Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Deus é aquilo que qualquer clérigo diz ou ele é cínico conosco???
    Iniciado por Jack Gordon
    Lido 6.509 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Deus... já foram centenas, agora é um.
Antigamente era o do SOl, da água, da floresta, das flores, das pedras, do fogo, da lua, etc...

Depois começou-se a esquecer o politeísmo.

Basicamente, o que não se conhece e entende é obra divina.

Não conheço nenhuma religião que diga: Mata, esfola, maltrata, rouba, viola, etc.

Todas têm isso em comum: Pregam o amor, o respeito, a honra, etc. Isso são tudo valores humanos.
Essa é que é a essência e o que interessa retirar das religiões. O resto?

Cada um chama o que quer. Sempre li que para falar com Deus, basta querer e o local não interessa.
Respeito quem acredite, mas eu não acredito. Talvez um dia, possa mudar de ideias.

Ajuntamentos de massas, geram comportamentos. Basta ir à bola ver um jogo e um dizer um palavrão ao árbitro. Mesmo sem ver, os outros chamam também.
Basta pensar nas guerras ditas santas.
Não vejo UM unico escrito que diga que uma religião é melhor que a outra.

O unico sítio em que se baniram uns para meter outro foi no Egipto por Akenathon, mas que voltou à pluridade de deuses mais tarde, já que os altos sacerdotes estavam a ficar sem guita e a cair no desemprego.

Julgo (é a minha modesta opinião) que mais década, menos década, a religião acabará.
Poderá haver outro tipo de crenças, e ajustes, mas a religião como a conhecemos tem os dias contados.
Então a católica... depois de tanta atrocidade, polémicas, regras, é só uma questão de tempo.

Por isso é que de vez em quando se canoniza alguém para manter a chama acesa.
Já esperam à 2000 anos pelo regresso, mas está complicado.

Se desaparecessem da face da terra, livros, referencias bibliográficas às religiões, histórias, templos, etc, bastavam 2 gerações para que percebessem a existência ou não de Deus. O que não se fala ou lembra, esquece-se. Sem manifestações de certa coisa, não sabemos que existe. à medida que o conhecimento humano acerca da natureza aumentar, estas crenças irão desvanescer.

E acredito que não iremos desaparecer enquanto raça humana por acreditar ou não, nem ser mais ou menos felizes.



O teu post tem muitos erros, perdoáveis  ;)

Existe apenas um «fundo creencial comun», pegando nas palavras de Lain Entralgo. Helena Blavatski, e a Fraternidade Rosa-Cruz também explicam bem este conceito. Originalmente, a humanidade tinha apenas um religião. Depois, com o passar dos milénios, cada povo, cada cultura, criaram as suas próprias crenças, rituais e mitos; no entanto, permaneceram ecos dessa religião primitiva. No politeísmo, existe sempre um Deus supremo, por exemplo, para os gregos é Zeus, para os judeus é Javé. Prometeu, na cultura grega, equivale a Lúcifer, no judaísmo. O monoteísmo acaba por ser um conceito difícil de digerir. O cristianismo e o judaísmo veneram Deus acima de todas as coisas, mas também reconhecem a existência de anjos, demónios e santos. Para além disso, existe a figura da Virgem Maria, fundamental para os Católicos. Se investigarmos, podemos descobrir que a mesma entidade assume diferentes nomes na Mesopotâmia, no Egipto, na Grécia, na Índia ou no judaísmo-cristianismo. Também descobriremos que o espiritismo de Allen Kardec não tem nada de novo, e que tais conhecimentos já existiam na Antiguidade, tal como a sabedoria Wicca ou Druida, bem como os conhecimentos da OTO, tudo redescoberto no século XX. Em suma, existe um Deus comum, com diferentes nomes em diferentes religiões e culturas, e um conjunto de entidades comuns, que assumem também nomes distintos.

Quanto ao fim da religião, já muitos o vaticinaram. Dou-te um exemplo. Afonso Costa, na Primeira República, deu poucas décadas para que a religião católica acabasse em Portugal. Já passaram cem anos... e a fé católica continua bem forte. Pelo menos mais de 70% dos portugueses assumem-se como católicos, mesmo que não sejam praticantes.

Quem sabe um dia não mudes de ideias. Eu já fui ateu, até ter a primeira experiência paranormal  ;) Quem sabe um dia não te calha a ti.

EDIT: já agora, sabes o que aconteceu nos países onde foi varrido Deus ou as religiões? Tipo Coreia do Norte ou URSS? A população começou a venerar um homem. E a História provou o quanto tal opção é perigosa. Antes Deus, que um «querido líder». A bem da Humanidade. Por isso, digo, para uma nação, Deus é liberdade.
C'est dans l'air.

O teu post tem muitos erros, perdoáveis 

Existe apenas um «fundo creencial comun», pegando nas palavras de Lain Entralgo. Helena Blavatski, e a Fraternidade Rosa-Cruz também explicam bem este conceito. Originalmente, a humanidade tinha apenas um religião. Depois, com o passar dos milénios, cada povo, cada cultura, criaram as suas próprias crenças, rituais e mitos; no entanto, permaneceram ecos dessa religião primitiva. No politeísmo, existe sempre um Deus supremo, por exemplo, para os gregos é Zeus, para os judeus é Javé. Prometeu, na cultura grega, equivale a Lúcifer, no judaísmo. O monoteísmo acaba por ser um conceito difícil de digerir. O cristianismo e o judaísmo veneram Deus acima de todas as coisas, mas também reconhecem a existência de anjos, demónios e santos. Para além disso, existe a figura da Virgem Maria, fundamental para os Católicos. Se investigarmos, podemos descobrir que a mesma entidade assume diferentes nomes na Mesopotâmia, no Egipto, na Grécia, na Índia ou no judaísmo-cristianismo. Também descobriremos que o espiritismo de Allen Kardec não tem nada de novo, e que tais conhecimentos já existiam na Antiguidade, tal como a sabedoria Wicca ou Druida, bem como os conhecimentos da OTO, tudo redescoberto no século XX. Em suma, existe um Deus comum, com diferentes nomes em diferentes religiões e culturas, e um conjunto de entidades comuns, que assumem também nomes distintos.

Quanto ao fim da religião, já muitos o vaticinaram. Dou-te um exemplo. Afonso Costa, na Primeira República, deu poucas décadas para que a religião católica acabasse em Portugal. Já passaram cem anos... e a fé católica continua bem forte. Pelo menos mais de 70% dos portugueses assumem-se como católicos, mesmo que não sejam praticantes.

Quem sabe um dia não mudes de ideias. Eu já fui ateu, até ter a primeira experiência paranormal   Quem sabe um dia não te calha a ti.

EDIT: já agora, sabes o que aconteceu nos países onde foi varrido Deus ou as religiões? Tipo Coreia do Norte ou URSS? A população começou a venerar um homem. E a História provou o quanto tal opção é perigosa. Antes Deus, que um «querido líder». A bem da Humanidade. Por isso, digo, para uma nação, Deus é liberdade.


Olá!!

Concordo com o que foi escrito acima. Não procurem a fé em Deus em livros...procurem antes dentro de vós! Não importa a religião que segues, qual o nome que utilizas para O chamar...o que importa é que a sintas dentro de ti e que isso te faça sentir bem contigo e com os outros. (Esta é a minha opinião)

Namastê
Sekhmet

Citação de: Sekhmet em 17 maio, 2011, 12:27
O teu post tem muitos erros, perdoáveis 

Existe apenas um «fundo creencial comun», pegando nas palavras de Lain Entralgo. Helena Blavatski, e a Fraternidade Rosa-Cruz também explicam bem este conceito. Originalmente, a humanidade tinha apenas um religião. Depois, com o passar dos milénios, cada povo, cada cultura, criaram as suas próprias crenças, rituais e mitos; no entanto, permaneceram ecos dessa religião primitiva. No politeísmo, existe sempre um Deus supremo, por exemplo, para os gregos é Zeus, para os judeus é Javé. Prometeu, na cultura grega, equivale a Lúcifer, no judaísmo. O monoteísmo acaba por ser um conceito difícil de digerir. O cristianismo e o judaísmo veneram Deus acima de todas as coisas, mas também reconhecem a existência de anjos, demónios e santos. Para além disso, existe a figura da Virgem Maria, fundamental para os Católicos. Se investigarmos, podemos descobrir que a mesma entidade assume diferentes nomes na Mesopotâmia, no Egipto, na Grécia, na Índia ou no judaísmo-cristianismo. Também descobriremos que o espiritismo de Allen Kardec não tem nada de novo, e que tais conhecimentos já existiam na Antiguidade, tal como a sabedoria Wicca ou Druida, bem como os conhecimentos da OTO, tudo redescoberto no século XX. Em suma, existe um Deus comum, com diferentes nomes em diferentes religiões e culturas, e um conjunto de entidades comuns, que assumem também nomes distintos.

Quanto ao fim da religião, já muitos o vaticinaram. Dou-te um exemplo. Afonso Costa, na Primeira República, deu poucas décadas para que a religião católica acabasse em Portugal. Já passaram cem anos... e a fé católica continua bem forte. Pelo menos mais de 70% dos portugueses assumem-se como católicos, mesmo que não sejam praticantes.

Quem sabe um dia não mudes de ideias. Eu já fui ateu, até ter a primeira experiência paranormal   Quem sabe um dia não te calha a ti.

EDIT: já agora, sabes o que aconteceu nos países onde foi varrido Deus ou as religiões? Tipo Coreia do Norte ou URSS? A população começou a venerar um homem. E a História provou o quanto tal opção é perigosa. Antes Deus, que um «querido líder». A bem da Humanidade. Por isso, digo, para uma nação, Deus é liberdade.


Há um pdf onde se mostra as religiões a desenvolver muito giro duas paginas... Do Forlong... Charts of the religions of the World.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

A URSS tentou banir Deus, a verdade é que depois da sua queda a Igreja Ortodoxa voltou a crescer a na Rússia e o cristianismo está a recuperar. Para além disso, o islamismo está em forte crescimento, e prevê-se que no século XXI se afirme como a religião com mais seguidores à escala global. E no Ocidente (Europa Ocidental, EUA, Canada, Austrália, etc.) se por um lado o cristianismo perdeu força, por outro novos movimentos estão paulatinamente a ganhar cada vez mais adeptos, caso da Wicca, Druidismo, Sincretismo, etc. O fim das religiões é um mito, desde a Grécia Antiga que está relatado o ateísmo e ate hoje  a larga maioria da população crê em algo. Aliás, a larga maioria dos países à escala global tem mais de 90% de crentes.


EDIT: cada religião, cada movimento, tem um pouco daquilo que chamo a «verdade universal»  ;D somente estudando ao longo da vida a cabala, o cristianismo, o islamismo, a teosofia, o budismo, o hinduísmo, a Wicca ou o ocultismo Ocidental (Aleister Crowley, Paracelso, Giordano Bruno, entre outros) podermos ter uma visão global da «verdade».
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 17 maio, 2011, 13:33
cada religião, cada movimento, tem um pouco daquilo que chamo a «verdade universal»  ;D somente estudando ao longo da vida a cabala, o cristianismo, o islamismo, a teosofia, o budismo, o hinduísmo, a Wicca ou o ocultismo Ocidental (Aleister Crowley, Paracelso, Giordano Bruno, entre outros) podermos ter uma visão global da «verdade».

Concordo a 100%
"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Basicamente foi o que eu disse... Não há nenhma que não partilhe os mesmos valores.


Quanto ao venerarem o Homem em vez de um Deus, não é verdade.
Venerarem é uma coisa, serem tementes devido ao regime é outra.
Senão vê por exemplo o que fizeram ao Saddam... Adoravam-no não era? Para mandar a estátua abaixo foi um instante.
Na Síria tb o adoram... nota-se.
Na China tb. Deixa-o morrer e vais ver se não são 10 dias de festa consecutiva (não são porque vai para lá o filho)

Confundir politica e religião não é correcto.
Muito menos Comunismo com o resto das vertentes políticas.

Uma coisa é abolir. Ou desacreditar. Outra é escolher não ter. Livremente.
Outra é nunca ter sabido sequer o que é algo. Neste caso a religião.

Há muitos e muitos povos que não sabem o que isso é.
No entanto estão vivos, e não temem o mesmo que tu e que outros.
Por outro lado lá têm as "divindades" deles.

Pensa nos índios... e vê como eles sabiam bem o que deviam venerar: A natureza. Essa sim é a condição necessária para viveres neste planeta: Harmonia ambiental.

O resto, depois de morreres descobres que é o que eu vou fazer qd chegar o meu dia.

Alguém pode me informar onde posso encontrar o livro: "Avisos do Além- Confissões do inferno, relato literal de seis exorcismo" ?

Já procurei em muitos lugares e não encontrei, se alguém tiver ele usado e quiser vender-lo ou se puder me vender a cópia me ajudaria,  porque não estou encontrando pra comprar um exemplar, se alguém puder me ajudar por gentileza me avisem!
fico aguardando algum contato!
Ivo. 

eu penso que existe alguém acima de nós, algo mais..... a minha educação sempre foi católica, eu penso que Deus não quer o que se está a passar na terra, e tudo o que passou pelas mãos dos homens pode não ser verdade, como a bíblia que foi escrita por homens, eu só acredito que existe alguém que nós guia.....
Don´t be afraid

chacalnegro
#24
Citação de: Commendatore em 01 julho, 2011, 01:57
Basicamente foi o que eu disse... Não há nenhma que não partilhe os mesmos valores.


Quanto ao venerarem o Homem em vez de um Deus, não é verdade.
Venerarem é uma coisa, serem tementes devido ao regime é outra.
Senão vê por exemplo o que fizeram ao Saddam... Adoravam-no não era? Para mandar a estátua abaixo foi um instante.
Na Síria tb o adoram... nota-se.
Na China tb. Deixa-o morrer e vais ver se não são 10 dias de festa consecutiva (não são porque vai para lá o filho)

Confundir politica e religião não é correcto.
Muito menos Comunismo com o resto das vertentes políticas.

Uma coisa é abolir. Ou desacreditar. Outra é escolher não ter. Livremente.
Outra é nunca ter sabido sequer o que é algo. Neste caso a religião.

Há muitos e muitos povos que não sabem o que isso é.
No entanto estão vivos, e não temem o mesmo que tu e que outros.
Por outro lado lá têm as "divindades" deles.

Pensa nos índios... e vê como eles sabiam bem o que deviam venerar: A natureza. Essa sim é a condição necessária para viveres neste planeta: Harmonia ambiental.

O resto, depois de morreres descobres que é o que eu vou fazer qd chegar o meu dia.
Um exemplo melhor será Che Guevara, esse não é odiado é amado quase como uma figura divina. Acho que o Gens tem razão em tudo o que disse. Uma vez li uma coisa que me pareceu bizarra mas que me parece cheia de lógica. No final da Revolução Francesa, com a execução de Luís XVI começaram a surgir toda a classe de adivinhos, bruxos, videntes etc. Aparentemente não há nenhuma relação entre ambos os factos... O autor explica que anulando a sacralidade da monarquia, o povo francês virou-se para outras manifestações de poder intangível, neste caso os ocultistas. Portanto, a crença no invisível não vai desaparecer, apenas transmutar-se. O Ser Humano jamais vai conseguir viver com o paradoxo de não saber para onde vai depois de morrer. Aliás, o Ser Humano não consegue viver com paradoxos e perguntas sem explicação. Mas tens razão, a harmonia ambiental será talvez a nossa recuperação de Deus.

TinaSol
Sempre ouvi dizer que religião e política, é melhor não discutir, é subjectivo. Cada padre procede à sua maneira, como a sua cabeça entende, isso reflecte-se por exemplo nas missas, em que as pessoas adormecem ou vêm de lá animadas. A Igreja católica também age contraditoriamente à Bíblia, supostamente devia seguir os ensinamentos.
Tive educação católica e fui catequista durante um ano, calhou nesse ano estudar a Inquisição, a época das Trevas na Idade Média, ler obras associadas como "o Judeu" e as peças de Gil Vicente na escola, inclusive visitei uma exposição com instrumentos de tortura, a maior parte deles utilizados nessa época, ao mesmo tempo conheci bons ateus e católicos com maus comportamentos. Conheci seminaristas, o que me pareceu que mais se ligava à comunidade e que eu achava que tinha maior vocação, não pode seguir esta carreira pois apaixonou-se. Esse ano foi um "reboliço" na minha cabeça por causa da religião e descobri que afinal não me identificava com a Igreja católica.
Quanto à existência de Deus, acredito que existe, se não for Deus é qualquer coisa forte, pode até ser a n/ força interior, ou pode até ser um amigo imaginário como as crianças dizem ter em certa idade, mas se me sinto bem e me ajuda quando supostamente converso com Ele, não me interessa do resto, acredito nele sim. Como alguém disse aqui, há coisas boas a tirar das religiões, que têm a ver com valores humanos e é neles que me rejo.

Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

100% apoiado


Citação de: bbgl em 03 janeiro, 2011, 22:40
Boas
lylybety eu respeito bastante a tua fé porem eu sou ateu e estares a dizer que o diabo se apodera dos fracos que não tem fé e um bocado engraçado da tua parte visto que jesus ensinou também o respeito mutuo entre as pessoas e tu com essa afirmação não me tas a respeitar a mim e as minhas escolhas.E se deus realmente existe não será só para os que acreditam, penso que isso não seria um lema de escolha para um ser omnipotente e omnipresente.