Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.502
Total de mensagens
369.615
Total de tópicos
26.962
  • O Espiritismo condena os Sacrificios de animais.
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 5.078 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
O Espiritismo condena os sacrifícios de animais.

Ramatis condena os sacrifícios de animais, vejamos sua observação que é muito importante.

1)E os que justificam o sacrifício animal como "inofensivo" dizendo que não causa nenhum carma negativo?
RAMATÍS: o carma coletivo que rege os movimentos ascensionais não se prende as crenças humanas e trata-se de lei universal. Vós que sois homens e caminham à angelitude tal qual os animais rumam a humanização gostaríeis de ter vossa garganta cortada e sangue vertido até a última gota entre ladainhas, campânulas e mantras que culminam num ápice com transe de possessão? Assim fazem com os animais que rumam para se humanizar. Mesmo que os irmãos menores do orbe sejam somente instintos, regem-nos uma Inteligência Superior que os leva a inexorável individualização, direito cósmico sagrado que os conduz ao encarnarem num corpo hominal. Quanto maior a consciência menor a ignorância das verdades cósmicas e mais amplos os débitos ou créditos na contabilidade sideral de cada cidadão.
A finalidade superior das almas grupos e dos animais é não serem escravizados e cruelmente despedaçados pelos crentes religiosos que acabam bloqueando-lhes o direito sagrado de aquisição dos princípios rudimentares de inteligência pela convivência pacífica e amorosa com os humanos, experiência propiciatória para que paulatinamente formem os veículos – corpo astral e mental – para oportunamente virem a estagiar no ciclo encarnatório humanóide.

REFLITAM OS QUE MATAM OS ANIMAIS EM NOME DOS SANTOS SE GOSTARÍEIS QUE OS ANJOS PARA SE TORNAREM ARCANJOS VIESSEM VOS CORTAR EM PEDAÇOS E "CHUPAR" VOSSO SANGUE PARA SE SACIAREM NOS PARAMOS CELESTIAIS.


Vou realçar as observações de Ramatis.

Reflitam os que matam os animais em nome dos Santos se gostaríeis que os Anjos para se tornarem arcanjos viessem vos cortar em pedaços e "chupar" vosso sangue para se saciarem nos paramos celestiais.

VÓS QUE SOIS HOMENS E CAMINHAM À ANGELITUDE TAL QUAL OS ANIMAIS RUMAM A HUMANIZAÇÃO GOSTARÍEIS DE TER VOSSA GARGANTA CORTADA E SANGUE VERTIDO ATÉ A ÚLTIMA GOTA ENTRE LADAINHAS, CAMPÂNULAS E MANTRAS QUE CULMINAM NUM ÁPICE COM TRANSE DE POSSESSÃO?

PODEMOS CONCLUIR O SEGUINTE, SE VOCÊ FOSSE UM ANIMAL VOCÊ GOSTARIA DE SER SACRIFICADO NESSES RITUAIS SANGRENTOS E PRIMITIVOS???
QUAL A SUA RESPOSTA???
VOCÊ GOSTARIA DE TER A GARGANTA DEGOLADA NOS CULTOS AFRO BRASILEIRO???
PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO.
QUEM ESTA SE FERRANDO SÃO OS POBRES ANIMAIS, QUE NÃO FAZEM MAL PARA NINGUÉM.



2)Vejamos outra questão importante.
O espírito se reencarna no mundo Terra para evoluir moralmente e intelectualmente, pela pratica sincera do Bem e das Virtudes, ele tem que combater as suas imperfeições morais para poder crescer espiritualmente, esse é o nosso Dever, lutar para Evoluir.
Temos que combater os maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos, temos que cultivar valores morais positivos, sem isso ninguém consegue evoluir espiritualmente.
O Mestre Kardec e o Mestre Luiz de Mattos explanam em suas Obras que o objetivo primordial do Espiritismo é a melhoria moral do ser humano.
Perguntamos, qual melhoria moral e espiritual uma pessoa vai ter em usar charutos, cachaça, despachos e sacrificar animais inocentes???
Existe melhoria moral e espiritual nisso???
A nosso melhoria moral e espiritual esta na conduta reta, na pratica do Bem, do Amor, da Caridade, da Honestidade, da Fraternidade, do Respeito, da Disciplina, da elevação dos pensamentos, ser educado, ser cordial, ser trabalhador, ajudar os necessitados, amar e respeitar os animais, combater os vícios e maus pensamentos, ser humilde, dar uma palavra amiga para uma pessoa que esta em desespero, isso é EVOLUÇÃO espiritual, isso é respeito pelo ser humano.
Ficar matando ( sacrificando) pobres animais é um grave erro, qual melhoria moral e espiritual vamos ter com isso???????


3) Vejamos o grave alerta de Ramatis.
Em verdade, o principal objetivo de "Magia de Redenção" É ADVERTIR AOS TERRÍCOLAS, QUANTO À SUA TREMENDA RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL PELO DERRAME DE SANGUE DE ANIMAIS E AVES ATRAVÉS DE MATADOUROS, FRIGORÍFICOS, CHARQUEADAS E AÇOUGUES, CUJA BARBÁRIE "CIVILIZADA" GERA CRUCIANTE CARMA HUMANO E TORNA-SE A PRINCIPAL FONTE DE INFELICIDADE TERRENA. ENQUANTO SANGUE DO IRMÃO MENOR VERTER TÃO CRUELMENTE NA FACE DA TERRA, OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS TAMBÉM TERÃO FARTO FORNECIMENTO DE "TÔNUS VITAL" PARA A PRÁTICA NEFANDA DO VAMPIRISMO, OBSESSÃO E FEITIÇARIA.
Sob a justiça implacável da Lei do Carma, a quantidade de sangue vertida pelos animais e aves, resulta, pela ação reflexa, em igual quantidade de sangue humano jorrado fratricidamente nos morticínios das guerras e guerrilhas! Cada matadouro construído no mundo proporciona a encarnação de um "Hitler" ou "Átila", verdadeiros flagelos, semeadores de sofrimento da humanidade, como executores inconscientes da lei cármica, - a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória! Jamais a guerra será eliminada da face da terra, enquanto explorardes a "indústria da morte" mediante esses abomináveis matadouros e frigoríficos de aves e animais, pois estes, como os homens, são filhos do mesmo Deus e criados para a mesma felicidade. A Divindade não seria tão estuta e injusta, permitindo que o homem dito racional seja feliz enquanto massacrar o irmão menor, indefeso e serviçal, pois ele também sente!
Ademais, os espíritos diabólicos que obsidiam, vampirizam e enfeitiçam, são os irmãos desencarnados ainda escravos da ignomínia do carnivorismo, tal qual fazeis atualmente. Em verdade, é bem diminuta a diferença entre os vampiros desencarnados, que se satisfazem com o sangue cru, e os vampiros encarnados, que preferem come-lo ou bate-lo até transforma-lo em chouriço de rótulo dourado! Infeliz humanidade terrena, ainda escrava de um círculo vicioso, em que os "vivos" dotados de razão trucidam os "vivos" irracionais para beber-lhes o sangue e devorar-lhes as carnes; e então, depois, enfrentam o cruciante sofrimento de verem os filhos ou parentes para o massacre organizado dos campos de batalhas! Estadistas, filósofos, psicólogos, sacerdotes, lideres espiritualistas e governos tem gasto toneladas de papel e rios de tinta em congressos, campanhas, empreendimentos e confraternizações para implantarem a paz do mundo e festejando tais congraçamentos com banquetes de vísceras sangrentas de aves e de animais, cujo sangue vertido é exatamente a causa da infelicidade das guerras! A Divindade jamais poderia rebaixar o seu espírito de justiça e de amor por todos os seres, concedendo a paz e a ventura ao homem racional, que firma a sua existência sobre os escombros sangrentos do irmão menor!
Convertem-se os terrícolas em escravos do mundo oculto ao servir de "repastos vivos" dos espíritos tenebrosos, vinculados às paixões mais aviltantes! Por isso, o enfeitiçamento e a obsessão alastram-se no vosso mundo, nutridos pelo sangue derramado das aves, dos animais e dos próprios homens massacrados carmicamente nas guerras abomináveis! Jorra o sangue nos pisos dos matadouros e aviários modernos sob os gemidos cruciantes dos animais e aves indefesos; mas jorrará também o sangue humano nas ruas, praças, lares e campos floridos sob a lei de causa e efeito do Carma!
Ramatis.

Ramatis explica muito bem essa questão de matar ou sacrificar pobres animais, isso vai gerar o Karma das guerras, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva.
Ramatis explica: Em verdade, o principal objetivo de "Magia de Redenção" é advertir aos terrícolas, quanto à sua tremenda responsabilidade espiritual pelo derrame de sangue de animais e aves através de matadouros, frigoríficos, charqueadas e açougues, cuja barbárie "civilizada" gera cruciante carma humano e torna-se a principal fonte de infelicidade terrena.
Uma outra questão importante.
Os espíritos de Luz ou espíritos elevados não precisam de coisas matérias, eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados, portanto, quem pede essas coisas matérias como, charutos, cigarros, velas, cachaça, despachos, sacrifícios de inocentes animais, são espíritos desencarnados ainda apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, espíritos moralmente atrasados e muitos desses espíritos podem ser maldosos e obsessores, cuidado!
Vejamos as palavras de Chico Xavier sobre essa questão.
Para espíritos de luz, ou seja, espíritos superiores e puros, não existem necessidades materiais. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos. São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples. É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada,
manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.


Chico Xavier fala, que os Espiritos de Luz não possuem necessidades matérias.
Os espíritos elevados e os bons espíritos jamais vão pedir coisas matérias como, charutos, cachaça, despachos e sacrifícios de pobres animais, somente espíritos apegados a matéria é que pede tais absurdos.
Os animais merecem o nosso respeito.
Para atrair a assistência luminosa dos espíritos elevados temos que criar condições morais positivas, cultivar pensamentos elevados e nobres, cultivar a prece sincera, cultivar o amor e a caridade, cultivar a honestidade, cultivar a humildade, cultivar o respeito pelos animais, temos que combater as nossas imperfeições morais, combater os vícios, combater os maus desejos e maus hábitos, dessa forma a pessoa entra em sintonia com os Espiritos Superiores e passa a ter as orientações desses espíritos luminosos.
O Bem vai atrair o Bem.
A Virtude vai atrair a virtude.
O mal vai atrair o mal.
O vicio vai atrair o vicio.
Tudo é uma questão de sintonia ou afinidade moral.
Nesses ambientes que predomina o uso de charutos, cigarros, cachaça, despachos e sacrifícios de pobres animais, o campo vibratório é baixo e denso, as pessoas que estão nesses ambientes só tratam de assuntos matérias vulgares, assuntos sem elevação moral, assuntos como volta da pessoa amada, melhoria nos negócios, ter um bom emprego, ganhar dinheiro, sorte com as mulheres e os trabalhos para prejudicar os desafetos.
Tais assuntos vão atrair pela sintonia vibratória dos pensamentos os espíritos desencarnados que estão apegados a matéria, espíritos moralmente atrasados e muitos desses espíritos podem ser maldosos, maliciosos, astutos, debochados, embusteiros e obsessores.
Os espíritos elevados só tratam de assuntos nobres e importantes para nossa melhoria Moral e espiritual, eles pregam o Amor, a caridade, a honestidade, a educação, a disciplina, a elevação dos pensamentos, o respeito pelos animais, o desinteresse, os espíritos elevados são virtuosos em seus ensinamentos.
Os espíritos elevados pregam as Virtudes e a elevação Moral.


4) Eu acho um absurdo animais serem torturados, mutilados vivos e sacrificados nesses rituais de magia, J Herculano Pires no seu Livro Mediunidade fala que o movimento Espírita deveria se LEVANTAR contra a matança de animais inocentes nesses centros, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amar os animais.
Devemos defender quem, os animais que são nossos irmãos menores na escala evolutiva ou essas praticas de torturar, mutilar e matar pobres animais???
Os Espíritos de Luz jamais vão pedir despachos, velas, charutos, cachaça e sacrifícios de animais, somente espíritos desencarnados apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem essas coisas.
Os animais sofrem, são torturados, são mutilados vivos, são perfurados vivos, outros são enterrados vivos, e devemos ficar calados??
Os animais merecem isso??
Os sacrifícios de animais tem um objetivo que é o Vampirismo.
O sangue esta repleto de fluidos vitais e os espíritos obsessores vão VAMPIRIZAR tais fluidos, e por isso, que se processa essas praticas nesses ambientes.
Se os animais pudessem falar, eles iriam implorar por misericórdia e salvação, eles iriam gritar pedindo socorro, socorro, socorro
E as pessoas nada fazem, ficam na omissão criminosa, dever animais serem torturados, mutilados e mortos, para agradar entidades ociosas e viciosas do plano astral.
Somente espíritos maldosos, ignorantes e cruéis podem pedir isso.
Vou deixar uma pergunta, os animais merecem isso????

5) Deus necessita de sacrifícios de animais, como relata a Biblia???

O Deus bíblico é uma criação humana, um Deus que tem as paixões humanas, sente ira, raiva, cólera, manda exterminar povos estrangeiros, o senhor dos exércitos, gosta de guerras.
O Deus biblico é uma projeção das imperfeições morais dos homens que criaram um Deus conforme a sua capacidade mental e moral.
Homens imperfeitos imaginaram um Deus dessa forma, com as paixões humanas.
Deus criou o homem e o homem criou vários Deuses.
O Racionalismo Cristão e o Espiritismo explanam em suas obras que as Leis de Deus são naturais, eternas e imutáveis e essas Leis regulam tudo na Obra Universal.
Deus o Grande Foco não derroga e nem altera as suas Leis, elas são perfeitas e imutáveis, o milagre e o sobrenatural não existem, como dizia o Mestre Luiz de Mattos o milagre e o sobrenatural são produtos da ignorância espiritual das pessoas.
Deus não faz milagres.
Essa questão que Deus pede sacrifícios de pobres animais é uma verdadeira aberração moral, esse Deus é uma fantasia, criada pela  mente enferma dos homens naquela época.
O Deus bíblico é uma mentira.

6) Uma outra questão importante.
Os espíritos elevados ou espíritos de Luz sempre pregaram o respeito e o amor pelos animais.
Vejamos as palavras de Emmanuel sobre os animais.
"... Sou dos que os estudam atenta e carinhosamente. (...) E como o objetivo desta palestra é o estudo dos animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo. São eles nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer. (...) Recebei como obrigação sagrada o dever de amparar os animais na escala progressiva de suas posições variadas no planeta. Estendei até eles a vossa concepção de solidariedade e o vosso coração compreenderá, mais profundamente, os grandes segredos da evolução, entendendo os maravilhosos e doces mistérios da vida."

Vou frisar uma observação de Emmanuel ele disse.
Recebei como obrigação sagrada o dever de amparar os animais na escala progressiva de suas posições variadas no planeta. Estendei até eles a vossa concepção de solidariedade.

Obrigação sagrada o dever de amparar os animais.
Isso diz tudo.

Os espíritos elevados ou espíritos de luz jamais vão pedir sacrifícios de pobres animais ou despachos, somente espíritos inferiores, atrasados e obsessores ainda apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos é que pedem tais coisas.

A minha intenção é tentar defender os animais eles também são filhos de Deus a Grande Luz.
Devemos amar e respeitar os animais.
Se você fosse um animal você gostaria de ser sacrificado nesses rituais sangrentos e primitivos???
Qual a sua resposta???
Você gostaria de ter a garganta degolada nos cultos afro brasileiro???
Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Quem esta se ferrando são os pobres animais, que não fazem mal para ninguém.

Como disse Ramatis.
Reflitam os que matam os animais em nome dos Santos se gostaríeis que os Anjos para se tornarem arcanjos viessem vos cortar em pedaços e "chupar" vosso sangue para se saciarem nos paramos celestiais.

Vós que sois homens e caminham à angelitude tal qual os animais rumam a humanização gostaríeis de ter vossa garganta cortada e sangue vertido até a última gota entre ladainhas, campânulas e mantras que culminam num ápice com transe de possessão?

Wilson Moreno discípulo da Grande Luz.

#1
A minha primeira reação a ler isto foi: Whaaaat?
Não sei se é de mim mas o texto pareceu-me bastante confuso.

Quem é ramatis?

O tema é interessante sendo eu uma grande defensora dos animais mas de resto...hmmm

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

#2
O Sangue e os trabalhos espirituais.

1)PERGUNTA: — Há fundamento nas práticas de enfeitiçamento, em que se sacrificam galos pretos nas encruzilhadas, cabritos e bodes..., ou ofertam bifes sangrentos nas portas de cemitérios?
RAMATIS: — QUANTO AOS SACRIFÍCIOS DE AVES E ANIMAIS EM SEMELHANTES TRABALHOS CONSERVADORES DAS TRADIÇÕES E DA MAGIA PRIMITIVA, NEM É PRECISO LEMBRARVOS DA IMPORTÂNCIA DO SANGUE ALI VERTIDO E FUNDAMENTO PRINCIPAL PARA O INTERCÂMBIO COM OS ESPÍRITOS SUBVERTIDOS. O sangue é a linfa da vida e elemento imprescindível no ser vivo, pois, além de sua função propriamente física, ainda capta e absorve as forças vitalizantes do Sol, como o "prana", o magnetismo lunar e certos fluidos do mundo astral. A sua circulação rapidíssima é imantada pela eletricidade animal e nutrida pelo éter-físico, que emana pelos poros da Terra e flui através do duplo etérico. É, enfim, a corrente portadora da saúde ou da enfermidade, pois percorre as zonas mais nevrálgicas e atinge os pontos mais vitais do corpo humano e transporta os diversos hormônios endocrínicos por todo o organismo, nutre e refaz as células carreando os detritos indesejáveis para as vias "emunctórias". O sangue ainda intervém em todos os processos defensivos do organismo,conduzindo os elementos de combate aos germens e às suas toxinas. Mesmo depois de coagulado e sob o aspecto gelatinoso, dele exsuda-se um líquido amarelado e utilíssimo, bastante conhecido por soro sangüíneo e ainda aproveitável nas transfusões salvadoras. O homem atual possui de 5 a 6 litros de sangue, cuja produção é incessante na intimidade da medula óssea.

PERGUNTA: — Mas esse derramamento deliberado de sangue através de sacrifícios pagãos e macabros, é realmente necessário para o processo de enfeitiçamento?
RAMATIS: — Na realidade, trata-se de um processo detestável, que se vincula a interesses e subversões abomináveis, ativado e controlado pelo mundo oculto pervertido! Afora as preocupações de enfeitiçamentos, DESPACHOS E DEMANDAS, A VERTÊNCIA DE SANGUE E OS RITOS DE SUA DINAMIZAÇÃO FLUÍDICA ATENDEM ÀS MAIS IGNÓBEIS TAREFAS DOS "COMANDOS DAS TREVAS"! Em torno da Crosta movimenta-se extensa multidão de espíritos exauridos pelas paixões e vícios da carne, famintos de vitalidade e aflitos para obterem o "tônus vital" que perderam e viceja no sangue humano. Eles aceitam qualquer tarefa nefanda, trabalho execrável ou humilhante no Além, desde que POSSAM CONSEGUIR O SANGUE PARA A SUA NUTRIÇÃO MÓRBIDA. Tão desesperados como os viciados pela cocaína, morfina, álcool, acompanham os encarnados na esperança de vampirizá-los na sua fonte de vitalidade, que é o sangue! Ademais, os espíritos astutos, malévolos e veteranos do astral inferior ainda costumam vampirizar os infelizes recém-chegados desprotegidos, extraindo-lhes qualquer resíduo vital que porventura ainda possam trazer na sua contextura perispiritual. Só quando os falecidos possuem amigos ou parentes desencarnados, que os protegem de um vampirismo indesejável, os famintos das sombras então permanecem a distância do sepultamento. Então, lhes resta o recurso de se contentarem com a precária nutrição de fluido vital obtida na simbiose com as criaturas viciadas e escravas dos prazeres impuros. Assim como as parasitas extraem a seiva vital dos arbustos benfeitores, os vampiros do Além túmulo exaurem suas vítimas imprudentes no processo de parasitismo de baixa espiritualidade.  

PERGUNTA: — Porventura, existe alguma disciplina ou coordenação de trabalho entre os espíritos vampiros e obsessores, nas suas práticas maléficas contra os encarnados?
RAMATIS: — A disciplina tanto pode existir na prática do bem como no exercício do mal. Em conseqüência, nas regiões do astral próximo à superfície terrena, existem cooperativas, confrarias e instituições disciplinadas na prática do mal, as quais orientam e controlam milhares de espíritos em atividade pervertida nas tarefas de obsessões e vampirismos. Os seus mentores diabólicos são hábeis e experimentados psicólogos, conhecedores de todas as fraquezas e subversões humanas! Eles pesquisam na crosta terráquea as criaturas mais propensas aos desequilíbrios mentais e emotivos, a fim de transformá-las em fontes gratuitas de fornecimentode substância vital tão cobiçada para o êxito das operações maquiavélicas das sombras. Malgrado a vossa reação mental, de que transmitimos histórias fantásticas e mórbidas da idade média, os espíritos vampiros, realmente, debruçam-se sobre os cadáveres recém-sepultados, a fim de extrair-lhes os resíduos vitais que ainda possam aderir ao corpo extinto. Trecho extraídos da obra Obreiros da Vida Eterna, pelo espírito de André Luiz, capítulo "Aprendendo Sempre", que assim diz:  
Magia de Redenção - Ed. do Conhecimento



Vou realçar essa observação importante de Ramatis.
QUANTO AOS SACRIFÍCIOS DE AVES E ANIMAIS EM SEMELHANTES TRABALHOS CONSERVADORES DAS TRADIÇÕES E DA MAGIA PRIMITIVA, NEM É PRECISO LEMBRARVOS DA IMPORTÂNCIA DO SANGUE ALI VERTIDO E FUNDAMENTO PRINCIPAL PARA O INTERCÂMBIO COM OS ESPÍRITOS SUBVERTIDOS.
Vamos concluir que o Sangue derramado dos animais nos sacrifícios é fundamento principal para o intercambio com os ESPIRITOS SUBVERTIDOS.



2)Vejamos uma Observação muito importante do Site Aprendi na Umbanda.
É um texto muito nobre e inteligente, vejamos:

Há cerca de duas semanas, ao segurar uma rosa vermelha na mão, me arranhei com o espinho. Imediatamente, uma irmã de fé segurou minha mão a fim de verificar se meu dedo chegou a cortar-se. Como sou médium novo, ele me explicou que tal preocupação se dá por não poder, em hipótese alguma, cair uma gota se quer dentro do terreiro.
No primeiro momento, pensei em perguntar-lhe o por que, mas logo me lembrei do comentário da minha madrinha, e resolvi procurar o motivo por meio de pesquisas. Como ainda não li nem mesmo os livros mais básicos sobre a Umbanda (mas li uma apostila baseada nos ensinamentos de Rubens Saraceni), procurei em alguns sites umbandistas.
Nesse link aqui tem uma afirmação de Exu Serpente. Não verifiquei a autenticidade do site, mas acredito que tal afirmação vai falar mais do que eu mesma possa afirmar:
"Filhos, quem precisa de sangue ou é vampiro ou é sangue-suga, então que tipo de espíritos vocês pretendem alimentar com sangue? Que tipo de espíritos exigem sangue? Coisa boa não há de ser. Espíritos realmente evoluídos não atentam contra a vida, a criação divina. ESTES ESPÍRITOS QUE ESTIMULAM O USO DE SANGUE EM TRABALHOS ESPIRITUAIS SÃO, NA VERDADE, ESPÍRITOS VAMPIRESCOS QUE INDUZEM AS PESSOAS A COMETEREM ESTE ABSURDO DE MANEIRA MUITO INTELIGENTE. (...) Considerem ainda que não podemos atentar contra a vida do que quer que seja para tentar ajudar o próximo. Atentar contra a vida é atentar contra as leis divinas. Como poderia o Pai permitir que uma vida fosse tirada pelas nossas mãos para que outra fosse salva? Como poderia o Pai permitir que se lhe fosse destruída a vida que Ele construiu? Não estaríamos infringindo a própria lei de Deus? Quem somos nós para fazermos esse tipo de justiça? Se prezamos pela vida e pela natureza como manda a Lei de Umbanda por que tentamos sempre destruí-la em benefício de terceiros (mesmo que seja o próximo)? (...)
Não se deixem levar pelo conhecimento daqueles que o escondem, pois mironga de congá é a cortina que esconde o vazio".
Com essa citação podemos concluir que não é à toa que não se usa sangue nas giras de Umbanda, mas sim, porque o uso dessa energia não agrega nada de bom. Oras, que tipo de pessoa infringe as leis de Deus e dos homens se não aqueles que chamamos de ruins? O que então acontece quando um elemento que "representa" a vida cái no terreiro. Que tipo de espírito vai querer utilizar a energia dele?
E então, agora eu posso compreender a preocupação da minha colega.
Não é à toa que um assassino é tratado como tal, uma vez que tirar a vida de um irmão (somos todos filhos de Deus, não?) é atentar contra a criação de Nosso Pai Maior, nosso Pai Olorum, Deus. Quando se "derrama o sangue", o indivíduo vai contra o bem e atrai somente o que há de pior para si. Não é à toa que temos pensamentos tão negativos quando ouvimos no noticiário sobre um assassinato. Não é à toa que há tanta repulsa diante desse ato. Não é à toa que quem mata expõe de si somente o que há de ruim.
Logo, há mais do que um sentido espiritual para não haver sacrifícios de animais ou uso de sangue na Umbanda. Até porque nós sabemos que é importantíssimo manter a energia sempre boa numa gira para que o trabalho possa fluir com equilíbrio, para que as entidades possam realizar seus trabalhos da melhor maneira possível e para que possamos aprender e evoluir.  E agora eu posso visualizar isso de uma forma bem mais clara e espero, de coração, que vocês também.



3) Vamos concluir o seguinte, onde existir sacrifícios de animais e sangue, vai atrair espíritos inferiores, perturbadores e obsessores que querem absorver os fluidos vitais, os trabalhos espirituais que existe SANGUE são ambientes perigosos, o padrão vibratória é muito baixo, somente espíritos inferiores atuam nesses lugares.
Os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amparar os animais, somente espíritos maldosos podem pedir sacrifícios de pobres animais.
ESTES ESPÍRITOS QUE ESTIMULAM O USO DE SANGUE EM TRABALHOS ESPIRITUAIS SÃO, NA VERDADE, ESPÍRITOS VAMPIRESCOS QUE INDUZEM AS PESSOAS A COMETEREM ESTE ABSURDO DE MANEIRA MUITO INTELIGENTE.
Segundo pesquisadores mais bem informados, cujas obras serviram, e muito, para a configuração dos rituais da Umbanda, o sangue alimenta entidades astrais inferiores, cascões, larvas... Espíritos atormentados, apegados à vida física, vampiros! O sacrifício ou derramamento de sangue de animais nesses ritos atrai estas entidades, que precisam do fluido vital para se manter na esfera terrena, à qual estão apegadas, e servem, pelo interesse no sangue, e também no fumo, no álcool, no sexo promíscuo àqueles que se dizem magos.

Reparem que na Natureza, os animais carnívoros são irritados e
briguentos (tigres, leões, tubarões, etc.), ao passo que os animais
vegetarianos são mansos e pacíficos (golfinhos, tartarugas, elefantes, etc.). Aprendemos que "tudo o que tem em cima também tem em baixo";
portanto, as entidades espirituais que aceitam o elemento sangue como oferenda, manipulações magísticas ou mesmo para se "alimentarem" não seriam também irritadiços, briguentos e ai por fora?.
Os sacrifícios de animais vão atrair espíritos inferiores, obsessores e vampiros, eles querem absorver os fluidos vitais, que estão no sangue.


Vou repetir a minha pergunta: quem é Ramatis?
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 20 abril, 2014, 22:59
Vou repetir a minha pergunta: quem é Ramatis?

   Um simples Espirito. Aquilo que o wilson, nesta confusão toda, está a tentar elucidar, é que os actos religiosos de sacrificos de animais é errónea. Apenas isso.

Abraço,

Citação de: João Paulo Soares em 21 abril, 2014, 02:09
   Um simples Espirito. Aquilo que o wilson, nesta confusão toda, está a tentar elucidar, é que os actos religiosos de sacrificos de animais é errónea. Apenas isso.

Abraço,

Obrigada pelo esclarecimento :)

Acho que nao deveria ser preciso esta confusão de textos para se saber isso. É uma questão de moral e bom senso na minha opinião mas pronto.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Ola meus amigos eu tive que colocar explanações mais dilatadas sobre essa questão por que ela é muito polêmica e delicada, eu acho melhor desenvolver o assunto de forma ampla, não existe confusão existe falta de informação.

Sacrifícios de animais nos rituais religiosos.

O perigo das macumbas, muitas pessoas nada sabem desses perigos. Os Espíritos de Luz ou Espíritos Superiores já mais vão pedir charutos, cachaça, cigarros,sacrifícios de animais e despachos, essas praticas só podem atrair pela sintonia vibratória espíritos desencarnados apegados a matéria e aos vícios terrenos, ou seja, espíritos inferiores e obsessores.Os Espíritos Superiores são Virtuosos em seus ensinamentos, eles procuram moralizar, educar e espiritualizar os seres humanos, incentivando a pratica sincera do bem e das Virtudes. Os espíritos apegados a matéria tratam de assuntos vulgares sem elevação moral, assuntos, como, sorte no jogo, volta da pessoa amada, sorte com as mulheres, melhoria nas finanças, trabalhos para prejudicar desafetos etc. Os Espíritos Superiores já mais vão se manifestar num centro para pedir charutos, cachaça e sacrifícios de pobres animais, isso é ridículo, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amar os animais, quem pede esses absurdos são os espíritos da escuridão, cuidado, muito cuidado, eles gostam de enganar as pessoas usando uma linguagem melosa, suave, doce, com palavras bonitas, eles falam macio, tudo para seduzir as pessoas que estão nesses ambientes de baixa espiritualidade. Eles também usam Nomes pomposos, importantes e sedutores para mistificar. Vou deixar uma pergunta, vocês acham que os Espiritos de LUZ vão pedir despachos, cachaça, charutos, sacrificios de pobres animais inocentes??? O ser humano é um Espirito encarnado no mundo terra para evoluir e se melhorar moralmente, ser bom, honesto, correto, trabalhador, sem vicios, cultivar as Virtudes e os valores morais superiores, é seu DEVER, cumprindo com o seu dever moral ele consegue vencer e evoluir.Devemos nos afastar dos ambientes de baixo nivel moral, por que, nesses ambientes perambulam espiritos inferiores e pertubadores. O ser humano é composto de dois elementos Espirito e materia, o Espirito é a Força inteligente o ser pensante, a materia corporal não pensa e nem sente, portanto, se conhecer como Espirito encarnado com Deveres Morais para cumprir já é uma iniciação para as verdades superiores.


O Vampirismo
O vampirismo é praticado por espíritos desencarnados que estão apegados a matéria e aos vícios terrenos, eles querem continuar a ter as sensações da vida terrena, portanto, eles vão procurar pessoas (encarnados) no qual eles possam se encostar no perispirito da pessoa e sugar os fluidos vitais, num processo, chamado de Vampirismo psíquico.
As pessoas que são atacadas, são principalmente, os levianos, os fracos, os viciados, as pessoas que cultivam, maus pensamentos, maus hábitos, maus desejos, essas pessoas são as mais visadas.Uma pessoa criteriosa, de pensamentos elevados e positivos e de Conduta moral reta, sempre consegue repelir esses vampiros psíquicos do plano astral, não havendo sintonia vibratória, os maus espíritos se afastam.
O Bem repele o mal.
Nos rituais de sangue ou sacrifícios de animais, encontramos, um tipo mais radical de Vampirismo, os espíritos obsessores vão sugar do sangue os fluidos vitais, é por isso, que nesses centros de macumbas, umbanda e candomblé existe a matança de animais, os espíritos obsessores pedem tais praticas, para poderem sugar os fluidos vitais.
Esses espíritos são ignorantes, maldosos, vingativos, maliciosos, espíritos que pedem essas coisas, são espíritos apegados a matéria, cuidado para não cair na lábia deles.

Os Espiritos de Luz nunca vão pedir sacrifícios de animais, velas, charutos, cachaça, despachos.
O Mestre Allan Kardec, explica em seus Livros, que é pela LINGUAGEM, que vamos avaliar o estado evolutivo dos Espiritos desencarnados.
Os Espiritos Elevados e Superiores possuem sempre uma Linguagem pura, digna, lógica, e seus ensinamentos visam sempre a melhoria Moral e Espiritual das pessoas, a sua LINGUAGEM é sempre moralizadora, incentivando as pessoas a praticarem o Bem e as Virtudes.
Os espíritos inferiores(apegados a matéria) possuem sempre uma Linguagem chula, vulgar, trivial, grosseira, pesada, na sua Linguagem se reflete as paixões humanas, como, o ódio, a raiva, a inveja, o fanatismo, o rancor, os desejos de vingança, o apego aos Vicios do fumo, da bebida, da gula, do jogo, das drogas, eles sempre possuem uma Linguagem moralmente suja.
Portanto, basta avaliar o teor Moral da LINGUAGEM que os espíritos desencarnados usam em suas comunicações mediúnicas.
Os Espiritos de Luz, jamais vão usar uma Linguagem grosseira, vulgar, trivial, agressiva ou pesada, sua Linguagem reflete o seu estado moral evoluitivo.
Uma outra questão que eu acho muito importante, os Espiritos Elevados são sempre Lógicos e Racionais em seus ensinamentos, Allan Kardec afirmou o seguinte, qualquer ofensa a Razão e a Lógica denuncia um espírito atrasado.

Existe os Espiritos embusteiros, mentirosos, hipócritas e mistificadores do plano astral ou mundo espiritual, esses espíritos são maliciosos, usam nomes falsos, importantes e pomposos, para enganar as pessoas e também tentam usar uma Linguagem suave, melosa, doce, para seduzir e enganar, são os falsos profetas do mundo espiritual, para evitar isso, temos que seguir a Orientação de Kardec.

     " Qualquer comunicação que venha dos espíritos desencarnados tem
       "Que passar pelo crivo severo da Razão e da Lógica, para poder ser aceito."

Portanto, quando um espírito se apresenta num centro (reunião mediúnica) pedindo charutos, cachaça, despachos, sacrifícios de animais, vamos concluir, que é um espírito apegado a matéria e aos vícios terrenos, basta analisar o teor moral das coisas que ele fala e pede, e vamos concluir que são espíritos inferiores e atrasados, e muitos deles podem ser maldosos e vingativos, não se deixem iludir.
Eles falam macio, cuidado.
O Mestre Allan Kardec fala em seus Livros, que são as imperfeições morais da alma que atraem os maus espíritos, para afastar esses espiritos obsessores, temos que cultivar valores morais positivos, cultivar pensamentos elevados e nobres, ter atitudes corretas e honestas, ter uma Conduta Moral reta, praticar a caridade e a fraternidade, quando a pessoa se eleva no Campo Moral ela vai entrar em Sintonia vibratória com os Espiritos Superiores e os Bons Espiritos, atraindo para si uma assistência espiritual positiva.
Tudo depende das nossas condições Morais e Mentais.

Os Espiritos Superiores ou os Mestres da Grande LUZ, falam em suas Doutrinações, sobre a Causa basica das Obsessões e do Vampirismo psiquico, que são. A Cabeça e maõs desocupadas A palavra irreverente A boca maledicente A conversa inútil e futil prolongada A atitude hipócrita O gesto impaciente A inclinação pessimista O apego demasiado a coisas e pessoas O comodismo exagerado A solidariedade ausente O desejo de apreço e reconhecimento Fugir para o álcool ou drogas estupefacientes As paixões exacerbadas Perversões sexuais Crimes Ganância e USURA Maus pensamentos e maus hábitos Vejamos outras Causas morais. Olhos altivos Lingua mentirosa Mãos que derramam sangue inocente Coração que trama projetos iniquos Pés que se apressam a correr para o mal Testemunha falsa que profere mentiras E o que semeia contenda entre irmãos São essas imperfeições morais que atraem os espiritos imundos. O desregramento Moral é a Mãe de todos os vicios, crimes, maldades, falsidade, que perturba e trava a Evolução da Humanidade.


Olá a todos. Bem como Umbandista não vou comentar o sacrifício de animais já que não se pratica ,evidentemente, mas vou sim explicar o porquê das entidades de Umbanda pedirem bebidas alcoólicas (cachaça, champanhe, aguardente, etc) e fumo (cigarro, cigarrilhas, cachimbo, etc) porque há muita confusão em torno deste assunto, mesmo dentro dos terreiros. O que nós vemos como meramente bebida e fumo e facilmente associamos a vícios, as entidades vêm como elementos com que podem facilmente manipular e trabalhar para nosso bem, são por isso uns verdadeiros Magos ;)

Temos como Elementos-Água, Fogo, Terra, Ar e Éter.

Vou dar um exemplo, um charuto. Primeiro: A entidade não "traga" o charuto, cigarro, etc, não tem qualquer prazer nisso, o fumo não chega à garganta do médium, mas fica somente dentro de sua boca para que através do ectoplasma do médium e ao soprar possa formar um campo positivo à volta do consulente (ou ambiente) que vai retirar as cargas negativas. Segundo: Num charuto estão contidos todos os elementos ora vejamos: Terra e Água estão representados nas ervas que o charuto contém; Fogo quando se acende o charuto com um fósforo e mantém-se este elemento até o charuto se acabar (a cinza do fumo se torna nas mãos do guia um excelente elemento consumidor de miasmas negativos que limpam o campo áurico de quem esta sendo atendido pelo mesmo, incluindo chacras e corpo físico.), e Ar quando a entidade assopra o fumo (e claro que é sempre necessário para a combustão). Ou seja, é um simples processo de defumação, simples como isso :D

Vamos agora à bebida alcoólica. Esta é extremamente volátil, assemelha-se ao Éter, representando um elemento que facilmente transcende do plano material para o espiritual(etéreo) e é assim um elemento que desagrega as energias negativas impregnadas no perispírito (à semelhança do fumo). É Fogo em estado líquido pela sua facilidade de combustão. Tem também o elemento vegetal pois seja que bebida for é produzida através de frutas e outros elementos deste reino.
Geralmente os guias utilizam apenas dois dedos da bebida onde não a consomem, mas sim, a imantam/transformam com sua força despertando nela a sua capacidade e força liquida vegetal absorvedora permitindo assim que possam trabalhar com a mesma sem se quer "degustar" seu paladar. Para além de que o médium está incorporado ainda algum tempo e isso traz algum desgaste físico para ele, por outras palavras, acontece que o nosso organismo queima ou consome energia e o álcool produzido pelos amidos que os médiuns ingerem sustenta essa queima.
Por exemplo, no caso de não se ingerir a bebida, o magnetismo da Entidade absorverá muito do álcool do corpo do médium, prejudicando suas funções. Quando espíritos regidos por magnetismos densos (água, terra e fogo) incorporam, eles precisam ingerir alguma bebida alcoólica, para não consumir aquele álcool do corpo do médium. Caso contrário, irão paralisar o organismo do médium em algumas de suas funções.

E é esta a minha opinião.
Muita luz para todos. Axé  ;)
'Sementes do Karma passado não podem germinar quando torradas no fogo da Sabedoria Divina'

Fumo e bebida na Umbanda, são bons exemplos?
Vejamos um texto de um umbandista questionando essas questões.
Sandro da Costa Mattos - APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba - www.apeu.rg.com.br


1)Muitos dizem que na Umbanda se usa o fumo porque o Preto-Velho Pai Antônio pediu um cachimbo na sua primeira manifestação no médium Zélio Fernandino de Moraes em 16 de novembro de 1908. Na verdade, olhando bem a história, notaremos que Pai Antônio, quando perguntado do que ele sentia falta da época em que estava na Terra (ou seja, no que ele ainda sentia necessidade) ele disse: "meu pito, que deixei no toco no momento da minha passagem" (daí vem o ponto cantado).

Observem que ele não pediu o cachimbo como elemento de trabalho, mas sim, para "matar" uma saudade dos tempos em que estava no corpo físico.
Na verdade o primeiro elemento colocado por ele e que, aliás, foi o primeiro elemento material usado na Umbanda, foi uma guia de rosário.
Outros alegam que é uma tradição indígena, mas esquecem que apenas o pajé e seus poucos aprendizes eram os conhecedores da magia da fumaça e não todos os índios da tribo (nem todo caboclo que atua na Umbanda foi pajé).
Algum tempo atrás descobri que a Tenda São Jorge (uma das casas fundadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas), não utilizava cachimbo e charuto em seus trabalhos e que mudou anos depois por influência de um novo sacerdote que assumiu a casa.

Isso deixa claro (na minha visão) que as entidades não necessitam desses artifícios para atingirem seus objetivos, e mais, que não é uma coisa recente, como eu mesmo acreditava (há tempos venho percebendo que o número de casas que estão deixando de utilizar esses elementos em seus rituais vem crescendo, sendo que em algumas, primeiro deixaram de adotar a bebida, em outras, o tabaco também).
O USO DO FUMO E PRINCIPALMENTE DA BEBIDA ALCOÓLICA É, NO MÍNIMO, UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA NOSSA JUVENTUDE, PRINCIPALMENTE NUM PAÍS EM QUE O NÚMERO DE VICIADOS JOVENS É CADA VEZ MAIOR.

Isso sem contar com a saúde. Muitos alegam que a entidade não é viciada e que ela não aspira, ou seja, não traga a fumaça do cigarro, pois apenas a utiliza como defumação. Mas essa defumação seria tão importante assim se todos são defumados previamente no terreiro? E o efeito dela, vale mais à pena do que o perigo exposto à saúde das pessoas?
Digo isso porque, mesmo não sendo tragada, a fumaça entra na boca do médium. Talvez poucos se atentem a isso, mas o câncer de boca (e esôfago) é um dos que mais matam no Brasil.
E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA? O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).
CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

Entendo que existem pessoas que defendem o uso do fumo e da bebida (essa, pra mim, pior ainda), mas em pleno século 21, muitos dizem que a Umbanda está evoluindo e se desprendendo dos elementos materiais; e se está, porque então não abolir esses costumes de vez, auxiliando assim muitos órgãos que lutam bravamente para acabar com esses vícios pelo mundo?

As entidades se adaptam rapidamente sem esses elementos, pois muitas vezes os utilizam, mais por necessidade do médium e até do consulente, que precisa de algo material para acreditar que ali tem mesmo um espírito atuante.
Lembro-me de uma vez em que o Exu da casa em que freqüento chegou muito chateado. Ele nos disse que havia visitado um outro terreiro e quando lá incorporou num médium, logo foi recebendo um charuto e um copo de cachaça (marafa). Quando o Exu (que é de Lei) avisou que não bebia e nem fumava, pois já havia entendido que não precisava disso para fazer caridade, foi vítima de risos, e falaram para ele que ele não era um Exu.
Isso mostrou que a dificuldade para o umbandista aceitar um guia que não fuma e bebe ainda é muito grande (quando é um Exu ou um marinheiro ou baiano então, nem se fala).
Mas voltemos ao uso do fumo e de bebidas nos terreiros de Umbanda!

Entendemos que a tenda de Umbanda é um local sagrado, não é mesmo? Assim como outros templos religiosos. Então porque só a Umbanda abre espaço para usar esses elementos em suas "igrejas" (entenda igreja como local sagrado = casa de Deus). Até mesmo no Candomblé não existe a ingestão de bebida e fumo com o orixá manifestado (bolado) nos médiuns.

Os estudiosos da aura humana já escreveram vários artigos, entre os quais chamo atenção para o livro "Os Chakras", escrito por C.W. Leadbeater, que alerta sobre a má influência do uso do cigarro, da bebida e das outras drogas sobre nossa tela protetora que recobre o perispírito e protege os chakras (essenciais para a prática da mediunidade).

A maioria dos terreiros solicita aos seus médiuns para que fumem menos e se abstenham da bebida alcoólica no dia dos trabalhos. Pra que? Tal solicitação não faz sentido, se no terreiro esses mesmos elementos são liberados (em alguns casos, até fora de controle, causando problemas mais sérios)? Certa vez presenciei isso numa festa de Iemanjá, no município de Praia Grande/SP, onde um dirigente chorava desesperado porque duas das suas filhas-de-santo haviam morrido afogadas e que teriam sido levadas pelas "Santas" para o mar – detalhe: o próprio dirigente tinha um forte cheiro de álcool na boca. Eu como umbandista fiquei chocado; imagine uma pessoa que não conhece a religião e acha que todo terreiro trabalha dessa forma!

E como fica uma pessoa que tem ojeriza ao cheiro do tabaco (e do álcool), ou mesmo alguém que sofre de asma e/ou bronquite? Não poderá ser umbandista? Eu mesmo já precisei sair mais cedo quando visitava um terreiro, porque não agüentava o cheiro forte e a fumaça que fazia me arder os olhos (quem tem problemas respiratórios, como uma simples rinite, sabe o que estou dizendo).

ALGUMAS CASAS PERMITEM QUE APENAS MÉDIUNS DESENVOLVIDOS POSSAM FUMAR E BEBER. LEGAL! ISSO É IMPORTANTE, PARA NÃO ATRAPALHAR A PSIQUE DO MÉDIUM NOVATO. MAS SE DURANTE ANOS O GUIA NÃO PRECISOU BEBER E FUMAR PARA TRABALHAR, PORQUE PRECISARÁ DE UMA HORA PARA OUTRA?

Outra questão importante é sobre o tratamento a pessoas viciadas. Todas as religiões possuem trabalhos importantes nesse sentido, e vemos constantemente pessoas que se livraram das drogas e do álcool através da religião. Mas como servir de exemplo a essas pessoas, se utilizamos tais elementos dentro do culto? Fica difícil convencer alguém através do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", não é mesmo?

E PARA COMPLETAR, NO FINAL DOS TRABALHOS, SERIA CORRETO, ELEVAR O PENSAMENTO A DEUS, FAZER PRECES E NO DIRIGIR ÀS ESFERAS DO ASTRAL SUPERIOR (ARUANDA), COM UM TREMENDO "BAFO-DE-CANA" NA BOCA?

Muitas pessoas que defendem o uso do álcool alegam que o cheiro da bebida não altera o hálito do médium, porém sabemos que isso seria impossível. O que ocorre é que o mesmo é mascarado pela mistura do álcool com a fumaça do fumo.

Bom, eu poderia enumerar várias outras situações, mas paro por aqui. Não estou criticando quem usa, nem vou achar que uma entidade é de Luz ou não por usar o fumo, muito pelo contrário. Respeito todos, até porque, na casa que freqüento, por algum tempo também se usou o fumo e a bebida, porém essa prática foi abolida pelo mentor há mais de 25 anos. E sei também que maravilhas acontecem em todos os terreiros de Umbanda, independente do ritual utilizado.

Também não posso deixar de explicar que não sou contra o uso de bebidas em centros de segurança, pois sei que são fontes de energia e utilizadas para defesa da casa na firmeza de pontos especiais (como a tronqueira, por exemplo). Também sei que são utilizadas como componentes de determinados banhos especiais, assim como em certas oferendas. Além disso, entendo que tais elementos possam e muitas vezes devem ser utilizados como material de trabalho pela entidade manifestada, desde que não ocorra sua ingestão, pois sabemos que os espíritos precisam na verdade da parte etérea dos mesmos, e para isso, não é necessário que seja colocado uma gota de álcool no organismo do médium. Isso é claramente comprovado em muitas casas em que as bebidas ficam em copos ou "coités", dentro do ponto firmado da entidade, sem a necessidade do espírito beber o líquido ali contido.
De qualquer forma, buscando plantar a semente de um debate democrático e respeitoso, acho que esse é um ponto que merece um momento para reflexão.
Postado por Fraternidade Espírita Monsenhor Horta

Sandro C.Mattos28 de maio de 2013 11:46
Agradeço pela confiança, já que este artigo escrevi a muitos anos atrás para ser editado na Revista Umbanda Centenária (em 2008). Sandro da Costa Mattos - APEU - Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba - www.apeu.rg.com.br

2)Colocações inteligentes de umbandista que raciocina, muito bom.
Vou realçar algumas observações.
O USO DO FUMO E PRINCIPALMENTE DA BEBIDA ALCOÓLICA É, NO MÍNIMO, UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA NOSSA JUVENTUDE, PRINCIPALMENTE NUM PAÍS EM QUE O NÚMERO DE VICIADOS JOVENS É CADA VEZ MAIOR.

Isso sem contar com a saúde. Muitos alegam que a entidade não é viciada e que ela não aspira, ou seja, não traga a fumaça do cigarro, pois apenas a utiliza como defumação. Mas essa defumação seria tão importante assim se todos são defumados previamente no terreiro? E o efeito dela, vale mais à pena do que o perigo exposto à saúde das pessoas?

E SABE QUAL É UM DOS PRINCIPAIS DESENCADEADORES DO CÂNCER DE BOCA? O TABACO, PRINCIPALMENTE QUANDO ASSOCIADO AO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS (CORRIQUEIRO NA MAIORIA DAS TENDAS).
CÂNCER DE PULMÃO: ÍNDICES ELEVADÍSSIMOS MOSTRAM QUE TANTO QUEM FUMA COMO QUEM RESPIRA (FUMANTE PASSIVO), CORREM RISCOS. NUM AMBIENTE FECHADO, COMO É UMA TENDA DE UMBANDA, COMO FICAM AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A RESPIRAR AQUELA FUMAÇA DE TABACO?

A maioria dos terreiros solicita aos seus médiuns para que fumem menos e se abstenham da bebida alcoólica no dia dos trabalhos. Pra que? Tal solicitação não faz sentido, se no terreiro esses mesmos elementos são liberados (em alguns casos, até fora de controle, causando problemas mais sérios)? Certa vez presenciei isso numa festa de Iemanjá, no município de Praia Grande/SP, onde um dirigente chorava desesperado porque duas das suas filhas-de-santo haviam morrido afogadas e que teriam sido levadas pelas "Santas" para o mar – detalhe: o próprio dirigente tinha um forte cheiro de álcool na boca. Eu como umbandista fiquei chocado; imagine uma pessoa que não conhece a religião e acha que todo terreiro trabalha dessa forma!

ALGUMAS CASAS PERMITEM QUE APENAS MÉDIUNS DESENVOLVIDOS POSSAM FUMAR E BEBER. LEGAL! ISSO É IMPORTANTE, PARA NÃO ATRAPALHAR A PSIQUE DO MÉDIUM NOVATO. MAS SE DURANTE ANOS O GUIA NÃO PRECISOU BEBER E FUMAR PARA TRABALHAR, PORQUE PRECISARÁ DE UMA HORA PARA OUTRA?

E PARA COMPLETAR, NO FINAL DOS TRABALHOS, SERIA CORRETO, ELEVAR O PENSAMENTO A DEUS, FAZER PRECES E NO DIRIGIR ÀS ESFERAS DO ASTRAL SUPERIOR (ARUANDA), COM UM TREMENDO "BAFO-DE-CANA" NA BOCA?

3) Essas colocações e questionamentos são racionais e inteligentes desse umbandista que tem coragem para questionar tais praticas negativas.
Como vocês analisam essas questões????
Wilson Moreno na busca da Verdade.

Ora eu concordo em parte com o que está a dizer, e sei que o uso desses elementos é para que as pessoas acreditem que de facto se está ali a realizar um trabalho, assim como não há a necessidade de imagens, de roupagens e apetrechos, e mesmo a linguagem característica do caboclo, preto-velho, etc.
Eu pessoalmente não fumo nem bebo e não é por ver as entidades a fazer isso que me vou influenciar, até porque sei que é trabalho. E isto leva a um ponto muito importante: A falta de estudo por parte dos Umbandistas!

Mais uma vez, eu não sou a favor nem sou contra a bebida e o fumo dentro dos Terreiros, mas estes elementos são por enquanto necessários. Não o seria caso todos tivéssemos o dom da clarividência, certo?

E pelos vistos tudo depende de Templo para Templo. "ALGUMAS CASAS PERMITEM QUE APENAS MÉDIUNS DESENVOLVIDOS POSSAM FUMAR E BEBER. LEGAL! ISSO É IMPORTANTE, PARA NÃO ATRAPALHAR A PSIQUE DO MÉDIUM NOVATO. MAS SE DURANTE ANOS O GUIA NÃO PRECISOU BEBER E FUMAR PARA TRABALHAR, PORQUE PRECISARÁ DE UMA HORA PARA OUTRA?"
Na casa que frequento os médiuns em desenvolvimento não fumam nem bebem, se as entidades começarem a querer riscar o ponto inicialmente fazem-no sem a pemba e só depois quando o grupo todo estiver mais desenvolvido é que o Pai dá a permissão para a pemba, e só algum tempo depois é autorizado o fumo, e a bebida só usam os médiuns de passe nos trabalhos, mas tudo na maior moderação, sem exagero algum. Lá os pretos-velhos usam o café, os baianos a água de cocô, os caboclos só precisam do charuto...

Em relação a esta questão: "E PARA COMPLETAR, NO FINAL DOS TRABALHOS, SERIA CORRETO, ELEVAR O PENSAMENTO A DEUS, FAZER PRECES E NO DIRIGIR ÀS ESFERAS DO ASTRAL SUPERIOR (ARUANDA), COM UM TREMENDO "BAFO-DE-CANA" NA BOCA?" A bebida aqui está com uma conotação extremamente negativa e associada ao vício. E se for bafo de café, ou água de cocô?
Além do mais que as esferas do astral superior, de certeza que, deram permissão para elementos materiais, como o fumo e bebida, serem utilizados para a realização dos trabalhos.

P.S. Não comento alguns textos e suas respectivas fontes pois não sei até que ponto as mesmas são fidedignas.
Axé


'Sementes do Karma passado não podem germinar quando torradas no fogo da Sabedoria Divina'

Vejamos a opinião de muitas pessoas que também questionam essas questões, isso mostra que eu não sou a única pessoa a questionar tais questões.

O Médium Que Fuma Ou Que Faz Uso de Bebidas Alcoólicas, Pode Aplicar Passes?
O uso do cigarro ou do álcool afetam o perispírito?
Vamos analisar essa questão, o médium que usa cigarros, charutos, bebidas, cachaça, tem condições de aplicar passes?????
Qual a sua resposta????
Vejamos as observações de varias pessoa que raciocinaram de forma lúcida sobre essa questão que eu encontrei num site que analisa essas questões.
Vejamos que a maioria das pessoas tem uma opinião certa e racional.

Texto de Lilia.

O viciado de forma alguma está apto para transmitir passes de luz porque ele mesmo é um obsidiado por estes espíritos que vivem das emanações das drogas pelos encarnados.

Na verdade, os viciados é que precisam de passes.

Para se ministrar o passe ou a benção, tal qual os ministros e os padres verdadeiros, ou os seguidores das crenças orientais tem que haver um preparo espiritual, ESTAR ISENTO DOS VÍCIOS e ter uma verdadeira comunhão com o Astral Superior na devoção do amor ao próximo. Portanto a alma também tem que estar isenta dos vicíos da desonestidade e maledicência. Da injuria, do ódio, da vingança, da discórdia, da inveja, da falsidade e das falsas promessas. Enfim, de tudo que possa vir a (des)dignificar o ser humano na sua essência.

O estudo do espiritismo é complicado. Praticá-lo na sua essência da abenegação pelo seu igual é uma tarefa que requer muito despreendimento e doação de amor e tempo. Mas tudo se começa do inicio... Aos poucos se avança nesta caminhada aprimorando conhecimento e lapidando o espírito. O importante é dar o primeiro passo. De passo em passo é que se avança em tudo na vida, e assim o é no campo espiritual.

Este é o meu modo de ver. Não sou dona da verdade e posso estar errada.

Ainda assim, se estiver errada, prefiro cair no abismo, iniciar o aprendizado novamente do que ser o próprio abismo.

Paz e luz!





Texto de Lucio.

Eu penso o seguinte:

Vc confiaria em ir a um endocrinologista se o médico fosse obeso?

Vc confiaria os serviços de um dentista acaso ele tivesse cáries?

Embora não entenda muito do fundamentalismo espírita, CREIO QUE UMA PESSOA QUE FUME OU BEBA NÃO POSSA ADMINISTRAR PASSES PORQUE ELA MESMA ESTA ATRAÍDA PELO VÍCIO, COMO PODE, POR EXEMPLO, AJUDAR OUTRAS PESSOAS QUE SÃO DEPENDENTES DO FUNO, DO ÁLCOOL, DAS DROGAS(PODE UM USUÁRIO DE MACONHA, CRACK, ADMNISTRAR PASSES?) - então, é uma verdadeira incoerência, um paradóxo, se existir uma pessoa que fuma ou beba(ou ambas), e ainda assim, se achar ao direito de aplicar passes nas pessoas, ja que creio que afetem a linha de ligação entre o espírito e a matéria, impossibilitando que uma pessoa, por mais bem intencionada que seja, consiga ajudar, caso ela mesma não conseguiu se livrar dos seus vícios.

"MÉDICO...CURA-TE A SI MESMO ANTES DE CURAR OS OUTROS".

Texto de Kbrito.

Colega Jorge, você formulou uma pergunta, que há tempos sempre me questionava, contudo, hoje, já esclarecido quanto a esse tópico, vejo com grande pesar, aqueles irmãos nosso, que se dizem médiuns fazendo uso de produtos tóxicos, que causam danos tanto ao físico como o compromentimento do Espírito, e ainda dizem serem mediuns.

Lamentávelmente isso existe e em grande profusão na lide do espiritismo, mas aqui cabe um lembrete:
Pessoas que agem assim, não estão enganando ninguém, muito menos o plano espiritual, porque a responsabilidade de responderem pelos seus atos, é exclusivamente de cada um!

IMAGINE, UM MEDIUM, APLICANDO PASSE, OU TRANSMITINDO UMA MENSAGEM MEDIÚNICA, COM ODOR ETÍLICO OU DE TABACO, QUE EXEMPLO ELE ESTARIA DANDO AO ASSISTIDO?

OUTRO PONTO A CONSIDERAR:
SE A BEBIDA E O TABACO, SÃO PRODUTOS QUE CAUSAM DEPENDÊNCIA FÍSICA E PSÍQUICA, E QUE TAMBÉM AS EMANAÇÕES PROVINDAS DESSES PRODUTOS, NUTREM "ENTIDADES" DESEQUILIBRADAS, DARIA PARA AVALIAR COM QUE TIPO DE "ENTIDADES" ESPIRITUAIS ESSES MEDIUNS INTERAGEM?

Daí uma máxima do dito popular que se enquadra perfeitamente nessa situação: ME DIZ COM QUEM ANDAS E DIREI QUEM TU ÉS", ou seja, pelo exemplo de vida, de conduta do medium, dá para avaliar o estofo moral das entidades que o acompanham.


Texto de Andrea.

Os amigos acima já responderam e muito bem, concordo com eles. Dizem que no dia do passe ou do trabalho mediúnico o médium não deve fumar nem beber, mas eu não concordo, eu acho que não se deve fumar nem beber nunca, não só no dia do trabalho. A BEBIDA E O CIGARRO ATRAEM ENERGIAS NEGATIVAS E ESPÍRITOS AFINS, DE BAIXA VIBRAÇÃO. É UM DOS ERROS QUE VEJO NA UMBANDA E QUE SE SEMPRE TIVE DÚVIDAS É O FATO DOS MÉDIUNS FUMAREM CHARUTO OU CACHIMBO, DEPENDENDO DA ENTIDADE QUE RECEBEM.

Uma amiga minha me disse que não tem problema, pois quem fuma é a entidade, então, não faz mal para o médium, mas após ler uma reportagem de Raul Teixeira não concordo. Acho que faz mal para o médium sim, pois é ele que está fumando, então é o organismo dele que esta sendo afetado. RAUL DIZ QUE ESPÍRITOS QUE PEDEM OU EXIGEM OFERENDAS, BEBIDAS, OU CHARUTOS SÃO, OBVIAMENTE COMPANHEIROS DESENCARNADOS AINDA EM GRANDE ATRASO MORAL, E AQUELES QUE LHE NUTREM AS EXPECTATIVAS PASSAM A SE LHES ASSOCIAR EM UM PROCESSO DE ESTAGNAÇÃO ESPIRITUAL. AINDA COMPLETA DIZENDO QUE "AOS ESPÍRITOS OFERTEMOS TÃO SOMENTE AS COISAS DO ESPÍRITO".


Texto de Nina.

Eu penso que não deveria, pois o nosso corpo é o templo do nosso Espírito, e com isso ter os fluidos mas puro possível, mas também para ser um bom doador de energia é preciso que os pensamentos também sejam bons, isso é o principal, pois não adianta nada não beber e fumar se os pensamentos e atos são péssimos. E beber e fumar são duas coisas que fazem mal ao corpo e ao Espírito de todos, independente de dar passes ou não. Eu parei de fumar a 15 anos e foi a melhor coisa que já fiz. Muita paz.


Andrea colocou muito bem, vejamos.
RAUL DIZ QUE ESPÍRITOS QUE PEDEM OU EXIGEM OFERENDAS, BEBIDAS, OU CHARUTOS SÃO, OBVIAMENTE COMPANHEIROS DESENCARNADOS AINDA EM GRANDE ATRASO MORAL, E AQUELES QUE LHE NUTREM AS EXPECTATIVAS PASSAM A SE LHES ASSOCIAR EM UM PROCESSO DE ESTAGNAÇÃO ESPIRITUAL. AINDA COMPLETA DIZENDO QUE "AOS ESPÍRITOS OFERTEMOS TÃO SOMENTE AS COISAS DO ESPÍRITO".

Isso mostra que minha opinião não é individual e sim COLETIVA.

Voe deixar uma pergunta.
Você tomaria passes de um médium que bebe, usa cachaça, fuma, usa charutos????
Qual a sua resposta???



Vejamos um texto muito inteligente do Roberto.

Olhe, todos os espíritos que desencarnam continuam tendo lá no Mundo Espiritual o mesmo caráter, a mesma personalidade, os mesmos dons, os mesmos gostos, os mesmos vícios... Assim, se o espírito era mau, continua sendo mau... Se era bom e virtuoso continua sendo bom e virtuoso... Nos Centros Espíritas Kardecistas, nas "sessões" de "desobsessão", os "médiuns", após os trabalhos de evangelização de diversos espíritos desencarnados que ali baixam num dos "médiuns" frequentemente recebem "mensagens" de espíritos mais evoluídos que nos esclarecem que os espíritos que ainda estão envoltos nas terríveis malhas do vícios ainda são espíritos pouco evoluídos e, portanto, muito "distantes" dos espíritos Superiores (que são espíritos já "libertos" das terríveis "malhas" da ignorância, do ódio, dos vícios e das paixões inferiores)... MESMO ASSIM, OS PRÓPRIOS ESPÍRITOS SUPERIORES NOS ADVERTEM PARA QUE TENHAMOS O MÁXIMO DE CAUTELA E QUE EXAMINEMOS RIGOROSAMENTE TODAS AS MENSAGENS COM IMENSA ATENÇÃO E QUE PASSEMOS PELO CRIVO DA "RAZÃO" TODO O CONTEÚDO DA MENSAGEM A FIM DE QUE ASSIM POSSAMOS TER "CRÉDITO" NA MESMA... OS ESPÍRITOS SUPERIORES - NOSSOS GUIAS ESPIRITUAIS - NOS TRANSMITEM "MENSAGENS" QUE SÃO DE ALTO NÍVEL MORAL E QUE SÃO TAMBÉM GERALMENTE INSTRUTIVAS E MUITO EDUCATIVAS E JAMAIS PERDEM TEMPO COM FRÍVOLIDADES E NEM TAMPOUCO USAM EXPRESSÕES "CHULAS" OU DE BAIXO NÍVEL MORAL...

Mas em alguns terreiros de Umbanda eu acredito que existem alguns pais de santo que quando incorporados pedem bebidas alcóolicas ou que fumam mas que mesmo assim "incorporam" bons espíritos e que muitas vezes "trabalham" com amor e prestando auxiliando as pessoas de forma benéfica e cristãmente...
Leia livros espíritas.... Estude..... Analise.... Reflita....
Boa sorte!!!

Texto edificante do Roberto.

Fonte Site Yahoo debates espiritistas.

Um abraço querida Rukia.
Wilson Moreno na busca da Verdade.

coenuno
Eu também condeno os sacrifícios de animais.

Mas afinal quantas religiões não foram edificadas á base de sacrifícios humanos ou de animais?

A própria Biblia tem vários relatos.

Quantos humanos não foram sacrificados na inquisição?

Quantos ....

Não vale a pena falar mais, basta só ver a história universal da humanidade.