Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Símbolos desconhecidos em Aguiar de Sousa
    Iniciado por karoxa
    Lido 10.275 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Conheço o local. Alguém teve o péssimo gosto de entaipar uma janela, reutilizando uma "Pedra de Roseta", antiga pedra tumular, com simbologia cristã e judaica. Os pentagramas são a Estrela de David, as cruzes são cristãs e o que parece um pente, é um castiçal judaico, daqueles que levam seis ou sete velas, cujo nome agora não recordo, que os judeus usam em todas as suas cerimónias.
Só mesmo em Aguiar de Sousa, para isso acontecer. Depois admiram-se quando vêem sombras e ouvem barulhos "esquisitos".
Essa pedra deve ter vindo do adro de  algum antigo Mosteiro do género de Cête ou Paço de Sousa, onde sepultavam os mortos, antigamente.

Citação de: Flavio2 em 05 outubro, 2012, 00:36
Conheço o local. Alguém teve o péssimo gosto de entaipar uma janela, reutilizando uma "Pedra de Roseta", antiga pedra tumular, com simbologia cristã e judaica. Os pentagramas são a Estrela de David, as cruzes são cristãs e o que parece um pente, é um castiçal judaico, daqueles que levam seis ou sete velas, cujo nome agora não recordo, que os judeus usam em todas as suas cerimónias.
Só mesmo em Aguiar de Sousa, para isso acontecer. Depois admiram-se quando vêem sombras e ouvem barulhos "esquisitos".
Essa pedra deve ter vindo do adro de  algum antigo Mosteiro do género de Cête ou Paço de Sousa, onde sepultavam os mortos, antigamente.

Não sei se leste o que escrevi nuns post´s mais atrás sobre a existência de um cemitério ao lado da Torre de Aguiar do Sousa, poderá ser essa a proveniência da pedra?

Olha uma duvida, a estrela de David tem 6 pontas, e os pentagramas 5, embora em algumas situações tenham aparecido juntas, não tenho conhecimento que sejam a mesma coisa, porque achas que neste caso o pentagrama pode ser identificado como Estrela de David?

Obrigada pelo teu testemunho, já vi que és daqui perto, temos que combinar para irmos ver o sitio !  ;)


Citação de: romi em 04 outubro, 2012, 23:13
Acho que o chacalnegro é arqueólogo.


Eu bem me queria parecer, vou falar com ele. Obrigada Romi querida.

Beijinhos
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Os maçons ou pedreiros não são descendentes dos templários, mas trabalhavam com eles, na altura só operativos. As marcas de canteiro veem-se muito e penso servirem para apontarem o trabalho realizado e outras coisas como por exemplo cursor de agua etc.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Não, não sou de perto de Aguiar de Sousa, mas conheço todos os monumentos da Rota do Românico pois tive um amigo arquitecto, já falecido, que trabalhou na ex- DGEMN que fez parte da equipa de restauro de uma série de monumentos como o Mosteiro de Paço de Sousa, Igrejas de Abragão, Cabeça Santa e outras.
É possível que essa pedra tumular tenha vindo desse cemitério e utilizada como "janela" dessa casa.
Falei com peritos em arqueologia que me informaram que os pentalfas nas lages tumulares, têm a ver com o Salvador, se tiverem um dos bicos para norte. A Sé de  Lisboa, tem um pentalfa ao cimo da entrada principal, formando uma rosácea rodeada de cinco corações. É um assunto muito interessante, tanto mais que houve uma época em que os judeus foram perseguidos em Portugal e é interessante verificar que as suas lages tumulares tinham esculpidos símbolos cristãos e símbolos judaicos. Havia também o costume de utilizarem a flor de liz que, estilizada, se pode assemelhar a um pente, como os castiçais judaicos. Não sou historiador, nem arqueólogo, mas penso que esses são símbolos mortuários usados em Portugal,  por volta do séc. XVI. Na altura tirei algumas fotos dentro de várias Igrejas e Mosteiros da Rota do Românico no Vale do Sousa,  e em algumas  lages de várias sepulturas, aparecem esses símbolos.

Um amigo meu arqueólogo já deu uma vista de olhos e em principio a pedra em específico, creio que será dos finais do séc. XVIII, princípios do XIX.

Vou esperar mais noticias dele.

Obrigada a todos pela ajuda!
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

chacalnegro
#20
 Esta pedra, não é, de forma alguma uma tampa de sepultura. Não tem desgaste que o justifique  e parece ter estado sempre numa parede, ou na vertical. Já agora, por acaso essa laje corresponde no interior da casa a um armário de parede, ou uma lareira?

O conteúdo da laje apesar de ser muito interessante, é relativamente banal em ambientes rurais ou em povoações antigas. Como já disseram repete dois pentagramas e duas cruzes. Ao contrário do que foi dito, não tem nenhuma ligação à maçonaria e muito menos aos templários. É, de facto, um conjunto para afastar e proteger de más influências. Costuma aparecer em casas, palheiros, oficinas, poços, alfaias agrícolas, talhas de vinho/azeite ou mobiliário doméstico. Relativamente ao pentagrama, não vale a pena dissertar, porque é um símbolo sobejamente conhecido e antigo, também conhecido por signo-saimão ou signum salomonis tendo uma função clara de protecção.
As cruzes podem ser consideradas da "ordem de Cristo", embora não tenham sido desenhadas com essa consciência. A cruz de Cristo, durante a Época Moderna e Contemporânea é o arquétipo da Cruz por excelência e, se pedisses a alguém há 100 anos para desenhar uma cruz, invariavelmente desenhava-ta com essa forma, independentemente de saber ou não porque a desenhava assim. Esta forma, no fundo, faz parte da identidade portuguesa e era reproduzida em todo o lado, desde as bandeiras até às moedas. A cruz templária, ou cruz orbicular não tem nada a ver com estas cruzes uma vez tem um desenho bastante diferente.

Relativamente ao "pente", não sei o significado específico, mas no Sul, por exemplo, o pentagrama costuma estar acompanhado de espigas.

A pedra em específico, creio que será dos finais do séc. XVIII, princípios do XIX.


Soleira de porta. Aldeia de Cilhades (Torre de Moncorvo)



Canga com cruz de Cristo e pentagramas







Citação de: chacalnegro em 06 outubro, 2012, 22:36
Já agora, por acaso essa laje corresponde no interior da casa a um armário de parede, ou uma lareira?


Ola Chacal,

Esta laje encontra-se do lado de fora, na opinião de alguma pessoas, foi posta posteriormente para tapar um postigo.


Obrigada, uma opinião profissional é sem duvida outra coisa! ;)
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

RR
#23
Ora ora... Também és arqueólogo, Chacalnegro?  ;D

E olha a soleira de Cilhades... Como eu a conheço bem... Basta dizer que se encontra no meu local de trabalho  :)
Quanto às explicações dadas acima, concordo com alguns pontos, discordo totalmente de outros, mas infelizmente não disponho de tempo para desenvolver...  :P

Chacalnegro: Suponho que saibas que uma das interpretações possíveis para essa soleira é, precisamente, reaproveitamento de uma laje de sepultura... Provavelmente oriunda da necrópole situada a umas escassas dezenas de metros de Cilhades...
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Citação de: RR em 08 outubro, 2012, 22:38

Chacalnegro: Suponho que saibas que uma das interpretações possíveis para essa soleira é, precisamente, reaproveitamento de uma laje de sepultura... Provavelmente oriunda da necrópole situada a umas escassas dezenas de metros de Cilhades...

Suspeito que esta laje de Aguiar seja também uma lápide oriunda do tal cemitério que ninguém sabia existir.

Quando puderes desenvolver, agradecia-te! ;)
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

chacalnegro
Citação de: RR em 08 outubro, 2012, 22:38
Ora ora... Também és arqueólogo, Chacalnegro?  ;D

E olha a soleira de Cilhades... Como eu a conheço bem... Basta dizer que se encontra no meu local de trabalho  :)
Quanto às explicações dadas acima, concordo com alguns pontos, discordo totalmente de outros, mas infelizmente não disponho de tempo para desenvolver...  :P

Chacalnegro: Suponho que saibas que uma das interpretações possíveis para essa soleira é, precisamente, reaproveitamento de uma laje de sepultura... Provavelmente oriunda da necrópole situada a umas escassas dezenas de metros de Cilhades...

Não RR, não sou arqueólogo, embora trabalhe em Arqueologia. Sou mais um turista. Pois, até pode ser reaproveitada, mas faço-te uma pergunta: quantas lajes com gravações semelhantes encontraram in situ na necrópole de Cilhades.
Claro, as coisas não são tão simples como as apresentei, mas não vale a pena complicá-las porque isso só iria mistificar algo que não necessita de tal.

RR
Mistificar? Mas eu tentei "mistificar" alguma coisa? Se sim, não reparei, e vou já autoflagelar-me pelo tremendo pecado cometido.
E se o que disse acima feriu susceptibilidades, lamento, mas por acaso até me referia ao comentário anterior. Não há qualquer simbologia Judaica na laje. Aquilo que foi interpretado como estrela de David,é como afirmaste, um pentagrama, pentalfa, signo-saimão,  signum salomonis, pé-de-bruxa, ou o que lhe quisermos chamar. Muito menos existe uma Menorah... E nem vale a pena falar de Templários, Maçonarias e afins...
Por isso, vê lá que até te dou alguma razão! Só não concordo com a parte da cruz de cristo, mas tudo bem.
Aliás, até estou de acordo relativamente à finalidade da pedra... Tenho bastantes dúvidas de que possa ter servido como tampa de sepultura, ou mesmo como lápide (aí o facto de ter sido utilizada na vertical já faria sentido). Para mim deve ter tido simplesmente uma função profiláctica. Quanto à cronologia, até pode ser do séc XX...

Em resposta à tua pergunta: Uma vez que estás tão extraordinariamente informado, também deves saber que a laje de Cilhades não é filha única, e que são conhecidas outras, recolhidas na necrópole em questão... Também deves saber que a mesma não foi escavada na totalidade, nem nada que se pareça... Será que havia várias sepulturas mais recentes, mais superficiais, que foram destruídas por, por exemplo, trabalhos de lavra, que expuseram outras tampas decoradas, levadas posteriormente pelos locais que até as acharam "engraçadas"? É uma hipótese... Ou será que existe uma determinada zona da necrópole onde existam outros exemplos similares, zona essa que não foi escavada? Outra hipótese! Ou será que sim, era a única sepultura com tampa decorada na necrópole inteira? Outra hipótese! Todas elas viáveis...
Aliás, como deves saber, existe uma lápide, encontrada "in situ", que apresenta certos elementos bastante interessantes, que sim, é caso único! Será que por ser caso único não existe??
Portanto, e resumindo e concluindo,a laje em questão pode mesmo tratar-se de um reaproveitamento (hipótese que apenas referi, mas não defendi), de uma tampa de sepultura. PONTO!

E não, não pretendo ameaçar o protagonismo de ninguém, até porque não tenho disponibilidade para isso. Cumprimentos
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Isso é Aguiar de Sousa - Paredes, certo?
Há pouco tempo encontraram uma coisa semelhante em Sobreira, que é relativamente perto :D
Abandon hope all ye who enter here

chacalnegro
Citação de: RR em 09 outubro, 2012, 20:14
Mistificar? Mas eu tentei "mistificar" alguma coisa? Se sim, não reparei, e vou já autoflagelar-me pelo tremendo pecado cometido.
E se o que disse acima feriu susceptibilidades, lamento, mas por acaso até me referia ao comentário anterior. Não há qualquer simbologia Judaica na laje. Aquilo que foi interpretado como estrela de David,é como afirmaste, um pentagrama, pentalfa, signo-saimão,  signum salomonis, pé-de-bruxa, ou o que lhe quisermos chamar. Muito menos existe uma Menorah... E nem vale a pena falar de Templários, Maçonarias e afins...
Por isso, vê lá que até te dou alguma razão! Só não concordo com a parte da cruz de cristo, mas tudo bem.
Aliás, até estou de acordo relativamente à finalidade da pedra... Tenho bastantes dúvidas de que possa ter servido como tampa de sepultura, ou mesmo como lápide (aí o facto de ter sido utilizada na vertical já faria sentido). Para mim deve ter tido simplesmente uma função profiláctica. Quanto à cronologia, até pode ser do séc XX...

Em resposta à tua pergunta: Uma vez que estás tão extraordinariamente informado, também deves saber que a laje de Cilhades não é filha única, e que são conhecidas outras, recolhidas na necrópole em questão... Também deves saber que a mesma não foi escavada na totalidade, nem nada que se pareça... Será que havia várias sepulturas mais recentes, mais superficiais, que foram destruídas por, por exemplo, trabalhos de lavra, que expuseram outras tampas decoradas, levadas posteriormente pelos locais que até as acharam "engraçadas"? É uma hipótese... Ou será que existe uma determinada zona da necrópole onde existam outros exemplos similares, zona essa que não foi escavada? Outra hipótese! Ou será que sim, era a única sepultura com tampa decorada na necrópole inteira? Outra hipótese! Todas elas viáveis...
Aliás, como deves saber, existe uma lápide, encontrada "in situ", que apresenta certos elementos bastante interessantes, que sim, é caso único! Será que por ser caso único não existe??
Portanto, e resumindo e concluindo,a laje em questão pode mesmo tratar-se de um reaproveitamento (hipótese que apenas referi, mas não defendi), de uma tampa de sepultura. PONTO!

E não, não pretendo ameaçar o protagonismo de ninguém, até porque não tenho disponibilidade para isso. Cumprimentos

Caro RR, se percebeste alguma ofensa no meu comentário quero que saibas que não foi de todo minha intenção. Comentei o teu breve comentário com outro breve comentário e com uma pergunta simples. Peço desculpa pela frontalidade. Relativamente a Cilhades, só lá estive uma vez e, sendo o teu local de trabalho, saberás melhor qual a estratigrafia do local. E não, não estou extraordinariamente informado sobre o que há em Cilhades, conheço apenas o que vi. Também não podes ameaçar um protagonismo que não existe.
Cumprimentos

#29
Citação de: RR em 09 outubro, 2012, 20:14
Mistificar? Mas eu tentei "mistificar" alguma coisa? Se sim, não reparei, e vou já autoflagelar-me pelo tremendo pecado cometido.
E se o que disse acima feriu susceptibilidades, lamento, mas por acaso até me referia ao comentário anterior. Não há qualquer simbologia Judaica na laje. Aquilo que foi interpretado como estrela de David,é como afirmaste, um pentagrama, pentalfa, signo-saimão,  signum salomonis, pé-de-bruxa, ou o que lhe quisermos chamar. Muito menos existe uma Menorah... E nem vale a pena falar de Templários, Maçonarias e afins...
Por isso, vê lá que até te dou alguma razão! Só não concordo com a parte da cruz de cristo, mas tudo bem.
Aliás, até estou de acordo relativamente à finalidade da pedra... Tenho bastantes dúvidas de que possa ter servido como tampa de sepultura, ou mesmo como lápide (aí o facto de ter sido utilizada na vertical já faria sentido). Para mim deve ter tido simplesmente uma função profiláctica. Quanto à cronologia, até pode ser do séc XX...

Em resposta à tua pergunta: Uma vez que estás tão extraordinariamente informado, também deves saber que a laje de Cilhades não é filha única, e que são conhecidas outras, recolhidas na necrópole em questão... Também deves saber que a mesma não foi escavada na totalidade, nem nada que se pareça... Será que havia várias sepulturas mais recentes, mais superficiais, que foram destruídas por, por exemplo, trabalhos de lavra, que expuseram outras tampas decoradas, levadas posteriormente pelos locais que até as acharam "engraçadas"? É uma hipótese... Ou será que existe uma determinada zona da necrópole onde existam outros exemplos similares, zona essa que não foi escavada? Outra hipótese! Ou será que sim, era a única sepultura com tampa decorada na necrópole inteira? Outra hipótese! Todas elas viáveis...
Aliás, como deves saber, existe uma lápide, encontrada "in situ", que apresenta certos elementos bastante interessantes, que sim, é caso único! Será que por ser caso único não existe??
Portanto, e resumindo e concluindo,a laje em questão pode mesmo tratar-se de um reaproveitamento (hipótese que apenas referi, mas não defendi), de uma tampa de sepultura. PONTO!

E não, não pretendo ameaçar o protagonismo de ninguém, até porque não tenho disponibilidade para isso. Cumprimentos


RR,
desde já agradeço a tua participação e informação dada neste post, mas quero que saibas que não estou de acordo com o tom que utilizaste na tua resposta para o Chacal. Não vi que ele te tenha ofendido para reagires dessa maneira, ele apenas diz que não vale a pena entrar em detalhes técnicos porque são casos distintos e porque para os leigos na matéria não iria fazer diferença.

Outra coisa, ele nunca disse que aquilo era uma estrela de David, nem nunca falou em Templários, Maçonarias e afins, sugiro que leias novamente o que ele escreveu.

Espero que o off tópic acabe por aqui.
Este tópico foi aberto para se fazer luz sobre uma assunto que achei interessante, e não para alimentar picardias, como tal comentários alheios ao assunto, serão apagados por mim no exercício da minha função de moderadora.

Agradeço a participação de todos para a desmistificação do significado dos símbolos.




Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.