Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • Os Sapos à porta de lojas como… "repelente" de ciganos
    Iniciado por JDias
    Lido 6.031 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Não sei se este é o sitio indicado para colocar este assunto, por outro lado também não o encontrei na pesquisa que fiz no fórum, por isso cá vai... :)

--------------------------------------------------------------

Embora este "mito urbano" (hoax) sobre os efeitos como "repelente de ciganos" do Sapo já circule entre logistas portugueses pelo menos desde meados de 2003, só recentemente é que fui confrontado com a existência do dita, através da intrigante exibição de um par de sapos de cerâmica made in china expostos à entrada de uma "loja dos 300″. Pouco depois, haveria de saber da história de uma loja de roupa que teria montado tal "repelente" à entrada, com suposto sucesso.

Existem relatos de instalação de "sapos" em praticamente todos os cantos do país (Lisboa, Castelo Branco, Beja, Viseu, etc), mas absolutamente nenhuma noutros países do mundo onde também existem comunidades ciganas, e algumas delas bem mais numerosas do que a nossa, como por exemplo na Hungria e na Roménia, o que causa desde logo alguma estranheza... A prática encontra fundamentos teóricos na existência de uma aversão atávica na "religião" dos ciganos pelo sapo, o que os levaria a evitar os locais guardados por tais representações de sapos. Sapos de cerâmica, gravuras e fotografias de sapos, assim como sapos empalhados, tudo tem sido usado para manter longe das lojas ciganos e ciganas.

A disseminação do mito entre os lojistas portugueses é sem dúvida de teor racista, e logo, merece enquanto tal a nossa desaprovação, mas surge do reconhecimento da multiplicação de assaltos e roubos a lojas por parte de alguns membros dessa comunidade, perante a inoperância das autoridades e a inacção dos juízes (ainda muito ocupados na sua "guerra suja" contra o Governo). Nem todos os ciganos e ciganas roubam lojas, mas há alguns que o fazem como modo de vida, impunemente e há décadas e é aqui que brota o mito... Das atividades de algumas de centenas de criminosos impunes que mancham o bom nome e a honra de toda uma comunidade e da inoperância massiva das autoridades. E já agora... Saiba-se que a maioria dos assaltantes de lojas não são ciganos... mas "portugueses" de gema. É o que dizem as estatísticas...

Teoricamente, o "mito urbano" (hoax) assenta na incompreensão tradicional da identidade cigana... Daí a propagação do mito infundado de que existe uma "religião cigana", logo, distinta da cristão que enforma a matriz cultural da religiosidade portuguesa. Obviamente, não existe tal coisa. Isso contudo, não significa que não existam mitos identitários comuns entre os ciganos. Entre os ciganos de maior idade parece haver uma certa unanimidade de que o sapo seria fonte de azar e discórdia... E parece haver fundamento, na mesma medida em que há pessoas que evitam passar debaixo de escadas ou frente a gatos pretos, também há ciganos que evitam entrar em locais onde estão sapo. Chamar "sapo" entre os ciganos é também um insulto grave e fonte segura de confusões... Mas um e outros mitos estão a cair em desuso, especialmente entre os mais jovens, de ambas comunidades e logo, qualquer "virtude repelente" da saparia perde efeito, com a renovação etária da comunidade cigana em Portugal...

E porque parece haver este receio difuso pelos sapos entre os ciganos? Por importação de receios antigos e infundados comuns entre as comunidades medievais e oitocentistas que ligavam os ciganos (então verdadeiros nómadas) a atividades ligadas à feitiçaria, uma ligação que ainda hoje explica porque são as ciganas tidas como excelente intérpretes de sinas...

Na peça de teatro "The Masque of Queens, Celebrated From the House of Fame" de Ben Jonson, um autor inglês do século XVII, o sapo ocupa um lugar destacado no enredo onde a feitiçaria praticada por ciganos é peça essencial. E de facto, a ligação entre "Sapo" e "Demónio" é comum na sociedade europeia tradicional, havendo inclusivamente algumas línguas do ramo latino onde a mesma palavra é utilizada para ambas as designações. Assim, a ligação estabelecida algures na Idade Média entre ciganos e a prática de feitiçaria, e nesta ao sapo, poderia explicar a ligação entre sapos, como algo de malévolo e ciganos. Uma ligação inventada como forma de discriminação a essa comunidade, mas que por transferências culturais sucessivas haveria de penetrar na própria cultura cigana e estabelecer aqui o seu finca-pé... Ironicamente, os ciganos recordar-se-íam hoje de uma mistificação contra eles urdidas há mais de 500 anos, por aqueles (os "antigos" europeus) que a teriam forjado como forma de discriminação...

Em suma... Não havendo total certeza, parece que existe efetivamente na comunidade cigana atual, um certo receio em relação ao sapo, e às figuras de sapos, um receio que se está a evaporar entre os seus elementos mais jovens, mas que ainda mantêm algum vigôr e que pode de facto, estar por detrás desta multiplicação de sapos às portas das lojas portuguesas...

Fonte: Jornal do Campo Grande, Lisboa



É, mas tenho a dizer que isso já não funciona muito bem!
Eu tenho um gabinete por baixo da segurança social.
E como tal, cigano é coisa que não falta por cá. E para evitar as visitas deles porque já estava deles (alguns são mesmo muito mal educados) comprei um sapo.
Não resultou  >:(

Entravam na mesma e optei por fechar portas  >:D
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

Bem... Os tempos são outros, a tradição já não é o que era...  :D

Citação de: Lilicas em 08 junho, 2010, 14:51
É, mas tenho a dizer que isso já não funciona muito bem!
Eu tenho um gabinete por baixo da segurança social.
E como tal, cigano é coisa que não falta por cá. E para evitar as visitas deles porque já estava deles (alguns são mesmo muito mal educados) comprei um sapo.
Não resultou  >:(

Entravam na mesma e optei por fechar portas  >:D

meu marido se vê um sapo vivo, se pela todo, mas se for de loiça ri-se. Mas até eu detesto sapos, eca que nojo, são tão viscosos.

Ao pé da minha casa existe um café, onde como decoração são sapos
"É para afastar os ciganos!"

Uma amiga minha foi a esse café e reparou num sapo com os olhos tortos e o dono disse a ela:
"Está a ver o sapo?
"Sim."
"É o mais filosófico de todos!"
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Não resulta :laugh:
Digo isto porque tenho uma amiga que tem uma loja esotérica e onde tem lá sapos muito giros para venda e os ciganos entram na boa para ver,e não saiem por causa disso. ;)