Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • A suposta verdade da origem do vampiro
    Iniciado por mauroprioste
    Lido 14.210 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#30
 Isso é questão de procurares notícias da altura, o que se passa é que um autor para dar maior credibilidade há hitória baseou-se em dados históricos concretos, de modo a que o leitor  ainda se entusiasme mais com a possibilidade de uma maior veracidade historiográfica do que está a ler. O que na verdade Dan Brown falhou foi na sua pesquisa, aquela que usou para depois embelezar ainda mais o seu romance, em certos aspectos históricos está errada. Até dava um bom tema para um tópico.

Mas não é de ter errado no Prirado de Sião, é questões tipo datas, eventos... pequenas coisas que passam despercebidas, mas que alguns apercebem-se.



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.


#31
Se for por pequenas datas ele é burro então, não por pôr as datas mal mas por não ter dito que é ficção e que teve liberdade criativa, resolvia bem a questão.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

  Só um exemplo para me explicar melhor: no livro, uma personagem qualquer afirma que termo de herético foi só utilizado apenas a partir do Concílio de Niceia, no séc. IV, quando Irineu de Lyon já no séc. II usava esse termo. Não é ficção é ignorância...

Mephisto
Citação de: Stalker em 07 maio, 2012, 00:55
Por favor, não interprete mal as minhas palavras. Eu não sou Asetiano mas sim Asetianista. Um Asetianista é todo aquele que se dedica ao estudo do Asetianismo, à cultura Asetiana, ao povo Asetiano.

No que se toca ao Asetianismo, o vampirismo é visto como uma forma séria e complexa, os vampiros são seres de caos, estão em constante evolução e adaptação, são como a natureza...

No que se toca à tua pergunta os Asetianos dividem em duas categorias: Psíquicos e Sanguinários. Mas tem em mente que isso é um assunto delicado e não é como nós pensamos que é ao ler o vampirismo que andar a correr a internet e televisões.


Seria interessante então, discernir neste tópico, o ponto de vista "Ascetiano" do vampirismo.  ;)

Citação de: Hammurabi em 07 maio, 2012, 00:53
  Só um exemplo para me explicar melhor: no livro, uma personagem qualquer afirma que termo de herético foi só utilizado apenas a partir do Concílio de Niceia, no séc. IV, quando Irineu de Lyon já no séc. II usava esse termo. Não é ficção é ignorância...

Ao genero disto:

Citação10 Erros do Código Da Vinci
Posted by Pedro e Eninha Campos on Jan 19, 2009 in Livros |
Subscribe

O Código Da Vinci , livro muito popular de Dan Brown gerou controvérsia na sua publicação em 2003. Muitas críticas foram feitas á sua inexactidão na descrição da arte europeia , arquitectura e geografia. O autor nas primeiras páginas diz que o livro é factual. Aqui vai uma lista dos seus maiores erros - não todos.
1. A Última Ceia de Da Vinci


A alegação de que Maria Madalena aparece na 'Última Ceia' ao lado de Jesus é falsa para todos os historiadores. Uma vez que há doze apóstolos, um teria que faltar para ela estar presente, não falta.

2. O Priorado de Sião


O retrato do priorado de Sião como uma organização antiga ligada á adoração da deusa é incorreta. O priorado de Sião foi fundado em 1956 - não em 1099 como o livro diz - por Pierre Bonhomme e outros e foi nomeado por causa de uma montanha na França - não o monte Sião, bíblico. Os Dossiês secretos foram uma falsificação criada por Philippe de Cherissey para Plantard o qual admitiu sob juramento que tudo era falso.

3. Opus Dei


A representação do Opus Dei-prelatura pessoal do papa é inexacta. Não há monges chamados numerários. O Opus Dei proíbe práticas fundamentalistas. Silas, o monge assassino usa um cilício e alguns membros do Opus Dei praticam a mortificação -auto-flagelação que é uma tradição desde St°. António também foi praticada por Madre Teresa de Calcutá. Dan Brown exagera a prática. É impossível ter as feridas descritas com um cilício normal.


4. A Capela de Rosslyn


Dan Brown nunca  visitou a capela Rosslyn até ao fim do livro e diz que ela foi construída pelos Templários e que tem uma estrela de seis pontas - que nunca foi vista. Ele diz  que o nome Rosslyn vem de  Rose Line -em inglês ! E que uma linha atravessa a capela. O  nome vem de Ros-promontório e Lyn-catarata. Quanto  ao  código secreto que ele diz existir,recentemente provou-se que era apenas uma música.

5. Problemas com Paris


Algumas alegações sobre a igreja de Saint-Sulpice em Paris são discutidas. Apesar de haver uma linha que passa no sentido norte-sul na igreja ela não é uma parte do meridiano de Paris que passa a cem metros . A linha é um calendário que é suposto marcar o solstício e os equinócios . Alem disso não há provas de que alguma vez houve um templo de Ísis neste lugar. A referencia a Fundação de Paris  pelos merovíngios no capitulo 55 é falsa. De facto,  a cidade foi fundada pelos gauleses no século III A.C. Júlio Cesar   deixou a cidade em ruínas e fez um anfiteatro e uns banhos públicos. Os Merovíngios não reinaram em França até ao século VI D.C. quando Paris já tinha 800 anos . O livro alega que o topo do Centro Pompidou pode ser visto do Arco do Carrossel (capitulo 3) . Isto é incorrecto. O livro erroneamente localiza Versalles no noroeste de Paris quando na realidade é aproximadamente 25km a oeste-sudeste do centro de Paris.

6. O Vaticano


Na história diz-se repetidamente que o Vaticano era o centro de poder na igreja primitiva incluindo uma referencia ao Vaticano reprimindo escritos Gnósticos no século IV até à Renascença o palácio papal era em diferentes lugares desde a catedral de São João até Avignon . Só no século XV o poder oficial foi para a vizinhança do Monte  Vaticano em Roma . No século IV o Vaticano não passava de uma igreja e cemitério a beira da estrada. São Pedro é referido como catedral, mas é tecnicamente uma igreja. São Pedro é a segunda maior igreja do mundo e cobre 5,7 acres ( hectares).

7.Maria Madalena


Os historiadores dizem que Maria Madalena é da tribo de Benjamim. Não há menção disto na Bíblia ou em outra fonte antiga. O facto de Magdala ser localizada no norte de Israel enquanto a Tribo de Benjamim residir no sul depõem contra este facto.Paulo era um Benjamita mas não faz menção disso . Maria Madalena é reverenciada como uma santa na França; uma caverna nas montanhas Sainte-Baume da Provença, onde se acredita que ela viveu é um lugar de peregrinação popular. Acredita-se que ela está enterrada ali.

8. Gnosticismo
O livro alega que os evangelhos Gnósticos (por exemplo os evangelhos de Thomas, Felipe, Maria Madalena e o recentemente descoberto Evangelho de Judas ) são mais velhos menos corrompidos e mais exacto que os quatro incluídos na Bíblia. Com a possível excepção de Thomas os outros Evangelhos datam do segundo ao quarto século enquanto os códigos canônicos são do século I e II. Na história um personagem alega que a etiqueta herético  foi usada apenas depois do Concílio de Niceia no ano 325 D.C. para perseguir os gnósticos. De facto Santo Irineu usou o termo heresia  para chamar aos ensinamentos gnósticos no século II muito antes da igreja ter poder político para perseguir alguém .

9.Geografia


A historia do livro de que o "Monge Albino" foi preso na França e escapou para Espanha demonstra a falta de pesquisa básica que se obteria com uma olhadela rápida no mapa ou guia de turismo .É improvável que alguém preso na costa de França fosse para outro país numa jurisdição diferente e algumas centenas de quilômetros afastado.Depois da cena na igreja do templo em Londres os heróis da história tomam o metrô até King's College . De facto King's College é mais perto da igreja do templo de que a Temple Station, e qualquer viagem de metrô os teria afastado de King's College. No começo do capítulo 104 Brown diz que as coordenadas geográficas da capela ficam exactamente no meridiano que atravessa Glastonbury .Esta afirmação é incorrecta a capela fica na longitude 3:07:13 oeste e Glastonbury Tor em 2:42:05 oeste. Brown parece ter confundido o norte geográfico com o norte magnético.

10. Erros sortidos.


Os albinos têm tipicamente uma visão muito pobre ; de facto muitos são legalmente cegos . Portanto é altamente improvável que o albino Silas se tenha tornado uma atirador perito ou até que ele soubesse guiar.
Diz-se que os Manuscritos do Mar Morto foram encontrados nos anos 1950, quando de facto a descoberta inicial foi feita em 1947 com documentos adicionais sendo localizados em 1956.
Na sua conferência sobre a Proporção Divina  Langdon , diz que a proporção de machos e fêmeas abelhas numa colmeia está sempre nesta razão . Isto é falso pois a razão pode variar e é normalmente maior que a Divina Proporção .
No livro Brow diz que os evangelhos gnósticos encontrados em Nag Hammadi, no Egito em 1945, eram "escrituras". Na realidade eles eram códices – páginas individuais reunidas em livros.

Nota: Obviamente eu não recomendo ler este livro – você vai ficar menos inteligente ao lê-lo. No entanto se você quiser ler um livro excelente sobre os assuntos do Código Da Vinci - e muito bom- eu recomendo fortemente o livro O Pêndulo de Foucault de Umberto Eco.  Autor do Nome da Rosa .

in: http://www.oqueeisso.blog.br/?p=1696

Entendo o teu ponto de vista mas continuo a achar que na literatura tudo se pode dizer, mesmo distorcer factos, se eu disser que o titanic se afundou em 2 janeiro num livro estou a escrever ficção, e é permitido, porque é ficção. O que me arrepela os cabelos é acharem que tem de ser uma obra de estudo, que nunca é... O homem pode ser burro, não discuto, confesso que não privo muito com ele  ;D, mas escreve ficção. Eu não posso exigir que ele tenha os dados certos, como faço num historiador, exijo ao Dan Brown que me entretenha mais nada.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Mephisto
Asetiana.  ;) Desculpa. Que definas o vampirismo à luz da cultura Asetiana. Era isso. É do sono, não ligues ao erro.  ;)

Que Top 10 tão giro, eu não vejo muito blogs. Quando vêm que são criticados depois dizem que é tudo ficção. É com o Mel Gibson quando realizou o filme A Paixão de Cristo teve uma grande preocupação com a fidelidade histórica e depois mete os soldadinhos romanos com fardas republicanas. Não quer dizer que uma pessoa deixe de ir ao cinema para ver um filme ou de comprar o livro e apreciar. Agora isto não é criatividade é pesquisa mal feita.

Mephisto
Citação de: Hammurabi em 07 maio, 2012, 01:15
Que Top 10 tão giro, eu não vejo muito blogs. Quando vêm que são criticados depois dizem que é tudo ficção. É com o Mel Gibson quando realizou o filme A Paixão de Cristo teve uma grande preocupação com a fidelidade histórica e depois mete os soldadinhos romanos com fardas republicanas. Não quer dizer que uma pessoa deixe de ir ao cinema para ver um filme ou de comprar o livro e apreciar. Agora isto não é criatividade é pesquisa mal feita.

Ou mera restrição orçamental para o guarda-roupa. São detalhes que em nada tiram a "magia" ao filme.  ;) Se calhar veio do guarda-roupa do Benhur. É uma hipótese   >:D. Rentabilização de recursos hollywoodescos.

  Para quem estuda ciências históricas tira bastantes, a outros não tira mas isso já é relativo. o problema, e mais uma vez a título de ênfase, bonito ou não no cinema ou nos livros, não deixam de ser erros.

Mephisto
Pois, é compreensivel. Mas assim não tem graça nenhuma  :laugh: