Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Pessoal,tenham cuidado com o calor
    Iniciado por MissTiny
    Lido 3.309 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A Direcção Geral de Saúde recomendou hoje, terça-feira, a adopção de cuidados especiais, como beber mais água, nos próximos dias devido às temperaturas elevadas que deverão manter-se até quinta-feira.

Num comunicado hoje divulgado, a DGS aconselha a população em geral a "aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitando as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar", bem como a "permanecer em ambientes frescos nos períodos de maior calor" e "evitar, sempre que possível, actividades que exijam esforços físicos, nomeadamente actividades desportivas e de lazer".

A DGS instiga ainda a "evitar a exposição directa ao sol entre as 11 e as 17 horas" e a, "fora de casa, utilizar roupa solta, cobrindo a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protector solar com factor igual ou superior a 30".

Na nota, a DGS alerta ainda a que se preste especial atenção a idosos que vivem sozinhos, que pessoas cujos trabalhos exigem que se mantenham na rua se protejam "de forma adequada", que as crianças com menos de seis meses não sejam sujeitas a exposição solar e que se evite a exposição direta de crianças com menos de três anos.
O Instituto de Meteorologia prevê que as temperaturas elevadas registadas nos últimos dias se mantenham pelo menos até quinta- feira.

A DGS salienta que a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.
Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcóolicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

Para hoje, espera-se a continuação do tempo quente, com o IM a prever céu pouco nublado ou limpo, mas temporariamente muito nublado nas regiões centro e sul, com condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas a partir da tarde.

As temperaturas vão atingir os 39º em Évora, 38º em Castelo Branco e Beja, 37º em Lisboa, 33º em Faro, 32º no Porto e 24º no Funchal e em Ponta Delgada.

O IM alerta ainda para os riscos de exposição à radiação ultravioleta do sol, que pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário.

Em risco muito alto, o segundo mais grave numa escala de cinco níveis, estão hoje, segundo o IM, as regiões de Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Distrito de Braga com alerta laranja

O distrito de Braga é hoje, terça-feira, o único sob aviso laranja devido à persistência de valores elevados de temperatura, segundo o Instituto de Meteorologia, que colocou ainda 16 distritos sob aviso amarelo.

Para Braga, o IM prevê uma temperatura máxima de 37 graus Celsius. O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, diz respeito a uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado" e estará em vigor naquele distrito do norte de Portugal até às 20:00 de quarta feira.

No mapa do IM, Viana do Castelo e os arquipélagos dos Açores e da Madeira não apresentam qualquer aviso.

As temperaturas elevadas que se têm feito sentir motivam também o nível de alerta amarelo da Direcção Geral da Saúde (DGS), para o risco dos efeitos do calor sobre a saúde, em 16 distritos.

Viana do Castelo, onde o IM prevê uma temperatura máxima para hoje de 29º, é também a excepção no mapa de alertas da DGS, em conjunto com o distrito do Porto, estando os restantes distritos de Portugal Continental em alerta amarelo.

O alerta amarelo é o segundo numa escala de três da DGS e reporta-se aos efeitos do calor na saúde das populações, sendo activado sempre que as temperaturas se mantêm elevadas ao longo de vários dias.


Fonte:JN

O meu azar é que saio do trabalho ás 13h, tenho de apanhar 3 autocarros e ainda andar a pé cerca de 1km, ao sol.
Mas agora faço o que o meu avô fazia antigamente, levo um chapeu de chuva, e uso-o no percurso a pé, podem gosar á vontade, mas eu é que tenho sombra.LOL

Beijokas
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Citação de: karoxa em 06 julho, 2010, 21:45
O meu azar é que saio do trabalho ás 13h, tenho de apanhar 3 autocarros e ainda andar a pé cerca de 1km, ao sol.
Mas agora faço o que o meu avô fazia antigamente, levo um chapeu de chuva, e uso-o no percurso a pé, podem gosar á vontade, mas eu é que tenho sombra.LOL

Beijokas


fazes muito bem. Karoxa.  ;)
tens de cuidar da tua saude.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#3
Podes crer, sabes não tira o calor, mas pelo menos não vou a levar com o sol directamente na cabeça, é que sem o chapéu de chuva parece que até me frita os miolos. ;D ;D

Temos de nos proteger, não é Susy?

Beijokas
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Citação de: karoxa em 06 julho, 2010, 22:55
Podes crer, sabes não tira o calor, mas pelo menos não vou a levar com o sol directamente na cabeça, é que sem o chapeu de chuva parece que até me frita os miolos. ;D ;D

Temos de nos protejer, não é Susy?

Beijokas

Claro que sim, é muito importante termos cuidado com estas temperaturas elevadas e a consequente exposição ao sol.
E principalmente, cuidado com as crianças, não as deixem andar na rua com este calor.
:) :-*
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Citação de: Susy em 06 julho, 2010, 23:00
Claro que sim, é muito importante termos cuidado com estas temperaturas elevadas e a consequente exposição ao sol.
E principalmente, cuidado com as crianças, não as deixem andar na rua com este calor.
:) :-*
ontem o meu pequeno só saiu á rua comigo e com o pai já eram 21h e tal para comer um geladinho( mini-milk)aqui no café da esquina...temos estado em casa,a partir de quinta-feira dão baixa de temperatura,se calhar vamos á piscina... ;D

e para quem trabalha nas obras como eu  :P :'( :'( :'( :'(

AndreiaLi
Sim, isto está demais. Um exagero eu diria.

Gosto de um "cadito" de calor no Verão, mas isto está demais.  :-\
Por mim ficava na piscina o dia todo... ::)