Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • Ritual Orixá no jardim?
    Iniciado por Nebelung13
    Lido 4.782 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas noites a todos...

o motivo que me levou a escrever este tópico foi um achado muito curioso com que me deparei a caminho de casa:

-Contra uma árvore estava colocada uma pequena toalha branca, com uma bonequinha branco bordado com fio preto, um cachimbo e uma garrafa de espumante pequena aberta mais , não me lembro de mais detalhes por estar escuro, mas vou tentar tirar fotos assim que passar lá outra vez.

Gostaria então de perguntar que tipo de ritual se trata?

Suspeito ser das práticas afro-brasileiras orixás? visto que se encontram algumas lojas desse tipo de produtos  nas redondezas...

Depois de ter analisado mais de perto e  ter tirado fotos, reparei que tinha também o que parecia ser uma peculiar caixa de fósforos(?) um recipiente de barro pequeno, uma vela branca apagada e um objecto ovóide branco  que não percebi do que se tratava.

Dentro em breve vou postar a foto do achado.

Depois de ver a cena mais de perto e tirar fotos (que vou colocar aqui dentro em breve), reparei que tinha uma peculiar caixa de fósforos(?), uma pequena taça de barro de barro, uma vela branca apagada, e um objecto ligeiramente ovóide de cor branca.

Resumindo:

-Toalha branca que me pareceu ser de linho.
-Mini-garrafa de espumante aberta.
-boneca de pano branca com detalhes a preto.
-Vela branca.
-Cachimbo de barro.
-Tacinha de barro.
-Caixa de fósforos(?)
-objecto ovóide branco(?) desconhecido.

*A espera de prova fotográfica*

Alguém sabe do que se trata?

Cumprimentos, Neb



aqui está a foto que tirei
"Camouflage is the colour of fear... I have no need to hide from my foes... I have no fear of death. My colours I wear openly, they proclaim louder than any words, "I am proud to live - I am proud to die".

#1
Nebelung13, podes usar a opção "modificar" para completares o tópico.

20)   Não é permitida a colocação de duas ou mais mensagens seguidas no mesmo tópico pelo mesmo utilizador, excepto quando o número de caracteres excede o limite (50.000 caracteres) numa só mensagem ou quando não seja possível editar a mensagem (30 dias após) de modo a completar com eventual informação adicional.

Obrigado.
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

"Camouflage is the colour of fear... I have no need to hide from my foes... I have no fear of death. My colours I wear openly, they proclaim louder than any words, "I am proud to live - I am proud to die".

Neb,por muito que te queira ajudar,também não faço ideia,não estou dentro do assunto,mas espera mais um pouco que com certeza vai haver quem te saiba responder ;)

Olá!
Bastante interessante!

É sim, uma oferenda a um orixá, eu diria até que é a Preto Velho por causa do cachimbo e do pó de pemba (esse objecto branco).

Quando oferecemos cigarros, charutos, cachimbos ou o que quer que seja, deixamos sempre os fósforos à entidade.

Mas é em ritual em branco e não oferece nada de mal, como tal, acho que foi uma oferenda de agradecimento (champagne para festejar) de algo que essa pessoa tinha pedido.

Não há problema!


Ontem fui fazer a minha oferta a Zé Pelintra e também deixei os restos da vela, amendoins descascados, cervejinha bem fresquinha, charuto e os fósforos.  ;D
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

Olá!

Ora qui está algo que me interessa!
Como estudioso do imaginario Religioso,o tema dos cultos afro/americanos sempre me fascinaram,pelo que têm  de peculiar,pelo sincretismo que foram buscar ao Catolicismo.

Já vi vários altares deste género,(não sei se é o nome designa este conjunto de imagens e objectos),perto de estradas ,cruzamentos,fontes,e perto de locais de culto católicos,aqui perto de onde moro, o Monte da Virgem v.n.Gaia.

Lilicas,achei curioso,a atribuição de nomes a essas divindades,poderias disponibilisar aqui no fórum os nomes,características dessas divindades,visto que já há algum tempo que me preparo para me dedicar ao seu estudo,mas ainda não me foi possível.Pode ser?
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Estou muito agradecido pelo esclarecimento Lilicas,

Agora já tenho a minha curiosidade saciada :)

cumprimentos
"Camouflage is the colour of fear... I have no need to hide from my foes... I have no fear of death. My colours I wear openly, they proclaim louder than any words, "I am proud to live - I am proud to die".

#7
Sim, trata-se de isso mesmo.. uma oferenda de agradecimento a um orixa. Uma vez que tambem estou por dentro do assunto vou deixar ja metade do assunto adiantado á Lilicas :P

Os Orixás são os santos. Na Umbanda damos nomes aos santos, por exemplo, Jesus é Oxalá, assim como Nossa Senhora da Conceicao / Nossa senhora dos marinheiros é Yemanjá, tal como Sao Jorge é Ogum. ;)

ha ainda a parte "negra" que se trata dos Exus e Pomba-Giras ;)

Atenção que parte "negra" é como quem diz. Exus e Pombas Giras (Exus Femeas) não os maus da fita!
São apenas entidades com feitios peculiares  ;)
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

Podes descansar. é de facto uma oferenda, diria que para um preto velho. E isso significa para o bem.....Já frequentei Umbanda da 7 linhas brancas e os Pretos Velhos era os bons conselheiros, mais sábios e calmos. Quando falava com algum, saia sempre com uma paz de espirito muito boa da sessão.
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: Lilicas em 03 agosto, 2010, 15:35
Atenção que parte "negra" é como quem diz. Exus e Pombas Giras (Exus Femeas) não os maus da fita!
São apenas entidades com feitios peculiares  ;)

sim eu sei :)
o que eu queria dizer com "negra" era "outra parte". Longe de mim dizer que são os maus da fita ;D

Saudações

Antes de mais, gostaria de salientar que Preto-Velho não é orixá mas sim uma Entidade (Guia Espiritual) que baixa em terreiro de Umbanda (e não só).

À primeira vista parece haver alguma confusão por parte de quem fez a oferenda porque vejo uma mistura fora de contexto. Todos os elementos apontam para uma oferenda a preto velho, no entanto, o elemento fora de contexto é o Champanhe que é bebida de Pombo-Gira (Exú Feminino) e não de Preto-Velho, pois este bebe café preto, vinho tinto, vinho moscatel, cachaça com mel, e por vezes mistura de algumas ervas com suas bebidas.

A meu ver (pela informaçao e dados apresentados) alguem fez uma oferenda mas de modo errado.


Axé, muita luz e muita paz.


Muito boa e correta a explicação do nosso Marioshy... mas