Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • livro de Antonio Damasio
    Iniciado por mysterium coniunctionis
    Lido 4.525 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O neurologista António Damásio lança mundialmente nesta sexta-feira um novo livro sobre a consciência. Dez anos após a publicação de «O Sentimento de Si», o cientista regressa ao tema em «O Livro da Consciência», que se centra nas relações entre mente, cérebro e consciência. O livro vai buscar um dos mistérios por resolver e que mais intriga os cientistas: saber quem somos: o eu e a consciência que também tanto atormenta poetas e filósofos desde que há Humanidade.

Como é que as nossas redes neurológicas reagem aos sentimentos? Como é que se constrói a consciência. O cientista cruza o filosófico com o orgânico, relação que António Damásio, investigador na University of Southern California, se debruça há mais de três décadas e que lhe valeu reputação mundial.

Onde está a consciência? Como se constrói? O que a afecta? O papel das imagens na nossa mente é, segundo o investigador, o principal motor de construção de tudo isto.

O universo de imagens que retemos explicam muito do que somos, pois, segundo considera o investigador, são «a principal moeda da nossa mente». A construção cinematográfica que o nosso cérebro realiza - e que advém do meio onde nos encontramos, da nossa cultura - acaba, segundo refere, por desencadear um processo de imagens abstractas. Damásio está «convencido que os matemáticos e os compositores sobressaem neste tipo de criação de imagens».


Fonte:portugal digital



...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

O novo livro é sobre os mecanismos cerebrais envolvidos na construção da mente e de um "eu" dentro dela. Reúne evidências científicas dos últimos dez anos referentes à neurociência da consciência, em termos tanto dos processos que ocorrem no cérebro como dos locais, o cérebro, onde estes ocorrem. Nele defendo uma asserção extremamente invulgar: a de que o tronco encefálico e não o córtex cerebral é a base para a consciência.

António Damásio






O Livro da Consciência


Sinopse: Como é que o cérebro constrói uma mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes?

Há mais de trinta anos que o neurocientista António Damásio estuda a mente e o cérebro humanos e é autor de vasta obra publicada em livros e artigos científicos. No entanto, formulou o presente livro como um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu.

O Livro da Consciência constitui assim uma tentativa de debater as noções actuais nestes domínios. Uma obra magistral que nos deixa entrever aquilo que ainda não sabemos sobre o cérebro e a consciência, mas gostaríamos muito de saber.

Blogue De Rerum Natura



A nova obra de António Damásio, O Livro da Consciência, vai ser posta à venda em Portugal no dia 24 de Setembro próximo, mesmo antes de ser lançada nos Estados Unidos, o que só ocorrerá em Novembro próximo sob o título de Self Comes to Mind: Constructing the Conscious Brain.

Neste novo trabalho, António Damásio desmistifica a ideia de que a consciência é algo separado do corpo e apresenta novas evidências científicas de que a consciência é, na verdade, um processo biológico criado pelo cérebro, introduzindo uma perspectiva evolucionista, que implica uma mudança radical na forma como a história da mente consciente é vista e falada.

António Damásio explica que «A mente permite-nos perceber como é o Mundo, mas é a consciência que nos dá a vantagem subjectiva de dizer "Eu estou aqui, existo, tenho uma vida e há coisas à minha volta que se referem a mim».

Blogue Info Dia Sms



O neurocientista propõe um debate sobre o tema dos sentimentos e da construção da consciência, demonstrando a existência de uma ponte entre a biologia e a cultura. 

Lido na revista Quero Saber
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Vou dar uma "vista de olhos" na Fnac, para ver se já o tem ;)!
"só se desilude, quem se ilude"