Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.461
Total de tópicos
26.917
  • Ajuda simbologia oculta
    Iniciado por Poseidon
    Lido 2.852 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá boa noite,

Gostaria de saber se alguém com conhecimento em Tarot me pode ajudar, gostaria de tentar aprofundar o significado de uma carta em especial, "A Estrela", mais precisamente a mesma usada no baralho de Arthur Edward Waite, mais conhecido por baralho Rider-Waite Smith, desenhado por Pamela Colman Smith, membro da Ordem Hermética do Amanhecer Dourado (Hermetic Order of the Golden Dawn).

Gostaria que alguém com conhecimento acerca de simbologia oculta e cabala me ajuda-se a interpretar esta carta em especial. Não tenho interesse em saber o que a carta significa e as suas características na adivinhação, o que pretendo saber é:

- O porquê dos seus elementos e a sua disposição
- porquê 7 estrelas e uma maior no meio
- porque é que cada estrela têm 8 pontas
- porque é que a existem quatro estrelas do lado direito e 3 do lado esquerdo
- porque é que a mulher estar nua
- porque é que a mulher têm o pé direito sobre a água e o esquerdo sobre a terra
- porque é que ela entorna água com um jarro sobre a água com a mão direita e sobre a terra com a esquerda

Seria este tipo de simbolismo que eu estaria interessado em descodificar, e não o significado da carta no baralho.

Agradecia que alguém me pude-se ajudar é muito importante para poder interpretar um outro simbolismo associado a uma imagem com as mesmas características, mas que não está associada ao Tarot.



Obrigado

Olá,

Olha, aqui fala da simbologia da carta. fala de varios modelos, mas em suma, fala da simbologia que procuras.
Espero que ajude.
tudo de bom


História e iconografia
O número de estrelas representadas neste arcano varia, segundo o modelo do Tarô, de seis a oito. Astronomicamente, parece referir à constelação das Plêiades (uma estrela grande, rodeada de sete menores) ou ao setenário sideral com o Sol no centro. "Fala-se de sete Plêiades – disse o sutil Ovídio –, mas na verdade não vemos mais que seis."
     Devido à reprodução quase textual da alegoria do signo de Aquário , muitos vêem no Arcano XVII uma herança zodiacal. Mas van Rijneberk nota, com razão, que tanto este signo bem como suas alegorias das correntes de água, foram tradicionalmente representados com figuras masculinas.
    Outra diferença sensível entre a carta e seu pretendido modelo é o número de ânforas: tanto Aquário quanto os seus similares alegóricos (que incluem as representações do Dilúvio) transportam um só recipiente.
    É possível, desse modo, atribuir à Estrela uma relativa originalidade, o que permite supor que a freqüente mudança de sexo de Aquário, em imagens posteriores ao século XVI, teria se inspirado no Tarô.
No verbete dedicado a este signo zodiacal no seu Dicionário de Símbolos, Juan-Eduardo Cirlot passa uma informação que vale a pena citar: "No zodíaco egípcio de Denderáh o homem de Aquário traz duas ânforas, troca que explica melhor a transmissão dupla das forças, em seus aspectos ativo e passivo, evolutivo e involutivo, duplicidade que aparece substantiva no grande símbolo de Gêmeos".
Uma fonte menos provável, mas não impossível, da iconografia desta estampa pode ser encontrada no Apocalipse (XVI, 3, 12): ali é dito que os sete anjos derramarão suas taças sobre o solo e o ar, mas sobretudo sobre os cursos d'água.
A estrela – individual e guia ; sinal da divindade sobre o céu do herói – é um emblema comum a diversas mitologias. Delas passa para a tradição e a arte cristãs, e na atualidade pode ser encontrada em numerosas manifestações folclóricas no seu sentido alegórico mais transparente: a pureza , o destino prometido , a elevação.
São João Crisóstomo (Patrística grega, tomo LVI) parece ter recolhido a seguinte lenda: um povo oriental, do qual só sabemos que vivia perto do oceano e que tinha entre as suas tradições um livro atribuído a Set, escolheu em época remota doze homens dentre os mais sábios, cuja missão era única e surpreendente: vigiar o nascimento de uma estrela que o livro previa; se algum deles morria, seu filho ou parente mais próximo era eleito para substituí-lo. Mantiveram este rito durante gerações, até que a estrela da sorte apareceu no horizonte: três deles foram então encarregados de segui-la, o que fizeram por dois anos, durante os quais nunca lhes faltou bebida nem comida. "O que fizeram depois – conclui o curioso pergaminho – é explicado de forma resumida nos Evangelhos."

Quanto à parte inferior do Arcano XVII, Wirth acredita aque o arbusto ali representado seja uma acácia, "mimosa do deserto, cujo verdor persistente simboliza uma vida que se recusa a extinguir-se". O prestígio mítico da acácia é tão vasto quanto intrincado, pois além de ser a planta emblemática da esperança na imortalidade, foi também protagonista de histórias notáveis: entre suas raízes teria sido enterrado Hirã, detentor da tradição perdida, depois de ser assassinado; da sua madeira teria sido construída a cruz de Jesus Cristo.
     Deve-se acrescentar que a jovem da figura lembra o princípio feminino de certos ritos primordiais, "a mãe sempre jovem, a consoladora, a clemente, a natureza amável e bela, a terna amante dos homens". É sob este aspecto que os oráculos tendem a relacioná-la à juventude e ao bom humor, ao sonho e às suas revelações, e à realidade da poesia.
     Fulcanelli acrescenta ainda o duplo sentido simbólico da estrela, como  concepção e nascimento,  e faz uma bela descrição de um vitral de sacristia de Saint-Jean de Rouen: ali estão representados Benito e Felicitas, pais de São Romão; os esposos estão deitados na cama totalmente nus; sobre o ventre da mulher, que acaba talvez de conceber o santo, pode-se ver uma estrela.


fonte: clube do taro
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#2
Ajuda imenso muito obrigado, responde a algumas das minhas dúvidas e levanta novas dúvidas, mas acima de tudo, menciona agúem muito importante que eu nunca teria associado, e que me irá ajudar na interpretação, sendo que esse autor está directamente ligado ao tema que eu pretendo desvendar, e abre-me uma porta muito importante.

Muito Obrigado

de nada :)
boa sorte na tua procura.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin