Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Quinta do Duque - Vialonga
    Iniciado por Sharkuel
    Lido 30.108 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Eu como praticante de airsoft já ouvi falar muito desse sítio, mas nunca ouvi nenhuma história de lá ter morrido um praticante de paintball... Podes arranjar uma fonte com essa notíticia?

Eu moro muito perto de Vialonga e nunca ouvi nada sobre a tal quinta, mas vou indagar...
Para sempre em meu coração...

Olá (: sei que já passou um tempinho após a publicação deste tópico mas quem tiver interessado em saber a história real pergunte. a minha avó quando tinha 11 a 13 anos trabalhou na dita quinta e sabe um monte de histórias ;)

ola sara nogueira, podias averiguar se moraram franceses na quinta?

Apaguei o meu post, porque não concordo com a união.

Ligeia
Citação de: autumnrain em 22 setembro, 2012, 19:05
Apaguei o meu post, porque não concordo com a união.


Autumn, estás no teu direito de apagar ou submeter o que desejares, mas as Regras do Fórum não permitem replicar conteúdos, sendo a solução o bloqueio, eliminação ou junção (se o conteúdo for pertinente). A junção segue a ordem cronológica, pelos que os posts mais antigos vão "absorver" os mais recentes... Assim sendo voltamos à estaca zero, não fazendo sentido quaisquer mensagens postadas em comentário ao tópico que iniciaste. O do Sharkuel é um relato, o teu é de um local supostamente assombrado, pelo que no fundo encontram-se.
Mas se te incomodou, lamento, a única intenção era a de concentrar informação acerca da Quinta do Duque e seus possíveis "mistérios"  :-\

Como não tinha a relatar, (como expliquei, não vi nem senti nada, apenas tirei fotos bastante interessantes)  pensei que tinha publicado no sitio correcto, ao ser junto com outro tópico, parece-me que só serviu para dar credibilidade ao relato existente, apesar de também ter curiosidade nos mistérios da Quinta do Duque, penso que o meu tópico servia bem o seu propósito de modo isolado.
Mas... obrigada, serviu de exemplo para futuros tópicos.

Citação de: piruckas em 25 julho, 2012, 19:48
ola sara nogueira, podias averiguar se moraram franceses na quinta?

Afirmativo. Havia vários franceses na família. Sou um grande interessado em genealogia e heráldica e a história dos Duques de Lafões começa em D. Pedro II de Portugal, que teve um filho natural legitimado, com uma francesa chamada Anne Marie Armande Pastré de Verger, que era casada com um fidalgo da corte portuguesa, mas "costurava para fora". Esse filho era D. Miguel de Bragança que por sua vez era casado com D. Luísa Casimira de Sousa Nassau e Ligne, nascida em 1694, 6.ª condessa de Moncorvo, filha de Charles Joseph, Príncipe de Ligne, 1ª a usar o título de Duquesa (não titular) de Lafões. O Ducado foi  criado em 17/02/1718, por Decreto de D. João V, Rei de Portugal, sendo que o filho de D. Miguel, D. Pedro de Bragança, foi o 1º Duque titular de Lafões. De todos os Duques,  o mais famoso foi o 2.º que se chamava D. João, que foi também dono do Palácio do Grilo em Lisboa e da Coutada da  Torre Bela, em S. Pedro do Sul.
Acho que todos aqui sabem que naquele tempo era chique as jovens fidalgas, aprenderem a tocar piano e a falar francês. Algumas jovens não eram fidalgas mas sim aias trazidas pelas suas patroas, quando casavam com fidalgos portugueses. A maior parte delas era muito novinha. A rainha Dª Amélia era francesa e trouxe com ela uma batalhão de aias, quando casou com D. Carlos. Outras fizeram o mesmo. É possível que essa jovem que toca cravo e fala francês, seja ou uma fidalga portuguesa que aprendeu a falar francês, ou uma aia francesa trazida para Portugal.

Citação de: Flavio2 em 22 setembro, 2012, 22:38
Afirmativo. Havia vários franceses na família. Sou um grande interessado em genealogia e heráldica e a história dos Duques de Lafões começa em D. Pedro II de Portugal, que teve um filho natural legitimado, com uma francesa chamada Anne Marie Armande Pastré de Verger, que era casada com um fidalgo da corte portuguesa, mas "costurava para fora". Esse filho era D. Miguel de Bragança que por sua vez era casado com D. Luísa Casimira de Sousa Nassau e Ligne, nascida em 1694, 6.ª condessa de Moncorvo, filha de Charles Joseph, Príncipe de Ligne, 1ª a usar o título de Duquesa (não titular) de Lafões. O Ducado foi  criado em 17/02/1718, por Decreto de D. João V, Rei de Portugal, sendo que o filho de D. Miguel, D. Pedro de Bragança, foi o 1º Duque titular de Lafões. De todos os Duques,  o mais famoso foi o 2.º que se chamava D. João, que foi também dono do Palácio do Grilo em Lisboa e da Coutada da  Torre Bela, em S. Pedro do Sul.
Acho que todos aqui sabem que naquele tempo era chique as jovens fidalgas, aprenderem a tocar piano e a falar francês. Algumas jovens não eram fidalgas mas sim aias trazidas pelas suas patroas, quando casavam com fidalgos portugueses. A maior parte delas era muito novinha. A rainha Dª Amélia era francesa e trouxe com ela uma batalhão de aias, quando casou com D. Carlos. Outras fizeram o mesmo. É possível que essa jovem que toca cravo e fala francês, seja ou uma fidalga portuguesa que aprendeu a falar francês, ou uma aia francesa trazida para Portugal.

obrigada Flavio2, assim sendo pode explicar o sucedido da voz francesa.

#54
Quinta do Duque

Fundação original em Al-preate no século XVI, tendo sido erigido o palácio numa antiga capela existente no local, do primitivo palácio não restam vestígios. Foi adquirido pelo 1º Duque de Lafões que introduziu o estilo Neoclássico em Portugal após o terramoto de 1755. Conta a História que tinha um túnel que ligava  Mogos à quinta, este túnel foi tapado por uma laje nas obras de recuperação no inicio do século XX. Um incêndio destruiu o interior do palácio, tendo sido logo reconstruído mas já sem as caracteristicas iniciais (está documentado).

A quinta possuí um aqueduto de grandes dimensões, hoje muito arruinado. Nas traseiras do edifício encontra um jardim de buxo à "FRANCESA".

Proprietários mais ilustres

1º e 2º Duque de Lafões
Capitão Félix Silva Figueiredo
Coronel Artur Leal Lobo da Costa ( a filha do coronel ainda é viva, é uma actriz conhecida de seu nome Graça Lobo)

Tenho imensas informações sobre a quinta, mas faz uns bons 4 anos que não vou lá. Afastei-me por motivos pessoais e profissionais, apesar de ainda ter um projecto com a junta de freguesia sobre o património de Vialonga.

PS  - Tem uma enorme cisterna nas traseiras, só não entrei ai na altura porque não tinha equipamento

Ou há um festim de almas, ou aquilo está mesmo cheio de pó. Isto são três fotos que encontrei da Quinta do Duque...





"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Ligeia
Citação de: Niklaus Grimaldi em 08 fevereiro, 2013, 02:57
Ou há um festim de almas, ou aquilo está mesmo cheio de pó. Isto são três fotos que encontrei da Quinta do Duque...

Tanto pó, assim o diz a minha rinite paranormal  ;D (estou a brincar!). As fotos são tuas, Niklaus?

A objectiva estava toda suja.

#58
Citação de: Ligeia em 08 fevereiro, 2013, 09:19
Tanto pó, assim o diz a minha rinite paranormal  ;D (estou a brincar!). As fotos são tuas, Niklaus?

Não. Encontrei-as num fórum na Internet quando pesquisava sobre a quinta.
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

#59
Alguém está interessado numa visita de estudo?  Gostava de explorar o local, mas não sei onde fica... Sou de Santarém, mas actualmente estou a trabalhar e estudar em Faro.   ;)