Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.512
Total de mensagens
369.629
Total de tópicos
26.968
  • Os papeis Mitologicos de Satã
    Iniciado por Edhelar
    Lido 2.152 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Todas as religiões nos apresentam um deus do mal. Mas qual a sua função? qual a sua importância na construção do mito e do propria evolução da pessoa em busca desse Principio Universal da Vida? Qual o seu papel como arquétipo mitologico?

Como principio de oposição Este é o papel arquetipo que se atribui mais a estes tipos de deuses. muitas vezes são olhados como maus, mas o principio de oposição deve ser visto muitas vezes como divinamente inspirado. Energeticamente, este é uma necessidade da vida.
Sem forças opostas, a Terra não giraria, as espécies não se reproduziriam,....
uma vez que a vida esta sujeita a oposição e resistência, pode-se então escolher visualizar estas energias como lições e oportunidades que, no final, criam o ambiente parã nós crescermos.

Como questionador da autoridade esta é a energia que nos leva a questionar a ordem estabelecida pelos outros (dependendo da nossa visão de autoridade). Hoje, este questionamento surge-nos mais livre dentro das escolas e igrejas, quando dado pela consciência.
"Como uma sociedade, nós temos sentimentos misto sobre o arquétipo satânico do questionamento da autoridade. Por um lado, o condenamos e temos medo dele; por outro lado, admiramos aqueles que têm coragem de sustentar seus principios, quaisquer que sejam a pressão ou as consequências.

Como trapaceiro Neste ponto ele surge como alguém que fornece lições através de truques, surpresas e lições inesperadas.

como tentador Muito relacionado com o pnto anterior surge este ponto. Mas muitas vezes e por meio destas tentações que realmente questionamos o valor da nossa fé, ou a importancia de uma coisa para nós.

Como incorporação do mal aqui é um papel adicional onde são colocadas todas as coisas que odeamos, desprezamos e reprimimos. são os arquetipos e sombrios os boogeyman da sociedade.

Como heroi sofredor este é o papel mais estranho. Um heroi é uma personagem que cumpre uma tarefa ou acto extraordinário, geralmente para bem dos outros, e que corem riscos ao trazer essa mudança para os outros. sofredor porque neste caso a história acaba sempre com a punição do heroi.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

Olá!
Bem,já falei aqui de Satã,não vou referi-me a ele de novo,vamos é falar do papel do "Mal" e do seu antagónico,o "bem".
Devo dizer que o bem ou mal,são problemas jurídicos ou éticos adaptados á época ou ao lugar.
O que se quer dizer por bem ou mal do ponto de vista que estamos a tratar,é ordem ou caos.
O criador,sejam os Deuses Uranianos,estabeleceram a ordem e deixaram a seus filhos ,os Deuses mais recentes,como,Zeus,Jesus,Júpiter....etc  para se encarregarem da ordem,não como criadores mas como demiurgos.

O mal significa o retorno ao caos,ou o cair na desordem,dai que quando isso acontece a sejam necessários ritos propiciatorios,invocando os deuses demiurgos com sacrifícios ou outros para estabelecer a ordem perdida.
Establece-se um ciclo vicioso entre homens e deuses.
Os homens dependem da protecção dos Deuses.Os Deuses dependem da fé dos homens.
Quando existe um excesso de bem-estar da parte dos homens,traduzindo-se na corrupção da condição humana,os homens esquecem os Deuses.
Por sua vez os Deuses com austeridade castigam-nos com diluvios de todo tipo.
Com a destruição em massa os Deuses ficam na penúria ,o que leva homens e Deuses a estabelecer novas alianças,a restabelecer a ordem perdida.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

não me lembra de ter lido o teu post, no entanto vou procurar.

Agradeço o completar mais académico do teu post. no entanto eu so apresentei um resumo que achei interessante de um livro que estou a acabar (paganismo) e acho que resume os pontos principais de todas as tradições, mas a mais importante é realmente a que referiste.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»