Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.468
Total de tópicos
26.918
  • Facebook:Você não vai "Gostar" do novo esquema malicioso
    Iniciado por MissTiny
    Lido 1.830 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ainda não tem dois meses, mas o novo botão "Gosto" que qualquer site pode incluir para ligar ao Facebook já está a ser usado para distribuir software malicioso e outro tipo de esquemas na internet. Ontem, o laboratório da especialista em segurança digital Panda Software alertou para o surto de esquemas ligados a este botão, tanto em sites da internet como no mural do Facebook.

Os novos iscos são temas ligados ao jogo "Farmville" e ao filme "Sexo e a Cidade 2", segundo identificou o PandaLabs. E, embora neste caso específico, as vítimas não sejam infectadas por códigos maliciosos, noutros casos já foram detectadas infecções com vírus ou com adware (código que é descarregado para o PC sem o conhecimento do utilizador e que depois lhe mostra todo o tipo de anúncios e publicidade).

O fenómeno já foi baptizado com a expressão "likejacking": o utilizador carrega no botão "Like", porque está familiarizado com ele, e desencadeia acções não solicitadas. Por exemplo, no caso do "Sexo e a Cidade 2", aquilo em que o utilizador carrega é de imediato espalhado por todos os seus contactos. Uma espécie de spam inadvertido, cujo objectivo é aumentar o tráfego para páginas específicas. Porquê? "Há uma rede de pagamentos de publicidade por clique por trás disto", explica ao i Francisco Leitão, especialista da Panda Security. "Alguém vai pagar pela publicidade que as pessoas vão ver sem querer", continua, referindo que "não é perigoso, mas é ilícito". Uma nova forma de pop-ups, classifica o responsável.

O problema do botão Like, quando associado a sites ou aplicações externas, é que o Facebook não tem controlo nem responsabilidade sobre ele (a rede lançou em Abril um kit para que os programadores incluam o botão fora do Facebook). Por isso, a expectativa da Panda é que o número e o perigo deste tipo de ataques aumente no curto prazo. "É natural que o que é mais popular seja o mais atacado", indica Francisco Leitão, referindo que a Panda regista hoje "20 a 30 vezes mais ataques de malware diário que há dois anos".

Fonte:ionline.pt


Epá, acho que nunca mais vou "gostar" de nada no facebook !

beijinho*
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."