Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • 7 Princípios Herméticos
    Iniciado por Ierathel
    Lido 4.046 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Como muitos aqui já devem ter lido o "O símbolo perdido" de Dan Brown, e como muitos se interessam pela Alquimia/Hermetismo, venho aqui deixar algo para todos reflectirmos e deixar a sua analise.




Deixo aqui primeiro, as 12 Teses de Hermes Trimegisto:

"Na verdade, na verdade, sem duvidas e incertezas:/ o que esta em baixo assemelhasse ao que esta em cima, e o que esta em cima ao que esta em baixo, para realizar os prodígios do Uno/ E como todas as coisas emanam do Uno, da meditação do Uno, assim também todas as coisas nasceram desse Uno por adaptação./ O sol e o Pai, a Lua a Mãe; o vento transportou-o no seu ventre e a Terra e a sua ama./ Ele e o Pai de todas as maravilhas do mundo. E plena a sua força quando se converte em Terra./ Separa a Terra do Fogo e o subtil do imperfeito, docemente, com grande engenho./ Sobe da Terra ao Céu e dai regressa a Terra, e recebe a força das coisas superiores e inferiores. Assim obterás toda a clarividência do mundo, e toda a obscuridade se afastara de ti./ E a força de todas as forças, pois vence toda a subtileza e penetra toda a densidade./ Deste modo foi criado o Mundo./ Assim serão operados admiraveis variações e adaptações, para as quais e aqui dado o meio./ E foi-me dado o nome de Hermes Trimegisto, porque possuo as três partes da sabedoria de todo o Universo."





Os 7 Princípios

I - Mentalismo - O todo e mente, o Universo e mental

II - Correspondência - O que esta em baixo assemelhasse ao que esta em cima, e o que esta em cima ao que esta em baixo

III - Vibração - Nada esta parado, tudo vibra

IV - Polaridade - Tudo e duplo, tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto

V - Ritmo - Tudo tem fluxo e refluxo

VI - Causa e Efeito - Toda a causa tem o seu efeito, todo o efeito tem a sua causa

VII - Género - Tudo tem um principio masculino e um principio feminino


Dêem a vossa opinião sobre os princípios, o que acham que querem dizer e acrescentem!!!

P.S.: Peço desculpa pela falta de acentos, mas quando carrego num da-me sempre dois e não consigo que fiquem na letra... Se alguém pudesse dar esse jeitinho agradecia  ;D

Olá!

Ao primeiro texto chamam "TABUA DE ESMERALDA" e ao segundo as 7 LEIS OU PRINCIPIOS HERMETICOS  contidos no Kybalion um dos livros atribuidos a Hermes o Três Vezes Grande.

Já li vários tratados alguns reedições do sec.XVII ,os  dois Fulcanelis etc.etc. e desculpa lá que te diga,os textos acima adaptados são uma ruína.

Por exp. Onde se lê...da meditação do Uno devia-se ler ...por mediação do Uno.

Além disso já existe um tópico sobre este mesmo assunto.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Sou inspirado no meu dia-a-dia pela Hermética!

É uma área de desenvolvimento do verdadeiro "eu" que devia ser mais explorada por todos nós, é no fundo mais um Caminho para a Verdade.
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

Citação de: mysterium coniunctionis em 26 janeiro, 2011, 21:39
Olá!

Ao primeiro texto chamam "TABUA DE ESMERALDA" e ao segundo as 7 LEIS OU PRINCIPIOS HERMETICOS  contidos no Kybalion um dos livros atribuidos a Hermes o Três Vezes Grande.

Já li vários tratados alguns reedições do sec.XVII ,os  dois Fulcanelis etc.etc. e desculpa lá que te diga,os textos acima adaptados são uma ruína.

Por exp. Onde se lê...da meditação do Uno devia-se ler ...por mediação do Uno.

Além disso já existe um tópico sobre este mesmo assunto.

O Dan Brown não é para levar a serio...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Olá!

Não sei se ao citares o meu comentario te levou a crer que Dan Brown era para eu levar a serio,mas olha...que estou de acordo contigo,e não só por esse facto é que Dan Brown é um escritor de ficção arrojado,mas não é para levar mesmo a serio.
Mas as suas historias,até são apelativas,curiosas,e levam-se bem.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Na minha opinião, Dan Brown é bem inteligente na forma como escreve... Faz bons livros de cabeçeira! Agora, nem tudo o que escreve deverá ser levado à letra, claro!
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

Citação de: mysterium coniunctionis em 28 janeiro, 2011, 21:47
Olá!

Não sei se ao citares o meu comentario te levou a crer que Dan Brown era para eu levar a serio,mas olha...que estou de acordo contigo,e não só por esse facto é que Dan Brown é um escritor de ficção arrojado,mas não é para levar mesmo a serio.
Mas as suas historias,até são apelativas,curiosas,e levam-se bem.

citei para apoiar a afirmação ;)
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

estou chegando agora e ainda não conheço a casa mais o que penso é o seguinte, muitos criticam mas para mim o que vale é a intenção de partilhar e o exercicio do fluxo e refluxo pois quando nós lemos e relemos uma mensagem repetidamente com um espaço de tempo entre uma e outra nus dá a condição de sintetizar e de meditar sobre a mensagem, e se nós ficarmos apontando o dedo para os erros não teremos tempo de ver os acertos, parabens pela sua iniciativa continue assim pois o mundo de eterno movimento precisa de pessoas que se movimentam, é isso ai valeu.

O Dan Brown não passa de um mestre de marketing... escreve livros adaptados para as massas... capítulos curtos, enredo cativante, linguagem feminina (vende mais), teorias da conspiração e curiosidades sobre religião, ocultismo ou ciência... tudo misturado e temos uma sucesso literário. É mera literatura light, aquilo é entretenimento para passar o tempo, quem lê Dan Brown fantasia sobre o que leu durante uns dias e depois esquece... os bons livros de ocultismo têm uma linguagem demasiado complexa para as massas pseudo-cultas.
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 04 junho, 2011, 07:22
O Dan Brown não passa de um mestre de marketing... escreve livros adaptados para as massas... capítulos curtos, enredo cativante, linguagem feminina (vende mais), teorias da conspiração e curiosidades sobre religião, ocultismo ou ciência... tudo misturado e temos uma sucesso literário. É mera literatura light, aquilo é entretenimento para passar o tempo, quem lê Dan Brown fantasia sobre o que leu durante uns dias e depois esquece... os bons livros de ocultismo têm uma linguagem demasiado complexa para as massas pseudo-cultas.

O problema é que o Dan Brown não escreve livro de ocultismo, como a Marion Zimmer Bradley também não, são romancistas. O Paulo Coelho ainda não percebi se ele tenta  ;D Mas de qualquer forma é literatura. 

Os livros de ocultismo na maior parte não são sequer para as massas, são para gente que se interessa por ocultismo e não é toda a gente  ;D

"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 04 junho, 2011, 13:54
O problema é que o Dan Brown não escreve livro de ocultismo, como a Marion Zimmer Bradley também não, são romancistas. O Paulo Coelho ainda não percebi se ele tenta  ;D Mas de qualquer forma é literatura. 

Os livros de ocultismo na maior parte não são sequer para as massas, são para gente que se interessa por ocultismo e não é toda a gente  ;D



Concordo plenamente  :D ;D
C'est dans l'air.

Citação de: Ierathel em 26 janeiro, 2011, 03:54

Como muitos aqui já devem ter lido o "O símbolo perdido" de Dan Brown, e como muitos se interessam pela Alquimia/Hermetismo, venho aqui deixar algo para todos reflectirmos e deixar a sua analise.




Deixo aqui primeiro, as 12 Teses de Hermes Trimegisto:

"Na verdade, na verdade, sem duvidas e incertezas:/ o que esta em baixo assemelhasse ao que esta em cima, e o que esta em cima ao que esta em baixo, para realizar os prodígios do Uno/ E como todas as coisas emanam do Uno, da meditação do Uno, assim também todas as coisas nasceram desse Uno por adaptação./ O sol e o Pai, a Lua a Mãe; o vento transportou-o no seu ventre e a Terra e a sua ama./ Ele e o Pai de todas as maravilhas do mundo. E plena a sua força quando se converte em Terra./ Separa a Terra do Fogo e o subtil do imperfeito, docemente, com grande engenho./ Sobe da Terra ao Céu e dai regressa a Terra, e recebe a força das coisas superiores e inferiores. Assim obterás toda a clarividência do mundo, e toda a obscuridade se afastara de ti./ E a força de todas as forças, pois vence toda a subtileza e penetra toda a densidade./ Deste modo foi criado o Mundo./ Assim serão operados admiraveis variações e adaptações, para as quais e aqui dado o meio./ E foi-me dado o nome de Hermes Trimegisto, porque possuo as três partes da sabedoria de todo o Universo."





Os 7 Princípios

I - Mentalismo - O todo e mente, o Universo e mental

II - Correspondência - O que esta em baixo assemelhasse ao que esta em cima, e o que esta em cima ao que esta em baixo

III - Vibração - Nada esta parado, tudo vibra

IV - Polaridade - Tudo e duplo, tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto

V - Ritmo - Tudo tem fluxo e refluxo

VI - Causa e Efeito - Toda a causa tem o seu efeito, todo o efeito tem a sua causa

VII - Género - Tudo tem um principio masculino e um principio feminino


Dêem a vossa opinião sobre os princípios, o que acham que querem dizer e acrescentem!!!

P.S.: Peço desculpa pela falta de acentos, mas quando carrego num da-me sempre dois e não consigo que fiquem na letra... Se alguém pudesse dar esse jeitinho agradecia  ;D


Boa tarde,

Gostaria de referir que este é um tema bem interessante, no entanto, deixo aqui umas dicas para os que querem iniciar-se no Hermetismo, a saber;

1º  Grande parte dos escritos, das designadas Ordens, Escolas, etc. que existem e que se anunciam, são na verdade falsas, ou melhor, não conhecem de facto os mistérios, para isso existem códigos que os verdadeiros Hermetistas conhecem e que servem para identificar os verdadeiros em detrimento dos falsos,

2º Esse texto sendo um dos exemplos, tem algumas verdades, no entanto, mesmo nessas verdades, mantém-se a linguagem velada da verdade que está implícita no texto.

3º Quem quer seguir o estudo do verdadeiro e genuíno Hermetismo, mais tarde ou mais cedo terá acesso a ele. Como se diz no Hermetismo: "...quando os ouvidos estiverem preparados, surgirão os lábios da sabedoria." Para isso o Busca-dor deverá provar com perseverança que procura a senda da verdade genuína. "Não procures a verdade, ela encontrar-te-á quando estiveres preparado (a)" até lá... "...tenta entender as perguntas, antes de procurares as respostas".

4º Para terminar, mas não porque não existam mais observações pertinentes. Em bom rigor os princípios não são 7. É um enunciado (Mental) e 6 Princípios. Sendo que mesmo assim esta afirmação não está correcta. Pois o verdadeiro Hermetismo como já referi tem uma linguagem velada, para que só chegue "aos ouvido do entendimento e do merecimento". Assim como está no próprio titulo do texto do Mestre Hermes são 12, sendo que 5 são ocultos, e essa é a primeira chave para saber quem é de facto um verdadeiro Busca-dor Hermético. Sendo que o que revelo, serve para cada um dos interessados em conhecer de facto as verdadeiras Ordens Herméticas, tenham como orientar-se. Outra coisa é conhece-los, pois esses 5 Princípios devem ser descobertos pelos próprios e a sua descoberta são chaves de acesso a níveis de conhecimento seguintes nos graus do verdadeiro e genuíno Hermetismo.

A que Luz esteja com todos (as).

Parabéns pelo tema.

Citação de: AlexSynchro em 26 janeiro, 2011, 22:49
Sou inspirado no meu dia-a-dia pela Hermética!

É uma área de desenvolvimento do verdadeiro "eu" que devia ser mais explorada por todos nós, é no fundo mais um Caminho para a Verdade.

Quem procura a verdade nunca a encontrará no "eu", pois esse é um dos grandes mistérios que o Hermetismo responde. Para quem não sabe, um dos métodos usados pelo Hermetismo é o da cientização do conhecimento místico através do experimentalismo. Ora o maior limite para a libertação do ser no caminho para a evolução espiritual, é de facto o "eu", o fenómeno de individualização que a mente do ser desenvolver à medida em que nos tornamos adultos e após a incorporação do espírito no corpo físico.  Por isso não é esse o caminho para chegar a DEUS - que é o verdadeiro sentido da vida.

Nem a propósito vejam a reflexão que escrevi hoje mesmo sobre o assunto:


O significado de oração para o Hermetismo
Uma entre muitas das diferenças, entre religião e as ciências Esotéricas - Hermetismo e nestas mais concretamente a Cabala, situa-se no que ao significado do orar se refere, aos seus objectivos e  esta diferença, está na percepção como uma e outra vêm os fenómenos que o ser Humano considera acontecimentos resultantes da sua vivencia neste mundo, mais concretamente ao que o ser entende por acontecimentos negativos que influenciam a sua vida e que são atributos do PODER SUPERIOR.
Enquanto as religiões ensinam o Homem a pedir a Deus que anteceda e mude o acontecimento maus a seu favor, pelo facto de o ser estar limitado na entendimento que tem dos vários fenómenos como sendo bons ou maus em relação a si (conceito de Egocentrismo). O Hermetista, entende e consegue colocar-se fora da percepção egoísta do ser, e quando ora, isto tem um outro significado que transcende o comum entendimento do significado da palavra. O Hermetista tentar entender o verdadeiro significado do que está por traz do acontecimento que aparentemente, devido ao Ego, é negativo. Ao procurar entender, também sabe que o que haverá a fazer é mudar em si algo, neste caso a percepção ao nível do acontecimento, para que o acto DIVINO que é sempre na essência BOM, seja percebido como tal, por ele próprio enquanto ser. Então, ele sabe que o que tem que mudar sempre é o seu nível de percepção dos factos, para que se dê a evolução Espiritual, o sentido da vida – chegar a entender em plenitude a vontade SUPERIOR e o Seu pensamento, conseguindo com isto, chegar a Ele.
Então para as ciências Herméticas, orar não é pedir a Deus que torne o que é desagradável para o ser, na nossa reduzida percepção, o que é uma situação má, para uma situação agradável – vejamos que neste caso, o que se pede a DEUS é um puro acto de egoísmo e esta é a visão das religiões. Mas para o Hermetista, qualquer acto vindo de DEUS é em essência BOM e serve uma SUPERIOR intenção – a intenção de nos fazer evoluir na escala espiritual como forma de chegarmos de novo a ELE. Assim, o que o Hermetista questiona, no acto que é a oração, é como conseguir libertar-se das limitações perceptivas do egoísmo que o fez cair na hierarquia celeste, para entender as instruções e intenções – a VONTADE SUPERIOR, de maneira a conseguir retornar ao SER no caminho inverso à queda – evolução espiritual.  Assim para o Hermetista e para qualquer ser que se pretenda libertar do jugo da mentira que nos prende à ilusão da salvação através da devoção numa crença errada, o orar é na essência um exercício de reflexão executado fora dos instrumentos do Ego.

Que a Luz esteja presente em todos (as)