Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Inveja: Que sentimento será esse ?
    Iniciado por AndreiaLi
    Lido 2.906 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
AndreiaLi
Inveja: Que sentimento será esse ?

Qual de nós, no caminho que percorre não terá já sentido e tido este tipo de sentimento? No entanto, e sabendo já que devemos tentar a todo o custo limar as arestas, penso que não será difícil retirar de nós esta qualidade menos boa, que só nos atrasa na caminhada que temos pela frente.


Dicionário Aurélio diz a respeito da inveja: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem - Desejo violento de possuir o bem alheio - Objecto de inveja.

Vejamos se o Aurélio está certo.

Inveja é um dos sentimentos que pode causar as maiores dores no ser humano. Geralmente, quando existe uma estima de algum objecto de desejo, e ainda se este der status, a inveja se instala. (Diz-se objecto de desejo para coisas não palpáveis também). É fruto também da comparação com as outras pessoas. Ela não existe sem que antes o indivíduo não tenha feito comparações. É a auto-aversão por não ser como os outros são.

É preciso contudo, diferenciar a inveja, da busca do bem-estar. Pode se dizer que é errado trabalhar, lutar para se conquistar o objecto de desejo? O desejo pela conquista do objecto que nos falta, quando feito com humildade e honestidade, não é inveja.

Se uma pessoa destaca-se em alguma actividade, por mais tola que possa parecer, o invejoso está pronto para aparecer e apontar o dedo e tentar minimizar o feito de seu próximo. Um electrodoméstico novo, um ténis da moda, ou mesmo um brinco bem colocado em combinação com uma roupa extremamente comum, já se torna motivo para elogios, nem sempre sinceros.

Surge um sentimento de raiva, de ira, porque geralmente o invejoso sente-se muito mais merecedor da conquista do que o outro. O invejoso não aguenta ter uma outra pessoa invadindo seu território, que em sua lassidão, deixou de ocupar, por pura incapacidade e ou inércia. O invejoso é capaz de boicotar, de fofocar de fazer armadilhas, a fim de destruir o outro. Quer provar, ao menos para si mesmo, que ele é melhor.

fonte: Universo de Luz

O que é para vocês a inveja? como a definem e como a vêem?

Olá.


Existe um adagio popular(não meu) que diz ser a inveja a arma dos incompetentes.

Portanto espero não ser alvo de censura por ter dito tal.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

#2
O ditado popular que melhor descreve a inveja é para mim este: «A cabra da minha vizinha dá mais leite que a minha».

AndreiaLi
A melhor arma contra a inveja é mesmo o desprezo.

#4
Olá
Essa não rima...lol

O despreso é algo tão feio,não achas?Honde está o amor ao proximo?



Por favor utiliza o Verificador Ortográfico.
Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

#5
acho que é um sentimento que ás vezes,por muito que não se queira, aparece... :P

#6
Olá!

Inveja e Desprezo são duas coisas muito próximas,
Por mim só invejo o que tenho,e despreso o que não posso dar.

Eu amo todas...as pessoas,lol inclusivé a ti.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: AndreiaLi em 25 junho, 2010, 21:39
A melhor arma contra a inveja é mesmo o desprezo.

Citação de: Nita em 25 junho, 2010, 22:15
acho que é um sentimento que ás vezes,por muito que não se queira, aparece... :P

Concordo com ambas, há certos tipos de pessoas que, por mais bonzinhos que tentemos ser, so fazem e dizem asneira atras de asneira...aí torna-se inevitavel despreza-las, ás vezes a melhor forma de agir é mesmo ignorar, já que no fundo não merecem mais do que isso ;D

Talvez seja simplesmente o karma dessas pessoas ser assim, e a melhor forma de as ajudarmos pode mesmo ser fingir que não existem, o universo tem formas de se equilibrar afinal de contas, assim um dia talvez evoluam, ou não... ::)
Fueled by Satan

Olá!

É..tenham atenção ao karma,e a pedras no ar quando temos telhados de vidro.

Entre inveja declarada e hipocrisia,velada só nos resta um novo paradigma,sabem o que é ?,É o chamado karma-das-costas-largas,lol
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez