Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.456
Total de tópicos
26.916
  • O quadro "O grito"
    Iniciado por MissTiny
    Lido 11.317 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


The Scream é o título de pinturas expressionistas do artista Edvard Munch, representando uma figura angustiada contra um céu vermelho sangue. A paisagem no fundo é Oslofjord, visto do morro da Ekeberg, em Oslo (então Kristiania), Noruega.

Edvard Munch criou várias versões de O Grito em várias mídias. O Museu Munch tem uma de duas versões pintadas e um pastel. A Galeria Nacional da Noruega tem a outra versão pintada . A quarta versão, em tons pastel, é propriedade do bilionário norueguês Petter Olsen. Munch também criou uma litografia da imagem.

O Grito tem sido alvo de vários furtos de arte de alto perfil. Em 1994, a versão na Galeria Nacional foi roubada. Foi recuperado vários meses depois. Em 2004, O Grito e Madonna foram roubados do Museu Munch. Eles haviam sofrido algum dano e voltaram a ser exibidos em maio de 2008, após passar por restauração.


Lunática
#1
Representa a depressão que se instalou na época, certo? Pelo menos é o que me recordo das aulinhas de história dos meus tempos de escolinha  :P

"O quadro retrata a angústia e o desespero e foi inspirado nas decepções do artista tanto no amor como na amizade.
Neste quadro vemos no fundo um céu de cores quentes, em oposição ao rio em azul (cor fria) que sobe acima do horizonte, característica do expressionismo (onde o que interessa para o artista é a expressão de suas ideias e não o retrato da realidade). A figura humana também está em cores frias, cor de angústia e de dor, apresenta-se também sem cabelo o que demonstra um estado de saúde precário. A dor do grito está presente não só na personagem, mas também no fundo, a paisagem fica dolorosa e talvez por esta característica do quadro é que nos identificamos tanto com ele e podemos sentir a dor e o grito dado pelo personagem, como se entrássemos no quadro e víssemos o mundo torto. Há também outra interpretação para este quadro. Na verdade, Munch colocou no quadro o desespero de pessoas de uma ilha onde ocorreu um tsunami e uma erupção vulcânica. É por isso que podemos ver o céu todo laranja, representando a erupção vulcânica, e o rio, representando o tsunami."

Lunática
De certeza? Tenho quase a certeza de que era pela época da Depressão...

#4
Citação de: Lunática em 03 outubro, 2009, 01:27
De certeza? Tenho quase a certeza de que era pela época da Depressão...
pois,não sei querida,por gostar do quadro,fui buscar isto á net...lololol
não me lembro de ter dado isto na escola... ;)