Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Gilgamesh
    Iniciado por MystoganPt
    Lido 1.480 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quem era Gilgamesh?

Gilgamesh foi um rei da Suméria, que era considerado semi-deus, hoje em dia ele é conhecido como a personagem principal Epopeia de Gilgamesh.
De um antigo Texto sumério que é datado da Idade do Bronze ,Gilgamesh foi o Quinto rei da primeira Dinastia de Uruk, que é datado aproximadamente 2750 anos antes de Cristo.
Segundo a Lista de Reis da Suméria, Gilgamesh era filho de um  "demônio" ou "fantasma" , o significado ainda é desconhecido e reinou durante 126 anos.
Após seu reinado, e assumindo que tenha sido um personagem histórico real, Gilgamesh foi considerado o mais ilustre antecessor dos Reis sumérios, tornando-se objecto de lendas e poemas e sendo venerado como deidade. Vários relatos sobre seus feitos são conhecidos de maneira fragmentária a partir do segundo milénio AC, os mais antigos em sumério e os mais recentes em acádio.


A Epopeia de Gilgamesh

O texto mais importante sobre o personagem é a chamada Epopeia de Gilgamesh, um longo poema cuja versão "padrão" foi compilada no último terço do segundo milênio AC em acádio, baseada em histórias mais antigas. Na obra, o rei é apresentado como filho de Lugalbanda e uma deusa, Ninsuna (ou Nimat Ninsun). Gilgamesh era, assim, um semi-deus, descrito como dois terços deus e um terço humano, dotado de força sobre-humana.


Tabuleta com escrita cuneiforme da Epopeia.No início do poema, o herói é apresentado como o protetor de Uruk e construtor da magnífica muralha da cidade. Era, porém, um líder de personalidade arrogante e tirânica, que recrutava violentamente os jovens para o serviço militar e violava as virgens. Para contrabalançar o rei, os deuses criam Enkidu, um homem selvagem que torna-se inseparável amigo de Gilgamesh. Juntos os dois passam por várias aventuras como a viagem à Floresta dos Cedros, onde combatem e vencem o monstro Humbaba. Após retornar a Uruk com a madeira da floresta e a cabeça do monstro, a deusa do amor Ishtar tenta seduzir Gilgamesh. Este recusa-se, e Ishtar como vingança convence Anu - o deus sumério supremo - a enviar o Touro Celestial, que causa grande devastação. Gilgamesh e Enkidu matam o touro.

Enkidu é marcado pelos deuses para morrer, e adoece gravemente. Gilgamesh lamenta-se amargamente mas não pode ajudá-lo. Após a morte de Enkidu, Gilgamesh desespera-se ao tomar consciência de sua condição de mortal. Lança-se então numa busca pela imortalidade. Nesta busca o herói encontra Utnapishtim, sobrevivente de um grande dilúvio que acabou com toda a humanidade. Esta parte da história, com grande semelhança ao dilúvio narrado na Bíblia, é baseado no antigo épico acádio Atrahasis. Utnapishtim conta a Gilgamesh sobre uma planta que cresce sob o mar e que confere a imortalidade; com grande dificuldade o herói a consegue obter mas, num momento de descuido, a planta é roubada por uma serpente. Gilgamesh retorna a Uruk, encontrando as grandes muralhas construídas por ele, que seriam sua grande obra duradoura.


Fonte Wikiédia, texto alterado por MystoganPt

  Gosto muito do teu post, é por acaso uma história que conheço há uns bons anos, e que infelizmente não sei de muita gente que a conheça. Esta epopeia foi muito divulgada na antiguidade Mesopotâmica e do Vale do Nilo, e inspirou mitos religiosos, nomeadamente o do dilúvio. Foi muito boa ideia, teres tido a sensibilidade de colocar aqui esta história  :)

Citação de: Hammurabi em 25 abril, 2012, 15:57
  Gosto muito do teu post, é por acaso uma história que conheço há uns bons anos, e que infelizmente não sei de muita gente que a conheça. Esta epopeia foi muito divulgada na antiguidade Mesopotâmica e do Vale do Nilo, e inspirou mitos religiosos, nomeadamente o do dilúvio. Foi muito boa ideia, teres tido a sensibilidade de colocar aqui esta história  :)

Eu já tinha conhecimento a cerca da epopeia, eu vi um anime acerca de gilgamesh, que ao qual me deu o interesse de pesquisar e postar aqui no forum :D :D.

 Há um anime disso? Podes dizer-me o nome?  :P

O anime chama-se gilgamesh mas eu vou-te enviar uma mensagem pessoal com o link do anime, se quiseres claro :P.

Olá,
Há vários post´s no fórum onde se debate/menciona a Epopeia de Gilgamesh .

Crê-se também que tenha influênçiado a própria religião do povo Judeu, dando inicio à Torah, e mais tarde à Bíblia,
dada a semelhança, com essa parte religiosa mais antiga que eram os Sumérios.

Podem ler mais um pouco (entre outros) nestes link´s :

https://portugalparanormal.com/index.php?topic=17591.0


https://portugalparanormal.com/index.php/topic,4178.0.html
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

 ;) ;)Adorei , desconhecia completamente ,tens de postar mais.... :) :) :) :) ficamos a espera.

Tópico muito interessante.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19