Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.520
Total de tópicos
26.929
  • O que é o nirvana?
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.730 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
É um conceito básico da religião budista e a meta máxima da prática espiritual dos seus seguidores. "O nirvana é um estado de paz e tranqüilidade alcançado através da sabedoria", diz a monja Coen Murayama, da Comunidade Zen-Budista de São Paulo. A palavra nirvana vem de nibbana, que quer dizer "extinguir, apagar" em páli, uma língua morta parecida com o sânscrito. Dentro do budismo esse conceito pode ser usado em várias situações, como para designar a morte. Costuma-se dizer, por exemplo, que Buda, o fundador da religião, entrou em pari-nirvana, ou na tranqüilidade final, ao deixar sua vida terrena. Os budistas também acreditam que quando uma pessoa chega ao fim do samsara - existência cíclica de renascimentos e sofrimentos a que todos os seres estão sujeitos - ela alcança o nirvana.

Para chegar a esse estado de total paz interior, os praticantes da religião se dedicam à meditação e buscam seguir no dia-a-dia vários ensinamentos que se caracterizam pela correção do modo de vida, como ser ético, paciente e generoso.


MissB
Citação de: Nita em 19 setembro, 2009, 01:09
É um conceito básico da religião budista e a meta máxima da prática espiritual dos seus seguidores. "O nirvana é um estado de paz e tranqüilidade alcançado através da sabedoria", diz a monja Coen Murayama, da Comunidade Zen-Budista de São Paulo. A palavra nirvana vem de nibbana, que quer dizer "extinguir, apagar" em páli, uma língua morta parecida com o sânscrito. Dentro do budismo esse conceito pode ser usado em várias situações, como para designar a morte. Costuma-se dizer, por exemplo, que Buda, o fundador da religião, entrou em pari-nirvana, ou na tranqüilidade final, ao deixar sua vida terrena. Os budistas também acreditam que quando uma pessoa chega ao fim do samsara - existência cíclica de renascimentos e sofrimentos a que todos os seres estão sujeitos - ela alcança o nirvana.

Para chegar a esse estado de total paz interior, os praticantes da religião se dedicam à meditação e buscam seguir no dia-a-dia vários ensinamentos que se caracterizam pela correção do modo de vida, como ser ético, paciente e generoso.



não o diria melhor :)

Nirvana é atingir o paraíso.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

sofiagov
quem dera atingir .... ;D ;D

Citação
X. O Pássaro

Uma vez eu comprei um passarinho; sua gaiola era muito pequena; tinha apenas um poleiro. Ele era
tão jovem que ainda não havia aprendido a cantar, mas gorjeou alegremente quando eu o trouxe
para casa.
Então eu levantei as barras de sua gaiola, e sem um momento de hesitação, ele voou pelo quarto, e
espiando a gaiola dos pássaros-do-amor, empoleirou em cima dela e a examinou cuidadosamente.
Não muito tempo depois outra gaiola mais forte foi obtida para os pássaros-do-amor, pois eles
haviam bicado algumas das barras frágeis. Quando ao passarinho foi oferecida a gaiola descartada,
ele rapidamente pulou da sua pequena para a deles.
Agora, ele tem três poleiros e espaço para a sua cauda, e quando abrimos a porta de sua gaiola, ele
se recusa a sair. Talvez ele tema perder o que ele outrora cobiçou e então obteve.
Aqui reside o segredo do Governo. Dê às pessoas o que irá torná-las razoavelmente confortáveis;
deixe-as ter três poleiros e espaço para suas caudas; e, esquecendo sua escravidão e suas restrições,
elas ficarão satisfeitas.
Porventura Tu não disseste: "Os escravos servirão." Senhora do Céu Estrelado?


XI. A Moral

Há uma outra moral para a história do passarinho. Tendo ganhado seu desejo por uma maior gaiola,
ele esqueceu seu anseio por Liberdade.
A porta continuava aberta; o quarto estava diante dele, onde ele pudesse abrir as asas e voar.
No entanto, ele preferiu sua gaiola.
O mundo inteiro poderia ter sido seu se ele soubesse como usá-lo, mas ele não estava pronto para
isso; ele teria morrido de frio se eu o deixasse sair na neve de inverno.
Que aqueles que podem percorrer o Caminho Místico lembrem-se disso: a Consciência da Terra é
uma ilusão e limitação. Quando ela nos desgasta, como uma gaiola pequena, nossa chance de uma
maior liberdade vem.
Mas quando um gaiola maior é oferecida – quando recebemos Dhyana – não descansemos lá nos
achando livres. A porta está aberta, Samadhi está além, e além disso, quando estivermos prontos
para ela, a verdadeira liberdade, o Nirvana.
Ó Senhora das Estrelas, não deixes que eu me contente até que eu penetre as barras definitivas e
seja livre – Um com o Infinitamente Grande assim como o Infinitamente Pequeno.

Fonte: Frather Achad, 31 hymns to the star goddess.


Será que realmente conseguimos definir o Nirvana? Como é que, presos aqui ao Samsara e aos nossos karmas, poderemos definir a liberdade absoluta? A união com Tudo? São ideias com certeza externas a nós. Em parte pela sua envergadura, mas sobretudo pela nossa limitação. Talvez daqui a umas encarnações, aqueles que se "limparem" poderão perceber bem o que significa o Nirvana para eles... Porque talvez até que seja subjetivo, ou talvez até seja universal.. Mas iremos estar bastante tempo aqui e provavelmente não chegaríamos a uma grande conclusão :)
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts