Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.460
Total de tópicos
26.917
  • Inconformismo vs Sonambulismo
    Iniciado por rafasman
    Lido 3.053 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite a todos os presentes. Não sei se esta é a secção indicada para postar isto, mas como eu vejo o inconformismo como uma oposição ao sonambulismo, penso que de certa forma é uma teoria da conspiração, uma teoria revolucionária.

Recentemente adquiri um livro chamado " A Arte do Inconformismo ", filosófico, que é extremamente motivador.
Passo a citar uma parte do livro que acho extremamente interessante:

"Conheces a história dos cinco macacos numa jaula? É assim...
Cinco macacos são postos numa jaula por um sádico que detesta macacos. Têm comida e água suficiente no fundo da jaula, o que os salva da fome, mas estão obrigados a ter uma vida entediante a olhar pelo vidro todos os dias. A comida não é grande coisa, mas é suficiente. No cimo da jaula, porém, um grande cacho de bananas espera sedutoramente. Uma escada foi posta convenientemente no topo pelo sádico.

Depois de ultrapassar o choque de ser enjaulado, um dos macacos trepa à escada e procura chegar a uma banana. De repente uma mangueira de incêndio aparece do nada. O macaco no cimo da escada fica encharcado com água fria, mas não é só ele - todos os outros macacos também estão encharcados, num exercício de punição de grupo pelos pecados de um macaco amante da liberdade.

Nos dias seguintes a experiência repete-se muitas vezes. (...) Os macacos aceitam relutantamente o destino de viverem uma vida sem bananas.

Até que um dia a experiência muda. O sádico tira um macaco da jaula e substitui-o por outro. Desconhecendo a consequencia de levar um banho de água fria, o novo macaco começa imediatamente a subir a escada em busca de uma banana; os restantes macacos puxam-no para baixo antes de chegar ao topo, e o bando acostuma-se outra vez.

No dia seguinte outro macaco é substituido, e depois outro, e o processo repete-se: o macaco novo vai na direção das bananas, é derrubado e adapta-se. Após cinco dias, não resta nenhum macaco do bando inicial, e nenhum macaco chegou a ficar encharcado com água fria - mas todos os macacos sabem que não devem subir a escada. Um dos macacos pergunta por fim:

- Então porque é que não podemos comer as bananas?

Os outros encolhem os ombros e dizem:

- Não sabemos, só sabemos que não podemos. "


Digam o que acham relativamente a isto, espero partilhar/trocar opiniões com vocês. Até que ponto é que a nossa vida está condicionada pelo sistema?
[b]War is worse than hell. Hell doesn't have innocent people in it[/b]

Citação de: rafasman em 09 janeiro, 2014, 20:45
Boa noite a todos os presentes. Não sei se esta é a secção indicada para postar isto, mas como eu vejo o inconformismo como uma oposição ao sonambulismo, penso que de certa forma é uma teoria da conspiração, uma teoria revolucionária.

Recentemente adquiri um livro chamado " A Arte do Inconformismo ", filosófico, que é extremamente motivador.
Passo a citar uma parte do livro que acho extremamente interessante:

"Conheces a história dos cinco macacos numa jaula? É assim...
Cinco macacos são postos numa jaula por um sádico que detesta macacos. Têm comida e água suficiente no fundo da jaula, o que os salva da fome, mas estão obrigados a ter uma vida entediante a olhar pelo vidro todos os dias. A comida não é grande coisa, mas é suficiente. No cimo da jaula, porém, um grande cacho de bananas espera sedutoramente. Uma escada foi posta convenientemente no topo pelo sádico.

Depois de ultrapassar o choque de ser enjaulado, um dos macacos trepa à escada e procura chegar a uma banana. De repente uma mangueira de incêndio aparece do nada. O macaco no cimo da escada fica encharcado com água fria, mas não é só ele - todos os outros macacos também estão encharcados, num exercício de punição de grupo pelos pecados de um macaco amante da liberdade.

Nos dias seguintes a experiência repete-se muitas vezes. (...) Os macacos aceitam relutantamente o destino de viverem uma vida sem bananas.

Até que um dia a experiência muda. O sádico tira um macaco da jaula e substitui-o por outro. Desconhecendo a consequencia de levar um banho de água fria, o novo macaco começa imediatamente a subir a escada em busca de uma banana; os restantes macacos puxam-no para baixo antes de chegar ao topo, e o bando acostuma-se outra vez.

No dia seguinte outro macaco é substituido, e depois outro, e o processo repete-se: o macaco novo vai na direção das bananas, é derrubado e adapta-se. Após cinco dias, não resta nenhum macaco do bando inicial, e nenhum macaco chegou a ficar encharcado com água fria - mas todos os macacos sabem que não devem subir a escada. Um dos macacos pergunta por fim:

- Então porque é que não podemos comer as bananas?

Os outros encolhem os ombros e dizem:

- Não sabemos, só sabemos que não podemos. "


Digam o que acham relativamente a isto, espero partilhar/trocar opiniões com vocês. Até que ponto é que a nossa vida está condicionada pelo sistema?

Não percebi onde é que encaixas o sonambolismo nesta alegoria dos macacos.
Pelo que eu percebi, no fim da experiencia, todos os macacos mantinham o mesmo comportamento aprendido e interiorizado / conformado pelos macacos iniciais.
Como os macacos seguem comportamentos dos seus semelhantes, a questão aqui não se trata do porquê que não podem comer as bananas, como perguntou o ultimo macaco.
A questão aqui, centra-se no comportamento colectivo adquirido e passado aos restantes macacos.
Todos eles aprenderam este comportamento com os já enjaulados.

O ultimo macaco é o inconformista. É o que questiona, o que não se conforma com a média! ;)

Eu quero relacionar os macacos que fazem mas não sabem o porquê com o Sonambulismo porque, como a maioria das pessoas da nossa sociedade contemporânea, limitam-se a viver a sua vida sem questionar o porquê das coisas. Fazem porque "é assim". Crescem, têm tendência a entrar numa Universidade, sem por vezes saberem o que querem, apenas porque é normal as coisas serem assim.

Nem mesmo a maioria dos adultos sabe o que quer, e com isto eles não sabem educar as crianças devidamente para elas pensarem e acreditarem nelas próprias. É com isto que relaciono o Sonambulismo: o facto de as pessoas não viverem os seus sonhos, e se limitarem a seguir as rotinas citadinas enfadonhas, sendo apenas mais fantoches no sistema actual.
Há uma grande diferença entre Viver e Existir, é com isto que queria relacionar a alegoria dos macacos com a nossa sociedade de hoje em dia.

Espero que tenha me explicado melhor.. abraço
[b]War is worse than hell. Hell doesn't have innocent people in it[/b]

Já percebi o que querias dizer.
Se bem que, na minha opinião, sonambulismo* não será a melhor expressão para se fazer a dualidade.
Tu estas a referir-te a incorformismo vs conformismo / modelação / costume / hábito, sonambulismo social ** etc.... a todos os comportamentos que os seres vivos aprendem pela observação dos seus semelhantes, sem que se questionem o como e o porquê de tais comportamentos.

*Sonambulismo é um distúrbio comportamental do sono aquando entramos no estágio REM.

** Sonambulismo Social é uma expressão inventada por Solomon Asch, que parte dos seguintes pressupostos:

-A realidade social é vista de acordo com um padrão dualista de opostos, certo ou errado, bom ou mau (maniqueísmo);

-Os processos de imitação são básicos tanto para o funcionamento da sociedade como para a aprendizagem de um reportório comportamental básico; 

-Os indivíduos imitam o comportamento do grupo a que pertencem, em especial dos seu lideres. Daqui se conclui que o homem social é alguém que vive numa realidade que adquiriu por empréstimo de entidades poderosas como os lideres, os grupos e os costumes.

Com isto, estou a querer dizer-te que o comportamento de qualquer espécie animal, é condicionado pela influencia social do meio onde está inserido, assim como por comportamentos inatos, no caso de animais não racionais de costumes solitários.  :)


(viva as aulas de psicologia... felizmente, ficou cá alguma coisa  ;D eheheheh )

No meu livro vem o termo Sonambulismo apenas por isso fizemos confusão um com o outro :P


OFFTOPIC: É de mim ou esta secção anda muito inactiva?
[b]War is worse than hell. Hell doesn't have innocent people in it[/b]

Citação de: rafasman em 12 janeiro, 2014, 14:05
No meu livro vem o termo Sonambulismo apenas por isso fizemos confusão um com o outro :P


OFFTOPIC: É de mim ou esta secção anda muito inactiva?

Ahh ok!  ;D

Certamente o teu livre estará a referir-se a sonambulismo social! Assim estamos de acordo.

(sim, anda com pouca actividade. são fases.. tal como outros temas)


Concordo muito com o que escreveu.

Hoje quando você começa a questionar muito, acaba sendo "exilado" de sua comunidade. Os questionadores, sempre são os errados.

Mas se não fosse os questionadores, até hoje estaríamos comendo carne crua.