Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.460
Total de tópicos
26.917
  • paralisia do sono
    Iniciado por DolceAce
    Lido 3.104 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Recentemente fui passar um fim-de-semana a casa de amigas, dormíamos três no quarto. Acordei (ou pensava que que acordei) e estava tudo calmo, não me conseguia mexer, nem rodar a cabeça, mas via, então virei os olhos na direcção das pessoas que estavam no quarto, chamava por elas e tentava pedir ajuda, mas não me saiam as palavras, não conseguia falar, só uns "haaaaa". Ninguém me ouvia, uma das minhas amigas estava de olhos abertos, quando me apercebi tentei fazer mais barulho, bater na madeira, tudo o que me lembrei, mas só conseguia fazer "haaaaaa" e ela continuava como se eu fosse invisível. Depois comecei a tentar mexer-me e quando dei por mim estava com uma manta a tapar-me boca que me impedia de respirar. Tentei tirar a manta da boca, estava quase sem ar, mas não me conseguia mexer. Então pensei, estarei a ter um episódio de paralisia do sono? Porque é que a minha amiga não me vê a abafar-me com a manta? Acalmei-me por pensar que seria paralisia do sono, fiquei contente por estar naquela experiência, sem perceber como, a manta saiu, eu comecei a mexer-me e acordei verdadeiramente. Acordei as outras e perguntei se não me tinham ouvido a fazer "haaaaa", disseram que não, que eu estava a dormir serenamente.

Nas noites seguintes estava com expectativa que me voltasse a acontecer, para eu não me assustar e quem sabe partir para uma projecção astral. Mas não voltou a acontecer :(

Tantas noites tentei meditar, poder controlar-me  no meu sonho e não conseguia nada, naquela noite que não tinha feito nada, acontece-me aquilo, engraçado que eu tive consciência no prórpio sonho que poderia ser paralisia.
Acham que pode ser resultado dos meus intentos? E a acontecer-me outra vez, haverá forma de passar a projecção astral?

Acabei por não perceber uma coisa..

Estavamas mesmo de olhos abertos ou estavas a sonhar? Pode ter sido um episódio de paralesia do sono, se for mesmo era melhor recorreres a um médico, pois isto pode ser perigoso pelo que li.

:-\
"Fracos não são os que não sabem lutar, são os que não tem determinação"
"A vide de um homem é limitada; a honra e o respeito duram para sempre." - Myamoto Musashi

Olá, eu estava de olhos fechados, pelo menos fisicamente, mas via (no meu sonho) algo muito parecido com a realidade, via as minhas amigas, uma delas de olhos abertos, mas também via coisas que não correspondem à realidade, porque na realidade aquela manta que me asfixiava, não se encontrava no quarto. E até fui eu que a tirei na noite anterior, mas no sonho nem pensei nisso, estava convencida que ela estava ali a asfixiar-me.
Estarei a confundir paralisia do sono com outra coisa qualquer? É que eu não tinho ideia que fosse perigoso. Se soubesse que era perigoso tinha-me atrapalhado no sono, mas como pensava que era inofensivo, foi maneira de me acalmar.

sinceramente não sei o que te dizer. É uma questão de falares com quem sabe, pode até ter sido apenas um sonho a corresponder com a realidade etc.
"Fracos não são os que não sabem lutar, são os que não tem determinação"
"A vide de um homem é limitada; a honra e o respeito duram para sempre." - Myamoto Musashi

Ligeia
A catalepsia não apresenta riscos que não a tal sensação aflitiva que dura até o corpo recuperar a normal mobilidade. A tão famosa "paralisia do sono" ocorre todas as noites, pois é uma resposta orgânica necessária na chamada fisiologia do sono - perigoso seria se nada imobilizasse o corpo durante a fase REM (muitos sonãmbulos sabem-no bem). O que acontece é que por vezes acordamos (consciência) antes de a paralisia cessar naturalmente, daí a inacapacidade de articular movimentos ou palavras e a possibilidade de experimentarmos alucinações. São coisas naturais, que fazem parte da catalepsia e não devem ser tidas como perigosas, mas apenas (muito) desconfortáveis.
Uma técnica que permite recobrar lentamente os movimentos corporais é não entrar em pânico e ritmar a respiração é respirar devagarinho durante 5-7 segundos, seguindo-se uma aspiração rápida mais profunda. O importante é ter presente que o corpo acabará por sair daquele torpor. A única catalepsia "perigosa" é extremamente rara, sendo que se encontra imediatamente descartada pela descrição da DolceAce  ;)

A exploração espiritual ou esotérica deste tipo de fenómenos pertence a um "departamento" para o qual não tenho habilitação alguma, mas entendi por bem deixar a explicação acima, na tentativa de desmistificar os perigos da "paralisia do sono". Que não existem, volto mais uma vez a sublinhar  ;)

Citação de: Ligeia em 19 abril, 2012, 18:29
A catalepsia não apresenta riscos que não a tal sensação aflitiva que dura até o corpo recuperar a normal mobilidade. A tão famosa "paralisia do sono" ocorre todas as noites, pois é uma resposta orgânica necessária na chamada fisiologia do sono - perigoso seria se nada imobilizasse o corpo durante a fase REM (muitos sonãmbulos sabem-no bem). O que acontece é que por vezes acordamos (consciência) antes de a paralisia cessar naturalmente, daí a inacapacidade de articular movimentos ou palavras e a possibilidade de experimentarmos alucinações. São coisas naturais, que fazem parte da catalepsia e não devem ser tidas como perigosas, mas apenas (muito) desconfortáveis.
Uma técnica que permite recobrar lentamente os movimentos corporais é não entrar em pânico e ritmar a respiração é respirar devagarinho durante 5-7 segundos, seguindo-se uma aspiração rápida mais profunda. O importante é ter presente que o corpo acabará por sair daquele torpor. A única catalepsia "perigosa" é extremamente rara, sendo que se encontra imediatamente descartada pela descrição da DolceAce  ;)

A exploração espiritual ou esotérica deste tipo de fenómenos pertence a um "departamento" para o qual não tenho habilitação alguma, mas entendi por bem deixar a explicação acima, na tentativa de desmistificar os perigos da "paralisia do sono". Que não existem, volto mais uma vez a sublinhar  ;)

Eu li que podia tornar-se perigoso. A pessoa podia mesmo acabar por ter problemas devido a isso, foi por isso que disse que podia era mau.
"Fracos não são os que não sabem lutar, são os que não tem determinação"
"A vide de um homem é limitada; a honra e o respeito duram para sempre." - Myamoto Musashi

Ligeia
E leste isso onde, Tevez15? Literatura médica ou leiga?
O único problema é a ansiedade que causa se a pessoa não perceber o que lhe acontece. Mais que isso já não se deve à catalepsia...

Se não é perigoso fico mais descansada. Eu consegui-me acalmar precisamente por pensar que ia acabar por ter reacções e sim, inicialmente foi assustador, mas quando pensei no que poderia ser, até achei interessante sentir aquelas coisas.

  Eu tenho isso muitas vezes, dantes era de três em três meses mais ou menos agora é mais frequente, mas como já tou habituada lido melhor com isso, a cena é que não descanso bem... Mas traz problemas? N é melhor ir ao médico ou assim?

Ligeia
Os únicos problemas que acarreta é a ansiedade, desconforto e, eventualmente, o tal cansaço; como não é algo que ocorra diariamente, mas sim por fases, dependendo das respostas do organismo a uma série de factores, em princípio basta encarar esses episódios com a maior serenidade possível, já que se trata de um mecanismo fisiológico de defesa do corpo.
Porém, se sentes perda na qualidade do teu descanso e isso se reflecte no teu quotidiano, uma visita ao médico assistente poderá ser o suficiente para te tranquilizar e esclarecer.
Em síntese: problemas não traz, quando muito só ansiedade e essa sim, pode ser problemática  ;)