Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.624
Total de tópicos
26.967
  • gato preto à porta de casa!!
    Iniciado por TeresaV
    Lido 30.065 vezes
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Estou com um problema! Neste preciso momento, tenho um gato preto à porta de casa a olhar para cima e a miar sem parar! Mas não é um miar normal, é arrepiante, e estou a ficar assustada!
Acham que quer dizer alguma coisa? Que hei-de fazer?  :-X
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

bem a esta hora já deve de ter ido embora...que aconteceu depois?

o gato acabou por se calar e eu acabei por adormecer. mas hoje de manhã estava a dormir à porta de minha casa...
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

pois aqui a dias também me assustei quando cheguei ao pe do meu carro e tinha gatos pretos por todo o lado eram alguns 10 todos mais o menos iguais todos em volta e por baixo e so saíram quando pus o carro a trabalhar

#4
Gato Preto

A história de vida do gato preto é impressionante. Sacrificado por uns, adorado por outros, o gato preto sobreviveu a tudo simplesmente para reclamar o lugar que mais gosta de ocupar: um sítio quente, junto à janela.

As superstições acerca dos gatos começaram desde muito cedo. Os primeiros povos a atribuir uma aura mística ao gato foram os egípcios que o idolatravam, tendo mesmo um deus com a sua forma física, Bast. Em honra desta divindade, os egípcios mantinham gatos pretos nas suas casas e davam-lhes honras reservadas a faraós, mumificando-os depois de mortos.

Mas foi na Idade Média que o gato viu a sua sorte mudar. Apesar de concederem um importante serviço ao homem, caçando os ratos que eram considerados uma praga por todo o lado, a verdade é que havia grupos de gatos vadios que faziam das cidades o seu território. A sobrepopulação terá sido o primeiro motivo pelo qual o gato deixou de cair em graça para passar a cair em desgraça.

A Idade Média ficou marcada pela bruxaria, superstição e febre religiosa. O gato, como animal independente e solitário, captou a atenção tanto de cristãos como pagãos.

No paganismo, o gato representa protecção e sabedoria, mas na magia negra, o gato preto macho personifica o diabo. No tarot, no baralho de Rider Waite, a Rainha de Paus é representada com um gato preto a seus pés, significando energia instintiva, mas domesticada.

O gato é um animal que caça durante a noite e era acolhido na Idade Média por pessoas sozinhas. Os gatos vadios eram os animais de estimação de pedintes e pobres, o que não favorecia a imagem do gato. Os olhos penetrantes que iluminam as noites contribuíram provavelmente para a catalogação do gato como espírito diabólico. A cor preta era a cor do mal e das trevas, o que tornou os gatos desta pelagem os mais perseguidos pelos inquisidores e cristãos. A sua associação a práticas pagãs provocou um maior distanciamento entre os cristãos e o gato. O facto de o gato ser várias vezes sacrificado em rituais pagãos tornou-o num símbolo a combater.

Depressa começaram a surgir relatos que ligavam os gatos a bruxarias. Diz a lenda que por volta de 1560, em Linconshire, filho e pai foram assassinados por um gato preto que lhes cruzou o caminho. O animal coxeava com vários arranhões e dirigiu-se para a casa de uma mulher que os habitantes da região suspeitavam que fosse bruxa. No dia seguinte, a mulher apareceu a coxear com uma ligadura no braço.


Outra história relatada conta que durante a noite um agricultor cortou a orelha de um gato.
O homem acreditava que o gato estava a assombrar a sua propriedade. No dia seguinte, o agricultor regressou ao local apenas para encontrar parte da orelha de um humano. Na Alemanha, as histórias sobre a dualidade bruxa/gato preto são comuns. Uma mulher após ter sido acusada de bruxaria e condenada à fogueira, transformou-se em gato preto enquanto ardia. Foi assim que surgiu o mito de que as bruxas se transformam em gatos pretos durante a noite. E foi também desta forma que se encontraram justificações para perseguir estes animais.

Juntamente com as lendas surgem também outros factos históricos que na altura serviam de base de sustentação a muitas superstições. O Rei Carlos I de Inglaterra tinha um gato preto como animal de estimação. Ele acreditava que o seu gato lhe trazia sorte. Coincidência ou não, o gato morreu um dia antes de o Carlos I ter sido preso por Oliver Crommwell. O Rei foi acusado de traição e mais tarde decapitado.

Surpreendentemente, o gato preto sobreviveu a décadas, se não séculos de perseguição. A sua pelagem negra, pela qual era perseguido, era também uma vantagem quando caçava à noite, fundindo-se com a escuridão. Naqueles tempos, não faltava alimento para os gatos, uma vez que os ratos abundavam pelos campos e cidades.

Na altura do Renascimento, a Igreja Católica tinha já abrandado a caça aos pagãos. Esta foi uma boa notícia para o gato pois os cristãos tinham conseguido reduzir a prática do sacrifício de animais, e em particular dos gatos com pelagem preta e alem disso deixaram de ser perseguidos pelos próprios cristãos.

No entanto da Idade Média resistiram as superstições profundamente enraizadas na cultura popular. Apesar de em Portugal ser mais comum associar o gato preto a um mau presságio, são várias as crenças que lhe são favoráveis noutros países.


Algumas Superstições Comuns
Na Escócia
Um gato preto no alpendre traz prosperidade.

Na Itália
Ouvir um gato preto a espirrar traz boa sorte.
Se um gato preto se deita na cama de uma pessoa doente, significa que a morte dessa pessoa está perto.

Em Portugal
O gato preto que cruza o nosso caminho traz má sorte

Na Irlanda
O gato preto que cruza o caminho de alguém durante noites de luar, é prenúncio de epidemia.

Na Inglaterra
Na costa de Yorkshire, as mulheres dos pescadores acreditam que os seus maridos regressarão sãos e salvos da faina se mantiverem em casa um gato preto.
Entre os pescadores é comum a crença de que os gatos pretos mantidos em casa enquanto saíam para pescar era sinónimo de bom tempo no alto mar. Há quem defenda que o preço dos gatos pretos chegou a aumentar de tal forma que vários marinheiros não tinham dinheiro para comprar um.
Em algumas regiões da Inglaterra acredita-se que oferecer um gato preto à noiva trás sorte.

Na França
No Sul deste país, acredita-se que cuidar de um gato preto trás boa sorte.

Na Alemanha
Um gato que cruza o caminho de uma pessoa da direita para a esquerda é mau presságio, mas da esquerda para a direita é boa sorte.

Na Letónia
Para os agricultores deste país, encontrar um gato preto nos reservatórios de sementes é uma óptima notícia. Para eles, estes gatos são o espírito de Rungis o Deus da Colheita.


Superstições Actuais

Hoje em dia, o gato preto continua a ser mais do que um gato de pelagem escura. Ainda há quem veja nele sinal de boa ou má sorte. Num estudo realizado em associações de animais dos Estados Unidos da América, constatou-se que o gato preto era a segunda pelagem menos desejada. A primeira era a castanha. Assim, o gato preto era sempre dos últimos a ser adoptado numa ninhada de gatos de várias cores.

A acentuar a ideia de que o gato preto ainda não é visto como um outro gato qualquer, nos Estados Unidos da América, onde há uma forte tradição de festejar o Halloween (Noite das Bruxas), algumas associações de animais têm uma política especial que implementam nessa época. Neste feriado manteve-se em alguns locais a tradição de sacrificar animais, entre eles o gato preto. Por esta razão, a adopção destes gatos fica suspensa algumas semanas antes e depois desta festividade.

Em Portugal, as superstições sobre gatos pretos não parecem ter tanta força e é bastante comuns encontrar um gato preto como animal de estimação. Não deixa de ser curioso que na Inglaterra, apesar da caça às bruxas e aos gatos vivida na Idade Média, as superstições que resistiram aliam invariavelmente o gato a bons sinais.

No entanto, o gato preto parece ainda estar longe de reconquistar a posição que tinha no Antigo Egipto. Ou talvez não, uma vez que, tal como os outros gatos, parecem ser peritos em ganhar a adoração dos donos

fonte: tenhamedo.net
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

AndreiaLi
Provavelmente é um gatito abandonado que está a tentar chamar atenção... trata-o bem, dá-lhe uma tigela de leite, algo para comer.... devem-se tratar bem os gatinhos :)

Citação de: AndreiaLi em 11 julho, 2010, 17:53
Provavelmente é um gatito abandonado que está a tentar chamar atenção... trata-o bem, dá-lhe uma tigela de leite, algo para comer.... devem-se tratar bem os gatinhos :)

a minha mãe já tratou de fazer isso... eu é que não gosto nada de gatos  :-X
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

De certeza que o que ele quer é mesmo comidinha e leitinho...e de uns miminhos  ;)
I belive....

Citação de: TeresaV em 11 julho, 2010, 18:46
a minha mãe já tratou de fazer isso... eu é que não gosto nada de gatos  :-X

Ai não? Que estranho... Porque será? :\

Havias de ver os meus dois pequeninos cá de casa. Toda a gente que diz que odeia gatos quando conhece os meus apaixona-se logo e nem se importam com o pêlo que eles largam. São mesmo umas jóias principalmente o gatinho branco. ;)
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

O gato por ser dos animais com mais personalidade e espirito de independencia são animais perfeitamente incompreendidos e perseguidos. Eles são da familia dos felinos, logo caçadores naturais dotados da capacidade de se deslocarem em silencio e com olhos capases de penetrar a escuridão.
Esotéricamente, ele é um dos animais mais sensiveis á energias positivas e negativas. Pelas suas capacidades aguçadas, diz-se que são capazes de sentir espiritos e com os seus diferentes rosnares são capazes de limpar o ambiente do local onde encontram amor. O seu rosnar ajuda a limpar as energias negativas de um local e a sua presença afavel proporciona um conforto fantástico.
Outro exemplo, pouco referido, é que o gato consegue viajar para astral e lá encontrar o seu dono. Segundo as histórias que conheço, ele torna-se (em astral) um companheiro e viajante que auxilia na descoberta. Daí serem tão famosos entre os bruxos e associados a eles.

Fisicamente, eles são famosos pelas suas habilidades de caça, mas desengane-se quando acham que a casa não fica protegida com um gato. o gato quando ameaçado, torna-se um oponente fantastico. A sua agilidade, dentes e conjuntos de garras são capazes de derrubar muitos cães.

Que o diga uma amiga minha que tinha uma gata que se virou contra ela. Infelismente, não houve outra solução se não o abate. :'( :'( :'( :'( ela era muito fofa.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

Sim concordo bastante contigo...os gatos são mesmo capazes disso, ás vezes até os receio porque nunca sabes o que podes contar deles!!!!! Isto sejam pretos, brancos, etc...
I belive....

Eu fico doente quando ouço alguem dizer que não gosta de gatos mas nunca teve nenhum.... >:( ::)

Ahhh... por favor NÃO se dá leite de vaca aos gatos!!! O leite de vaca tem uma enzima especifica que o organismo dos nossos queridos gatinhos não consegue digerir, daí as diarreias e os vomitos, principalmente quando são pequenos. Se querem dar leite aos vossos bichanos, comprem um leite proprio que se vende nas lojas de animais e vets, há na versão em pó ou em liquido!  ;)

Eu só tive uma vez uma gata...adorava aquela bichinha, até que um dia o pit bull da minha irma matou-a...a partir daí nunca mais tive gatos. Eu gosto e prefiro os cãezinhos  :laugh:
Mas um dia que tenha a minha casa, talvez tenha um gatinho novamente  :) e um cão, mas habituados desde bebés  :)
I belive....

Ter ambos os bichinhos deve ser um espectáculo... :)
A Kikas lá por casa continua a mostrar-se um autêntico tornado, e depois sem esperarmos, mostra a faceta meiga que tem... :)

Citação de: Clau em 12 julho, 2010, 16:27
Eu só tive uma vez uma gata...adorava aquela bichinha, até que um dia o pit bull da minha irma matou-a...a partir daí nunca mais tive gatos. Eu gosto e prefiro os cãezinhos  :laugh:
Mas um dia que tenha a minha casa, talvez tenha um gatinho novamente  :) e um cão, mas habituados desde bebés  :)

Eu cheguei a ter ambos :)
Que era a minha caniche e a minha gatinha , dava-se sper bem, até tenho uma foto das duas a brincar  :) qualquer dia digitalizo e coloco aqui...só ambas ja morreram  :( eu agarro-me de tal forma aos animais que quando eles morrem fico num estado horrivel (é normal)..mas custa muito e eu por já ter tido muitis,sei o que é!!!!!
Mas um gato preto de olhos azuis..deve ser liiiiiiindo  :)
I belive....