Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • [Insólito]Encontrada sepultura de cão mais antiga do sul da Europa
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.065 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Alcácer do Sal: Encontrada sepultura de cão mais antiga do sul da Europa
A sepultura mais antiga de um cão existente no sul da Europa, com cerca de oito mil anos, foi descoberta em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, por uma equipa de arqueólogos portugueses e espanhóis.

A descoberta resultou de um projecto, 'Sado Meso', desenvolvido por uma  equipa de investigadores da Universidade de Lisboa e da Universidade de Cantábria, Espanha, que encontrou a sepultura canina nos Concheiros de Poças de S.Bento, em Alcácer do Sal. 
Em declarações à agência Lusa, a co-directora do projecto, Mariana Diniz,  adiantou que esta descoberta tem um "importante significado", já que "até  ao momento não havia nenhuma indicação de que no Sul da Europa havia esta  simbologia do cão". 
"Já sabíamos que no norte da Europa havia estes rituais de enterramento  simbólico do cão, o único domesticado na Europa, mas no Sul não havia nenhuma  indicação", esclareceu. 
Mariana Diniz considerou ainda que o projecto é, então, prova de que  "há já 8000 anos as comunidades domesticavam o cão, um animal que tem uma função económica mas também simbólica". 
De acordo com a responsável, a sepultura encontrada estava coberta de  conchas e muito organizada, o que mostra que "o ritual de enterrar o cão não era feito à toa, de qualquer maneira, tinha um significado especial".
O cão, o primeiro animal a ser domesticado por grupos humanos que viviam da caça e recolecção, foi integrado nas práticas simbólicas destas comunidades que, em alguns lugares do Norte da Europa, construíram sepulturas específicas para o seu enterramento. 
O carácter excepcional da descoberta justificou a deslocação ao local de técnicos do Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa para consolidar e remover a sepultura, tendo em vista a sua conservação e futura exposição ao público. 


Fonte:CM



Olá MissTyni

Gostei do tópico.

O cão é o melhor amigo do homem... há cães que acompanham o homem até à sepultura e depois acabam por morrer à fome sempre a guardar a sepultura do seu dono...

Às vezes penso para comigo: quanto melhor conheço as pessoas, mais eu gosto dos cãezinhos.

Fica bem.


Falcão