Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.623
Total de tópicos
26.966
  • Tutankamon morreu de doença sanguínea, dizem investigadores
    Iniciado por AndreiaLi
    Lido 2.064 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
AndreiaLi
Tutankamon morreu de doença sanguínea, dizem investigadores

Pesquisadores alemães anunciaram na quarta-feira uma nova explicação sobre a morte do faraó Tutankamon que, segundo eles, pode ter sido causada por uma doença sanguínea congénita.

Os cientistas do Instituto Bernhardt-Nocht (BNI) para doenças tropicais de Hamburgo (norte da Alemanha) rejeitaram a tese exposta em Fevereiro por um grupo de egiptólogos, conduzido por Zahi Hawass, responsável pelas antiguidades egípcias do museu do Cairo, segundo o qual Tutankamon tinha sido morto por malária combinada com uma afecção óssea.

Essa explicação "nos parece pouco confiável", declararam os professores Christian Timmann e Christian Meyer, em um comunicado do BNI, afirmando que a malária é particularmente mortal em crianças, enquanto que Tutankamon era um jovem adulto quando faleceu.

Eles privilegiam a tese de uma doença chamada drepanocitosis ou anemia falciforme, frequente nas regiões atingidas pela malária, particularmente na África.

Essa doença resulta de má-formação dos glóbulos vermelhos, causada por uma mutação em um gene da hemoglobina que transporta o oxigénio no sangue.

As pessoas que herdaram essa mutação tanto do pai como da mãe podem sofrer crises muito dolorosas, cuja repetição pode provocar severas lesões dos rins, pulmões, ossos ou do sistema nervoso central.

Os comentários dos médicos alemães foram publicados no Journal of The American Medical Association (JAMA), assim como o estudo dos egiptólogos, e se baseiam nas mesmas provas genéticas que revelaram uma série de má-formações na família de Tutankamon, como a doença de Kohler, que destrói as células ósseas.

As análises de DNA colocaram em evidência a presença de três genes relacionados ao parasita Plasmodium falciparum, responsável pela malária em quatro múmias estudadas, entre elas o Tutankamon.

Os pesquisadores alemães afirmam, no entanto, que a presença da drepanocitosis pode ser provada ou descartada por alguns testes de DNA, e sugerem que sejam feitos exames específicos.

fonte: arquivos do insólito



muito interessante, é impressionante como a nossa ciencia actual consegue descobrir estas coisas.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#4
Copio o que disse no tópico do Túmulo de Seti para aqui:

"Muito interessante, o post  ;)
Desde pequeno sempre me interessei pela nossa História e a cultura dos outros países. Uma das culturas que mais me fascina é exactamente a egípcia. Tenho muitos livros sobre ela, já fui a algumas exposições, já vi documentários e filmes, tenho quadros em papiro em casa, além de alguns dos meus familiares já terem visitado o Egipto (que espero também vir a visitar um dia)... e com tudo isso aprendi como a História daquele país é interessantíssima!"
"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."

muito interessante, também acho.
é interessante descobrir estes pequenos pormenores.
As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.