Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Lamia
    Iniciado por Lunática
    Lido 2.578 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lunática


Significado de lamia segundo o dicionário português online
s.f. Monstro ou demónio fabuloso que, segundo os antigos, tinha cabeça de mulher e corpo de serpente.


As várias faces de Lamia
Segundo um mito, Lamia foi originalmente uma rainha da Líbia, filha de Poseidon e Líbia, com quem Zeus teve relações. Hera, enciumada, transformou-a num monstro e matou os seus filhos (excepto Cila e Aquileu, segundo algumas versões) e a condenou a não poder fechar os olhos de forma que sempre estivesse obsecada pela imagem dos filhos mortos. Zeus amenizou o seu sofrimento dando-lhe o poder da profecia e a capacidade de tirar e pôr os olhos quando quisesse descansar, mas Lamia invejava as outras mães e devorava os seus filhos.

Conta-se que, em Corinto, uma lamia tomou a forma de uma fenícia bela e rica, rodeada de servos e tesouros ilusórios, para seduzir Menipo, discípulo de 25 anos do profeta pagão Apolônio de Tiana. Na véspera do casamento, Apolônio reconheceu-a e denunciou, obrigando-a a desfazer o seu disfarce e confessar que pretendia devorar o belo Menipo.

Lamia, também chamada Síbaris, era uma mulher-serpente que vivia numa caverna do monte Crífis e dizimava homens e rebanhos de Delfos, na Fócida, até ser morta por um herói chamado Euríbaro. Apaixonou-se por um jovem chamado Alcioneu, que ia ser sacrificado ao monstro e ofereceu-se para ser levado em seu lugar. Ao chegar à caverna, agarrou Lamia e jogou-a das rochas. Onde ela tombou, surgiu uma fonte conhecida como Síbaris, que mais tarde deu nome a uma cidade da Itália.

É possível que Lamia fosse originalmente um monstro marinho semelhante a um tubarão - em grego, a palavra lamia refere-se também a um tubarão grande e solitário.

Nos mitos gregos e medievais, porém, as lamias são geralmente representadas como belas mulheres da cintura para cima e serpentes da cintura para baixo.

No século XVII, as lamias foram também descritas como seres quadrúpedes, com garras nas patas da frente, cascos nas patas traseiras, cobertos de escamas, com cabeça e seios de mulher e pênis de homem (embora fossem fêmeas).

No folclore da Grécia moderna, Lamia é uma ogra suja, estúpida, glutona e antropófaga que vive numa casa ou torre remota, come carne humana e tem habilidades mágicas. Nos contos de fadas, o herói precisa evitá-la, enganá-la ou cair em seu favor para conseguir algum objecto mágico ou informação crucial. Em alguns contos, a lamia tem uma filha que também é mágica e ajuda o herói, eventualmente apaixonando-se por ele.

No folclore búlgaro, a lamia é uma criatura com muitas cabeças, que crescem outra vez se forem cortadas. Vive em cavernas ou no subsolo e atormenta os povos alimentando-se do sangue das pessoas ou matando mulheres jovens. Em algumas histórias tem asas, noutras, a sua respiração é de fogo.

Lamia na Bíblia
Na Vulgata, a tradução da Bíblia por São Jerónimo, o nome de Lilith foi traduzido para Lamia numa passagem do livro de Isaías, 34:14: "Nela (a terra de Edom) se encontrarão cães e gatos selvagens, e os onocentauros chamarão uns pelos outros; Lamia frequentará esses lugares e neles encontrará o seu repouso".


Nota: O filme "Drag Me To Hell" centra-se nesta figura.

AndreiaLi
Centra mesmo. E recomendo esse filme, está optimo.