Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Vedor ?!
    Iniciado por hoopsy
    Lido 3.632 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas

Alguém já ouviu falar em vedors?
Supostamente são pessoas que são capazes de encontrar água em terrenos através de uma vara ou ramo.
Já ouvi um relato de alguem conhecido a dizer que o vedor que ele contratou não conseguiu achar o local para fazer o furo no terreno mas, por acaso, o irmão desse tal conhecido pegou no ramos para o levar para deitar fora (suponho) e passado um bocado lá o ramo se começou a vergar...
Agora pergunto, será possivel??
Nunca encontrei nada de interesse na net.

Cumps
VS

Desconhecia completamente esses vedors.
Pensava que tudo dependia da "vara" e não da pessoa.
Mas estou a zeros neste topico  :-X
Believe to see...

CitaçãoVedores

O acto de um vedor, normalmente usado um pau bifurcado. O vedor caminha segurando o pau até este apontar uma fonte de água. Supostamente, o vedor tem um poder psiquico ou é o medium de uma energia paranormal que activa o pau quando passa por água.

De acordo com Bannister Research & Consulting

Vedor é um instrumento de busca usado há mais de mil anos por prospectores que tentaram, com um instrumento em forma de Y, localizar água subterrânea, petróleo, e outros recursos. Vedor é subjectivo por natureza. O seu sucesso depende das qualidades desenvolvidas pelo prospector, que sentem, através de uma ligação corpo-mente, a presença de estruturas subterrâneas. Muitas pessoas teem essa habilidade e simplesmente nunca o tentaram.

Cientistas tentaram compreender as suas bases fisicas; que factores ligam o movimento do pau na mão do vedor às estruturas subterrâneas. Ainda ninguem explicou com sucesso o mecanismo.

Não só a vedagem é subjectiva com a maior parte dos testes o tem sido. Se faz de vedor e encontra água, então tem poderes! O  facto deste padrão ser repetido continuamente torna a conexão causal convincente para o não céptico. Este tipo de raciocínio é conhecido como post hoc e é uma base comum para a crença em poderes paranormais.

James Randi fez testes controlados para testar vários vedores. Todos falharam. Diz Randi, "o triste facto é que os vedores não são melhores a encontrar água do que outras pessoas. Cave um furo numa área onde ela seja geologicamente possivel, e encontra-a."

Se arranja um grupo de pessoas a acreditar no paranormal e raciocinio post hoc, pode começar uma sociedade! Ou um negócio. Psiquicos reais não vedam. Tal como Uri Geller, usam os poderes mentais para localizar petróleo ou água. Usam um pendulo balançando-o sobre um mapa. Psiquicos verdadeiros não precisam de pendulos. As suas mentes penetram as profundezas da terra enquanto olham um mero mapa da área. Isto é incrivel mas não tão incrivel como os que fazem bicha para os contratar.


in: http://www.skepdic.com/brazil/vedores.html

"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Obrigada pela explicação  ;) mas o que gostava mesmo era que relatassem factos ou coisas sobre estas pessoas

Cumps
VS

Alëksei SK
Citação de: hoopsy em 10 julho, 2009, 16:07
Obrigada pela explicação  ;) mas o que gostava mesmo era que relatassem factos ou coisas sobre estas pessoas

Cumps
VS

conheço um caso de um suposto vedor andar numa terra dum homem ja meio idoso com uma vara pra tras e pra frente ate que parou +/- n meio do terreno e disse que ali, fazendo um poço havia uma boa nascente de agua.
o homenzinho la fez mas nao deu grande resultado.

depois passado +/- 2 anos mandou abrir outo poço numa das extremidade da terra e ai ja dava muita mais agora.

resumindo e concluido:
eu nao acredito muito nessas historias, provalvemnte eles existem mas tambem ha prai muitos aldraboes como foi o caso deste.

#5
A varinha do vedor, serve para encontrar água ou adapta-se a outras descobertas?
O pêndulo poderá ser usado como a varinha?  :-\
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Puca
Pode sim Cleópatra, mas as varas de vedor, são mais fáceis de usar em grandes superfícies.

Eu tenho uma grande facilidade no uso das varas. Desde miúda, sempre que alguém conhecido queria fazer um furo, na terra da minha mãe, pediam-me para ir lá com as minhas varas só para confirmar o local. Gosto das varas de vide para encontrar água e das de cobre para linhas Ley.

Também para verificar onde passam linhas Ley são muito uteis. Sabem que a cama onde dormimos não deve estar onde se cruzam duas destas linhas? Pode causar distúrbios do sono. :)

Puca

Desculpa a pergunta: como se identifica uma Linha Ley? Como se usa uma vara de cobre para esse fim?
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Puca
As Linhas Ley emitem uma frequência eletromagnética maior ou menor consoante a quantidade de energia que nelas circula. É como se fossem os meridianos de acupunctura do planeta

Com dois arames de cobre cortados em L, do mesmo tamanho, colocas a ponta mais pequena dentro de uma garrafinha de água de plástico ou de algo que as permita rodar facilmente. Seguras as garrafinhas uma em cada mão, com os arames paralelos e vais passear pelo terreno. Quando as varas se cruzarem estás sobre uma linha Ley.



Estas da foto já são muito elaboradas, mas pode dar uma ideia. :)

Obrigada pela resposta. Agora já sei como fazer.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem