Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Marie Laveau
    Iniciado por Seth
    Lido 3.476 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Sabe-se pouco sobre a vida desta mulher. Supõe-se que ela nasceu no Bairro Francês de Nova Orleans, Louisiana em 1794, filha de um agricultor branco e uma mulher negra. Ela teria se casado com Jacques Paris, um negro livre, em 1819 ele teria morrido apenas um ano depois, em circunstâncias não explicadas; após sua morte, Marie Laveau tornou-se cabeleireira e trabalhou para famílias brancas abastadas. Ela arranjou um amante, Luis Christopher Duminy de Glapion, com quem viveu até a morte dele, em 1835.

Em 16 de junho de 1881, os jornais de Nova Orleans publicaram que Marie Laveau havia morrido. Isto é digno de nota, porque ela teria continuado a ser vista na cidade após esta data. Afirma-se que uma de suas filhas com M. Glapion assumiu seu nome e prosseguiu com a prática mágica após a morte dela.

A famosa rainha voodoo de Nova Orleans uma vez disse ser vampira. Não, ela não era. Mas um notável escritor do início de 1800, Lafcadio Hearn, disse que ela era.
Ele provavelmente estava falando da filha dela, também chamada Marie, com quem ele propositalmente viveu. Nascido na Grécia, renomado como jornalista e escritor em Nova Orleans, se tornou familiar com a comunidade voodoo, Lafcadio caminhou pelo lado negro. Mas suas alegações sobre Marie Laveau não eram de todas inacreditáveis.

No voodoo em Nova Orleans no séc. XIX, o sangue dos novatos era drenado, e segundo consta, bebido. Selvagens, alguns relatos falam de crianças sendo cozinhadas em caldeirões e então comidas. Isso não acontecia, mas algumas pessoas acreditavam nisso, exatamente como alguns acreditavam que os vampiros espalharam a Peste Negra na Europa. (pelo visto, quando os europeus não estavam culpando os judeus por tudo o que acontecia na Europa antiga, estavam culpando os vampiros.).



Marie Laveau foi sepultada no Cemitério de São Luís em Nova Orleans, na cripta da família Glapion. A tumba continua a atrair visitantes que desenham três cruzes (XXX) na lateral, esperando que o espírito dela lhes conceda a realização de um desejo.

Fonte:obscurumvitae / outros
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Olá Seth.
Sabes o que significa "XXX"???

Na realidade não.
Quer dizer, vulgarmente há muitos significados, mas neste caso concreto, ou o porquê neste sentido não ...

Vou abrir esse tópico aqui a ver no que dá ...  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Boa idéia. Também vou ver se encontro algo.

Citação de: Tell em 19 janeiro, 2012, 15:56
Olá Seth.
Sabes o que significa "XXX"???

E muito curioso, também gostava de saber o que significa!

Depois de alguma pesquisa, surgiu mais alguma coisa, ou seja, o ritual da marcação dos "XXX" (que devem ser marcados com uma pedra ou bocado de tijolo ou telha) não se fica por aí.
A pessoa que pretende ver o seu desejo realizado deve anteceder o pedido batendo três vezes na cripta executando de seguida três voltas à cripta e a cada volta parar e marcar o respetivo "X". Após o desejo realizado deverá deixar oferendas (comida, moedas, etc.).
Ou seja tudo isto está relacionado com práticas e crenças voodoo. Porquê três voltas ou três "X" é que ainda não entendi, mas a base para continuar a pesquisa está aí. Talvez alguém com mais conhecimentos sobre voodoo possa explicar.
Para além disso parece que as entidades públicas de Nova Orleans estão bastante preocupadas com a degradação da cripta que, por motivos de divulgação da prática, é cada vez mais procurada por turistas que "por gracinha" deixam a sua marca.  >:(

Ligeia
Encontrei (aqui) um artigo que procura atribuir uma explicação ao porquê do triplo X na pedra tumular de Marie Laveau. Uma vez que o artigo está em inglês e pode não apetecer cuscar o link, deixo aqui uma "tradução" do mesmo: originalmente, crê-se, era uma forma de assinatura. As pessoas dirigiam-se ao túmulo para "pedir favores", tal como faziam quando batiam à porta da senhora em vida. Acreditavam, que na morte, o espírito de Marie se mantinha tão poderoso como em vida. Quando faleceu, em 1881, a maior parte das pessoas não sabia ler nem escrever e assinavam normalmente com um X. O motivo pelo qual assinavam o túmulo de Marie era para se assegurarem que Marie Laveau percebia quem lhe dirigia o pedido. Com o passar do tempo, e com a alfabetização crescente, em que a maioria já saberia assinar o seu próprio nome, as pessoas acanharam-se de o fazerem: primeiro porque não queriam que o seu pedido se tornasse público aos olhos de todos e, segundo, porque a família de Marie não gosta que as pessoas "risquem" o túmulo [nota pessoal: a isso, cá, chama-se vandalismo...]. Como tal, iniciou-se a estilização do triplo X que hoje se vê (a propósito, desde 2005, a marcação de túmulos é ilegal em todos os cemitérios de Nova Orleães). Também, anualmente, por ocasião do dia de Todos os Santos, a família Monette, cujo túmulo fica mesmo em frente ao de Marie, manda-o repintar todo de branco. Uma tradição entre os guias locais, a propósito do folclore e por iniciativa própria, incentivam os visitantes a marcarem o triplo X, colocar a mão sobre a marca e dar 3 voltas (ou fazer outro tipo de movimento físico em triplicado), seja apenas para "dar boa sorte", seja para que um desejo pedido se realize. Isto é apenas entretenimento e superstição [nota pessoal: é folclore!].

Outra falácia a propósito destas marcas, é que o X representa a interseção entre a vida e a morte, a noite e o dia, o bem e o mal. De facto, no voodoo haitiano existe tal conceito, mas colocam-se duas objecções para os triplos X no túmulo de Laveau: 1º, Nova Orleães não é no Haiti [nota pessoal: constatação típica do cetiscismo anglo-saxão], Marie não era haitiana e o voodoo praticado no Louisiana não é o voodoo haitiano...2º, o X ou cruz [no original está "cross", por isso optei por traduzir assim de modo a abarcar o sentido geral] haitiana são distintivamente diferentes destas que vemos no túmulo: assemelha-se a uma espécie de estrela com 8 braços (uma cruz dupla, sendo um X e um + sobrepostos); tem ainda um ponto/bolinha no cimo de cada um dos 8 braços. Um pouco de conhecimento é algo perigoso e as pessoas que tentam impôr a todo o custo algo que leram acerca do voodoo haitiano "estão a habilitar-se" a que lhes seja dado esta mesma  explicação/argumento.

O artigo continua com uma explicação acerca do voodoo (se quiserem posso traduzir o resto, mas como esta mensagem já vai algo extensa e estou a fazer tradução directa - sem edição - não quero correr o risco de confundir quem eventualmente ler tudo isto!).

Espero ter ajudado de algum modo  ;D

Obrigado Ligeia
Já fui ao link e, de facto, parece-me esclarecedor e recomento.
Tell

Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Hummm Isto faz-me lembrar o filme "A Princesa e o Sapo" da Disney, que passa em Nova Orleans, Louisiana e o vilão usa magia vodoo...
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.


Vodo, não é uma prática maliciosa é somente uma religião que crê falar com espiritos e que o bem e mal devem viver em sintonia sem nunca se separarem.