Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • A história do Galo e do Lobo
    Iniciado por marcvs
    Lido 4.945 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bem este é um "conto infantil", se bem que um pormenor ou outro deva ser trabalhado antes de se contar uma coisa destas a crianças. Não vale a pena explicar porque, como em todos os contos, o significado fica mais claro depois de contado...

Esta é a história de como o galo comeu o lobo.

Certo dia, numa quinta de animais, nasceu uma ovelhinha de pelo branco. Logo que nasceu, seu dono, Pastor do rebanho da quinta, afeiçoou-se a ela como nunca tinha feito com nenhum outro animal da quinta. No mesmo dia, nasceu uma ninhada de pintainhos. Eram todos iguais e nenhum se destacava em especial. Nenhum dos outros animais tinha o tratamento que a pequena ovelhinha tinha.
A ovelhinha começou a crescer, o Pastor gostava cada vez mais da sua pelagem branca como neve. Seria uma ovelha que se pagaria apenas com a sua própria lã. A ovelhinha sabia que era especial para o Pastor e recusava-se a ouvir as mentiras que todas as outras ovelhas do rebanho lhe contavam. "O Pastor gosta tanto de mim que nunca me mataria, ele gosta de mim pela ovelha que sou e não pela minha lã ou pela minha carne", dizia a ovelhinha de lã branca como a neve às suas companheiras de rebanho. Os pintainhos da capoeira continuavam a crescer, já não eram pintainhos eram frangos da capoeira e nenhum deles era tão especial como aquela ovelhinha de lã vasta e branca como neve.
Um dia, a ovelhinha foi tosquiada, estranhou o que o Pastor fez mas não deu atenção demais ao acontecido. "O Pastor gosta tanto da minha lã que a quis levar para nunca se separar dela, mas a minha lã há-de crescer novamente e ele vai gostar ainda mais de mim", dizia a ovelhinha que era branca e já não tinha lã. Os frangos da capoeira, por esta altura já andavam livres pela quinta mas nenhum era tão especial quanto aquela ovelhinha, mesmo depois dela ter sido tosquiada. A ovelhinha era o animal favorito do Pastor.
A lã da pequena ovelha voltou a crescer, mas desta vez havia escurecido e agora era mais áspera do que antes. Nenhum animal da quinta percebia porquê. Nem mesmo o Pastor percebia a razão da lã daquela ovelhinha ter mudado de cor. Os frangos eram galos e galinhas agora. E apesar do Pastor já não ter nenhum interesse por aquela ovelhinha de pelagem áspera e escurecida, não tinha escolhido nenhum dos bichos da capoeira como seu favorito.
Com o passar do tempo, a lã da ovelhinha escureceu até ser completamente negra e rija como pedra. "Ninguém vai querer comprar esta lã! Esta ovelha vai ser servida no banquete de Domingo", pensou o Pastor. Todo o rebanho comentava entre si em balidos discretos: "A Favorita é a próxima!", "Sim, o banquete é no Domingo.", "Eu já não acreditava que o pastor fosse capaz mas...", "Foi o pelo que a condenou, ela já não é a Favorita." Na capoeira ninguém se preocupava com a ovelhinha. Nunca ninguém havia sido o favorito do dono, ali eram todos iguais.
Era domingo, e pela manhã, o Pastor veio até à quinta buscar a ovelhinha. Os galos e galinhas passeavam-se por ali perto, sem dar atenção especial ao que iria acontecer àquela ovelha. "É menos uma no rebanho", terá comentado uma ou outra galinha. Mas nada mais. Na capoeira eram todos iguais. O Pastor aproximou-se da ovelhinha de lã negra e rija como pedra. Por esta altura, a ovelhinha já sabia qual era o seu destino mas não gostava dele. "Não hei-de ser servida no banquete!", pensou para consigo mesma, "Quem me dera ser um lobo e poder comer este Pastor traidor agora mesmo." Todos os bichos da quinta ficaram abismados com o que aconteceu de seguida. A ovelhinha era um lobo de pelo escuro e rijo como pedra e devorava o Pastor como quem espera tempo demais pela sua refeição. Todos os galos e galinhas fugiram para a capoeira, todo o rebanho correu em debandada. Ficou ali apenas um pequeno frango que nunca tinha sido especial para ninguém. Enquanto o lobo negro acabava de devorar o Pastor, o pequeno frango aproximava-se calmamente.
O lobo enfurecido pela falta de temor daquele pequeno galo, voltou-se para ele com desdém: "Que queres tu, não soubeste que hoje descobri que não sou uma ovelha mas um lobo?". O frango não respondeu e continuava a observar a fúria com que aquele lobo devorava o Pastor. O lobo correu enraivecido até ao galo. Nisto o galo abriu o seu enorme bico e mostrou pela primeira vez os seus dentes matando o lobo enquanto este balia desesperado.

Moral da história: "Não é por pensares que és um lobo que não vais balir quando o galo te comer."
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Olá!

Diz-se que há lobos com pele de cordeiro mas aqui, há animais mas é com problemas de voz,além disso andam disfarçados e com humor negro.Gostei,pelo menos é diferente.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: mysterium coniunctionis em 17 setembro, 2010, 22:06
Olá!

Diz-se que há lobos com pele de cordeiro mas aqui, há animais mas é com problemas de voz,além disso andam disfarçados e com humor negro.Gostei,pelo menos é diferente.
Humor negro? Isso é o quê uma piada racista? :D
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Olá!


loooooooool,refereria-me ao humor.....do carneiro (ou será que era lobo?...bem!).lol
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: mysterium coniunctionis em 17 setembro, 2010, 22:13
Olá!


loooooooool,refereria-me ao humor.....do carneiro (ou será que era lobo?...bem!).lol
Do carneiro-lobo, portanto, não do galo-com-dentes? :D
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

olá!

....Galos com dentes?lol,lol 

Os destes estão para os galos assim como o totoloto está para a minha aposta.

Não conheces por ai um feitiço,para influenciar a maquina dos numeros?Vá lá não sejas egoista,partilha ai...vai

A tua historia podia ter um coelho á mistura,pois a sua pata dá sorte...menos para o coelho,esse têm azar,lol
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: mysterium coniunctionis em 17 setembro, 2010, 22:24
olá!

....Galos com dentes?lol,lol 

Os destes estão para os galos assim como o totoloto está para a minha aposta.

Não conheces por ai um feitiço,para influenciar a maquina dos numeros?Vá lá não sejas egoista,partilha ai...vai

A tua historia podia ter um coelho á mistura,pois a sua pata dá sorte...menos para o coelho,esse têm azar,lol
Coelhos e perninhas de sapo... Eu não conheço feitiços - eu sou céptico quanto a isso - porque é que eu haveria de conhecer feitiços?

PS: O galo-com-dentes é fixe, ainda mais do que o Bochechas! ;D
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Olá!

Agora terminar,a serio,a tua historia é curiosa.


PS.
Anda por ai um topico sobre terra oca,eu acho que são os coelhos os responsaveis.A serio!

Eles furam tudo,comem cenouras,são um terror e pôen-nos a pensar em cabeças,digo terra oca.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: mysterium coniunctionis em 17 setembro, 2010, 22:34
Olá!

Agora terminar,a serio,a tua historia é curiosa.


PS.
Anda por ai um topico sobre terra oca,eu acho que são os coelhos os responsaveis.A serio!

Eles furam tudo,comem cenouras,são um terror e pôen-nos a pensar em cabeças,digo terra oca.
Acho que esse tópico já morreu (agora o pessoal já nem na física acredita, vê lá tu! :D)... Então e o  galo com dentes ser mais fixe do que o Soares não era a sério? A história é curiosa por vários motivos: a forma implícita ao conto (como todos os contos têm, se bem que esta foi "desenhada", digo a história à forma mas não explico) provoca curiosidade o que em cíclo-vicioso a vai levar a tornar-se mais curiosa ainda, digamos; depois é uma históriazinha de crianças com duas fatalidades (do pastor e do cordeirinho... ou seria lobo? ::)) e suspense galinácio o que não deixa de ser, portanto, "curioso". Mas não digamos muito "curioso" para não ficarmos curiosos de tanto pensar na curiosidade! >:D

Porque é que consideras a história curiosa?
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

#9
Olá!
Quando estudava nas aulas de portugues,aprendi a diferença entre conto,novela e outra coisa que não lembro agora.
O conto é uma historia curta e que sinteticamente termina de forma inesperada e paradoxal,e possuir contornos fantasticos,Além claro da moral da historia.


Mas olha,aquilo da terra oca é os coelhos,acredita....É que só pode ser
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: mysterium coniunctionis em 17 setembro, 2010, 22:48
Olá!
Quando estudava nas aulas de portugues,aprendi a diferença entre conto,novela e outra coisa que não lembro agora.
O conto é uma historia curta e que sinteticamente termina de forma inesperada e paradoxal,e possuir contornos fantasticos,Além claro da moral da historia.
hehehe héhé por isso que falo mal do sistema de ensino tanto quanto posso. A moral de uma história infantil, de um conto, é tanto ou mais socialmente importante que um santinho cristão, por exemplo. O que fica pelo meio é tão importante quanto a moral da história. E, sim, é um fim paradoxal e inesperado como ensinam na escola.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

ta tao gira a historia eu gostei :P