Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.595
Total de tópicos
26.958
  • Dormir é tudo de bom!
    Iniciado por Anitacleo
    Lido 1.911 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Todos nós queremos dormir bem, ter uma boa noite de sono, um sono recuperador e se tiver bons sonhos, então, ... ótimo! E tudo isto para quê? Para ter um bom dia. Na verdade é isso. Quando dormimos bem, acordamos bem, nos sentimos revigorados, prontos para a vida e, me arrisco a dizer, com uma sensação de felicidade.
Se não fosse por esses motivos íamos querer dormir para quê? Afinal, ficar acordado é tão bom... Tanta gente reclamando que o dia é curto, que precisava de mais de 24h para fazer tudo que precisa e que gostaria... Não dormirmos por dormir simplesmente, dormimos porque precisamos e, na verdade, nem temos escolha, nosso organismo escolhe pela gente, chega a uma hora que não conseguimos mais ficar acordados, mesmo que este seja o nosso desejo, apagamos, "desmaiamos", "caímos duros" como dizemos tantas vezes.
Quem já não dormiu com um livro na mão, mesmo gostando da leitura? No cinema? No teatro? Em cima de um projeto aberto na mesa? Dos cadernos, etc., etc.  Eu sei do caso de uma pessoa que dormiu fazendo sexo. É verdade... Desinteresse? Não. Cansaço ao extremo.
Enfim, dormimos porque precisamos. É bom quando nosso dia é produtivo, interessante, dinâmico. É muito bom quando nos sentimos ativos, com a memória desperta, criativos, divertidos, de bom humor.
Mas muitos não vivenciam isso de forma rotineira, simplesmente porque não conseguem uma boa noite de sono, alguns nem com remédio. Indutores do sono e ansiolíticos podem ser uma faca de dois gumes, até se dorme, mas não é garantia de que se vá acordar bem. Pode-se acordar prostrado, às vezes, como se tivesse de ressaca, triste, mal-humorado, irritado. Efeitos colaterais. Por isso é fundamental que sejam utilizados com prescrição médica.
Hoje em dia, mais da metade da população adulta sofre de insônia ou já teve algum distúrbio do sono. Eu mesma já sofri muito com isso e só consegui me livrar quando aprendi a relaxar e a ter controle sobre meus pensamentos antes de dormir. Sim, porque um dos maiores inimigos, senão o maior, de um bom sono é a ansiedade gerada pela enxurrada de pensamentos que acometem muitos de nós justamente quando estamos deitados, prontos para dormir.
Prontos mesmo? Não, se nessa hora resolvemos pensar em tudo. Aliás, resolvemos não seria a palavra certa, porque, muitas vezes, os pensamentos vêm contra a nossa vontade. Queremos parar de pensar, queremos dormir e não conseguimos. Nossos pensamentos vagueiam entre o passado e o futuro e trazem com eles um turbilhão de sensações. E o tempo vai passando, olhamos o relógio e lembramos que precisamos dormir no mínimo x horas para acordar bem e isso vai gerando mais ansiedade, o que vai dificultando cada vez mais nosso relaxamento para, enfim, dormir um sono que gostaríamos que fosse profundo e recuperador.
Está certo quem se preocupa com seu sono e a sua qualidade, porque é, durante o sono, que nosso organismo se recompõe. É durante o sono que liberamos hormônios importantes para o nosso equilíbrio físico e mental, para a nossa saúde geral.
A insônia constante pode causar depressão, ansiedade no dia a dia, pressão alta, queda da imunidade, falta de memória, irritabilidade, aumento do peso corporal, envelhecimento precoce, falta de concentração, etc., etc.
É importante saber que insones não são apenas aqueles que ficam praticamente uma noite toda acordados. Insones são aqueles que têm dificuldade para pegar no sono, acordam no meio da noite ou têm um sono não reparador com certa frequência. Outra coisa, dormir poucas horas não é necessariamente insônia. O que vai dizer se você sofre ou não de insônia são os efeitos dessas noites em sua vida, como cansaço, ardência nos olhos, falta de atenção, sonolência e mal-estar, entre outros.
Além da ansiedade gerada pelo excesso de pensamentos antes de dormir, outros fatores são responsáveis por noites maldormidas, entre eles, estresse, medo, angústia, irritabilidade, algumas doenças como Parkinson, respiratórias, cardíacas, dores em geral, distúrbios do sono (ronco, apneias – interrupções da respiração -, síndrome das pernas inquietas, etc.), alguns remédios e maus hábitos noturnos.
É fundamental ter ferramentas alternativas para aliviar o estresse, diminuir a tensão, a dor, relaxar. Muitas vezes, o estresse e a tensão são inevitáveis devido a fase de vida pela qual a pessoa está passando: divórcio, desemprego, dívidas, perdas de familiares ou amigos, doença na família, problemas com filhos. Há também os estressados independente dos fatores externos.
Quais seriam as ferramentas alternativas? Tudo o que lhe possa relaxar, aquietar, harmonizar, centrar, equilibrar, permitir o contato consigo próprio; a experiência do silêncio que tranquiliza e traz paz, para que o indivíduo possa lidar com as demandas internas e externas da melhor forma possível. Meditação, yoga, tai chi chuan, massagem relaxante, são algumas indicações.
Há alguns fatores, além desses que citei, os quais influenciam diretamente o sono. São eles: a ingestão de álcool, café e outros estimulantes poucas horas antes de dormir, jantar pesado, exercícios físicos fortes e causas ambientais como barulho, luz, temperatura do ambiente, colchão, travesseiro e até o companheiro, que ronca, por exemplo.
Devemos estar conscientes que a insônia é um sintoma e não a causa de um distúrbio. Portanto, se você sofre de insônia ou tem tido episódios de distúrbios do sono com frequência ou ainda tem acordado mal, mas não se lembra de dormir mal, procure um médico para fazer uma averiguação e, se for necessário, exames mais completos para um diagnóstico eficaz. A polissonografia é o método mais utilizado e adequado para a avaliação do sono, justamente por ser o mais objetivo. Ele é realizado em clínicas especializadas e durante o sono. Por meio deste exame é possível checar vários registros e, dessa maneira, saber o que acontece com você durante o sono.
Gostaria de finalizar este artigo com algumas dicas que podem induzir ao sono: banho morno; diminuir luzes e som; leite morno – não é lenda, contém o aminoácido triptofano que relaxa os músculos e induz o sono-; músicas calmas; caminhada e/ou exercícios leves e organizar o dia seguinte antes de se preparar para dormir.
Eu consegui resolver meu problema de insônia com a meditação. E você como vai resolver o seu?
Uma boa noite de sono! É o meu desejo a você.


Fonte:Bemzen
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Desde há alguns anos para cá que sofro de insónias, demoro muito tempo para adormecer, e acordo pelo menos umas 3 vezes durante a noite, meditação nunca experimentei, mas de vez em quando faço jogging à tarde quando tenho tempo, e já reparei que nesses dias quando me deito, é um sono só... :laugh:

O sono é uma pequena morte indispensável...
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

A informação não podia ser melhor. Dormir é uma das coisas que muita gente faz com gosoto.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#3
Citação de: cleopatra em 29 setembro, 2012, 12:06
A informação não podia ser melhor. Dormir é uma das coisas que muita gente faz com gosoto.

Eu sou uma delas,se não dormir 10 horas ando o dia todo com sono, assim como há pessoas que dormem 6 ou 7 horas e acordam frescas,e há outras que precisam de mais horas de sono senão parecem zombies durante o dia lolllll é o meu caso :'( :laugh:

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

anokidas
A mim basta-me 8 horas de sono mas o meu sono não é de qualidade pois adormeço sempre com o estado de alerta, ultimamente já tenho medo de dormir pois os meus sonhos são deveras perturbantes. :'(

Citação de: anokidas em 29 setembro, 2012, 23:25
A mim basta-me 8 horas de sono mas o meu sono não é de qualidade pois adormeço sempre com o estado de alerta, ultimamente já tenho medo de dormir pois os meus sonhos são deveras perturbantes. :'(

Eu sonho todos os dias e os meus sonhos são muito vividos,parece mesmo que está a acontecer,ás vezes acordo e quando volto a adormecer o sonho continua,de manhã lembro-me sempre dos sonhos ao pormenor,até já comecei a fazer um diário com os sonhos que tenho. :laugh:

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!