Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • Jornal o Incrível
    Iniciado por Marlene
    Lido 7.572 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Alguém ainda se lembra do jornal o Incrível?  ;D Faz cá uma falta...

Apesar de ser pequenita na altura, já o adorava ler, despertei muito cedo o meu interesse pelo paranormal... ficava toda contente quando o meu avô o comprava, se bem que depois nem dormia direito à noite com medo que algum E.T. ou lobisomem me entrasse no quarto... :D, pois se vinha no jornal, era porque devia de ser verdade... a chata da minha mãe é que não gostava lá muito que eu o lê-se, achava que eu ia ficar impressionada com os artigos  :o

Seria tão bom se o voltassem a editar, mas talvez um pouquinho mais realista, se fosse possível...



Alguém se lembra de algumas notícias bem estapafúrdias deste jornal?

Citação de: Marlene em 17 agosto, 2010, 15:21
Alguém ainda se lembra do jornal o Incrível?  ;D Faz cá uma falta...

(...)

Alguém se lembra de algumas notícias bem estapafúrdias deste jornal?

É interessante que a Marlene, pela sua idade, ainda se lembre deste jornal sensacionalista.
Portugal nunca teve verdadeiramente jornais e revistas, com as excepções que cabem numa mão, que abordassem, de forma mais séria ou pelo menos não sensacionalista, as áreas da ovnilogia e parapsicologia. E essas publicações sempre tiveram uma circulação muito restrita, quase edições de amigos.

Ao contrário do que se possa pensar quase todos esses jornais tiveram vida curta porque esses fenómenos não tinham grande impacto na nossa sociedade, sempre que se afastavam do sensacionalismo e da especulação por vezes bem fantasiosa.

Curiosamente a imagem que ilustra o post é um dos muitos poucos casos emblemáticos portugueses de alcance internacional que continuam por explicar, desde os tempos em que o caso foi apresentado publicamente. O caso foi estudado por investigadores nacionais e internacionais, bem como as fotografias captadas.

É agradável recordar essa imagem emblemática da ovnilogia nacional.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Comecei a ler livros e jornais com cerca de 6/7 anos (um pouco precoce), daí me lembrar do Incrível.

Penso que o caso do ovni avistado em Alfena foi das poucas reportagens sérias que lá vi mencionadas... pena já não ter nenhum exemplar, foi tudo para o lixo  >:(

eu estou na casa dos 30 e lembro-me bem do jornal do incrivel, seja da versao dos anos 90 como da versao dos anos 80,


bem a versao dos anos 80 só muito por alto, mas é algo mitologico, até o Markl fez um cromo recentemente sobre esse jornal na radio comercial


sei que esse jornal teve tambem uma versao francesa e uma espanhola pelo menos, e nos EUA havia e acho que ainda há um jornal muito equivalente mesmo no design

era obvio que tudo nesse jornal (quase tudo) era inventado (por vezes com muito humor  ;D)

sobre o que diz o Damiano é verdade, acho que em Portugal nunca teve uma publicacao seria sobre o paranormal e afins, por exemplo a Espanha tinha ou têm ainda um programa de radio muito bom todas as sextas à noite sobre esses temas (acho que era na cadena ser) e que há uma versao semanal na TV (penso que no canal quatro) desse mesmo programa.

#4
Citação de: Marlene em 17 agosto, 2010, 15:21
Alguém ainda se lembra do jornal o Incrível?  ;D Faz cá uma falta...

Apesar de ser pequenita na altura, já o adorava ler, despertei muito cedo o meu interesse pelo paranormal... ficava toda contente quando o meu avô o comprava, se bem que depois nem dormia direito à noite com medo que algum E.T. ou lobisomem me entrasse no quarto... :D, pois se vinha no jornal, era porque devia de ser verdade... a chata da minha mãe é que não gostava lá muito que eu o lê-se, achava que eu ia ficar impressionada com os artigos  :o

Seria tão bom se o voltassem a editar, mas talvez um pouquinho mais realista, se fosse possível...



Alguém se lembra de algumas notícias bem estapafúrdias deste jornal?

euripe-ocultismo e actividades afins.
marlene
o seu interesse pelo paranormal começou na melhor idade
e a leitura do jornal do incrível foi um bom guia com
um bom leque de noticias para a época.
era um jornal isento na apresentação das noticias e serio.
pode encontrar toda a colecção nas bibliotecas publicas nacionais.

li toda a colecção do jornal do incrível.

...depois de ter vistos charutos voadores em lavadores as 17.00 horas da tarde
de um dia de verão em 1969...fiz um pedido de sinal a meio do paradão do farol
da foz do douro por volta do ano de 1986 se não estou em erro desde as 16.00 horas
obtendo resultado pelas 23 horas, vi os sinais das luzes amarelas como resposta
e a saída dos charutos da agua...o pedido do meu sinal foi feito com as pernas abertas
e mãos abertas com os braços oblíquos e olhando para o chão para carregar energia
depois olhando para o céu com as pernas unidas e os braços abertos pedia um sinal (quero
ver discos voadores) lançando a energia...

na altura estavam pessoas no café junto ao mar e outras passeando por la
apareceu os repórteres do jornal do incrível que textualmente conforme as pessoas viram
o fenomeno assim contaram ao jornal e assim foi publicado.

eu não falei ao jornal nem outro meio por motivos óbvios
so com os membros da euripe

grato pelo atenção que dispensa as noticias do jornal do incrível e
esta e verdadeira, foi assunto por mim invocado.

Não conhecia esse jornal  :o
Believe to see...

eu lembro-me...
costumava ler :D

o Nuno Markl fez dois cromos sobre o jornal do incrivel na Radio Comercial este ano que estao disponiveis no podcast da Radio Comercial

recomendo muito estes dois cromos bem como aquele do Livro de Sao Cipriano (recomendo escutar todos os cromos dele para dizer na verdade e que sao muitos)  ;D

Olá Membros de Portugal Paranormal

Inicio a minha intervenção, respondendo precisamente a esta questão:
Alguém ainda se lembra do jornal o Incrível?

Sim, lembro-me. Fez parte da minha juventude, cresci com ele, ainda me fascino com as suas histórias.
A História também se faz com histórias e algumas delas eram realmente muito fora do comum. Acontecimentos que marcaram (ou não) um período da nossa civilização.

Observar/analisar estas histórias à luz da ciência e da neurofisiologia dos factos é um grande quebra cabeças. Foi precisamente a esta conclusão que cheguei depois de algum tempo de estudo e investigação das noticias do Jornal do Incrivel.

Estou decido a continuar a minhas pesquisas, mas agora no campo da interpretação subjetiva, no campo do paranormal, e sinto que alguns de vós me podem ajudar. (Caso tenham motivação para tal)

Dirijo-me a vós, comunicando-lhes que tenho em minha posse os Arquivos oficiais deste 1979 – 1982, devidamente encadernados, com informação não digitalizada (exclusiva em papel) que darão muitas horas de fantástica discussão.

Procuro formar uma equipa multidisciplinar para debatermos estas informações, compilarmos material, compararmos factos e acontecimentos de então com comportamentos psico-sociais de hoje, e quem sabe publicarmos uma compilação deste jornal em livro sobre diversos temas (insólito, oculto, paranormal, cientifico e estranho...).
Quase quarenta anos depois, está na altura reavivarmos a memória global para trazer histórias que também fizeram a História











Excelente ideia a sua, Tino! ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

agradecia o favor de postar aqui no portugalparanormal a noticia dos charutos na foz do douro que foi noticia no jornal do incrivel por volta do ano de 1986 em outubro. noticia verdadeira em que so foi registado nesse mesmo dia pelo jornal do incrivel, parabens ao reporter que com celeridade registou o acontecimento e o publicou nesse jornal semanal. na altura nao falei por razoes pessoais. e bom lembrar que na data nao havia telemoveis...
eu tenho toda a colecçao do jornal do incrivel emprestada na euripe. por isso faço este pedido, visto que foi retirado das bibliotecas publicas esta noticia do jornal do incrivel, obrigado.

serrasagrada
#11
Tino, parabéns por essa cuidadíssima colecção!
Confesso que adoraria poder folhear uns volumes...

Citação de: euripe em 23 fevereiro, 2015, 23:33
agradecia o favor de postar aqui no portugalparanormal a noticia dos charutos na foz do douro que foi noticia no jornal do incrivel por volta do ano de 1986 em outubro. noticia verdadeira em que so foi registado nesse mesmo dia pelo jornal do incrivel, parabens ao reporter que com celeridade registou o acontecimento e o publicou nesse jornal semanal. na altura nao falei por razoes pessoais. e bom lembrar que na data nao havia telemoveis...
eu tenho toda a colecçao do jornal do incrivel emprestada na euripe. por isso faço este pedido, visto que foi retirado das bibliotecas publicas esta noticia do jornal do incrivel, obrigado.

Euripe, reforço o seu pedido.
Depois da sua descrição, fiquei curioso em relação ao sucedido.

#12
Serrasagrada terei todo o gosto em partilhar consigo este fabuloso conjunto de noticias incríveis, algumas a pedirem para voltar ao
palco da discussão.

Se tiver entusiasmo, seja bem vindo.

Tino

euripe os arquivos que possuo são de 79 a 82 , não sei se ajuda, mas quero juntar-me a esse grupo de investigação, visto que durante estes anos sucederam-se fenómenos muito idênticos em Portugal.


e bom este topico do jornal do incrivel, serve de catalizador entre desejos identicos de membros. sentimos em uno um sinal. aqui nao conta o percurso de vida de cada um, pois isso so a cada um diz respeito. mas aquilo que cada um possa partilhar com os outros, por mais simples que for a sua maxima de experiencia na postagem, obrigado a todos de momento.