Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • São Cristovão de Lafões (S. Pedro do Sul)
    Iniciado por mrcpa
    Lido 3.429 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá sou nova no forum. Resolvi falar-vos de S. Cristovão de Lafões, em S. Pedro do Sul. Tem um convento de S. Cristovão que agora é particular e um aqueduto romano que atravessa a serra. Tem um cruzeiro num largo e uma capela pentagonal. Todos os meus familiares contam historias de aparecer lá o "diabo". O que é facto é que me aconteceu lá uma situação caricata. Quando fui lá mostrar o sitio ao meu namorado (agora marido), ele afastou-se para ver a capela em forma de pentágono. Estes monumentos estão situados sobre um precipicio. Eu fiquei sempre no mesmo sitio ao pé do arco com brasão da foto, à espera dele, porque não me sinto muito bem ali. Vi que ele demorava e comecei a procurá-lo - era quase noite. Apareceu todo aflito que não sabia de mim e tinha ouvido chamar por ele uma voz vinda do precipício. (precipício cheio de silvas que acaba no rio Vouga lá ao fundo.) Eu disse que nunca o chamei, ele disse que era uma voz aflita de mulher e pensou que eu tinha caído lá baixo. Quando chegamos a casa descobrimos, que naquele local na idade média, os monges do convento de S. Cristovão recebiam lá "raparigas" filhas das pessoas de lá, abusavam delas, torturavam-nas(inquisição??) e atiravam os corpos por uns canais, pelo precipicio, Nessa mesma noite ao vermos o telejornal, vimos em directo um helicoptero à procura de uma professora, que segundo o relato dos jornalistas, na brincadeira com o carro de trás que era um colega, desligou as luzes do carro, e caiu nesse mesmo precipicio, uma ou duas horas depois de termos lá estado. Morreu lá nesse dia. Isto foi mais ou menos há 6 anos. fica o relato. Cumprimentos

O relato e a história do local são bastante sinistras.
Devo dizer que pelo que descreves te do local, também me parece ser um local espectacular para se fazer uma investigação.
Não nos consegues arranjar mais fotos do local? De Todo o local em si?

Cumprimentos
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

#2
posso ver se tenho em casa fotos do local, se não, vou lá em Agosto e tiro umas fotos. De qualquer maneira se procurarem na net encontram, pois o convento serve tambem, neste  momento, de pousada (portanto podem lá dormir) mas esteve muitos anos ao abandonado até ser comprado por um médico reformado (salvo erro psiquiatra) que vive lá e deixa visitar o convento - agora até vem numa Smartbox. Esqueci-me de dizer que tambem tem um pequeno cemitério. Mas o convento em si não sei se é assombrado, o local que as pessoas falam de "aparecer o diabo" é mesmo no largo que tem o cruzeiro que está dentro das arcadas da foto. Devo dizer que até passar lá de carro de noite mete medo, quanto mais estar lá a pé. É que não tem iluminação absolutamente nenhuma (só se entretanto já puseram). O meu pai quando era pequeno fugiu de lá a "7 pés" ao sentir algo a persegui-lo, mas a nossa mente engana-nos muitas vezes...
Cumprimentos

Carlos Portugal
O Convento de S. Cristóvão de Lafões está construído perto do topo de um rolhão vulcânico, sobre o qual está edificada a capela de Nª Senhora da Boa Morte. O convento em si, com a igreja dedicada a S. Cristóvão, é hoje um hotel de Turismo Rural (como Mrcpa relatou, propriedade de um médico de Coimbra) muito aprazível e calmo.
As histórias que se contam têm mais a ver com ritos negros que certas pessoas (?) tentam fazer em locais de culto, para lhes tentarem tolher a boa energia, ainda mais em cruzamentos como o que fica junto ao término do aqueduto. Não terão a ver com os monges, nem com as raparigas vilãs...

Sempre que lá vou, tenho sentido muita paz frente à igreja, e nada daquilo que foi relatado. Contudo, na ravina do lado esquerdo da igreja, frondosamente arborizada, estão os restos de um cemitério muito antigo, cujas campas ficaram a descoberto quando de uma derrocada de terras. Assim, é frequente encontrarem-se ossadas nessa ravina. Mas creio que também não será daí, dadas as missas que são regularmente rezadas na igreja, muitas delas para iluminação e paz daqueles mortos.

Assim, estou em crer que as «assombrações» e cargas que se possam sentir em certas noites tenham a ver com «trabalhos» de magia negra que energúmenos fazem sabe-se lá para quê (pois ignoram que tudo o que fazem tem um retorno, ainda maior num local de alta energia como aquele).

Cumprimentos.

#4
O dono do convento é médico sim, dermatologista do Porto creio eu. Muito simpático e ajuda muitas pessoas que não têm muitas posses para ir a uma consulta desse tipo. Ajudou-me muito quando estava lá e tive um problema. É uma pessoa fantástica que remodelou todo o convento que estava num estado muito muito degradado pela pilhagem feita pelos populares. Um local lindo, bastante isolado da população. Sim para nós seres humanos parece sinistro mas acho que se deve ao facto de infelizmente vários acidentes trágicos terem acontecido nas escarpas. Toda a zona tem várias histórias do mesmo tipo principalmente porque na terra existia um padre exorcista e as pessoas contam muitas histórias acerca das suas actividades, algumas delas incluindo a zona do S. Cristóvão. De qualquer forma, com assombração ou sem assombração é fantástico lá estar, é mesmo uma sensação única. Um dos lugares mais bonitos que conheço.

Ligeia
Citação de: diana01 em 01 outubro, 2012, 20:56
O dono do convento é médico sim, dermatologista do Porto creio eu. (...)

Por acaso é o Dr. Walter Osswald?