Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • «A Santa Inquisição», tudo o que a Igreja Católica não quer que saibas!
    Iniciado por IceBurn
    Lido 28.807 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A opulência das igrejas e basílicas góticas, nomeadamente, a sua altura descomunal, tem um único propósito, a comunhão do Homem com Deus.


TinaSol
#61
Citação de: eastwick em 13 julho, 2012, 02:39
A opulência das igrejas e basílicas góticas, nomeadamente, a sua altura descomunal, tem um único propósito, a comunhão do Homem com Deus.



Estranha esta concepção... a comunhão do Homem com Deus faz-se com a proximidade, por exemplo, pelo contacto com a natureza... mas estamos noutros tempos.
A grandiosidade do estilo seria para contrastar com o periodo anterior, com o coincidir da época de iluminosidade e graciosismo, além da evolução arquitectónica.


Citação de: TinaSol em 13 julho, 2012, 12:41
Estranha esta concepção... a comunhão do Homem com Deus faz-se com a proximidade, por exemplo, pelo contacto com a natureza... mas estamos noutros tempos.
A grandiosidade do estilo seria para contrastar com o periodo anterior, com o coincidir da época de iluminosidade e graciosismo, além da evolução arquitectónica.

eu as antigas entendo, as de hoje é que não...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

TinaSol
Citação de: akasha867 em 13 julho, 2012, 12:50
eu as antigas entendo, as de hoje é que não...

A modos que deve ser "comó" outro: cada cabeça, sua sentença  ;D

Citação de: TinaSol em 13 julho, 2012, 13:07
A modos que deve ser "comó" outro: cada cabeça, sua sentença  ;D

é, as antigas tinham beleza e segundo dizem os entendidos tinha sentido esoterico, as de hoje em dia nem sentido esotérico nem beleza...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

TinaSol
Citação de: akasha867 em 13 julho, 2012, 13:17
é, as antigas tinham beleza e segundo dizem os entendidos tinha sentido esoterico, as de hoje em dia nem sentido esotérico nem beleza...

fiquei confusa... ;D falamos de igrejas/catedrais ou concepções?
As igrejas modernas (pelo menos aqui da minha zona), são "arquitontices" ou coisa do género...

Na minha opinião, falamos de concepções teológicas/filosóficas materializadas na arquitectura: teocentrismo.

" As portas de Deus têm fechaduras, cada um de nós tem a sua chave para as abrir"




Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.




chacalnegro
Citação de: TinaSol em 13 julho, 2012, 12:41
Estranha esta concepção... a comunhão do Homem com Deus faz-se com a proximidade, por exemplo, pelo contacto com a natureza... mas estamos noutros tempos.
A grandiosidade do estilo seria para contrastar com o periodo anterior, com o coincidir da época de iluminosidade e graciosismo, além da evolução arquitectónica.



Sim, Tina tens toda a razão. Mas para a mentalidade medieval quanto maiores as obras maior a proximidade com Deus. O homem medieval tem dificuldade em conceber Deus de maneira abstracta e despojada de forma. Por isso é que se multiplicam as imagens, a arquitectatura e ambos. Nem os bizantinos, iconoclastas a partir do séc. VIII, conseguem isentar as suas igrejas de pinturas e mosaicos figurativos.

Citação de: IceBurn em 25 dezembro, 2010, 20:32

A 54ª edição da Crónica Paranormal terá como tema "A Santa Inquisição", temática abrangida pela primeira parte sob o tema base "Tudo o que a Igreja Católica não quer que saibas".

A chamada Santa Inquisição criada pela Igreja Católica resultou na morte de milhares de pessoas que não pactuavam com os ensinamentos de uma religião determinada a controlar a humanidade.

Em nome de Jesus Cristo, os mais altos representantes Católicos montaram um esquema bárbaro para torturar e matar todos os hereges na Europa.

Para escutar hoje, dia 25 de Dezembro das 22:00 às 23:00 na Rádio Amplitude em http://radioamplitude.com/

Para mim, tais representantes eram tudo menos católicos, mas sim criminosos bárbaros com desprezo pela vida humana, sedentos de poder mais nada. Há gente besta, desculpem o termo, que quando têm poder perde a cabeça.

Um dos dez mandamentos " Não matarás", e estas bestas torturavam barbaramente e matavam. Não há desculpa, nem argumentos, mas sim factos.

Quando se fala da inquisição fico complectamente descontrolada.  >:D
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

fialves
A Igreja é composta por gente de carne e osso. E tem gente boa e má, como qualquer outra organização.

Eu sou católico porque sigo a mensagem de Jesus, não porque o Papa diz isto ou aquilo. Eu sei que os padres, como todos nós, são feitos de carne e osso. E sei também que a Igreja não é a chamada hierarquia, mas a assembleia de todos os cristãos ("igreja" vem de "ecclesia", ou "assembleia", em grego).

Quanto à Inquisição, como já aqui foi dito, era sobretudo uma instituição política, utilizada pelos soberanos para controlar os dissidentes. Aliás, a própria execução dos condenados era feita pelo chamado "ramo secular", isto é, o Estado. Quer isso dizer que o Estado português, que durante séculos utilizou a Inquisição a seu bel-prazer, é também uma instituição velhaca que não merece respeito?

E a escravatura praticada com o incentivo do Estado português?

E as matanças de índios brasileiros praticadas pelo Estado português?

E os massacres de africanos, ainda recentemente, na guerra colonial?

Quer isto dizer que o Estado portuguÊs é uma instituição detestável e que todos os seus membros -- os seus 10 milhões de cidadãos -- são um bando de patifes degenerados? Claro que não! E com a Igreja acontece exactamente o mesmo!

E aqueles que acusam a Igreja de ser rica e de alegadamente não fazer nada pelos pobres, aconselho o seguinte:

1) Informem-se sobre a acção social da Igreja em Portugal: cerca de 90 por cento dessa acção é realizada pela Igreja Católica ou por entidades que lhe pertencem (Cáritas, Banco Alimentar, Conferências Vicentinas, Misericórdias, IPSS católicas, etc). Se não acreditam, perguntem a quem sabe, os pobres.

2) Se querem tanto ajudar os pobres, vendam os vossos bens e distribuam-nos pelos mais necessitados. Vendam os vossos carros, casas e roupas caras. Não precisam delas e podem dar o dinheiro a famílias que precisam de dinheiro para comer. Não interessa se têm pouco ou muito: o que interessa é sempre a intenção.


Sejam menos lestos a julgar os outros, ainda para mais com base no "diz que disse" e lembrem-se que quem nunca pecou que atire a primeira pedra!



Citação de: OvniTuga em 26 dezembro, 2010, 00:26
Por acaso dei este tema a História quando estudava.
A igreja católica é uma vergonha. Ainda hoje nós vemos os escândalos que aparecem.

Uma igreja que não segue a Bíblia à letra (como por exemplo: descansar ao sétimo dia (Sábado - que é o dia certo) e não ao oitavo (Domingo - tal como a igreja católica embutiu aos crentes)...)
Já para não falar na riqueza que demonstram e no dinheiro que gastam a fazerem santuários, viagens, etc. bem que podiam ajudar quem realmente necessita (seguindo assim realmente a Bíblia, ou seja, basicamente naquilo que eles dizem que seguem).

Eu não pertenço a nenhuma religião (embora acredite em Deus, talvez o que não é descrito na Bíblia) mas simplesmente revolta-me o que oiço e o que leio.

Numa próxima crónica deveriam de abordar o mandato do Papa João Paulo I (que durou apenas um mês).

Olá fialves,

A inquisição não foi só praticada pelo estado português, foi em toda a Europa como sabe.
Se vamos falar de outros temas temos:

- A escravatura disseminada também pelos espanhóis e Ingleses, embora o  número trafico humano hoje seja maior
   e as  pessoas têm que ser sensibilizadas para tal.
- O massacre dos judeus na Alemanha
- O envio de pobres e criminosos para a Australia
- Os índios massacrados nos EUA, isto para não entrar no mundo actual, senão nunca mais sai-mos daqui  ;)
...
...
etc

Sinceramente se vamos comparar Portugal a outros países não fomos assim tão maus.  ;)
Outros tempo outras leis, mas voltando novamente à inquisição os Dez Mandamentos estão escritos à décadas, é uma mancha que a Igreja católica carrega para sempre. As outras religiões é o mesmo ou pior, é tudo feito da mesma massa, como diz e bem, de pessoas ;)

Cump

"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Cada vez me surpreendo mais com este fórum pois existem tópicos que dão sem dúvida uma troca de opiniões bem interessante ;)
Como já indiquei anteriormente num outro tópico,sou católica não praticante,portanto acredito em Deus mas não frequento a igreja para ouvir missas ou para me confessar.As minhas idas á igreja são feitas apenas quando não estão lá padres nem estão a decorrer missas pois não preciso de me dirigir a Jesus Cristo por intermediários(padres) até porque pessoalmente,e desculpem os que não concordam comigo,nunca simpatizei muito com eles achando até que na história dos Padres existe muita hipocrisia.
Fiquei com esta ideia devido a um trabalho de história sobre a inquisição,em que soube horrores do que foi feito a inúmeras pessoas. Sobre isso não me vou alongar mais pois já foram aqui descritos textos suficientes que provam isso mesmo,mas tenho a certeza que na altura da Inquisição teria sido queimada num fogueira :-X
O que eu aqui queria também  referir que a Igreja Católica não quer que se saiba é acerca de um manuscrito em aramaico descoberto em 1945 em Nag Hamdi(Jerusalém) ao qual lhe chamaram o Evangelho d S Tomás.Este evangelho foi descrito como as palavras de Jesus em vida e vários académicos do mundo inteiro consideraram-no como sendo o registo mais próximo que possuímos das palavras de Jesus...
As primeiras frases do Evangelho são:" Jesus disse,O Reino de Deus está dentro de ti e em teu redor,não em mansões de madeira e pedra.Rachai um pedaço e pedra e lá estarei levantai uma pedra e encontrar me-ás".

Ora o Vaticano é claro que se recusou a reconhecer o evangelho e descreveu-o como heresia. Grande parte do que escrevi aqui pode ser visto no filme Estigma uma vez que rerata um pouco o descobrimento deste Evangelho.
Um bem haja a todos
Morgaine Le Fay

chacalnegro
#72
Citação de: Azarenta em 15 outubro, 2012, 18:36
Para mim, tais representantes eram tudo menos católicos, mas sim criminosos bárbaros com desprezo pela vida humana, sedentos de poder mais nada. Há gente besta, desculpem o termo, que quando têm poder perde a cabeça.

Um dos dez mandamentos " Não matarás", e estas bestas torturavam barbaramente e matavam. Não há desculpa, nem argumentos, mas sim factos.

Quando se fala da inquisição fico complectamente descontrolada.  >:D

Lamento Azarenta, mas a ideia que tens da Inquisição é aquela que vez nos filmes. Não foi uma instiuição justa, torturou e matou, mas porque estava ao serviço do poder político e não propriamente da Igreja. Se a Igreja foi conivente, foi sim senhor, mas não lhe podemos imputar toda a responsabilidade sobre as mortes que ocorreram no autos de fé. Por outro lado, grande parte dos métodos de tortura que hoje vemos em documentários nunca existiram. Dos 11000 processos da inquisição portuguesa, ocorridos ente 1536 e 1821 cerca de 1% culminaram na morte pela fogueira. Volto ainda a dizer que, mesmo sendo uma instituição má, graças a ela nunca ocorreram em Portugal, Espanha ou Itália guerras de religião que pela Europa fora mataram dezenas de milhar de pessoas.

Citação de: Morgana em 15 outubro, 2012, 20:53
Cada vez me surpreendo mais com este fórum pois existem tópicos que dão sem dúvida uma troca de opiniões bem interessante ;)
Como já indiquei anteriormente num outro tópico,sou católica não praticante,portanto acredito em Deus mas não frequento a igreja para ouvir missas ou para me confessar.As minhas idas á igreja são feitas apenas quando não estão lá padres nem estão a decorrer missas pois não preciso de me dirigir a Jesus Cristo por intermediários(padres) até porque pessoalmente,e desculpem os que não concordam comigo,nunca simpatizei muito com eles achando até que na história dos Padres existe muita hipocrisia.


As pessoas não são todas iguais... Achar o contrário é simplesmente inquisitorial. ;)
Citação de: Morgana em 15 outubro, 2012, 20:53

Fiquei com esta ideia devido a um trabalho de história sobre a inquisição,em que soube horrores do que foi feito a inúmeras pessoas. Sobre isso não me vou alongar mais pois já foram aqui descritos textos suficientes que provam isso mesmo,mas tenho a certeza que na altura da Inquisição teria sido queimada num fogueira :-X


Tu e todos nós, católicos ou não. Este fórum só por existir seria o suficiente para sermos todos processados pela Inquisição. Mas já não vivemos nesse tempo.
Citação de: Morgana em 15 outubro, 2012, 20:53

O que eu aqui queria também  referir que a Igreja Católica não quer que se saiba é acerca de um manuscrito em aramaico descoberto em 1945 em Nag Hamdi(Jerusalém) ao qual lhe chamaram o Evangelho d S Tomás.Este evangelho foi descrito como as palavras de Jesus em vida e vários académicos do mundo inteiro consideraram-no como sendo o registo mais próximo que possuímos das palavras de Jesus...
As primeiras frases do Evangelho são:" Jesus disse,O Reino de Deus está dentro de ti e em teu redor,não em mansões de madeira e pedra.Rachai um pedaço e pedra e lá estarei levantai uma pedra e encontrar me-ás".

Ora o Vaticano é claro que se recusou a reconhecer o evangelho e descreveu-o como heresia. Grande parte do que escrevi aqui pode ser visto no filme Estigma uma vez que rerata um pouco o descobrimento deste Evangelho.
Um bem haja a todos

S. Tomás é S. Tomé e essa passagem faz parte do Evangelho de Judas. Nenhum de nós ouviu Jesus pessoalmente, portanto não podemos afiançar qual o evangelho mais próximo das suas palavras. Nag Hammadi é no alto Egipto e junto com este evangelho foram encontrados muitos outros escritos apócrifos, os quais não são tão compreensiveis como  Evangelho de Tomé.

De qualquer modo, a Igreja Católica nem sequer se esforçou para ocultar ou proibir a edição destes textos. Tenho-os todos em casa. Por outro lado, o Vaticano, ao contrário do que possa parecer, era o principal editor destes textos. Já tive nas mãos um apócrifo do Evangelho de S. João editado pelo Vaticano em 1728. Foi das melhores e mais correctas edições históricas que já vi. Apresentava o original em copta acompanhado da tradução em latim. Portanto, apesar de se tratar de uma versão não reconhecida pela doutrina católica, foi a própria Igreja a publicá-la.

Citação de: chacalnegro em 15 outubro, 2012, 21:53
Lamento Azarenta, mas a ideia que tens da Inquisição é aquela que vez nos filmes. Não foi uma instiuição justa, torturou e matou, mas porque estava ao serviço do poder político e não propriamente da Igreja. Se a Igreja foi conivente, foi sim senhor, mas não lhe podemos imputar toda a responsabilidade sobre as mortes que ocorreram no autos de fé. Por outro lado, grande parte dos métodos de tortura que hoje vemos em documentários nunca existiram. Dos 11000 processos da inquisição portuguesa, ocorridos ente 1536 e 1821 cerca de 1% culminaram na morte pela fogueira. Volto ainda a dizer que, mesmo sendo uma instituição má, graças a ela nunca ocorreram em Portugal, Espanha ou Itália guerras de religião que pela Europa fora mataram dezenas de milhar de pessoas.

Abraço

Desculpa mas sou forçada a discordar contigo, posso não ser tão culta nesta matéria como tu e muitos mais demonstram,  mas já vi em museus instrumentos de tortura que de certo te arrepiavas.

Eu não referi que não estava ao serviço do poder politico resultado da má interpretação, certo? Para mim qualquer argumento que desculpe qualquer acção criminal feita pela igreja é obsoleto. A igreja tinha a obrigação de resistir e não ceder a tamanha barbaridade que vai contra os Dez Mandamentos, nem que isso resultasse a perda do poder. Cedeu porquê? Contra factos não há argumentos meu amigo.

Citação de: Morgana em 15 outubro, 2012, 20:53
Cada vez me surpreendo mais com este fórum pois existem tópicos que dão sem dúvida uma troca de opiniões bem interessante ;)
Como já indiquei anteriormente num outro tópico,sou católica não praticante,portanto acredito em Deus mas não frequento a igreja para ouvir missas ou para me confessar.As minhas idas á igreja são feitas apenas quando não estão lá padres nem estão a decorrer missas pois não preciso de me dirigir a Jesus Cristo por intermediários(padres) até porque pessoalmente,e desculpem os que não concordam comigo,nunca simpatizei muito com eles achando até que na história dos Padres existe muita hipocrisia.
Fiquei com esta ideia devido a um trabalho de história sobre a inquisição,em que soube horrores do que foi feito a inúmeras pessoas. Sobre isso não me vou alongar mais pois já foram aqui descritos textos suficientes que provam isso mesmo,mas tenho a certeza que na altura da Inquisição teria sido queimada num fogueira :-X
O que eu aqui queria também  referir que a Igreja Católica não quer que se saiba é acerca de um manuscrito em aramaico descoberto em 1945 em Nag Hamdi(Jerusalém) ao qual lhe chamaram o Evangelho d S Tomás.Este evangelho foi descrito como as palavras de Jesus em vida e vários académicos do mundo inteiro consideraram-no como sendo o registo mais próximo que possuímos das palavras de Jesus...
As primeiras frases do Evangelho são:" Jesus disse,O Reino de Deus está dentro de ti e em teu redor,não em mansões de madeira e pedra.Rachai um pedaço e pedra e lá estarei levantai uma pedra e encontrar me-ás".

Ora o Vaticano é claro que se recusou a reconhecer o evangelho e descreveu-o como heresia. Grande parte do que escrevi aqui pode ser visto no filme Estigma uma vez que rerata um pouco o descobrimento deste Evangelho.
Um bem haja a todos

Concordo contigo, também sou católica mas não vou há igreja. Conheço beatas que vão à igreja e passam a vida a dizer mal e a condenar toda a gente, uma hipocrisia. Respeito os padres porque não se pode julgar todos da mesma maneira.

Um abraço

"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Citando ChacalNegro: "De qualquer modo, a Igreja Católica nem sequer se esforçou para ocultar ou proibir a edição destes textos. Tenho-os todos em casa. Por outro lado, o Vaticano, ao contrário do que possa parecer, era o principal editor destes textos. Já tive nas mãos um apócrifo do Evangelho de S. João editado pelo Vaticano em 1728. Foi das melhores e mais correctas edições históricas que já vi. Apresentava o original em copta acompanhado da tradução em latim. Portanto, apesar de se tratar de uma versão não reconhecida pela doutrina católica, foi a própria Igreja a publicá-la".

Gostava de dar uma "vista de olhos" nesse Evangelho de S. João,sabes de algum site onde possa vê-lo?

A minha informação relativamente a esse Evangelho de S.Tomás,baseia-se somente no grau de  curiosidade em que o filme Stigmata me colocou daí algumas falhas ;)
Um bem haja
Morgaine Le Fay