Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.512
Total de mensagens
369.629
Total de tópicos
26.968
  • Notícia - Jovens tentam suicídio depois de praticar o Jogo do copo.
    Iniciado por reliveliness
    Lido 22.095 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
reliveliness
Jovens tentam suicídio depois de praticar o Jogo do copo.

"Jogo do copo pode conduzir á morte.

As associações espiritas estão preocupadas com a prática do "Jogo do copo" por jovens sem preparação e alertam para a sua perigosidade, pois há centenas de relatos de adolescentes perturbados com o desafio, alguns dos quais tentaram o suicídio ou recorreram a tratamento médico.

O jogo, que parece simples e inofensivo, baseia-se num copo que se move em direcção às letras de um abecedário colocado em cima de uma mesa e forma palavras em resposta às perguntas dos jogadores.

Sofia, de 15 anos, fez uma sessão para falar com os espíritos e assim tentar saber notícias do primo falecido num desastre de moto. Juntou-se com uns amigos e ao perguntar quem estava presente, a resposta foi: "Satanás". Ficou assustadíssima. Vera, de 17 anos, mostra-se confusa com o resultado, pois acha que falou com espíritos "bons e maus" e um deles "disse-lhe" para não se rir durante a sessão.

Daniela conta que está "obcecada" e quando tem um "furo" na escola vai jogar com alguns amigos, mas tem receio e dúvidas se lhe pode acontecer alguma coisa de mal.

Outra jovem relata uma sessão com uma amiga que tinha perdido a mãe e num dos dias um dos espíritos anunciou ser sua mãe e levou-a a revoltar-se contra o pai, tendo de recorrer a um psicólogo. Devido a uma sessão, uma adolescente passou a sofrer de pânico, faltava às aulas e um dia tomou uma caixa inteira de comprimidos, sendo assistida no hospital.

À partida, parece absurdo que um copo virado para baixo, apenas com a ajuda da energia de cada um, colocando o dedo indicador na borda, possa deslocar-se sozinho na direcção das letras e formar frases que respondem às perguntas, mas é nisso mesmo que acreditam os jovens que praticam o "Jogo do copo".

O jogo "pode ter graves consequências", alerta a Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), com sede nas Caldas da Rainha, que tem recebido no seu sítio na Internet inúmeras mensagens sobre a experiência.

José Lucas, da ADEP, esclarece que não se trata de uma sessão espírita, mas de um "meio de comunicação com o mundo espiritual, onde é usado um copo como "guia" e um conjunto de letras e algarismos. O mal está no seu uso por pessoas impreparadas e apenas para satisfação de curiosidades", podendo tornar-se perigoso, pois "a pessoa corre perigo de obsessão espiritual. Sendo uma prática sem objectivos nobres são os espíritos inferiores e por vezes obstinados no mal que se apresentam, pois os espíritos bons e nobres não perdem tempo com futilidades".

José Lucas disse conhecer "variadíssimos casos de obsessão espiritual de pessoas que brincaram com o assunto sem terem preparação e demoraram muito tempo a libertar-se". Há também relatos de jovens com problemas psiquiátricos. Em Inglaterra, o jogo inspirou um filme de terror intitulado 'O jogo dos espíritos' e no Brasil deu origem à publicação do livro 'Copos que andam'. A curiosidade começou nas escolas, tornou-se 'moda' e muitos são os que se questionam se serão os "copos que andam" apenas uma "ingénua" brincadeira.


Experiências mal sucedidas.

Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, existem centenas de relatos de experiências mal sucedidas com o "Jogo do copo" e descrições de jovens com problemas psiquiátricos devido a este desafio chegaram também à Associação Cultural Espírita (ACE), com sede nas Caldas da Rainha.

Ana Oliveira, presidente da ACE, reconheceu que "muitas vezes os espíritos que se manifestam são brincalhões e provocam problemas aos jovens". "O objectivo dos jovens é terem certeza de que há comunicabilidade com os espíritos, acham engraçado o copo mexer-se, ir direito às letras e formar frases, só que às vezes fazem perguntas sobre as famílias e ficam transtornados com as respostas. Por exemplo, recebem respostas de que um amigo vai morrer e às vezes as coisas acontecem e eles ficam com medo e em pânico", explicou a responsável da ACE, adiantando: "No espiritismo nós nunca fazemos perguntas aos espíritos".

"O que parecia ser um simples e inofensivo jogo já teve consequências graves, com os jovens perturbados a terem de recorrer a psiquiatras", adiantou a presidente da Associação Cultural Espírita.


Energia e um pouco de atrito ajudam.

A transferência de energia entre os jogadores pode justificar o movimento do copo. Não haverá uma explicação cientificamente provada para o fenómeno, mas há especialistas que sustentam que basta estudar a Física, pois o copo move-se sobretudo em superfícies lisas. Há também quem explique que o copo causa pouco atrito e isso faz com que se desloque, sugerindo a quem não acredite que o tente fazer em materiais como alumínio, ferro ou azulejo."

Fonte: http://web.archive.org/web/20080106080848/http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=80784&idCanal=10&currPos=20 .

#1
Olá!

Conheço bem o jogo do copo,e outros jogos,pratiquei-os e foi objecto de estudo durante muito tempo.

É verdade que podem levar a atitudes dramaticas,conheci duas pessoas que indirectamente se suicidaram,mas éram casos particulares porque para além de fazerem "trips" com LSD tinham tendencias esquizofrenicas e bipolares.

Quando nos aproximamos do jogo do copo,cartomancia,runas como meio de nos informarmos sobre dada situação é porque racionalmente não temos resposta para essa situação.

Como tal através do subconsciente vai dar uma através de mecanismos proprios,a PROJECÇÃO.

O nosso subconsciente é composto por varias camadas desde uma camada superficial,as nossas memorias esquecidas,traumas,quezilias familiares,na escola,e que condicionam nosso comportamento afectivo,isto é na relação com os outros e com o mundo.
Existem mais camadas ,como tendencias ápriori, como estruturas imageticas.

O que acontece no jogo do copo,é que normalmente alguem toma a dianteira do jogo,o lider da equipa
normalmente a pessoa mais "perturbada" ,os outros jogam para ele.


Que respostas Temos.

Algumas,enquanto o lider não toma as redeas,são tolices.;porem apartir desse momento em que o lider está a jogar,começam a aflorar respostas com sentido.


Os objectos da Alma,Complexos,Arquetipos,Imagems,Simbolos que anseiam tornar-se conscientes porque são parcialmente autonomos,ditam sobre as letras,projecctam-se,porque directamente não se conseguem tornar conscientes,precisam de um suporte.

Então a resposta terá sentido mas resulta da teia ,do drama individual do sujeito.

Por vezes apareçem outros personagens embelematicos,digamos colectivos como a figura do Trickster,comumente o Diabo,porque gosta de pregar partidas que é o que é o jogo.

Se o problema for profundo,então outras camadas da alma são acedidas,que podem chegar ao nivel psicofisico,podem ocorrer ruidos no local da secção e outros fenomenos "sobrenaturais" que de subrenaturais não têm, nada.

A psicografia,ou escrita através de mensagens dos ditos espiritos é outro exemplo.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Só há uma coisa que me espanta, como é que a comunicação social pode continuar a chamar "Jogo" a uma coisa tão séria como as sessões de ouija!  >:(

É tudo menos um jogo, é uma sessão muito perigosa para quem não como lidar com os acontecimentos.

Já pratiquei algumas vezes e voltarei a praticar sempre que as coisas se proporcionarem para tal. Tambem já ouvi relatos terríveis de coisas que aconteceram durante estas sessões e até agora pude comprovar que só quando uma pessoa não sabe lidar com elas é que pode sair magoada.

Corvo
Minha opnião sobre isso é que afeta o psicologico do alvo. Se ele nao souber se controlar, é claro que entra em panico.
Preparo, é tudo o que precisam. eu vejo assim.


Lunática
Citação de: fabiozen em 03 maio, 2009, 20:41
Jim Carrey ouija board story

Jim Carrey ouija board story

lol... o fantasma apareceu para avisa-lo que o Clark estava a mexer a peça de ouija. A cara dele a imitar o fantasma é demais.

white92
#6
Em princípio vou jogar no próximo domingo..

Vamos ver se resulta.. A primeira vez que tentei jogar o copo partiu-se do nada.. :-\

Cumps.

È importante ver que o jogo do copo ou sessoes ouiji entre outros sao meros  metodos de invocação onde o que se invoca não se sabe, pode ser ok como pode não ser. Se quiserem praticar em tais sessões façam no com um medium presente ou alguem que sabe mesmo o que faz para controlar alguma situação menos favoravel. Sao muitos os relatos de problemas em tais jogo. Eu tambem ja os fiz e queimei-me. fiquei acompanhada por um poltergaist durante anos, não é engracado nem giro. Á que ver que quando se invoca a entidade é convidada...e so isso dá imenso poder.
Outro ponto é o local onde se pratica...se algo for liberto pode se agarrar aos participantes como pode se agarrar ao local mais uma vez é algo que nunca se sabe. Tenham atenção para não convidaderem algo desagradavel para o vosso lar. Tal como não convidam um estranho para morrar convosco não queiram convidar uma entidade estranha para estar convosco.

É so algo em que pensar.
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

Isto não é nada que me assuste, eu próprio o tentei tempos depois de ter jogado, devido às razões ditas num tópico neste subforum... creio que seja mais um mau funcionamento do foro psicologico dos adolscentes, que têm tendencia para fazer isto e depois destas coisas...

#9
nunca fiz isso,mas gostava muito de ter essa experiência.



será que aqui no Algarve alguém quer fazer isto?
eu quero mas sozinho não posso
não acredito em Deus,mas sinto que existe

Aranax
Acho muito mau usar-se o jogo do copo ou o tabuleiro de ouija como diversão. Os espíritos que estão a evocar já foram pessoas e acho uma total falta de respeito usa-los para ter umas risadas ou para apanhar uns cagaços. Só espero que não lhes acontece o mesmo um dia mais tarde.

#11
Citação de: Aranax em 17 outubro, 2009, 12:22
Acho muito mau usar-se o jogo do copo ou o tabuleiro de ouija como diversão. Os espíritos que estão a evocar já foram pessoas e acho uma total falta de respeito usa-los para ter umas risadas ou para apanhar uns ~defeca~ços. Só espero que não lhes acontece o mesmo um dia mais tarde.
uma falta de respeito aqueles que gozam com a situação, esse não é o meu caso,a coisas mais importantes a tratar do que gozar com esta situação...

talvez não haja pessoa que os respeite como eu,sempre disse se queres ser respeitado tens que te dar 1; ao respeito, compreendo que é uma situação ingrata mas fazer isto é apenas para tentar compreender um pouco melhor a situação da parte deles,e a nível pessoal quero saber até onde vai o meu limite...
espero que compreendas as minhas palavras,pois gozar com eles isso não é para mim.

e entretanto,só acredito naquilo que vejo,se não vejo ,se não tenho a experiência pessoalmente não acredito em palavras.
não acredito em Deus,mas sinto que existe

Aranax
Citação de: LMMPK em 17 outubro, 2009, 13:09
uma falta de respeito aqueles que gozam com a situação, esse não é o meu caso,a coisas mais importantes a tratar do que gozar com esta situação...

talvez não haja pessoa que os respeite como eu,sempre disse se queres ser respeitado tens que te dar 1; ao respeito, compreendo que é uma situação ingrata mas fazer isto é apenas para tentar compreender um pouco melhor a situação da parte deles,e a nível pessoal quero saber até onde vai o meu limite...
espero que compreendas as minhas palavras,pois gozar com eles isso não é para mim.

e entretanto,só acredito naquilo que vejo,se não vejo ,se não tenho a experiência pessoalmente não acredito em palavras.

Não interpretes o que eu disse como algo dirigido pessoalmente a ti, pois o não foi. Apenas quis explicitar quer é algo sério e não deve ser usado como uma brincadeira.

Já exprimentei e não me de muito bem com o jogo do copo...  :-\

genius