Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.468
Total de tópicos
26.918
  • Morre aos 87 anos Saramago, Nobel da Literatura em 1998
    Iniciado por ppcom
    Lido 5.279 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

O escritor português e Prémio Nobel da Literatura em 1998 José Saramago morreu hoje aos 87 anos em Lanzarote. O autor português encontrava-se doente mas em estado «estacionário», mas a situação agravou-se, explicou o seu editor, Zeferino Coelho.

José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.

Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não tinha três anos de idade. Toda a sua vida tem decorrido na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas e às vezes prolongadas as suas estadas na aldeia natal.

Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas. No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista.

Publicou o seu primeiro livro, um romance («Terra do Pecado»), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista Seara Nova.

Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal Diário de Lisboa onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do Diário de Notícias.

A partir de 1976 passou a viver exclusivamente da escrita, inicialmente como tradutor, depois como autor.

Em 1980, alcançou notoriedade com o livro «Levantado do Chão», visto hoje como o seu primeiro grande romance. «Memorial do Convento» confirmaria esse sucesso dois anos depois.

Em 1991, publica «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», livro censurado pelo Governo - o que levou Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até hoje. Foi ele o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1998.

Entre os seus outros livros estão os romances «O Ano da Morte de Ricardo Reis» (1984), «A Jangada de Pedra» (1986), «Ensaio sobre a Cegueira» (1995), «Todos os Nomes» (1997), e «O Homem Duplicado» (2002); a peça teatral «In Nomine Dei» (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos «Cadernos de Lanzarote» (1994-1997).

Deixa como último livro publicado «Caim», que chegou às bancas no ano passado.

Fonte: Diariodigital




José Saramago morreu, às 11h45 (hora portuguesa) desta sexta-feira, dia 18 de Junho, vítima de cancro, em Lanzarote. Tinha 87 anos.

De acordo com o seu editor, Zeferino Coelho, o autor português encontrava-se doente mas em estado "estacionário", mas a situação agravou-se.

José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.

A última polémica em que se viu envolvido diz respeito ao seu livro Caim, lançado no ano passado, no qual regressou ao tema religioso, contando, em tom irónico e jocoso, a história de Caim, filho primogénito de Adão e Eva, quase duas décadas após o escândalo provocado pela sua obra O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991).

Fonte: Visão

Uma grande perda para a cultura portuguesa :'( Que descanse em paz.

"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

AndreiaLi

Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

Grande perda para o nosso país..
Descanse em paz...  :(
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

Paz à sua alma...

E lá foi mais uma grande pessoa... :(
"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)

Fueled by Satan


Descanse em paz.

O que acho piada é o governo português estar com esta pompa toda, o homem não gostava de Portugal, não quis cá morar enquanto foi vivo e agora trazem-no depois de morto.
Tenho impressão que ainda vamos ver o fantasma do Sr.Saramago a cirandar por aqui.
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Citação de: karoxa em 18 junho, 2010, 21:21
Descanse em paz.

O que acho piada é o governo português estar com esta pompa toda, o homem não gostava de Portugal, não quis cá morar enquanto foi vivo e agora trazem-no depois de morto.
Tenho impressão que ainda vamos ver o fantasma do Sr.Saramago a cirandar por aqui.

Hahahahaha não me admirava nada!  ::)
"Rise and rise again until lambs become lions." - Robin Hood (2010)

Citação de: GaladMor8 em 18 junho, 2010, 21:22
Hahahahaha não me admirava nada!  ::)

Para puxar a perna a Sousa Lara, o Sub-Secretário de Estado adjunto da Cultura de Portugal em 1991, que então vetou o livro de Saramago O Evangelho segundo Jesus Cristo de uma lista de romances portugueses candidatos a um prémio literário europeu, um dos motivos que ocasionaram a mudança de Saramago de Portugal na época, por considerar tal ato censório.

Beijokas
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Por quem os sinos dobram? Em qualquer ponto do Mundo onde se fala e escreve português, nesta grande Pátria que é a Língua Portuguesa, como diria Pessoa, possam os sinos (ironia das ironias) tocar por Saramago. Que descanse em paz.
"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."

não tenho grande opinião para dar.Nunca li nenhum livro dele..tentei uma vez mas não gostei nada. é uma escrita muito "seguida" e dificil de perceber. Além disso o homem considerava-se mais espanhol que português.

Mas foi um grande escritor , ganhou um nobel, e é uma perda enorme para a cultura portuguesa e mundial  ::)


Oh Pipoca, desculpa lá, mas o anuncio da morte deste escritor já não estava noutro tópico?
Não é suposto repetir-se tópicos ou não?

Estou um pouco confusa, desculpa lá a minha ignorância, se calhar estou errada e fiz confusão.
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Citação de: blackmagic em 18 junho, 2010, 21:46
não tenho grande opinião para dar.Nunca li nenhum livro dele..tentei uma vez mas não gostei nada. é uma escrita muito "seguida" e difícil de perceber. Além disso o homem considerava-se mais espanhol que português.

Mas foi um grande escritor , ganhou um nobel, e é uma perda enorme para a cultura portuguesa e mundial  ::)

É uma escrita difícil de compreender, mas depois de conseguires é de uma espectacularidade gigantesca, a forma como ele faz metáforas é lindíssima !  ;D

Sou católico e até li o Caim, é um conto excelente e que parte de uma reflexão pessoal sobre alguns textos da bíblia, não consegui perceber o porque de tanta controvérsia à volta do livro.


Concluindo, gostei do livro e é uma reflexão correcta mas claro todas as pessoas pensam de maneira diferente.  ;)