Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Os rostos de Belmez
    Iniciado por Zühl
    Lido 10.896 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
As faces humanas começaram a aparecer na tijoleira da cozinha de uma casa em Espanha no ano de 1971. Apesar de exaustivo inquérito científico, ainda ninguém foi capaz de apresentar um explicação natural do fenômeno completamente satisfatória.

Numa manhã quente de agosto de 1971, na aldeia de Bélmez, não muito longe da cidade de Córdoba, no Sul de Espanha, encontravam-se sentados na cozinha da sua casa uma mulher já idosa e o seu neto, uma criança de tenra idade, quando este descobriu, excitadamente, uma nova e divertida brincadeira; esta "brincadeira" aterrorizou a anciã e tornou-se um profundo mistério para o qual muitos cientistas, apesar de todas as experiências, em número considerável, até agora realizadas, não foram ainda capazes de encontrar qualquer explicação natural e lógica.

O mistério aprofunda-se A criança descobrira um rosto humano que espontaneamente se imprimira na tijoleira do pavimento - um rosto de expressão angustiada, de uma tristeza infinita.



Nenhuma espécie reconhecível de pigmento formara a imagem, cujos olhos se dilataram e a expressão de tristeza se acentuou quando os proprietários da casa, receosos e perplexos, tentaram raspá-la.

Alarmado e confundido, o dono da casa arrancou a tijoleira e substituiu-a integralmente por cimento. Porém, decorridas 3 semanas, surgiu um novo rosto impresso no pavimento, cujos traços estavam ainda mais claramente definidos.

O fenômeno atingiu foros que ultrapassavam o alcance de gente simples de aldeia, pelo que se tornou necessária a intervenção das autoridades locais. Estas ordenaram que se removesse uma seção do pavimento onde as faces tinham aparecido e iniciaram um inquérito de caráter oficial. Procedeu-se a escavações, que revelaram as ruínas de um cemitério medieval.

Desaparecimento misterioso

Após a segunda aparição, surgiram uma terceira e uma quarta, seguidas do aparecimento simultâneo de uma série de rostos. A cozinha foi fechada e selada. Mais outras faces, incluindo a de uma mulher, apareceram da mesma forma misteriosa noutra dependência da casa. Finalmente, desvencidas estas, o fenômeno desapareceu tão inexplicavelmente como surgira.
Numerosos cientistas espanhóis e estrangeiros visitaram a casa durante o tempo que duraram as aparições. Mesmo os mais céticos revelaram-se incapazes provar que as imagens provinham de mão humana.
A sua perplexidade aumentou ainda quando se procedeu à instalação na casa de microfones ultra-sensíveis.

Vozes humanas

Estes microfones captam sons não audíveis pelo ouvido humano - vozes masculinas e femininas e gemidos dramáticos, que fonética e linguisticamente diferiam do espanhol atual. Não surgiu ainda um a explicação satisfatória para o fenômeno.

Os especialistas ventilam a hipótese de se tratar de um fenômeno de parapsiquismo, em consequência de práticas ocultistas eventualmente realizadas no local na Idade Média, que um dia fizeram da casa teatro de algum terrível acidente de consequência trágicas.







Believe to see...

carlos
será que há pessoas enterradas em baixo da casa ???

Penso que tenham sido encontrados ossos humanos passados uns tempos  :-\
Believe to see...

#3
Olá, é o meu primeiro post aqui. Sou uma apaixonada por estes assuntos do paranormal também como muitos de vocês.

Não queria deixar de vos dar esta informação que encontrei ainda agora na net sobre este caso. E passo a citar:

(...)

Verdadeira história- Tudo começou após uma matança de porcos. Ninguém duvida que em qualquer cozinha do mundo, devido aos diferentes ingredientes (vinagre, banha, etc ) e a ação contínua do fogo, o fogão de cimento poroso se deteriorasse.

Apareceram manchas sugestivas....como podem aparecer nas nuvens , na madeira, etc., dando ocasião a que as crianças se entregassem aos brinquedos de imaginação... Brincando, algumas pessoas começaram a dizer:
-"Olha, parece um rosto!" Nos dias seguintes, após as sugestões, apareceu a "figura sugerida" retocada com cal.

Outros casos concretos segundo testemunhas:
-"Olha, este contorno do rosto deve passar por aqui." E no dia seguinte, apareceu retocado com fuligem.

Numa Vila vizinha por esses dias, realizou-se uma "Feira Agrícola". Os jornalistas que compareceram à feira ouviram falar dos "Rostos de Belmez" e começou o "Boom."

Os primeiros informes locais do tema foram dados pelos jornais de Jaen e Granada. Começaram a vir os curiosos de toda a região...

-" Olha , parece que tem dentes". E no dia seguinte aparecem os dentes raspados com um garfo, ou prego, ou qualquer outro objeto apto.

Um filho da família Pereira opôs-se ao rumo que estavam tomando as coisas e discordou plenamente ameaçando revelar toda a verdade que já passava de brincadeira inocente...Mas ninguém a essa altura, era capaz de silenciar os acontecimentos e optou, finalmente, por concordar mantendo silêncio.

Um fotógrafo de Huelma, a cidade vizinha, tirou umas fotografias dos rostos e fez 400 cópias dando-as de presente aos donos da casa para que as vendessem aos visitantes. O fotógrafo impôs uma condição: quando acabassem as fotografias presenteadas, nas demais, ele ficaria com 50% do preço.

Assim, não cobravam ingresso à casa, mas às fotografias. No começo custavam 5 pesetas por foto, depois 10e, finalmente 15 pesetas.

Logicamente, se os visitantes não queriam encontrar dificuldades na entrada e na observação dos rostos, deveriam comprar umas tantas fotos. Então tudo era sorriso e passagem franca...

O negócio foi aumentando... Antonio Casado, enviado especial do jornal "Pueblo" de 21-02-72, cita que em um fim de semana havia aproximadamente 10.000 pessoas com intenção de entrar na casa.

Confirmação da fraude

- Sobre este detalhe da fuligem, temos um dado interessante, fornecido pelo jornal "Pueblo" (22,02,72): "O marido de uma das professoras da localidade foi ver um dos rostos que tinham movimentado a cidadezinha em meados de setembro". O rosto estava embutido na parede e tampado com um vidro, detalhe que também se deve levar em conta, principalmente quando as pessoas da casa não querem nem ouvir falar de que o vidro fosse retirado. "Este senhor passou o dedo pelos traços que formam o bigode, ou o que seja, desse rosto. Seu dedo manchou-se de fuligem e giz.

fonte: http://oepnet.sites.uol.com.br/os_rostos_de_belmez.htm

Open you eyes and your mind!

Uma casa de uma rua em Bélmez de la Moraleda, Espanha, recentemente ficou muito famosa graças a rostos misteriosos que começaram a aparecer no chão. A estrada Real 5 se tornou uma atração popular para turistas de fantasmas, já que as faces aparecem freqüentemente, e podem ser facilmente fotografadas. As aparições em Bélmez começaram em 23 de Agosto de 1971, quando María Gómez Cámara viu um rosto aparecer no piso de cimento da cozinha. Seu marido pegou uma picareta e destruiu o rosto. Logo, outra face apareceu. Uma escavação, feita abaixo do local da casa, revelou restos humanos, que foram removidos. A imagem abaixo é um dos rostos. 

a dona da casa


 







me arrepiei inteira qando vi essa reportagem , será que é real??
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

S.Cipriano
Citação de: Zühl em 10 julho, 2009, 15:17
Penso que tenham sido encontrados ossos humanos passados uns tempos  :-\


muito estranho mesmo...

Citação de: Zühl em 10 julho, 2009, 15:17
Penso que tenham sido encontrados ossos humanos passados uns tempos  :-\
sim foram achados ossos humanos justo por conta das aparições dos rosto pois os ossos foram achados bem embaixo das figuras, quem descobriu a primeira ossada foi o marido da dona da casa. e quando chamaram a policia local se foi descobertos varias outras ossadas. macabro por demais  :-[ :-X :o
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

Bem, conforme escrevi no meu post atrás, encontrei na net informações que indicam que este caso foi fraude... não sei...
Open you eyes and your mind!

Ó Nika, esta história já está muito adulterada. O s rostos que estão aqui não são, nenhuns deles, o que eu tenho num livro l
a em casa...
Templa - Membro nº 708

Citação de: Templa em 13 dezembro, 2009, 17:20
Ó Nika, esta história já está muito adulterada. O s rostos que estão aqui não são, nenhuns deles, o que eu tenho num livro l
a em casa...
oi, olha pelo que eu entendi da entrevista e da historia é que o restante das outras fotos faram vistas após a morte da dona da casa e que um deles ela mesma antes de morrer dizia está se transformando no dela , não sei se é real mas é o que diz a entrevista , bjs e obrigada por comentar  :-* :-* ;) :)
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

#10
Como disse Templa a historia está muito adulterada. Mas isso não significa que não há verdade tras miles de paginas de informação/desinformação.

A historia é mais ou menos assim:
No mes de Agosto de 1971 a Sra. Maria Gomez Camara fica estranhada por crer que na sua cozinha têm aparescido uns estranhos rostos.  a familia tentou apagar os rostos, limpar o chao. Até pegaram num pedaço de chao, que ainda hoje pode-se ver protegido por um cristal.Toda  a gente da Vila começa a falar nisso.....o escandalo era imenso.
Nesses dias um jornalista estava na Vila para fazer uma reportagem, e falaram- lhe sobre umas estranhas formas apararescidas na casa da D. Maria. o seu jornal,o Ideal de Granada,publica as informaçoes. As noticias circulam rapidissimo e o chegaram até ao importante jornal  "Pueblo".Isso fez que na Espanha desses dias só se falase nos Rostos e da sua origem.... Alguns circulos de influencia pertos ao poder da região não gostavam de toda a gente estarem a falar nisso. O governador civil de Jaen chamou ao seu amigo o profesor German de Argumosa (era o maior investigador dos temas paranormais, introdutor das EVPs na espanha além de ser uma pessoa com uma ideologia politica afim ao Regimem) que veio com o Professor Hans Bender. O professor De Argumosa tendo lido as informações nos jornais e a sua espectacularidade pensava que o que ia ver em Belmez era outro fraude.
Mas não foi isso o que pensou depois de ter estado ali. Ele e o Hans Bender conseguiram algumas EVPs.Então solicitaram os serviços de um Notario, o sr.Antonio antonio Palacios luque e fecharam a cozinha para dar fé do que la acontecía. Ao abrir umas semanas depois a cozinha ficaram sorpreendidos, novas caras tinham aparescido e outras tinham mudado de forma.
como o German não foi a pessoa que "acabou com o fraude" alias foi quem lhe deu uma fama internacional os poderes resolveram acabar com tudo isso.  Cumprindo ordens de Madrid chegou a Belmez um grupo de cientificos e investigadores imparciais para descobrer a verdade.esses investigadores formavam um grupo de investigação, ERIDANI, que anos depois se convertiu na sociedade espanhola de investigaçoes parapsicologicas.Esse grupo estava liderado pelo ingenieiro JOSE LUIS JORDAN PEÑA e nos dias seguintes chegaram à conclusão de que os rostos eram falsos.Estavam feitos com um pincel usando carvão e vinagre.
Os jornais usaram as conclusões desta comisão para dizer que os rostos de belmez eram um fraude....A igreja e outros poderes podiam continuar tranquilos.....
Mas há imensas duvidas sobre essa comisão: O lider JORDAN PEÑA é uma das personagens mais estranhas e obscuras deste mundo paranormal. Durante os anos 60 e 70 houve em Espanha um caso de fraude ovnilogico de fama nacional e internacional no que umas pessoas acreditavam ter tido contactos com os habitantes dum planeta extraterrestre: O caso UMMO. Agora sabe-se que o Jordan Peña, ajudado por jornalistas e algum ministerio,foi quém criou o fraude e manteve-o durante ao menos 20 anos. então não havemos de acreditar 100% na palavra de Jordan Peña.

Durante os anos 70 e 80 Belmez manteve a sua fama, e ainda aconteciam coisas. alguns investigadores aseguravam que era a Psique da maria Gomez Camara quém as criava as teleplastias.
Nos primeiros anos 2000 tém havido algumas novas investigações sobre Belmez: Tentam ligar a apariçao dos rostos com os ossos dum cemiterio que se encontraram debaixo da casa dos rostos ou outras investigações com a morte dos familiares da Maria durante a guerra civil.
A dona Maria morreu no ano 2004 e os fenomenos ainda estão a acontecer.
Caso alguém tenha interesse (e os moderadores permitam) posso postar algum link de radio de dezembro deste ano no que falam desde a casa dos rostos.



Citação de: casuco em 24 dezembro, 2009, 14:28
Como disse Templa a historia está muito adulterada. Mas isso não significa que não há verdade tras miles de paginas de informação/desinformação.

A historia é mais ou menos assim:
No mes de Agosto de 1971 a Sra. Maria Gomez Camara fica estranhada por crer que na sua cozinha têm aparescido uns estranhos rostos.  a familia tentou apagar os rostos, limpar o chao. Até pegaram num pedaço de chao, que ainda hoje pode-se ver protegido por um cristal.Toda  a gente da Vila começa a falar nisso.....o escandalo era imenso.
Nesses dias um jornalista estava na Vila para fazer uma reportagem, e falaram- lhe sobre umas estranhas formas apararescidas na casa da D. Maria. o seu jornal,o Ideal de Granada,publica as informaçoes. As noticias circulam rapidissimo e o chegaram até ao importante jornal  "Pueblo".Isso fez que na Espanha desses dias só se falase nos Rostos e da sua origem.... Alguns circulos de influencia pertos ao poder da região não gostavam de toda a gente estarem a falar nisso. O governador civil de Jaen chamou ao seu amigo o profesor German de Argumosa (era o maior investigador dos temas paranormais, introdutor das EVPs na espanha além de ser uma pessoa com uma ideologia politica afim ao Regimem) que veio com o Professor Hans Bender. O professor De Argumosa tendo lido as informações nos jornais e a sua espectacularidade pensava que o que ia ver em Belmez era outro fraude.
Mas não foi isso o que pensou depois de ter estado ali. Ele e o Hans Bender conseguiram algumas EVPs.Então solicitaram os serviços de um Notario, o sr.Antonio antonio Palacios luque e fecharam a cozinha para dar fé do que la acontecía. Ao abrir umas semanas depois a cozinha ficaram sorpreendidos, novas caras tinham aparescido e outras tinham mudado de forma.
como o German não foi a pessoa que "acabou com o fraude" alias foi quem lhe deu uma fama internacional os poderes resolveram acabar com tudo isso.  Cumprindo ordens de Madrid chegou a Belmez um grupo de cientificos e investigadores imparciais para descobrer a verdade.esses investigadores formavam um grupo de investigação, ERIDANI, que anos depois se convertiu na sociedade espanhola de investigaçoes parapsicologicas.Esse grupo estava liderado pelo ingenieiro JOSE LUIS JORDAN PEÑA e nos dias seguintes chegaram à conclusão de que os rostos eram falsos.Estavam feitos com um pincel usando carvão e vinagre.
Os jornais usaram as conclusões desta comisão para dizer que os rostos de belmez eram um fraude....A igreja e outros poderes podiam continuar tranquilos.....
Mas há imensas duvidas sobre essa comisão: O lider JORDAN PEÑA é uma das personagens mais estranhas e obscuras deste mundo paranormal. Durante os anos 60 e 70 houve em Espanha um caso de fraude ovnilogico de fama nacional e internacional no que umas pessoas acreditavam ter tido contactos com os habitantes dum planeta extraterrestre: O caso UMMO. Agora sabe-se que o Jordan Peña, ajudado por jornalistas e algum ministerio,foi quém criou o fraude e manteve-o durante ao menos 20 anos. então não havemos de acreditar 100% na palavra de Jordan Peña.

Durante os anos 70 e 80 Belmez manteve a sua fama, e ainda aconteciam coisas. alguns investigadores aseguravam que era a Psique da maria Gomez Camara quém as criava as teleplastias.
Nos primeiros anos 2000 tém havido algumas novas investigações sobre Belmez: Tentam ligar a apariçao dos rostos com os ossos dum cemiterio que se encontraram debaixo da casa dos rostos ou outras investigações com a morte dos familiares da Maria durante a guerra civil.
A dona Maria morreu no ano 2004 e os fenomenos ainda estão a acontecer.
Caso alguém tenha interesse (e os moderadores permitam) posso postar algum link de radio de dezembro deste ano no que falam desde a casa dos rostos.



Muito bom , obrigado por me ajudar a esclarecer essa história...bjs ;) :) :-*
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

Boas a todos, já li muito sobre esta historia, e pelo que sei, foi uma grande fraude!, após analises as pedras onde apareciam os rostos, todas elas tinham um químico, que ao reagir com a fuligem manchava a pedra dando lhe a forma que quisessemos.
Tudo se descobriu, porque os moradores começaram a cobrar "bilhete" aos visitantes... ganhado como é lógico bastante dinheiro, e chamou a atenção das autoridades.
dizem que era um processo muito fácil de fazer, bastava desenhar um rosto na pedra com o tal químico, e depois juntar-lhe a fuligem e giz...
mas não posso garantir que seja a realidade.

Uma fotografía de faz pouco tempo



Impressiona :)
Divulgador del misterio en España

ILYM