo.
Dessa forma os maus espíritos não conseguem se sintonizar com a nossa mente estamos vibrando em outra faixa, a proteção espiritual quem faz é a própria pessoa, conforme a sua forma de pensar, sentir e agir.
Tudo depende dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
Uma outra questão muito importante.
Toda comunicação dada pelos espiritos desencarnados, tem que passar pelo crivo severo da Razão e da Lógica para poder ser aceito.
Qualquer ofensa a Razão, a lógica e a moral elevada, deve ser rigorosamente rejeitado, seja qual for o nome dado pelo espírito comunicante.
Existe muitos espiritos embusteiros, mentirosos, hipócritas e mistificadores no mundo espiritual, devemos tomar muito cuidado.


Os espíritos elevados não possuem apego a coisas matérias.

Vejamos as palavras de Chico Xavier sobre essa questão.
Para espíritos de luz, ou seja, espíritos superiores e puros, não existem necessidades materiais. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos. São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples. É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada,
manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.


Chico Xavier fala, que os Espiritos de Luz não possuem necessidades matérias.
Os Espíritos de Luz.
Os Espíritos de Luz ou os Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades matérias, eles estão moralmente depurados.
Os Espíritos de Luz possuem sempre uma Linguagem pura, digna, elevada, nobre, lógica e sublime de moralidade e seus ensinamentos visam sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas.
Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.
Eles pregam o Bem, a caridade, o amor, a elevação moral, a disciplina, a ordem, as virtudes.
Os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada, grosseira, ímpia, agressiva, maliciosa, sem lógica e sem elevação moral.
E suas mensagens só tratam de assuntos matérias vulgares.
Os Espiritos de Luz jamais vão pedir coisas matérias, como velas, despachos, cachaça, charutos, farofa e sacrifícios de animais.
Somente espíritos apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem tais absurdos.

Um abraço princesa.

Citação de: Marta149 em 11 junho, 2014, 02:13
Sem duvida Allan Kardec foi um grande mestre, muitas coisas que ele ensinou ainda se aplicam na actualidade, mas assim como Moises teve de ser duro com o seu povo para que aceitasse a verdade aplicável aquele tempo também  Jesus teve necessidade de falar por parábolas porque as pessoas do seu tempo não estavam preparadas para ouvir palavras directas. Kardec  usou para o seu tempo a maneira mais correcta de aplicar a palavra para desmistificar as confusões e os medos que as pessoas criaram á volta da magia, espíritos e tudo isso que falaste. Mas não deves tomar tudo, ou só, o que Kardec ensinou, como verdade absoluta, afinal o nosso planeta esta em evolução e nós, habitantes (humanos e animais) estamos em evolução também, e aquilo que era verdade ontem, hoje é pouco... assim como diziam que a terra era plana, e foi uma verdade ate que alguém a seguir provou que afinal era redonda...
Sem duvida que uma chave muito importante para o nosso progresso espiritual e manter o nosso pensamento elevado e sintonizarmo-nos em energias superiores afim de afastar espíritos menos bons.
Sem duvida que sacrificar animais inocentes nada tem a ver com espíritos elevados. Uma das coisas mais importantes que Jesus nos ensinou foi:  "amai-vos uns aos outros como eu vos amei"  isso inclui todos os seres vivos assim como: "não faças aos outros o que não gostas que te façam"
Não podes afirmar que apenas o espiritismo ensinado por Kardec é o correcto porque em todas as crenças e religiões existem pontos comuns e divergentes e neste momento muitos espíritos de luz estão empenhados na evolução do planeta e eles não se preocupam com a aparência com que se apresentam, ou com a forma que falam quando têm que passar uma mensagem. Aquele que vês como santo na igreja católica, a falar de uma forma muito angelical e doce pode muito bem, num outro dia, aparecer num terreiro de umbanda "disfarçado" de preto velho, a falar de uma forma totalmente diferente, mas na realidade, se ouvires bem a mensagem e lhe retirares o sumo, ela é exactamente a mesma...
Os espíritos de luz manifestam-se da forma como as pessoas estão preparadas para os ouvir.
Espíritos de luz manifestam-se onde as pessoas se reúnem com amor, com caridade ao próximo.
Espíritos inferiores manifestam-se quando as intenções são de vingança e ódio. 

Desculpa a minha opinião mas eu tento ver as coisas de uma forma universalista...
Paz e luz a todos!


O que destaquei talvez explique porque motivo por vezes são usadas palavras mais duras, entre outras coisas, como mandar fazer trabalhos, depende de quem recebe a mensagem, há pessoas que só assim acreditam no que se lhes diz.
Não são apenas as entidades superiores que podem e devem ajudar os demais, entidades inferiores há muitas, muitos de nós o serão depois de desencarnados, mas se pudermos ajudar em alguma coisa ajudamos, a pessoa que recebe a mensagem é que deve decidir se segue a mensagem ou não.
O principal é receber o que precisamos, a forma de o fazer não tem importância alguma, seja através de rituais, com fumos ou sem eles, é no teor da mensagem que vemos se a intenção é boa ou não, isso depende da mentalidade de quem a recebe.
Vícios são dependências, dependemos de inúmeras coisas que ninguém considera vícios, só porque o senso comum assim o dita, na minha opinião, desde que uma pessoa esteja no caminho do Bem, que importa se é dependente de guloseimas, de sexo, de álcool ou de nicotina? Isso afecta os outros? Por um acaso somos entidades superiores para já não precisarmos disso?
Então se eu fumar e depois de morrer e puder ajudar alguém, não posso? não devo?
Onde está a bitola que mede a pureza das entidades?

O que vou dizer para mim é fundamental:
Se um espírito de luz quiser ajudar (por exemplo) um toxicodependente, que vive na rua, perdeu a família, desistiu de tudo e for ter com ele a dizer o Deus pai, ama o senhor, cristo é vida, pratica a oração, Amém e essas cenas todas, ele vai-o mandar bugiar, agora se for falar a linguagem que ele conhece, de certeza que ganha o seu respeito, que acaba por conseguir passar a sua mensagem!!!
Se for um espírito de luz vai estar mais preocupado em ajudar do que na imagem que irá transmitir!

Isso são ideias dos humanos, mania de descriminar tudo e todos, de contabilizar, lá em cima ninguém se preocupa com essas coisas!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Concordo contigo Lilith Lua Negra, só acho que na parte onde dizes: "que importa se é dependente de guloseimas, de sexo, de álcool ou de nicotina?" estas situações são "imperfeições" por onde todos passamos, e as vidas aqui neste plano servem exactamente para nos libertarmos dessas situações que fazem mal ao nosso corpo e ao nosso espírito e que mais tarde vamos ter de "limpar" em outras vidas. Seja como for esses "vícios" aqui na Terra e/ou no plano espiritual não nos impede de ajudarmos os outros. O que importa de verdade é o amor que trazemos no coração. (acho eu)...

#5
Citação de: Moreno Wilson em 11 junho, 2014, 02:26
Nossa você é muito inteligente até que fim uma pessoa mentalmente elevada, concordo em tudo, eu também estudo o Racionalismo Cristão que é O Espiritismo Racional e Cientifico Cristão fundado pelo Mestre maçom Luiz de Mattos em 1910, hoje com o nome de Racionalismo Cristão.

A inquisição começou com este pensamento, "de superioridade religiosa".
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Estamos sempre procurando desculpas para nossos erros, maus desejos, vícios e fraquezas.

Marta como você analisa essa observação.

Na obra Nos Domínios da Mediunidade pelo espírito de Andre Luiz, psicografado por Chico Xavier, encontramos esses trecho.

"...As emanações do ambiente produziam em nós indefinível mal-estar.
JUNTO DE FUMANTES E BEBEDORES INVETERADOS, CRIATURAS DESENCARNADAS DE TRISTE FEIÇÃO SE DEMORAVAM EXPECTANTES.
ALGUMAS SORVIAM AS BAFORADAS DE FUMO ARREMESSADAS AO AR, AINDA AQUECIDAS PELO CALOR DOS PULMÕES QUE AS EXPULSAVAM, NISSO ENCONTRANDO ALEGRIA E ALIMENTO. OUTRAS ASPIRAVAM O HÁLITO DE ALCOÓLATRAS IMPENITENTES.
Indicando-as, informou o orientador:
— Muitos de nossos irmãos, que já se desvencilharam do vaso carnal, se apegam com tamanho desvario às sensações da experiência física, que se cosem àqueles nossos amigos terrestres temporariamente desequilibrados nos desagradáveis costumes por que se deixam influenciar.
— Mas por que mergulhar, dessa forma, em prazeres dessa espécie?
— Hilário — disse o Assistente, bondoso —, O QUE A VIDA COMEÇOU, A MORTE CONTINUA... ESSES NOSSOS COMPANHEIROS SITUARAM A MENTE NOS APETITES MAIS BAIXOS DO MUNDO, ALIMENTANDO-SE COM UM TIPO DE EMOÇÕES QUE OS LOCALIZA NA VIZINHANÇA DA ANIMALIDADE. Não obstante haverem frequentado santuários religiosos, não se preocuparam em atender aos princípios da fé que abraçaram, acreditando que a existência devia ser para eles o culto de satisfações menos dignas, com a exaltação dos mais astuciosos e dos mais fortes. O chamamento da morte encontrou-os na esfera de impressões delituosas e escuras e, como é da Lei que cada alma receba da vida de conformidade com aquilo que dá, NÃO ENCONTRAM INTERESSE SENÃO NOS LUGARES ONDE PODEM NUTRIR AS ILUSÕES QUE LHES SÃO PECULIARES, PORQUANTO, NA POSIÇÃO EM QUE SE VÊEM, TEMEM A VERDADE E ABOMINAM-NA, PROCEDENDO COMO A CORUJA QUE FOGE À LUZ..."
Essa observação colocada por Andre Luiz, mostra que são os espíritos apegados a matéria e aos vícios, que se utilizam dos encarnados viciosos, para absorverem os fluidos da nicotina e da bebida, portanto, esses espíritos desencarnados que pedem bebidas, fumo, charutos e despachos, são espíritos presos as paixões e vícios matérias, espíritos de baixa evolução moral, eles estão numa faixa vibratória muito densa e grosseira.
Como disse Andre Luiz.
JUNTO DE FUMANTES E BEBEDORES INVETERADOS, CRIATURAS DESENCARNADAS DE TRISTE FEIÇÃO SE DEMORAVAM EXPECTANTES.
ALGUMAS SORVIAM AS BAFORADAS DE FUMO ARREMESSADAS AO AR, AINDA AQUECIDAS PELO CALOR DOS PULMÕES QUE AS EXPULSAVAM, NISSO ENCONTRANDO ALEGRIA E ALIMENTO. OUTRAS ASPIRAVAM O HÁLITO DE ALCOÓLATRAS IMPENITENTES.

Vejamos agora as observações de Ramatis.

O indivíduo que perde o seu domínio mental e escraviza-se ao vício de fumar revela-se um candidato em potencial para outras investidas perigosas no seu psiquismo vulnerável. Assim que decaia na sua segurança moral, que negligencie com a estabilidade espiritual no mundo, constitui uma brecha a permitir a interferência possessiva de algum espírito desencarnado e sedento de satisfazer igual vício. Obvia-mente, quem não pode livrar-se de uma prática nociva, como é o tabagismo, é sempre mais difícil desprender-se de uma "vontade oculta"; e o espírito do Além-Túmulo goza plena liberdade de agir invisivelmente.
Considerando-se que os espíritos desencarnados são apenas as entidades que se moviam pela Terra através de corpos carnais, é óbvio que do "lado de cá" vivem as mesmas espécies da fauna humana terrícola! EM CONSEQÜÊNCIA, TAMBÉM É GRANDE O NÚMERO DE ESPÍRITOS DE "EX-FUMANTES" INVETERADOS, QUE EMBORA DESPIDOS DO CORPO CARNAL, AINDA ESTÃO PRESOS AO VÍCIO TOLO DE ENGOLIR FUMAÇA IRRITANTE CULTIVADO NA MATÉRIA. E como o desejo não é próprio do corpo físico, mas inerente ao espírito imortal, os viciados do Além-Túmulo necessitam de uma ponte viva e dinâmica para ligarem-se ao objeto do seu vício inexistente no mundo espiritual. Assim, os mais inescrupulosos ou sedentos vivem à cata de outros viciados encarnados, que lhes possam satisfazer a angústia taba¬gista! Eles procuram verdadeiras "piteiras vivas" para fumarem, assim como os alcoólatras sem corpo buscam "canecos vivos" para beberem, numa simbiose mediúnica eletiva!

Perguntamos.
Qual conclusão podemos tirar disso tudo?????

#7
Citação de: Moreno Wilson em 11 junho, 2014, 13:41
Estamos sempre procurando desculpas para nossos erros, maus desejos, vícios e fraquezas.

Marta como você analisa essa observação.

Na obra Nos Domínios da Mediunidade pelo espírito de Andre Luiz, psicografado por Chico Xavier, encontramos esses trecho.

"...As emanações do ambiente produziam em nós indefinível mal-estar.
JUNTO DE FUMANTES E BEBEDORES INVETERADOS, CRIATURAS DESENCARNADAS DE TRISTE FEIÇÃO SE DEMORAVAM EXPECTANTES.
ALGUMAS SORVIAM AS BAFORADAS DE FUMO ARREMESSADAS AO AR, AINDA AQUECIDAS PELO CALOR DOS PULMÕES QUE AS EXPULSAVAM, NISSO ENCONTRANDO ALEGRIA E ALIMENTO. OUTRAS ASPIRAVAM O HÁLITO DE ALCOÓLATRAS IMPENITENTES.
Indicando-as, informou o orientador:
— Muitos de nossos irmãos, que já se desvencilharam do vaso carnal, se apegam com tamanho desvario às sensações da experiência física, que se cosem àqueles nossos amigos terrestres temporariamente desequilibrados nos desagradáveis costumes por que se deixam influenciar.
— Mas por que mergulhar, dessa forma, em prazeres dessa espécie?
— Hilário — disse o Assistente, bondoso —, O QUE A VIDA COMEÇOU, A MORTE CONTINUA... ESSES NOSSOS COMPANHEIROS SITUARAM A MENTE NOS APETITES MAIS BAIXOS DO MUNDO, ALIMENTANDO-SE COM UM TIPO DE EMOÇÕES QUE OS LOCALIZA NA VIZINHANÇA DA ANIMALIDADE. Não obstante haverem frequentado santuários religiosos, não se preocuparam em atender aos princípios da fé que abraçaram, acreditando que a existência devia ser para eles o culto de satisfações menos dignas, com a exaltação dos mais astuciosos e dos mais fortes. O chamamento da morte encontrou-os na esfera de impressões delituosas e escuras e, como é da Lei que cada alma receba da vida de conformidade com aquilo que dá, NÃO ENCONTRAM INTERESSE SENÃO NOS LUGARES ONDE PODEM NUTRIR AS ILUSÕES QUE LHES SÃO PECULIARES, PORQUANTO, NA POSIÇÃO EM QUE SE VÊEM, TEMEM A VERDADE E ABOMINAM-NA, PROCEDENDO COMO A CORUJA QUE FOGE À LUZ..."
Essa observação colocada por Andre Luiz, mostra que são os espíritos apegados a matéria e aos vícios, que se utilizam dos encarnados viciosos, para absorverem os fluidos da nicotina e da bebida, portanto, esses espíritos desencarnados que pedem bebidas, fumo, charutos e despachos, são espíritos presos as paixões e vícios matérias, espíritos de baixa evolução moral, eles estão numa faixa vibratória muito densa e grosseira.
Como disse Andre Luiz.
JUNTO DE FUMANTES E BEBEDORES INVETERADOS, CRIATURAS DESENCARNADAS DE TRISTE FEIÇÃO SE DEMORAVAM EXPECTANTES.
ALGUMAS SORVIAM AS BAFORADAS DE FUMO ARREMESSADAS AO AR, AINDA AQUECIDAS PELO CALOR DOS PULMÕES QUE AS EXPULSAVAM, NISSO ENCONTRANDO ALEGRIA E ALIMENTO. OUTRAS ASPIRAVAM O HÁLITO DE ALCOÓLATRAS IMPENITENTES.

Vejamos agora as observações de Ramatis.

O indivíduo que perde o seu domínio mental e escraviza-se ao vício de fumar revela-se um candidato em potencial para outras investidas perigosas no seu psiquismo vulnerável. Assim que decaia na sua segurança moral, que negligencie com a estabilidade espiritual no mundo, constitui uma brecha a permitir a interferência possessiva de algum espírito desencarnado e sedento de satisfazer igual vício. Obvia-mente, quem não pode livrar-se de uma prática nociva, como é o tabagismo, é sempre mais difícil desprender-se de uma "vontade oculta"; e o espírito do Além-Túmulo goza plena liberdade de agir invisivelmente.
Considerando-se que os espíritos desencarnados são apenas as entidades que se moviam pela Terra através de corpos carnais, é óbvio que do "lado de cá" vivem as mesmas espécies da fauna humana terrícola! EM CONSEQÜÊNCIA, TAMBÉM É GRANDE O NÚMERO DE ESPÍRITOS DE "EX-FUMANTES" INVETERADOS, QUE EMBORA DESPIDOS DO CORPO CARNAL, AINDA ESTÃO PRESOS AO VÍCIO TOLO DE ENGOLIR FUMAÇA IRRITANTE CULTIVADO NA MATÉRIA. E como o desejo não é próprio do corpo físico, mas inerente ao espírito imortal, os viciados do Além-Túmulo necessitam de uma ponte viva e dinâmica para ligarem-se ao objeto do seu vício inexistente no mundo espiritual. Assim, os mais inescrupulosos ou sedentos vivem à cata de outros viciados encarnados, que lhes possam satisfazer a angústia taba¬gista! Eles procuram verdadeiras "piteiras vivas" para fumarem, assim como os alcoólatras sem corpo buscam "canecos vivos" para beberem, numa simbiose mediúnica eletiva!

Perguntamos.
Qual conclusão podemos tirar disso tudo?????


Olá Moreno Wilson

Eu vou dizer a minha opinião acerca disto.

Acho normal a parte do texto da obra de Chico Xavier. Normal no aspecto que ele vê o mundo espiritual demasiado antropomórfico, feito à nossa imagem. Quando tinha o seu sentido ser visto de forma inversa, do mundo espiritual para o nosso, afinal é lá que se passa a maior parte do "tempo". Então tem estes exemplos dos defeitos feitos à nossa imagem onde claramente se pode notar apenas uma grande influência do mundo fisico onde vive e mesmo do espaço geográfico.
Um exemplo: Se a questão do alcool é um traço fundamental na "condenação" de espiritos onde encaixar sociedades que não bebem, como os mulçulmanos, e cujas normas sociais são muito mais atrasadas que que no ocidente? São mais "santos" porque não bebem?

No pequeno texto do Ramatis ainda acho pior. A maneira como fala dos fumadores està repleta de tiques de superioridade. Como se o mal do mundo fosse o pessoal que fuma. A maneira de os descrever só encontro comparação em algum fanático anti-tabagismo. Por isso não vejo por este texto nada de superior.

No entanto eu acho que os vícios descritos são negativos. Mas mete-me mais confusão a superioridade ideologica e o extremismo de opiniões. Nada condizente com a superior imagem de um espirito superior. Porque esses vicios comparados com o mal do mundo é algo ridiculo, é como reclamar com não deitar a cinza do cigarro para o chão quando a casa está a arder.

Imagina a seguinte pessoa. Não fuma, não permite que fumem perto dele. Abstém-se do sexo. Não bebe, é vegetariano e tem uma queda para as artes e principalmente para a pintura. Visto assim, sem vícios este tipo deve ser um santo. Partindo da ideias dos textos, deve ser um espirito iluminado. Infelizmente são algumas das características biográficas do Hitler, que parece estar bem longe da perfeição.

Este é o mal das opiniões extremistas. Apenas quer ver atitudes isoladas e não as pessoas completas.
"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Tudo é uma questão de visão a sua opinião é valida.

Eu fico com o Racionalismo Cristão e o Espiritismo que mostram os males dos vícios e suas consequências espirituais.

Sobre os espíritos desencarnados que estão apegados a essas coisas, eles tem que se libertarem disso para poderem evoluir e se desenvolverem moralmente e espiritualmente.
Vejamos outra observação importante.

No livro Missionários da Luz, André Luiz nos traz um exemplo interessante, mostrando a necessidades que os espíritos de baixa vibração têm de vitalidade, ao ponto de extraí-lo do sangue dos animais mortos em um abatedouro:

"Pelas vibrações ambientes, reconheci que o lugar era dos mais desagradáveis que conhecera, até então, em minha nova fase de esforço espiritual. Seguindo Alexandre de muito perto, via numerosos grupos de entidades francamente inferiores que se alojavam aqui e ali. DIANTE DO LOCAL EM QUE SE PROCESSAVA A MATANÇA DOS BOVINOS, PERCEBI UM QUADRO ESTARRECEDOR. GRANDE NÚMERO DE DESENCARNADOS, EM LASTIMÁVEIS CONDIÇÕES, ATIRAVAM-SE AOS BORBOTÕES DE SANGUE VIVO, COMO SE PROCURASSEM BEBER O LÍQUIDO EM SEDE DEVORADORA...
Alexandre percebera o assombro doloroso que se apossara de mim e esclareceu-me com serenidade:
- Está observando, André? Estes infelizes irmãos que nos não podem ver, pela deplorável situação de embrutecimento e inferioridade, ESTÃO SUGANDO AS FORÇAS DO PLASMA SANGUÍNEO DOS ANIMAIS. SÃO FAMINTOS QUE CAUSAM PIEDADE.
Poucas vezes, em toda a vida, eu experimentara tamanha repugnância. As cenas mais tristes das zonas inferiores que, até ali, pudera observar, não me haviam impressionado com tamanho amargor.
DESENCARNADOS À PROCURA DE ALIMENTOS DAQUELA ESPÉCIE? MATADOURO CHEIO DE ENTIDADES PERVERSAS? QUE SIGNIFICAVA TUDO AQUILO? Lembrei meus reduzidos estudos de História, remontando-me à época em que as gerações primitivas ofereciam aos supostos deuses o sangue de touros e cabritos. Estaria ali, naquele quadro horripilante, a representação antiga dos sacrifícios em altares de pedra? Deixei que as primeiras impressões me incandescessem o cérebro, a ponto de sentir, como noutro tempo, que minhas idéias vagueavam em turbilhão.
Alexandre, contudo, solícito como sempre, acercou-se mais carinhosamente de mim e explicou:
- Porque tamanha sensação de pavor, meu amigo? Saia de si mesmo, quebre a concha da interpretação pessoal e venha para o campo largo da justificação. Não visitamos, nós ambos, na esfera da Crosta, os açougues mais diversos? Lembro-me de que em meu antigo lar terrestre havia sempre grande contentamento familiar pela matança dos porcos. A carcaça de carne e gordura significava abundância da cozinha e conforto do estômago. COM O MESMO DIREITO, ACERCAM-SE OS DESENCARNADOS, TÃO INFERIORES QUANTO JÁ O FOMOS, DOS ANIMAIS MORTOS, CUJO SANGUE FUMEGANTE LHES OFERECE VIGOROSOS ELEMENTOS VITAIS. Sem dúvida, o quadro é lastimável; não nos compete, porém, lavrar as condenações. Cada coisa, cada ser, cada alma, permanece no processo evolutivo que lhe é próprio. E se já passamos pelas estações inferiores, compreendendo como é difícil a melhoria no plano de elevação, devemos guardar a disposição legítima de auxiliar sempre, mobilizando as melhores possibilidades ao nosso alcance, a serviço do próximo."
A EXPLICAÇÃO DADA PELO INSTRUTOR QUE ACOMPANHAVA ANDRÉ LUIZ É PROFUNDA, MOSTRANDO O O PORQUÊ DO SACRIFÍCIO DE ANIMAIS EM CERTOS RITUAIS DE QUIMBANDA E CANDOMBLÉ.
Vou realçar essa observação importante de Andre Luiz.
DIANTE DO LOCAL EM QUE SE PROCESSAVA A MATANÇA DOS BOVINOS, PERCEBI UM QUADRO ESTARRECEDOR. GRANDE NÚMERO DE DESENCARNADOS, EM LASTIMÁVEIS CONDIÇÕES, ATIRAVAM-SE AOS BORBOTÕES DE SANGUE VIVO, COMO SE PROCURASSEM BEBER O LÍQUIDO EM SEDE DEVORADORA...
ESTÃO SUGANDO AS FORÇAS DO PLASMA SANGUÍNEO DOS ANIMAIS. SÃO FAMINTOS QUE CAUSAM PIEDADE.
DESENCARNADOS À PROCURA DE ALIMENTOS DAQUELA ESPÉCIE? MATADOURO CHEIO DE ENTIDADES PERVERSAS


Citação de: BACHOR em 11 junho, 2014, 04:12
A inquisição começou com este pensamento, "de superioridade religiosa".

Atenção que eu não quero ser superior a ninguém, nem me considero como tal. Vim a este forum procurar novas ideias e partilhar algumas das minhas. Estou aqui para aprender, não para ensinar. Sou e quero continuar a ser uma mente aberta a todas as manifestações do ser. Eu sou de todas as religiões e não sou de nenhuma. A inquisição foi uma das piores coisas que aconteceram na historia da humanidade, assim como todas as guerras que se fazem em nome de Deus. Deus é amor e não intolerância, que é aquilo que os homens têm uns pelos outros...


Moreno Wilson, eu li alguns livros de Chico Xavier e de Ramatis e eu acho que eles nos ensinam muito sobre o que se passa neste plano e nos outros mas não podemos generalizar nem tomar tudo como verdade absoluta. Devemos analisar os casos e cada caso é um caso. Muitas pessoas fumam e bebem mas não é por isso que são mas pessoas. Muitos espíritos, infelizmente, estão escravizados em seus vícios mas isso não significa que sejam maus. Precisam sim do nosso apoio, das nossas orações. Se leste de verdade Ramatis sabes o trabalho que os espíritos de luz fazem para ajudar esses outros, nunca os condenando, porque o que Jesus nos ensinou foi compaixão... amor ao próximo...
A sensação que me deixas é que estás preso a um dogma, liberta a tua mente. Não coloques todos na mesma vitola... não podemos julgar ninguém... a nossa missão é ajudar, não julgar.
Aconselho-te a ler e reler mais Ramatis, e ler nas entrelinhas... Ramatis fala sobre tudo de uma forma tão abrangente e clara, sempre sem condenações.
Tu és brasileiro certo? Então tens mais facilidade em encontrar livros que aqui em Portugal não é assim tão fácil. Procura também os livros de Roger Bottini Paranhos.


Santo Agostinho tem uma frase perfeita para isso.
Devemos condenar os pecados e não os pecadores.

Para quem estuda tais questões somente em livros fica com uma visão curta, é nos trabalhos mediúnicos que participo que vejo toda a extensão disso, são milhares de espíritos perturbadores, vampiros, sofredores, obsessores e mistificadores a se manifestar é uma pena que a maioria não frequenta trabalhos mediúnicos sérios e corretos para ver de perto como funciona isso tudo.

Eu analiso os pecados e não os pecadores, mais uma vez procuramos DESCULPAS para nossos erros, fraquezas, vícios e faltas, mais a minha intenção é mostrar algo útil para as pessoas analisarem.
Devemos condenar os pecados e ajudar os pecadores.

Não podemos ser omissos e convenientes.